FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 G.L.P.

Nº da FISPQ: 9000113 Página 1 de 7 Revisão: 1-11

1. Identificação do produto e da empresa. Nome do produto: Código interno de identificação: Nome da empresa: Endereço: Telefone: G.L.P. 9000113 Liquigás Distribuidora S.A Av. Paulista, 1842, 3º andar - Condomínio CETENCO PLAZA Torre Norte, São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01310-923 (11) 3703-2000 - 08000-24-44-33

2. Identificação de perigos. Perigos mais importantes Efeitos do produto - Efeitos adversos à saúde humana: - Perigos físicos e químicos: Perigos específicos: Principais sintomas:

Produto asfixiante. Gás inflamável. Produto inflamável e nocivo. Em altas concentrações pode provocar dores de cabeça, tonteiras, sonolência e perda da consciência.

3. Composição e informações sobre os ingredientes. Nome químico ou comum: Sinônimos: Registro CAS: Ingredientes que contribuam para o perigo: Mistura de hidrocarbonetos Gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo 68476-85-7 Propano (CAS 74-98-6): 40 - 60 % (v/v); Butano (CAS 106-97-8): 40 - 60 % (v/v); Etano (CAS 74-84-0), e mais leves: máx 11% (v/v) Pentano (CAS 109-66-0), e mais pesados: 0,5 - 2,0 % (v/v).

4. Medidas de primeiros socorros. Inalação: Remover a vítima para local arejado. Se a vítima não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se a vítima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxigênio a uma vazão de 10 a 15 litros/minuto. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível. Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com água em abundância, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergência. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo, sempre que possível. Lavar os olhos com água em abundância, por pelo menos 20 minutos, mantendo as pálpebras separadas. Usar de preferência

Contato com a pele:

Contato com os olhos:

óculos de segurança heméticos para produtos químicos e proteção respiratória adequada.Remoção de fonte de ignição: . Usar botas. Manter-se longe dos tanques. Se possível combater a favor do vento. Em ambientes fechados. Os vapores podem deslocar-se até uma fonte de ignição e provocar retrocesso de chamas. Ingestão: Notas para o médico: Não se aplica. Precauções pessoais: . Não extinguir o fogo antes de estancar o vazamento. chamas e não fumar na área de risco. roupas e luvas impermeáveis. Eliminar todas as fontes de ignição. no caso de vazamento. levando o rótulo do produto. se isso puder ser feito sem risco. Meios de extinção apropriados: Meios de extinção inapropriados: Perigos específicos: Métodos específicos: Neblina d'água. utilizando dispositivo manejado à distância. Nº da FISPQ: 9000113 Página 2 de 7 Revisão: 1-11 um lavador de olhos. Medidas de combate a incêndio. abandonar a área e deixar queimar. Em caso de contato com a pele e/ou com os olhos. Isolar o escapamento de todas as fontes de ignição. mesmo após a extinção do fogo. Remover os recipientes da área de fogo.Controle de poeira: . (produto gasoso) Asfixiante simples.L. Não se aplica (produto gasoso). extintores de pó químico e bloqueio do fluxo de gás (caso seja possível sem risco) O uso de extintores de CO2 e espuma mecânica não são indicados devido à baixa eficiência dos mesmos. Procurar assistência médica imediatamente. Medidas de controle para derramamento ou vazamento. impedir centelhas. Se isso não for possível. Não se aplica (produto gasoso) . usar equipamento de resgate com suprimento de ar. fagulhas. Estancar o vazamento se isto puder ser feito sem risco. fagulhas ou chamas. Resfriar o recipiente com neblina d'água.Recuperação: Nota: Contatar o Órgão ambiental local.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 G. mucosas e olhos: Precauções ao meio ambiente: Métodos para limpeza . usar mangueiras com suporte manejadas à distância ou canhão monitor. Extremamente inflamável: pode inflamar-se com calor. não use água quente. Proteção dos bombeiros: 6. 5. Em caso de fogo intenso em área de carga. sempre que possível.Prevenção da inalação e do contato com a pele.P.

ACGIH) G.L. limite de tolerância .: TLV/STEL = Não disponível.Prevenção da exposição do trabalhador: Orientações para manuseio seguro: Advertência: Armazenamento Apropriados: Inapropriados: Condições de armazenamento . O armazenamento do GLP deve ser feito em local fresco e bem ventilado.Proteção das mãos: luvas de pvc em atividades de contato direto com o produto . . à temperatura ambiente.Valor limite (EUA. flúor entre outros.Valor limite (Brasil. distante de fontes de ignição. confeccionados conforme normas técnicas especificas. NR-15 .L.Proteção dos olhos: nas operações onde possam ocorrer projeções ou respingos. Manuseio .valor limite (EUA. Manuseio e armazenamento.NIOSH) G.L. usar equipamento de respiração autônomo ou conjunto de ar mandado. O armazenamento do GLP não deve ser feito em local confinado.P: IDLH: 19.Limites de exposição ocupacional . de forma a manter a concentração de vapores inferiores ao limite de tolerância. Usar ferramentas anti-faiscantes. G.Medidas técnicas: Providenciar ventilação local exaustora onde os processos assim o exigirem. 8.valor máximo= Não disponível. . bromo. sob pressão. Não fumar nas áreas de trabalho.: limite de tolerância . Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial. Portaria MTb 3214/78.Proteção respiratória: Em altas concentrações. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente.P. . Parâmetros de controle .P.P.média ponderada (48 h/semana)= Não disponível. quente.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 7. das áreas de estocagem de produtos incompatíveis e de áreas de produção. Nº da FISPQ: 9000113 Página 3 de 7 Revisão: 1-11 .Adequadas: Armazenar em tanques cilindricos horizontais de aço carbono.L. Produtos e materiais incompatíveis: Agentes oxidantes como: cloro. recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protetor facial.000 ppm Equipamento de proteção individual . . Controle de exposição e proteção individual Medidas de controle de engenharia: Manipular o produto em local com boa ventilação natural ou mecânica. próximo de fontes de ignição e de áreas de estocagem de produtos incompatíveis. TLV/TWA = 1000 ppm.Anexo 11): G. Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto.

Gera mistura explosiva quando em contato com oxidantes fortes.8% 15kgf/cm² @37.Superior: .0. 11. Estabilidade química: Reatividade: Reações perigosas: Condições a serem evitadas: Materiais ou substâncias incompatíveis: Produtos perigosos de decomposição: O GLP é estável sob condições normais de manipulação e estocagem. inconsciência.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 . solúvel em éter. Mistura com oxigênio ou ar.Proteção da pele e do corpo: G. Estabilidade e reatividade.Inferior: Pressão de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade: Gasoso Incolor Inodoro ou Característico (Etil-mercaptana) Não disponível Não disponível 2 ºC 405 ºC 9. Propriedades físico-químicas. anestesia. Gera mistura explosiva quando em contato com oxidantes fortes. dióxido de carbono. Toxicidade aguda: Limite máximo de exposição IDLH= 19000 ppm A exposição a concentrações elevadas de GLP podem causar dificuldades respiratórias.Cor: Odor: pH: Ponto de fusão/ponto de Congelamento: Ponto de ebulição: Temperatura de auto-ignição: Limites de explosividade no ar . flúor. Nº da FISPQ: 9000113 Página 4 de 7 Revisão: 1-11 em atividades com risco de contato. Informações toxicológicas.8 ºC 1. Aspecto . como por exemplo: cloro. clorofórmio e etanol 10. usar roupas de manga comprida para prevenir queimadura por baixa temperatura. gases de combustão.580 Insolúvel em água. peróxidos . fumaça.56 . Temperaturas acima de 48. bromo. 9.5% 1. Oxidantes fortes Monóxido de carbono.05 0. aldeídos. faíscas. exceto durante a queima.Estado físico: .2. Maior tempo de exposição a concentrações elevadas pode causar asfixia e morte por falta de oxigênio.P.L.9º C. . chamas e outras fontes de ignição.508 .

Apesar de existirem limites de exposição estipulados. especialmente desenvolvidos para este fim. Número ONU: 1075 Nome apropriado para embarque: GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO Classe de Risco / Subclasse: 2 / 2.L. Informações sobre transporte. Considerações sobre tratamento e disposição.Poderão ocorre efeitos de contaminação atmosférica próximos à fonte de vazamento. a sensibilidade ao GLP pode variar dependendo das condições de saúde das pessoas expostas ao produto. Embalagem usada: As embalagens metálicas impróprias para uso são esvaziadas e destruídas.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 Efeitos locais: Sensibilidade: G. 13. tende a se dispersar inicialmente deslocando-se a baixa altura. de modo que não possam mais ser utilizadas. 14. Método de tratamento e disposição Produto: A disposição final mais segura para resíduos de GLP é a queima controlada em equipamentos dotados de sistemas de segurança. Nº da FISPQ: 9000113 Página 5 de 7 Revisão: 1-11 O contato com o GLP pode causar irritações e queimaduras por congelamento. . Compartimento alvo do produto: Impacto ambiental: Ecotoxicidade Persistência e degradabilidade: Potencial bioacumulativo: Mobilidade no solo: Ar Face à sua densidade. As sucatas metálicas resultantes são enviadas a empresas especializadas para reaproveitamento do metal.P. Não disponível. Limite de tolerância para exposição diária TLV-TWA= 1000 ppm Toxicidade crônica: 12.1 Risco Subsidiário: nenhum Número de identificação de risco: 23 Grupo de Embalagem: N/A Comentários: Rótulo de risco conforme NBR 7500 (Anexo A. figura 5) Quantidade isenta: 333 kg Provisões especiais: Os botijões e cilindros de GLP estão isentos da aposição de rótulo de risco. Não disponível. Regulamentações nacionais para transporte. Informações ecológicas. Não é passível de causar danos ao solo. Efeitos sobre organimos aquáticos: Nãoé passível de causar danos à vida aquática.

L.1 Regulamentações adicionais: RID / ADR (3) Código IMDG (5) ICAO-TI (6) 15.P. que obriga o treinamento específico de motoristas para transporte de cargas perigosas (MOPE). de acordo com NBR-7503. número ONU (1075) e rótulo padronizado de produto inflamável.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 Quantidade isenta: G.214.797. entre Brasil.044. De acordo com a Ficha de Emergência e Envelope para Transporte. de acordo com NBR-7503. Transporte terrestre (rodoviário / ferroviário): Número DoT 49 CFR (1) : UN 1965 ou 1075 Código NAERG (2) : 115 Transporte fluvial: ADRN (4): Regulamentações sobre transporte de produtos perigosos através do Rio Reno. Argentina. de 25 de janeiro de 1996) Norma Regulamentador do Ministério do Trabalho e Emprego Portaria nº 3. Regulamentações específicas aplicáveis: Informações de segurança contidas no rótulo do produto: Ficha de Emergência e Envelope para Transporte . Outras informações. Regulamentações locais (nacionais): 16. Seguem os mesmos códigos utilizados para transporte rodoviário nacional ( Decreto 1797) Regulamentações internacionais para transporte. Resolução CONTRAN 168/2006. de 20 de fevereiro de 2004) Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos do Ministério de Transporte ( Resolução nº 96. Paraguai e Uruguai (Decreto nº 1. Acordo de Alcance Parcial para Facilitação do Transporte de Produtos Perigosos. As principais informações de segurança contidas no rótulo são: número de risco (23). Referências bibliográficas: Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos do Ministério de Transporte (Portaria nº 420. Transporte aéreo: IATA – DGR (7): 1075 Classificação UN (DoT Class) : 2. de 18 de maio de 1988). Nº da FISPQ: 9000113 333 kg Página 6 de 7 Revisão: 1-11 Regulamentações para transporte rodoviário Mercosul. de 08 de junho de 1978) Normas Brasileiras Regulamentadoras da ABNT . Regulamentações.

A Liquigás Distribuidora S/A .FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ Nome do Produto: Data: 31/01/2011 G.P.L. Nº da FISPQ: 9000113 Página 7 de 7 Revisão: 1-11 Guia da American Conference of Governmental Industrial Hygienists Guia para Riscos Químicos The National Institute for Occupational Safety and Health As informações desta FISPQ representam dados atuais e refletem com exatidão o nosso melhor conhecimento para manuseio apropriado deste produto sobre condições normais e de acordo com a aplicação específica na embalagem e/ou literatura.reserva-se no direito de modificar/atualizar qualquer informação fornecida nesta FISPQ sem prévio aviso. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos é responsabilidade do usuário. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful