Curso de EFA – Nível Secundário Início em Setembro 2008

CLC : UC5 Área – Cultura, Língua e Comunicação [CLC]
Núcleo gerador 5: Tecnologias da Informação e Comunicação Duração: 50 horas Formadores: Elisabete Jorge / Paulo Mota – António Silva / Arnaldo Pata

GUIÃO GLOBAL DAS ACTIVIDADES A DESENVOLVER NO NG5

1. Fotografia Digital • Formação sobre fotografia digital (conceitos básicos em 90 minutos) pelo professor Joaquim Rosa.

2. Reportagem ou crónica ou texto de apreciação crítica. 2.1. Participação nas seguintes actividades/eventos da Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”:

• Apresentação dos livros “Enquanto Salazar dormia” e “Já ninguém morre de Amores” do escritor Domingos Amaral; • Danças do repertório Batoto Yetu de alguns países africanos; • Cerimónia de abertura do Festival 100 Cenas; • Peça de teatro “Mamã!?” pela companhia Teatro Peripécia. 2.2. Recolha de informação durante as actividades/eventos referidos (fotografias, apontamentos, panfletos, agenda cultural). Pesquisa, selecção e recolha de informação (a posteriori) sobre actividades/eventos mencionados (na internet, livros, etc.). Selecção, tratamento e formatação das fotografias recolhidas. Organização de toda a informação.

2.3.

2.4. 2.5.

em que se identifiquem as principais etapas da História da Comunicação. 4. selecção e síntese de um texto relativo à internet. 3.2. Identificação da linguagem ou linguagens da internet. 5. Identificação das características fundamentais de alguns textos jornalísticos: notícia. . interpretação e debate.Curso de EFA – Nível Secundário Início em Setembro 2008 2. Blogue 3. 4. a partir da leitura dos textos dos media. Postagem no blogue da reportagem elaborada. Elaboração final da reportagem ou da crónica ou do texto de apreciação crítica sobre um ou mais eventos supramencionados.4. 5.3. Tradução de um texto de língua inglesa sobre a internet. crónica e texto de apreciação crítica. Criação de um blogue. sobre as vantagens e desvantagens da internet.1. Leitura. 2. reportagem. Transformação de textos em língua corrente em linguagem SMS e vice-versa. Internet 5.2.1. Elaboração de um trabalho individual. 6. História da Comunicação 4. 5. Pesquisa. Linguagem da internet 6. Postagem no blogue do trabalho elaborado.6.7. Pesquisa e selecção da informação sobre a História da Comunicação.2. 6. 3. 5. 4.1. Elaboração de um texto de opinião sobre as vantagens e desvantagens da internet.1.3.2.

3. .Curso de EFA – Nível Secundário Início em Setembro 2008 6. de modo a permitir o acompanhamento e a verificação por parte do formador do processo de estruturação e elaboração dos mesmos. Elaboração de um glossário relativo à internet. Nota bem: os trabalhos devem ser elaborados sobretudo durante as horas de formação.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful