You are on page 1of 21

Várias sugestões de atividades utilizando o Tangram: O que o aluno poderá aprender com estas atividades

:
Conhecer a origem do Tangram. Explorar as caractéristicas físicas das peças do Tangram. Compor e decompor figuras usando o Tangram. Criar e ilustrar história utilizando o Tangram Explorar livremente as peças do Tangram, identificando formas.

1. Para iniciar o trabalho, é bom contar alguma história ou dar ciência do que é o Tangram, de como surgiu, de como ele funciona, etc. Para isto, você pode utilizar um texto, uma lenda, uma história em quadrinhos etc. Encontrei uma história em quadrinhos muito legal com a turma da Mônica em flash e a transformei em jpg. para colocar aqui:

.

sendo necessário você apresentar. mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida). talvez eles não conheçam.Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou. já o paralelogramo.    Quem já conhecia esse jogo? Qual é o nome do jogo? Como se joga? . porém. Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango). como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango.

 Será que o Tangram é uma invensão dos chineses? 3. Encontrei um modelinho muito legal: 3. fornecer pedaços de cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram: . para saber o que eles aprenderam sobre o assunto. Você pode montar um texto coletivo com a turma sobre o tangram. Uma sugestão muito divertida e legal é apresentar os moldes.

.

As crianças sugerem ações que se passam no início da história. os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final. utilizando as peças embaralhadas do tangram. É uma idéia interessante sugerir que montem textos.4. Ou seja. utilizando o tangram. ou seja. os alunos criam um pequeno texto e algumas palavras do mesmo são substituídas por figuras montadas por eles com o tangram: Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montandas com as peças do Tangram. Na produção dessa história. Veja o exemplo de uma atividade: . as crianças devem pensar nos personagens. Uma sugestão: Pedir que montem um quadrado. o lugar onde acontecem as situações. as ações dos personagens. como termina a história. 5. Lembre as crianças que a história deve ter uma seguência lógica.

6. Tangram na Informática: .

para isso.Leve os alunos ao laboratório de informática e peça que acessem o site: Jogar Tangram Online. (http://nlvm. usando apenas o número de lados. pode-se girar a forma. eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página. peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. . pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero). Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes. Além disso. Caso só apareça a classificação em três grupos. ou três um com triângulos.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3. quantos são necessários para cobrir o quadrado. você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados. Após conhecerem o programa. Assim. um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros. quadrado e paralelogramo. basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.html). triângulos. A seguir coloque os seguintes problemas:     “Com quais peças podemos cobrir o quadrado?” “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?” “E o paralelogramo?” “Usando apenas o triângulo menor. Se as duas classificações aparecerem. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . questione se eles podem fazer de outra forma. Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram. Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostrelhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual. No caso dos dois grupos. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero. par isso. o triângulo médio. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. o triângulo maior e o paralelogramo?” A seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala. eles poderão colorir as formas como quiserem. para classificar.usu. segurando com o mouse. é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados.

desenhos. mostre aos alunos a seguinte apresentação em flash: http://therese. montagens feitas pelos alunos utilizando o tangram. Fica lindo! 10. Podem criar uma história em quadrinhos no computador utilizando o paint e as imagens salvas por eles. nessa aula. desenhando os balões e escrevendo as falas.Professor.eveilleau.html Ou clique aqui Uma sugestão é que montem no tangram virtual as peças que desejarem e em seguida salvem cada peça feita utilizando a tecla print screen e o paint. As ilustrações serão feitas com o tangram! Vai ficar lindo! 8. 9. .fr/pages/jeux_mat/textes/cirque. Na informática. Montagem de um Portfolio com as diversas peças criadas pelos alunos com o tangram colorido que eles montaram com cartolina. (Fonte desta atividade da informática: Portal do Professor) 7. imagens.Convide seus alunos a criarem uma história em quadrinhos utilizando as peças do tangram. Montar um mural para exposição das atividades. você estará desafiando os alunos a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.pagespersoorange.

com os alunos do 4° ano do ensino fundamental. 11.As imagens acima são do mural confeccionado pela professora Sonia. Montar a lenda da descoberta do Tangram com o próprio tangram. no Núcleo Escolar Municipal Juliana Tomporoski Krull. Observe como ficou a atividade abaixo: .

.

· Trabalhar o raciocínio espacial.1 de Loureiro Objetivos gerais e específicos: · Contextualizar a história do Tangran. promovendo o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim. PROJETO: TANGRAM PROJETO TANGRAM . · Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização. · Estimular a criatividade. · Mostrar que a Matemática pode ser divertida. · Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria. · Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas. a análise e síntese.Atividade realizada pelo 4° ano do ensino fundamental da E.B. percepção espacial e análise de figuras).

palavras e frases. um quebra-cabeça. . •Tempo previsto: O conteúdo a ser desenvolvido pelos alunos em sala de aula em relação à atividade proposta por esse trabalho é de 100 minutos. • Identificar nas peças do Tangram as figuras da geometria plana. proporcionando ao aluno agir como produtor de seus próprios conhecimentos. é instrumento pedagógico que desenvolve aprendizagem baseada nos ambientes do comportamentalismo e construtivismo. com duração de cada aula de 50 minutos. que compõem o tangram possibilita a construções de imagens de pessoas e animais.Objetivo: • Conhecer figuras geométricas. As sete peças. • Introdução • O jogo do Tangram. Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental •Na sala de aula. em ambiente tradicional. •Alvo público. desenvolvendo a criatividade e construindo conceito matemático. • Construir um tangram. tomando decisões e resolvendo problemas.

1º dia de aula 1º passo: Inicialmente o professor deverá falar sobre o Tangram com os alunos. que os alunos possam manusear o Tangram também em sua casa.É de fundamental importância que cada aluno possa ter seu próprio Tangram e saber como construí-lo. etc.O Tangram pode ser trabalhado em grupo. uma vez que. • Desenvolvimento das atividades. Este trabalho está direcionado para um ambiente de sala de aula tradicional. . explicando do que se trata essa modalidade de aprendizagem. para que possa apresenta-lo de uma forma geral aos alunos. contar-lhes sobre sua origem.Aprendizagens através do jogo do Tangram podem ser em sala de informática ou em sala tradicional. Importante é que cada aluno possa dar continuidade na sua aprendizagem também fora da escola Na sala de aula tradicional.É necessário que o professor tenha pleno domínio desse jogo. . nem todos têm computador em sua casa. . . suas peças e suas finalidades. possibilitando de um modo geral. mas no inicio é importante que seja utilizado no máximo em grupo de 02 alunos ou preferencialmente individual.

que deu a China três séculos de brilhante civilização. de animais e de objetos. e não se conhece ao certo a data de sua concepção. que significa ordenar e dispor. O Tangram é formado por sete peças e cada uma delas é chamada de Tan. que quebrou em sete pedaços. A palavra Gran vem do latim. quebra-cabeça chinês. com formato quase quadrado. Ele é composto por cinco triângulos. Objetivo é utilizar as setas peças para criar sem superposição novas figuras geométricas ou não. humanas. A origem do nome Tangram não é muito clara.Falando um pouco sobre Tangram. Assim segundo a versão. mas das correntes de pesquisas esta relacionada à dinastia Chinesa Tang (618 d. TG ⇨ Triângulo Grande TM ⇨ Triângulo Médio TP ⇨ Triângulo Pequeno Q ⇨ Quadrado . Efetuando uma associando com elas é possível formar diversas figuras diferentes. • Lenda. Tentando recompor o azulejo. O Tangram é um jogo. Origem. Tangram significa literalmente. que era formada de barro cozido. milenar. Consta que um homem deixou cair um azulejo. • Tangram. quebra-cabeça. C). Assim se formou o Tangram um dos mais populares quebra-cabeças do mundo. um paralelogramo e um quadrado. este homem verificou que os pedaços juntos formavam diferentes figuras entre geométricas. 2º passo: Conhecendo o Tangram.

Obtendo duas figuras "a" e b • 3º Etapa: Pegue o triângulo "a" e dobre sobre a linha tracejada e vinque com precisão. cabendo ao professor. Obtendo assim duas peças do jogo. Abra o papel e com auxílio de uma régua. Recorte. Abra o papel e trace uma linha cheia. Com auxílio de uma régua. o que mais ajuste à aos alunos de sua turma. trace uma linha cheia sobre o vinco. os triângulos grandes. Vinque. . trace uma linha cheia sobre o vinco. • 4º Etapa: Pegue o triângulo "b" e dobre na linha tracejada. Neste trabalho vamos utilizar a técnica de dobrar papel. • 1º Etapa: Dobre o papel quadrado sobre a diagonal. Vinque com precisão.P ⇨ Paralelogramo • 3º passo: Aprendendo construir um tangram. Recorte obtendo o triângulo médio e um trapézio. Existem vários processos para construir um tangram. trace uma linha cheia sobre o vinco. Vinque com precisão a dobra. Abra o papel e com auxílio de uma régua. Continue o próximo passo com esse trapézio. • 2º Etapa: Abra o papel e corte sobre a diagonal com a tesoura. veja figura abaixo. • 5º Etapa: Pegue o trapézio que sobrou dobre ao meio sobre a linha tracejada. ao conteúdo e a seus objetivos.

• 6º Etapa: Dobre sobre as linhas tracejadas indicadas. • Juntando as sete peças obteremos a figura do tangram em um quadrado. antigo quebra-cabeça Chinês. A decomposição e composição de figuras geométricas constituem uma atividade lúdica e permitem um melhor conhecimento das suas propriedades e das relações entre os seus elementos. com auxílio de uma tesoura. . Durante a obtenção das peças do tangram. Abra o papel e trace uma linha cheia. há necessidade de ajudá-los a identificar o paralelogramo). Esta figura geométrica é conhecida como Tangram. (às vezes. • 7º Etapa: Ainda no mesmo trapézio. c) Os triângulos desse jogo recebem um nome especial quanto ao ângulo reto. • Composição de figuras usando o Tangram. Formando assim outro triângulo pequeno e um paralelogramo. Vinque. Obtendo assim um quadrado e um triângulo pequeno. formem um quadrado. Abra o papel e trace uma linha cheia sobre cada vincos. Qual será? d) Usando todas as sete peças. • Recorte sobre as linhas cheias. dobre sobre a linha tracejada indicada na figura abaixo. Vinque-as. o professor poderá indagar ou questionar aos alunos quantos: a) Vocês já conhecem essas figuras? b) Quais vocês já conseguem identificar? Cada equipe deverá levantar uma figura e dizer o nome dela.

Por ultimo questionamento oral sobre as propriedades geométricas das peças. ocasionando uma integração entre os conceitos da geometria e a prática de sua construção. letras. o quadrado e os triângulos. objetos etc. que irá capacitá-lo a compreender alguns conceitos matemáticos.2ª aula: Trabalhando com o Tangram. Fale o nome das peças que compõem os polígonos que formam as partes do jogo. para que tenha conhecimento do lado lúdico do jogo. Estimular no aluno a criatividade e a construção de conceitos matemáticos. O Tangram além do seu lado lúdico propicia um recurso pedagógico ao educador para dar aos alunos um trabalho concreto. 1ª Atividade: Atividade em grupo.Manuseio das peças de modo que.Identificação das peças do Tangram. observando as peças do tangram. O professor poderá ajudar a identificação do paralelogramo. através de manuseio das setes peças. de seres humanos. Durante o desenvolvimento das atividades serão observados os seguintes objetivos a serem explorados: . Colocar as peças uma ao . Os alunos de posse das peças do Tangram deverão formar figuras de livre escolha: figuras de aves. . o aluno possa formar figuras de sua livre escolha. números. • Nesta atividade os alunos se familiarização com polígonos. 2ª atividade: Manuseando as peças do Tangram. . • Elaborar um grupo de 04 alunos discute o que é um polígono.

De posse dele deverá executar a tarefa completando a figuras com as referenciadas peças. Nesta atividade os alunos já deverão ter aprendido a construir seu próprio tangram. Posteriormente solicitar que os alunos identifiquem nas peças do Tangram e as propriedades encontradas. Antes do inicio desta atividade o professor deverá efetuar um comentário sobre as propriedades da geometria plana que envolve o polígono. Associar cada peça do Tangram com a posição apresentadas nas figuras fornecidas. Preencher com as peças que compõe o Tangram as figuras fornecidas. Identificar as propriedades geométricas de cada peça do Tangram. não podendo haver sobreposição de peça. Objetivo desta atividade é identificação das figuras definidas com as peças colocadas. comentar sobre o Tangram. não é aprender matemática. Durante esta atividade o professor poderá. Ao mesmo . segundo as leis matemáticas. desenvolvendo a habilidade do aluno com sua inteligência espacial. 4ª Atividade: Trabalhando com Tangram. Discutem em grupo e cometer. 5ª Atividade: Utilizando as peças do Tangram. O Tangram Permite aos alunos uma aula mais acessível e agradável. • Conclusão: É evidente que brincar com jogos.lado da outra. porque seu lado lúdico desperta o interesse e a curiosidade. preenchendo-a totalmente. vão descobrindo a estrutura matemática existente. registrando em seu caderno. aos poucos. Marcando a solução encontrada com auxilio uma régua. 3ª atividade: Conhecendo as propriedades da geometria. O objetivo do jogo consiste em fazer com que os alunos brinquem e.

bem como de outros instrumentos didáticos. J. 3ª edição São Paulo: Scipione. Contribuições da Geometria Plana no Aprendizado de Matemática. concluímos que o uso do Tangram.tempo. 1995. LELLIS. desenvolve várias habilidades..R.. deste modo propiciando oportunidades práticas significativas para a sua formação. pode fazer parte do plano de aula de educadores que querem “ousar o novo”. Portanto. que pretendam dar um ensino de qualidade diferenciado e uma avaliação diversificada. CARRARO. desenvolve suas habilidades aumentando suas potencialidades. L. Matemática na Medida Certa. . além do prazer inerente. J. E.. . SOUZA. • Referências bibliográficas. JACUBOVIC. principalmente porque abrange vários conteúdos matemáticos atendendo as diferenças individuais dos alunos. M.