Os tapetes de Arraiolos são produzidos em Portugal numa zona chamada Arraiolos no Alentejo sul de Portugal.

O ponto de Arraiolos é conhecido com vários nomes, ponto de trança ou ponto de cruz de perna longa, e na idade média tinha o nome de ponto de cruz duplo.

O ponto de Arraiolos faz-se de várias formas. Pode ser executado na horizontal, da esquerda para a direita ou da direita para a esqueda, na vertical de baixo para cima ou ao contrário, e também na diagonal, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Material básico para a execução de um tapete em ponto de Arraiolos: - O projeto gráfico - Juta (tela própria para tapetes Arraiolos) - Lã (fio próprio para tapetes Arraiolos) - Agulha e tesoura - Tear - Cola - Chapas de compensado. Antes de começar é preciso que você esquematize o seu desenho. Após o desenho ter sido feito na tela, deve copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido. Pode alterar as cores a seu gosto. Depois que terminar o contorno do desenho deve fazer o preenchimento. Primeiro preencha os desenhos, depois comece a preencher os espaços do fundo da tela. Quando preencher totalmente o tapete, ele deve ser muito bem escovado, ao escovar vai perceber se é necessário algum arremate, se falta algum preenchimento ou se houve algum engano. Para finalizar, prenda o tapete em uma tábua, pregue bem toda a margem por igual, para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta, depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol.

Material básico para a execução de um tapete em ponto de Arraiolos: . ao escovar vai perceber se é necessário algum arremate. Pode ser executado na horizontal. O ponto de Arraiolos faz-se de várias formas. Basta fixa-la do lado do avesso. depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol. Se as pontas do tapete se revirarem pegue num jornal milhado coloque nas pontas e engome com o ferro bem quente. . Existe à venda uma borrachinha própria que é vendida a metro.Cuidados a ter com o seu tapete: O sol tira a cor ao tapete por isso se tiver o seu tapete em casa num lugar onde incida muito o sol deve muda-lo de posição com alguma frequência. Pode alterar as cores a seu gosto.Chapas de compensado. Antes de começar é preciso que você esquematize o seu desenho. Para evitar escorregar no tapete basta fixar no forro pedaços de feltro. Quando preencher totalmente o tapete. Para finalizar. pregue bem toda a margem por igual. para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta. deve copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido. Depois que terminar o contorno do desenho deve fazer o preenchimento. e também na diagonal. se falta algum preenchimento ou se houve algum engano. Se o seu animal de estimação urinar no tapete deve lavar na hora o local com uma colher de sopa de amônia em um copo de água. Se alguma borda do tapete se desfia deve costurar uma fita das que se usam nos cós de saias no avesso do tapete. depois comece a preencher os espaços do fundo da tela.Tear .Juta (tela própria para tapetes Arraiolos) . da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. na vertical de baixo para cima ou ao contrário. da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Primeiro preencha os desenhos. Enxague com uma esponja e água limpa e pode secar com um secador de cabelo. O ponto de Arraiolos é conhecido com vários nomes. Após o desenho ter sido feito na tela. BR Os tapetes de Arraiolos são produzidos em Portugal numa zona chamada Arraiolos no Alentejo sul de Portugal.O projeto gráfico .Agulha e tesoura .Cola . e na idade média tinha o nome de ponto de cruz duplo. ele deve ser muito bem escovado. prenda o tapete em uma tábua. ponto de trança ou ponto de cruz de perna longa. Uma forma simples de mater as cores sempre vivas e brilhantes basta passar no tapete um pano molhado com vinagre branco e deixar secar.Lã (fio próprio para tapetes Arraiolos) .

Uma forma simples de mater as cores sempre vivas e brilhantes basta passar no tapete um pano molhado com vinagre branco e deixar secar. Existe à venda uma borrachinha própria que é vendida a metro. Para evitar escorregar no tapete basta fixar no forro pedaços de feltro. Basta fixa-la do lado do avesso. . Se o seu animal de estimação urinar no tapete deve lavar na hora o local com uma colher de sopa de amônia em um copo de água. Se alguma borda do tapete se desfia deve costurar uma fita das que se usam nos cóses de saias no avesso do tapete.Cuidados a ter com o seu tapete: O sol tira a cor ao tapete por isso se tiver o seu tapete em casa num lugar onde incida muito o sol deve muda-lo de posição com alguma frequência. Enxague com uma esponja e água limpa e pode secar com um secador de cabelo. Se as pontas do tapete se revirarem pegue num jornal molhado coloque nas pontas e engome com o ferro bem quente.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful