P. 1
Simulado 173 - PCF Área 6 - PF - CESPE 2

Simulado 173 - PCF Área 6 - PF - CESPE 2

|Views: 27|Likes:

More info:

Published by: Robson Timoteo Damasceno on Jun 30, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2013

pdf

text

original

Simulado 173 para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Elaboração das questões: Robson Timoteo Damasceno / John Coffey Resolução das questões: Robson Timoteo Damasceno / John Coffey 3 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BÁSICOS
1

Fundada por Ptolomeu Filadelfo, no início do século III a.C., a biblioteca de Alexandria 4 representa uma epígrafe perfeita para a discussão sobre a materialidade da comunicação. As escavações para a localização da biblioteca, sem dúvida um dos maiores tesouros da Antiguidade, 7 atraíram inúmeras gerações de arqueólogos. Inutilmente. Tratava-se então de uma biblioteca imaginária, cujos livros talvez nunca tivessem existido? Persistiam, contudo, numerosas fontes 10 clássicas que descreviam o lugar em que se encontravam centenas de milhares de rolos. E eis a solução do enigma. O acervo da biblioteca de Alexandria era composto por rolos e não por livros 13 — pressuposição por certo ingênua, ou seja, atribuição anacrônica de nossa materialidade para épocas diversas. Em vez de um conjunto de salas com estantes dispostas paralelamente e 16 enfeixadas em um edifício próprio, a biblioteca de Alexandria consistia em uma série infinita de estantes escavadas nas paredes da tumba de Ramsés. Ora, mas não era essa a melhor forma de 19 colecionar rolos, preservando-os contra as intempéries? Os arqueólogos que passaram anos 22 sem encontrar a biblioteca de Alexandria sempre a tiveram diante dos olhos, mesmo ao alcance das mãos. No entanto, jamais poderiam localizá-la, já que não levaram em consideração a 25 materialidade dos meios de comunicação dominante na época: eles, na verdade, procuravam uma biblioteca estruturada para colecionar livros e não rolos. Quantas bibliotecas de Alexandria 28 permanecem ignoradas devido à negligência com a materialidade dos meios de comunicação? O conceito de materialidade da comunicação supõe a reconstrução da materialidade 31 específica mediante a qual os valores de uma cultura são, de um lado, produzidos e, de outro, transmitidos. Tal materialidade envolve tanto o meio de comunicação quanto as instituições 34 responsáveis pela reprodução da cultura e, em um sentido amplo, inclui as relações entre meio 37 de comunicação, instituições e hábitos mentais de uma época determinada. Vejamos: para o entendimento de uma forma particular de comunicação — por exemplo, o teatro na Grécia clássica 40 ou na Inglaterra elizabetana; o romance nos séculos XVIII e XIX; o cinema e a televisão no século XX; o computador em nossos dias —, o estudioso deve reconstruir tanto as condições 43 históricas quanto a materialidade do meio de comunicação. Assim, no teatro, a voz e o corpo do ator constituem uma materialidade muito diferente da que será criada pelo advento e difusão da 46 imprensa, pois os tipos impressos tendem, ao contrário, a excluir o corpo do circuito comunicativo. Já os meios audiovisuais e informáticos promovem um certo retorno do corpo, mas 49 sob o signo da virtualidade. Compreender, portanto, como tais materialidades influem na elaboração do ato comunicativo é fundamental para se entender como chegam a interferir na própria ordenação da sociedade.
João C. de C. Rocha. A matéria da materialidade: como localizar a biblioteca de Alexandria? In: João C. de C. Rocha (Org.). Interseções: a materialidade da comunicação. Rio de Janeiro: Imago; EDUERJ, 1998, p. 12, 14-15 (com adaptações).

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir. 1 – Infere-se do texto que a descoberta arqueológica da tumba de Ramsés precede as investigações de arqueólogos acerca da biblioteca de Alexandria. Errado É uma extrapolação das ideias do texto. A tumba foi descoberta durante as investigações e não antes. 2 – Depreende-se do texto que a pesquisa arqueológica deve prescindir de fontes documentais e concentrar-se na avaliação de achados materiais. Errado Essa informação não é encontrada em nenhum local do texto.

3 – De acordo com o texto, após muitos anos de pesquisa frustrada, baseada em pressupostos culturais equivocados, os arqueólogos encontraram as ruínas da biblioteca de Alexandria e os rolos que constituíam seu acervo. Errado Em nenhum momento se fala que os rolos foram encontrados. Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes. 4 – O trecho “jamais poderiam localizá-la” (L. 22) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: jamais a poderiam localizar. Correto É uma redação adequada. 5 – A preposição “para”, em “para a discussão” ( L. 3) e em “para colecionar livros” (L. 25), introduz expressão que exprime finalidade. Correto Exatamente. 6 – A partícula “se”, em “Tratava-se” (L. 7) e em “se encontravam” (L. 9-10), classifica-se como pronome reflexivo e retoma, respectivamente, “uma biblioteca imaginária” ( L. 7) e “centenas de milhares de rolos” (L. 10). Errado No primeiro caso o “se” é Partícula de Indeterminação do Sujeito e no segundo caso é partícula apassivadora. Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens que se seguem. 7 – Na linha 40, é obrigatório o emprego da vírgula após o travessão Correto Esta vírgula está separando a oração subordinada e é obrigatória. 8 – Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o período “Tal materialidade (...) época determinada” (L. 32-36) poderia ser assim reescrito: O meio de comunicação, assim como as instituições responsáveis por reproduzir a cultura, é compreendido por essa materialidade, que, em um sentido amplo, abrange as relações entre meio de comunicação, instituições e hábitos mentais de certa época. Correto Nada a corrigir nesse caso.

Antes do advento da internet, “bate-papo” significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Um casal de mãos dadas na rua. Uma discussão animada de bar. Assinale como correto o item se ele trouxer uma nova redação que seja gramaticalmente correta e que mantenha as ideias do texto acima. 9 – Antes do advento da internet, “bate-papo” significava: conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Isso podia se dar com um casal de mãos dadas na rua ou uma discussão animada de bar Errado O texto original não fala que apenas nos casos citados podia ocorrer o bate papo, ao contrário da nova redação. 10 – “Bate-papo” significava, antes do advento da internet, conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Por exemplo: um casal de mãos dadas na rua ou uma discussão animada de bar. Correto As ideias e a correção gramatical são preservadas. Cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência oficial a que pertence. Julgue-os quanto à adequação da linguagem utilizada, à correção gramatical e à classificação proposta. 11 – Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento em razão de novas contratações feitas pela honorável Assembleia Legislativa, solicito encarecidamente a Vossa Senhoria que, por favor, providencie a aquisição de mobiliário (5 mesas e 5 cadeiras) para que os novos funcionários que são muito competentes e amáveis possam ser acomodados de forma adequada. (memorando) Errado Não há por que usar expressões como honorável. 12 – Nos termos do art. 61 da Constituição Federal, submeto à deliberação de Vossas Excelências o texto do projeto de lei que “Estima a receit a e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2009”. (mensagem presidencial). Correto Tudo adequado. Um funcionário da AL/CE foi incumbido de redigir documento a ser encaminhado pelo presidente dessa assembleia ao chefe do Poder Executivo do estado, a fim de esclarecer a participação da assembleia em ações conjuntas com o Poder Executivo estadual. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. 13 – O funcionário em questão deve redigir documento conhecido como exposição de motivos, expediente indicado para a comunicação entre o Poder Legislativo e o chefe do Poder Executivo no âmbito estadual, em especial para informá-lo de projetos comuns. Errado Somente ministros expedem exposição de motivos.

14 – São elementos obrigatórios do documento a ser redigido pelo funcionário o vocativo, o fecho e a assinatura do autor da comunicação, no caso em apreço, o presidente da AL/CE. Correto De acordo com as regras oficiais. A respeito dos conceitos de Informática, avalie os próximos itens. 15 – Firewall é o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o tráfego de informações, por meio do uso de filtros que são configurados de acordo com as políticas de segurança estabelecidas. Correto Adequada definição. 16 – Um modem ADSL é um equipamento que permite que uma linha telefônica seja compartilhada simultaneamente por tráfego analógico de voz e outro digital de dados. Correto A palavra modem vem da junção das palavras Modulador e Demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS ou a outro computador. O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões. Os modems de acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial. Os modems de banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque não precisam converter o sinal de digital para analógico e de análogico para digital porque o sinal é transmitido sempre em digital (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line), permitindo que uma linha telefônica seja compartilhada simultaneamente por tráfego analógico de voz e outro digital de dados. 17 – No Windows Server, utiliza-se a ferramenta CSVDE (comma separated values data exchange) para importar novos objetos para o Active Directory, por meio de um arquivo de origem CSV. Correto O Active Directory (AD) é um serviço que identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos (contas de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança etc.) em um banco de dados e torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações. Pode-se nesse contexto utilizar a ferramenta Comma-Separated Values Data Exchange, conhecida como CSVDE, para que seja feita a importação de novos objetos para o AD usando um arquivo de origem CSV; ela também possibilita a exportação de objetos existentes para um arquivo CSV. A CSVDE não pode ser usada para modificar objetos existentes; quando você está usando essa ferramenta no modo de importação, só é possível criar objetos novos. 18 – No Writer, a opção que permite salvar o conteúdo de um documento como mensagem de e-mail só estará ativada se o computador no qual o aplicativo estiver sendo executado possuir acesso à Internet. Errado A opção estará ativa no aplicativo, mesmo que o acesso à Internet não possa ser obtido! Acesse o menu Arquivo -> Enviar, e a opção “E-mail com o documento anexado” poderá ser acessada.

19 – A extensão padrão de um arquivo Power Point salvo em modo “Apresentação” é ppt. Errado È .pps 20 – Alguns tipos de mouse se comunicam com o computador por meio de porta serial. Correto A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar modems, mouses (ratos), algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. A respeito do perfil do trabalhador brasileiro, julgue os itens. 21 – A maior fatia da população é composta por empregados sem carteira assinada. Errado A maior parte é de empregados com carteira assinada. 22 – O número de empregadores é maior do que o de trabalhadores autônomos. Errado De forma alguma. O primeiro é 3,4% da população e o segundo, 21%. 23 – O número de empregados públicos é maior do que o de trabalhadores da construção. Errado São 5,4% contra 8,4% da população ativa. 24 – Há cerca de 150.000.000 de pessoas em idade ativa para o trabalho no Brasil. Errado Isso seria quase toda a população. 25 – O número de pessoas que trabalha para o próprio consumo é ínfimo no Brasil, se limitando há algumas poucas famílias indígenas. Errado Representa 4% da população economicamente ativa. Em cada um dos itens de 26 a 27 a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. 26 – De 100 processos guardados em um armário, verificou-se que 10 correspondiam a processos com sentenças anuladas, 20 estavam solucionados sem mérito e 30 estavam pendentes, aguardando a decisão de juiz, mas dentro do prazo vigente. Nessa situação, a probabilidade de se retirar desse armário um processo que esteja com sentença anulada, ou que seja um processo solucionado sem mérito, ou que seja um processo pendente, aguardando a decisão de juiz, mas dentro do prazo vigente, é igual a 3/5. Correto Basta observar que são 60 processos no total. Portanto, o número procurado é 60/100 = 3/5.

27 – O piso de uma sala deve ser revestido com peças de cerâmica em forma de triângulos retângulos isósceles cuja hipotenusa mede 16√2cm Calculou-se que seriam necessárias pelo menos 3.000 peças para cobrir todo o piso. Nessa situação, conclui-se que a área 2 desse piso é superior a 38 m . Correto O triangulo isósceles é como se fosse a metade de um quadrado, no qual a hipotenusa é L√2, nesse caso L = 16. Área do quadrado é base x altura/2 => 16.16/2 = 128 3000 peças => 3000 . 128 = 384000 Transformando p/ metros => 38,4 metros quadrados Com uso de Raciocínio Lógico, avalie os itens abaixo. 28 – Um quadrilátero convexo circunscrito a uma circunferência possui os lados a, b, c e d, medindo (4 x - 9), (3 x + 3), 3 x e 2 x, respectivamente. Sabendo-se que os lados a e b são lados opostos, então o perímetro do quadrilátero é igual a 40. Errado Temos:

Sempre que um quadrilátero for circunscrito a uma circunferência, as somas de seus lados opostos serão iguais entre si. Os lados que medem a e b são opostos entre si. Consequentemente, c e d também são opostos entre si. Vamos somar os lados opostos.

Como este quadrilátero está circunscrito a uma circunferência, as duas somas acima são iguais entre si.

E assim:

André, Bernardo e Carlos moram nas casas amarela, branca e cinza, cada um em uma casa diferente, não necessariamente na ordem dada. Três afirmativas são feitas abaixo, mas somente uma é verdadeira. I - André mora na casa cinza. II - Carlos não mora na casa cinza. III - Bernardo não mora na casa amarela. A este respeito é correto se afirmar, portanto que: 29 – André mora na casa amarela. Correto Observe que a frase I não pode ser verdadeira. Se a frase I fosse verdadeira, a frase II também seria. Como o problema afirma que só há uma frase verdadeira, então a frase I deve ser falsa. Como a frase “Carlos não mora na casa cinza” é falsa, então é verdade que Carlos mora na casa cinza. Como Bernardo não mora na casa amarela, então Bernardo mora na casa branca. Por exclusão, André mora na casa amarela. 30 – Bernardo mora na casa cinza. Errado Já vimos no item anterior que ele mora na casa branca. Acerca do Direito Administrativo, julgue os próximos itens. 31 – É inexigível a licitação para fornecimento de energia elétrica e gás natural com concessionário. Errado Situação configuradora de dispensa de licitação, conforme art. 24, inc. XXII. 32 – A CF assegura, expressamente, a ampla defesa nos processos administrativos. Correto Nos termos da Constituição Federal, podemos observar a garantia dado aos litigantes tanto em processo judicial quanto em processos administrativos do devido processo legal, contraditório e ampla defesa, princípios que garantem a democracia e a segurança institucional, conforme art. 5º, incs. LIV e LV. 33 – A comissão de sindicância não é pré-requisito para a instauração do processo administrativo disciplinar. Errado É requisito necessário ao desenvolvimento do processo administrativo a constituição de comissão de sindicância, a qual poderá ser formada por dois (processo sumário) ou três membros (processo ordinário), conforme o caso. 34 – A descentralização é simples técnica administrativa, utilizada apenas no âmbito da administração direta. Errado A descentralização não é uma simples técnica, é uma técnica complexa, pois vai ensejar a criação de outra pessoa jurídica. Ademais, devemos perceber que a descentralização poderá ser política (horizontal) ou administrativa (vertical).

Com relação ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 – A CF assegura aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes, razão pela qual, no âmbito do processo administrativo disciplinar, é imprescindível a presença de advogado. Errado Não é necessária a presença do advogado no âmbito administrativo. No entanto, ele é indispensável para o acesso ao judiciário (tanto na esfera civil, quanto na penal). 36 – Os direitos de associação profissional ou sindical previstos na Constituição Federal (CF) são aplicáveis às federações e aos sindicatos das categorias profissionais urbanas, mas não aos sindicatos rurais e às colônias de pescadores, que dispõem de regras próprias estabelecidas em lei ordinária. Errado A Constituição prevê que as disposições em relação aos sindicatos aplicam-se à organização de sindicatos rurais e de colônias de pescadores, atendidas as condições que a lei estabelecer (art. 8º, parágrafo único). 37 – Se o autor da ação popular dela desistir, o MP poderá, entendendo presentes os devidos requisitos, dar-lhe prosseguimento. Correto O Ministério Público não pode propor a ação popular, mas, caso o autor desista e o MP entenda que continuam presentes os devidos requisitos, ele pode assumir a ação para garantir a proteção ao patrimônio público. 38 – As terras ocupadas pelos índios integram os bens da União, são inalienáveis, indisponíveis e os direitos sobre as mesmas, imprescritíveis. Não obstante, possível é, nas terras indígenas, o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais, desde que autorizados pelo Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. Correto Pode-se retirar essa interpretação da leitura em conjunto dos artigos 20, XI e 231, §§ 3º e 4º. No que se refere ao Direito Penal, julgue os próximos itens. 39 – A superveniência de causa relativamente dependente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado. Errado Perceba que a banca substitui a palavra independente por dependente, tentando desta forma confundir o candidato quanto à redação do artigo 13. 40 – A punibilidade do peculato culposo se extingüe com a reparação do dano mesmo após a prolação da sentença condenatória irrecorrível. Errado Só extingue se ocorre ANTES da prolação da sentença irrecorrível. Posteriormente à sentença, como já vimos, reduz à metade.

41 – Considere a seguinte situação hipotética. Maria, proprietária de um supermercado, sabendo que seu próprio filho praticara furto em seu estabelecimento, atribuiu ao empregado José tal responsabilidade, dizendo ser ele o autor do delito. Nessa situação, Maria cometeu o crime de calúnia. Correto O crime de calúnia encontra previsão no art. 138 do Código Penal. 42 – Por ausência de previsão legal, não se admite a aplicação do instituto do perdão judicial ao delito de lesão corporal, ainda que culposa. Errado O §8º do art. 129 estabelece expressamente a possibilidade do perdão judicial, por remeter ao art. 121, §5º do CP, que trata do perdão judicial no homicídio culposo. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 – Verificando que o fato evidentemente não constitui crime, o delegado poderá mandar arquivar o inquérito policial, desde que o faça motivadamente. Errado Somente o juiz pode determinar o arquivamento do inquérito policial. 44 – As testemunhas estão obrigadas a comunicar ao juiz qualquer mudança de residência, dentro do prazo de um ano, sob pena de sujeitarem-se à condução coercitiva e multa. Correto Esta é a previsão do art. 224 do CPP, que faz remissão aos arts. 218 e 219 do CPP. 45 – Nos crimes de ação pública ou privada o inquérito policial poderá ser iniciado de ofício, mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público. Errado O inquérito não pode ser instaurado de ofício nos casos da ação penal privada e da pública condicionada. 46 – O despacho que decreta a prisão preventiva deve ser sempre fundamentado; porém, o que a nega prescinde de fundamentação. Errado Tanto a decretação quanto a não aceitação do pedido dependem de fundamentação.

Considerando o que estabelece a Legislação Especial, avalie os itens. 47 – Caso um policial civil, durante atividade de investigação levada a efeito em um show realizado em um estádio de futebol, depare-se com um indivíduo portando abaixo da camisa, junto à cintura, um revólver de calibre permitido, e esse indivíduo, indagado a respeito do armamento, apresente ao policial o registro da arma em seu nome e o respectivo porte concedido nos termos da legislação específica, nessa situação, mesmo diante da regularidade do registro e do porte, o policial deverá recolher a arma de fogo e providenciar o seu encaminhamento à autoridade competente, que adotará as medidas legais pertinentes, entre as quais a apreensão da arma e a cassação do porte anteriormente deferido. Correto No caso em tela, o indivíduo não parecia portá-la ostensivamente (a arma estava por baixo da camisa, o que não quer dizer muita coisa), mas ele estava infringido a lei por estar em um show num estádio de futebol – um local público - portando essa arma. O policial civil agiu corretamente, pois o fato é causa para a apreensão da arma e instauração de processo, pela autoridade competente, para a cassação do seu porte de arma. O fato de ele estar com toda a documentação certa não o exime de incorrer às penas previstas no Estatuto. 48 – Se for adolescente e em caso de flagrância de ato infracional, o jovem de 12 a 18 anos será levado até a autoridade policial mais próxima. Correto Rege o ECA que o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente e, de preferência a uma delegacia especializada. 49 – O participante que denunciar à autoridade a quadrilha formada para prática de crime hediondo, possibilitando seu desmantelamento, ficará isento de pena. Errado A Lei de Crimes Hediondos, em seu art. 8º, determina que o participante e o associado que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, terá a pena REDUZIDA DE UM A DOIS TERÇOS. O erro da questão está na afirmação de que o denunciado será isento de pena. 50 – Exige-se visto de saída do estrangeiro que pretender sair do território nacional, independentemente de ato do ministro da Justiça. Errado A questão erra ao usar o termo “independentemente” em sua afirmativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Marque como correto o item que traz uma característica que é verdadeira para o gás ideal. 51 – Suas moléculas têm tamanho irrelevante. Correto Desta maneira, somente a velocidade da molécula é importante. 52 – As colisões entre suas moléculas são inelásticas. Errado São elásticas, de forma que não há perda de energia por conta disso. 53 – Suas moléculas não interagem quimicamente umas com as outras. Correto Adequado conceito, pois as interações são típicas de gases não-ideais.

54 – Sua pressão é dada por Correto Esta expressão é dada pelo modelo cinético do gás. 55 – Segue a Lei de Avogadro.

.

Correto Ela diz que V é proporcional a n, com T e P constantes. 56 – Segue a Lei de Charles. Correto V é proporcional a T, com n e P constantes. 57 – Não segue a Lei de Boyle. Errado Segue completamente. 58 – Segue a Lei de Dalton quando em mistura. Correto Sim, pois as moléculas não interagem. 59 – A distribuição de velocidades de suas moléculas só depende da temperatura. Correto Decorre do modelo empregado no desenvolvimento da teoria cinética.

60 – Sua energia interna é função da temperatura apenas. Correto Sim, pois somente a velocidade das moléculas é importante. Nos próximos itens, avalie como correto quando o ácido mais à direita for mais forte do que o à esquerda. 61 – H2SO4 / HFSO3 Correto No ácido fluorossulfúrico, pelo fato do flúor ser altamente eletronegativo, ele retira elétrons do átomo central de S e confere ao S uma carga positiva maior. Como resultado, o ácido substituído é um ácido mais forte do que o H2SO4. 62 – HCl / HI Correto O HI é mais forte, pois o H se encontra em orbital menos influenciado pela carga do núcleo – e, portanto, mais facilmente retirado. 63 – H2SO4 / H2S Errado O oxigênio induz a densidade eletrônica, de forma que fica mais fácil ionizar. 64 – HF / H3O
+

Correto O HF é um ácido moderado, de forma que o hidrônio é mais forte ácido. 65 – HCl / HClO4 Correto O ácido perclórico é bem mais forte. Com relação aos compostos de coordenação, avalie os itens. 66 – A difração de Raios-X fornece formas, distâncias e ângulos para cristais de complexos metálicos. Correto Assim se confirmam dados teóricos. 67 – O número de ligantes depende do tamanho do metal, da identidade do ligante e das interações eletrônicas. Correto Todos estes conceitos são importantes. 68 – Complexos de íons metálicos com número de coordenação dois e três são os mais importantes e frequentes. Errado Os mais importantes são quatro, cinco e seis.

69 – Os complexos tetraédricos são favorecidos em relação aos complexos de coordenação alta se o átomo central ou os ligantes forem grandes. Errado Se o átomo central é grande, esta configuração não é favorecida. 70 – Complexos como o CuCN tem necessariamente número de coordenação um. Errado Eles podem estar em cadeias poliméricas. È o caso do exemplo dado, onde temos cadeiras [-CuCN-Cu-CN-], onde o Cu tem coordenação dois. No que se refere às propriedades dos compostos orgânicos, julgue os itens. 71 – As isonitrilas são compostos muito instáveis e, por aquecimento, se transformam nas nitrilas. Correto Sim, pois o carbono com um par isolado é pouco estável. 72 – As nitrilas – e isonitrilas – são derivados de ácidos carboxílicos, isto é, por hidrólise formam ácidos carboxílicos. Correto Exatamente. 73 – Nitrocompostos são compostos orgânicos que possuem como grupo funcional o nitro (NO3). Errado O grupo é NO2. 74 – Ácidos graxos poliinsaturados têm mais do que uma ligação dupla. As ligações duplas nunca são conjugadas. Correto Certas informações. 75 – A ligação dupla em ácidos graxos de origem natural tem a configuração trans. Errado Tem origem cis. Basta lembrar da gordura trans. A respeito das reações orgânicas, avalie os itens. 76 – A hidroboração é anti e ocorre com retenção de configuração. Errado Ela é sin. 77 – A redução de ácidos carboxílicos e de ésteres é um método importante para a preparação de alcoóis primários. Correto Exatamente.

78 – A redução de amidas e de lactamas com LAH permite a preparação da correspondente imina. Errado Formam-se aminas. 79 – Azidas, nitrilas, oximas e compostos nitro primários fornecem aminas como produtos na redução com LAH. Correto É o que ocorre nestas reações. 80 – Ligações duplas e triplas C-C são facilmente reduzidas com LAH. Errado Elas, tirando algumas exceções, não sofrem essa reação. Nos itens a seguir são feitas comparações entre compostos orgânicos. Avalie as como corretas ou erradas. 81 – Éter etílico é mais polar do que etanol Errado Certamente não, pois o etanol apresenta maior momento de dipolo. 82 – Estireno é um anel mais ativado para substituição eletrofílica do que o benzeno. Correto O grupo –R é ativador. 83 – Eteno pode reagir com hidrogênio na presença de catalisador Pt, enquanto acetileno não pode. Errado Ambos podem. 84 – Ácido propiônico é mais ácido do que ácido malônico. Errado O ácido malônico apresenta dois grupos COOH. 85 – Pentano apresenta maior ponto de ebulição do que o 2-metil butano. Correto Sim, pois as forças de van der Waals são mais intensas neste caso. 86 – Etanol é mais solúvel em água do que o metanol. Errado Ambos são bastante solúveis. Se houvesse a comparação, seria o contrário. 87 – Tolueno é mais ácido do que fenol. Errado O grupo –OH leva a maior acidez do que o –CH3.

88 – Cloreto de etila é mais próprio para acilações de Friedel-Crafts do que cloreto de propionila. Errado O cloreto de etila não é um cloreto de ácido, mas sim um haleto de alquila. 89 – Metanol tem menor massa molar do que o etano. Errado O metanol tem 32 g/mol e o etano tem 30. 90 – Metanol tem maior ponto de ebulição do que butano. Correto O butano é um gás na temperatura ambiente. Deve-se esse comportamento às ligações de hidrogênio. Nos próximos itens, avalie como correto quando o primeiro solvente citado for mais eficiente para eluição de grupos funcionais. 91 – Éter de petróleo / Acetona. Errado A cetona é mais polar. 92 – Tetracloreto de carbono / Ciclohexano. Correto O tetracloreto é mais polar e assim mais eficiente. 93 – Cloreto de Metileno / Tetracloreto de carbono. Correto O primeiro é mais polar. 94 – Clorofórmio / Éter de petróleo. Correto O primeiro é mais polar. 95 – Álcool / Clorofórmio. Correto Novamente, o primeiro é mais polar. Nos próximos itens, avalie como correto quando o fator citado interferir nas medidas de absorbância de um meio. 96 – Temperatura. Correto Faz com que varie a absorbância.

97 – Natureza do solvente. Correto Idem. 98 – pH da solução. Correto Também altera. 99 – Concentração. Correto Outro fator importante. 100 – Alta concentração de eletrólitos. Correto Também. A respeito dos conceitos da Quimiometria e planejamento de experimentos, julgue os itens. 101 – A aleatorização proporciona a todos os tratamentos a mesma probabilidade de serem designados a qualquer das unidades experimentais. Correto Exato. 102 – No estudo cego, o pesquisador não tem acesso à identificação de qual nível de tratamento se trata. Correto Isto mesmo. 103 – Quando voluntários estão envolvidos em um experimento, estes não devem saber de qual tratamento estão participando. Correto Este é o chamado estudo duplo cego. 104 – Um problema comum em diversas áreas da ciência é comparar o efeito de muitos tratamentos para determinar quais destes produzem resultados médios diferentes entre si, caso exista esta diferença. O caminho mais usual para tratar este problema é a análise de variância (ANOVA). Correto Certo conceito. 105 – O teste F da ANOVA aplicado aos resultados de um experimento testa a hipótese de igualdade de médias de todos os tratamentos (hipótese H0). Ao rejeitar essa hipótese a um nível de significância e sendo os tratamentos com mais de dois níveis e de natureza qualitativa, análises complementares como testes de comparações múltiplas de médias (TCMM) são adequadas para identificar quais tratamentos diferem. Correto Exatamente.

No que se refere aos conceitos da Química Analítica Qualitativa, julgue os itens. 106 – Todos os sais de sódio, potássio e amônio são insolúveis em água. Errado São solúveis. 107 – Os sulfatos insolúveis em água são igualmente insolúveis nos ácidos diluídos. Correto Certa observação. 108 – Os carbonatos, fosfatos, boratos, sulfitos, cromatos e arseniatos de todos os metais são insolúveis em água, porém solúveis em ácidos diluídos. Errado Os de sódio são solúveis, por exemplo. 109 – Os hidróxidos de sódio, potássio e amônio são muito solúveis em água. Os hidróxidos de cálcio e bário são moderadamente solúveis. Os óxidos e hidróxidos de todos os outros metais são insolúveis. Correto Certa observação. 110 – Os testes de chama são muito úteis, mas não necessariamente conclusivos, por si só, para a identificação de um íon. Correto Sim, pois existem interferências. A respeito da Lei 6360/76, avalie os itens. 111 – Quando se tratar de droga, medicamento ou qualquer outro produto com a exigência de venda sujeita a prescrição médica ou odontológica, a propaganda ficará restrita a publicações que se destinem exclusivamente à distribuição a médicos, cirurgiões-dentistas e farmacêuticos. Correto Art. 58. 112 – A propaganda dos medicamentos de venda livre, dos produtos dietéticos, dos saneantes domissanitários, de cosméticos e de produtos de higiene, será objeto de normas específicas a serem dispostas em regulamento. Correto Art. 58.

113 – Não poderão constar de rotulagem ou de propaganda dos produtos de que trata esta Lei designações, nomes geográficos, símbolos, figuras, desenhos ou quaisquer indicações que possibilitem interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, procedência, natureza, composição ou qualidade, que atribuam ao produto finalidades ou características diferentes daquelas que realmente possua. Correto Art. 59. 114 – É obrigatória a aprovação, pelo Ministério da Saúde, conforme se dispuser em regulamento, das embalagens, dos equipamentos e utensílios elaborados ou revestidos internamente com substâncias que, em contato com o produto, possam alterar seus efeitos ou produzir dano à saúde. Correto Art. 60. 115 – Dependerão de aprovação as embalagens destinadas ao acondicionamento de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos de higiene, cosméticos, perfumes e congêneres que não contenham internamente substância capaz de alterar as condições de pureza e eficácia do produto. Errado Neste caso, não dependerão. No que se refere à Portaria 344, avalie os itens. 116 – A talidomida somente pode ser comercializada com notificação de receita B. Errado Ela exige uma notificação especial para talidomida. 117 – A notificação de receita A deverá conter todos os itens adequadamente impressos no documento e deve ser preenchida corretamente para seu uso. Correto Exato. 118 – Os algarismos devem ser preenchidos por extenso e em algarismos arábicos na notificação de receita. Correto Isto mesmo. 119 – A receita deverá ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante. Correto Exato. 120 – A notificação de receita substitui a receita. Errado Não a substitui.

121 – Compostos de coordenação possuem um átomo ou íon (cátion) metálico central rodeado por uma série de ligantes. Ligantes são íons (ânions) ou moléculas que possuem pelo menos um átomo doador, o qual se liga diretamente ao íon central por meio de pares de elétrons que possam ser compartilhados. Correto Tudo representado na figura.

122 – Isomeria de coordenação ocorre quando um complexo possui mais de um centro metálico e ocorre a troca de ligantes entre estes centros. Correto Por exemplo: [Cr(NH3)6][Co(CN)6] e [Cr(CN)6][Co(NH3)6]. 123 - Isomeria cis-trans pode ocorrer quando se tem complexos quadrado planares ou complexos octaédricos. O isômero cis será aquele no qual os ligantes iguais se encontram em posições adjacentes na estrutura.

Correto No caso dos complexos quadrados planares de fórmula [MA2B2] e no caso de complexos octaédricos de fórmula [MA2B4]. 124 - O complexo [Co(NO2)2(NH3)4]Cl apresenta isomeria de ionização, de ligação e geométrica. Correto De ionização devido a possibilidade de trocar o íon Cl- e o ligante (NO2) , de ligação, pois (NO2) é um ligante ambidentado e geométrica pois tempos um complexo octaédrico do tipo [MA2B4]. 125 - Na nomenclatura de um complexo deve-se preferencialmente delimitar a esfera de coordenação interna utilizando-se colchetes. Dentro dos colchetes devem-se escrever primeiro os ligantes neutros e depois os aniônicos. Errado Os ligantes aniônicos vêm primeiro e só depois os ligantes neutros.

126 - O número de coordenação corresponde ao número de ligantes diretamente ligados ao elemento central. Errado Corresponde ao número de átomos doadores diretamente ligados ao elemento central. 127 – As principais características que influenciam o número de coordenação de um elemento são: volume do cátion central, configuração eletrônica do metal, tendência de formação de ligações com caráter de dupla e do volume dos ligantes. Correto 128 – Os elementos mais pesado dos grupos, mais a esquerda da tabela, ligantes pequenos e a presença de ligações simples favorecem a ocorrência de números de coordenação elevados. Errado O correto seria elementos mais a esquerda nos períodos, os quais possuem um maior número de orbitais vazios e são maiores. 129 – O ligante nitro difere do ligante nitrito, pois no primeiro caso o ligante se coordena ao metal pelo átomo de nitrogênio e no segundo caso pelo átomo de oxigênio. Correto Ligantes que podem se coordenar por meio de dois átomos alternativamente são chamados de ligantes ambidentados. Já quando a ligação ocorre simultaneamente por dois átomos (dois sítios) teremos os ligantes bidentados. 130 – Números de coordenação 2 e 3, embora pouco comuns, podem ser encontrados para elementos maiores dos grupos 11 e 12 do bloco d. Errado O único erro está em afirmar que este número de coordenação ocorre para os elementos maiores, quando na verdade ele ocorre para os menores. 131 – Números de coordenação 4 admitem duas geometrias possíveis: a tetraédrica e a quadrado planar. A geometria tetraédrica é mais comum e frequentemente associada à 8 configuração d do átomo central. Errado Esta configuração é mais comum na geometria quadrado planar. 132 – Para números de coordenação igual 5 há duas geometrias possíveis: bipirâmide trigonal e pirâmide de base quadrada. Neste caso a primeira geometria é preferida na maioria dos complexos. Errado Neste caso, não há uma preferência de geometria, pois a diferença de energia é pequena e elas podem ser interconvertidas pela pseudo-rotação de Berry.

133 – Para números de coordenação igual a 6 a única geometria possível é a octaédrica. Errado Realmente a octaédrica é muito mais comum, porém há também a geometria prisma trigonal que 0 1 2 ocorre para metais com estado de oxidação elevado e configurações eletrônicas d , d e d basicamente com ligantes metilas e ditiolatos. 134 – Números de coordenação maiores que 7 são pouco comuns, mas podem ser encontrados para elementos dos períodos 4d, 5d e de transição interna. Não há neste caso uma estrutura preferida e as geometrias possíveis para o número de coordenação 7 são: bipirâmide pentagonal, octaedro encapuzado e o prisma trigonal encapuzado. Correto Elas estão mostras abaixo (em ordem).

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->