You are on page 1of 17

SOLDA TIG

PROF: Elias Junior AULA 07

INTRODUÇÃO  A sigla TIG corresponde às iniciais das palavras inglesas "Tungsten Inert Gas". ex. que indica uma soldagem com gás inerte e eletrodo de tungstênio  A soldagem TIG pode ser utilizada em uniões que requeiram peças soldadas de altíssima qualidade e na soldagem de metais altamente sensíveis a oxidação (como p.: titânio e alumínio). aços inoxidáveis e alumínio.  Seu uso mais freqüente é em aços resistentes ao calor. .

.

A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte.CONCEITO  O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é definido como o processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não consumível a base de tungstênio e a peça a ser soldada. .

Vantagens  Soldas de excelente qualidade  Acabamento do cordão de solda  Menor aquecimento da peça soldada  Baixa sensibilização à corrosão intergranular  Ausência de respingos  Pode ser automatizado .

 Produtividade baixa devido à taxa de deposição  Custo do equipamento  Processo depende da habilidade do soldador.LIMITAÇÕES  Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar  Inadequado para soldagem de chapas de mais de 6 mm. quando não automatizado .

.FUNCIONAMENTO  O GTAW funciona através do eletrodo de tungstênio ( ou liga de tungstênio ) preso a uma tocha. Por essa mesma tocha é alimentado o gás que irá proteger a soldagem contra a contaminação da atmosfera.

 2. Gás de Proteção . Eletrodo. stabelecendo-se o arco entre a ponta do eletrodo e a peça.  4.  3. Fonte de Potência. Em termos básicos. os componentes do GTAW são :  1.FUNCIONAMENTO  O arco elétrico é criado pela passagem de corrente elétrica pelo gás de proteção ionizado. Tocha.

.VARIÁVEIS DO PROCESSO:  As variáveis que determinam basicamente o processo são:  a tensão do arco.  velocidade de avanço e  gás de proteção.  a corrente de soldagem.

 ao utilizar-se o Hélio é possível obter uma solda com maior penetração. . devido ao maior potencial de ionização deste gás. No caso do gás de proteção.

sendo que para um mesmo comprimento de arco. corrente de soldagem  pode-se considerar.  a corrente afeta também a tensão do arco. de forma geral. . que ela controla a penetração da solda. com efeito diretamente proporcional. um aumento na corrente causará um aumento na tensão do arco.

SOLDA TIG .

SOLDA TIG .

SOLDA TIG .

MAQUINA TIG .

SOLDA TIG .

QUESTIONÁRIO  1) Cite uma vantagem e uma desvantagem da solda tig  2) Cite uma desvantagem da solda TIG em ralação a MIG e MAG.  3)Qual a melhor indicação para a solda tig?  Em que a amperagem influencia na solda TIG? .