    

1- Introdução 2- O que é o Parkour? 3- Como apareceu o Parkour? 4- Equipamentos 5- O Parkour em Portugal 6- Conclusão 7- Bibliografia

É uma maneira rápida, útil, e eficaz de nos deslocarmos em qualquer ambiente seja ele urbano ou natureza pelos nossos próprios meios. O parkour tem a capacidade de nos desenvolver física e psicologicamente para que possamos ser útil a nós e aos outros. "Qualquer pessoa , seja ela quem for, se quiser realmente viver a sua vida ao máximo das suas habilidades, tem perante si alguns deveres físicos a cumprir, apenas porque tem, em um outro ponto da vista, alguns deveres morais para executar e algumas obrigações sociais a respeitar. Estes deveres constituem a moralidade física. Para se desenvolver a si próprio e para se preservar a si próprio". . O parkour é um dos tipos de treino mais eficiente, porque é inteiramente funcional e na maioria das vezes extremamente perto das situações da realidade.

Para além da verdadeira concepção de parkour, há a necessidade de algumas pessoas de criar explicações sofisticadas e filosofias elaboradas à sua própria maneira. É uma parte daquilo a que se pode chamar o vosso parkour. Mas isso será sempre o "parkour folclore" e é apenas sinal que seguem o vosso próprio caminho e que são únicos, mas não será o parkour original.

Georges Hebert pelo desenvolvimento do seu método natural de treino, pedra fundamental na evolução do parkour. Raymond Belle pelos ensinamentos que passou aos filhos acerca do parcours du combatant (em português, percurso dos combatentes que teve as suas origens no método natural de treino) e o quão útil lhe fora ao longo da sua vida. David Belle pela adaptação do percurso dos combatente ao meio que o rodeava e que ele apelidou simplesmente de parkour.

Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios:  Calça leve  Camiseta leve  Ténis macios e com amortecimento Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.

Em Outubro de 2004 começara a nascer um novo movimento na internet - o parkour. Portugal não foi excepção e, já sem os limites fronteiriços que a internet nos habituou, foi cedo que alguns Portugueses começaram a trocar informações de como poderiam começar a treinar esta actividade. Após algum debate "cibernético" 5 pessoas juntar-se-iam para escrever na história portuguesa do parkour o que ficará conhecido como a I Jam Nacional de Parkour que contou com a presença de 5 traceurs, banzai, chipi, icarus, lusoking e zeric que se encontraram na expo pela primeira vez em Janeiro de 2005. Foi imediata a noção de que era necessário um ponto de encontro virtual para que os poucos traceurs Portugueses pudessem comunicar, aqui, aparece o traceur keoshi que, em tempo recorde lança o primeiro site de parkour Português, na altura o http://www.parkourpt.com que se estreou na internet ainda em Janeiro de 2005. O resto é história, o parkour cada vez é mais conhecido e, com um ponto de encontro nacional torna-se cada vez mais fácil a comunicação entre traceurs da mesma língua. Aos encontros virtuais seguiram-se encontros físicos aos fins-de-semana que aconteciam normalmente na expo mas que também se começaram a expandir por Lisboa. Foram muitas as pessoas que começaram a sua prática apenas porque viam um pequeno grupo de pessoas a praticar algo de diferente e que não tinham receio de se aproximar e perguntar o que era aquela estranha, mas útil, forma de deslocação. Daqui foi ver o parkour em Portugal evoluir naquilo que se traduz agora como uma prática cujos números se tornaram exponenciais desde aquele primeiro encontro em Janeiro de 2005. Sendo que o parkour é agora praticado por todo o Portugal e que muito têm ajudado as workshops e demonstrações que os traceurs têm feito pelo Pais fora.

http://parkour.pt/site/artigos/parkour/pt_l e_parkour.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful