PSS- PHYSICAL SCIENCE STUDY COMMITTEE 1.

Origens
O PSSC é um projeto de ensino de física desenvolvido na década de 1950 pelo MIT e posteriormente trazido ao Brasil em 1962 por meio do IBCC-UNESCO com apoio do MEC. Motivo da criação: Evolução da Ciência em velocidade crescente. Infiltração de educadores sem conhecimento na área das ciências, impedindo a evolução cultural e técnica de um povo.

2. Organização
Direção: Uri Haber-Schaim Departamento de Física da Universidade de Illinois: Giulio Ascoli Peter axel Edwin L. Goldwasser Robert I. Hulscizer Luis J. Koester Leo S. Lavatelli David Lazarus F. Wheeler Loomis Allen C. Odian D. Geoffrey Ravenhall Charles P. Slichter James H. Smith University High School Kenneth b. Hunt David A. Page College of Education

e dois gerais). termodinâmica e eletromagnetismo. 5. Filosofia Ensino de Física. Testes (10 testes. Finlay O auxílio financeiro para o desenvolvimento do projeto no Brasil foi dado pela Fundação Ford e Fundação Rockefeller . e normalmente necessitam de um kit. Uso dos Problemas para Casa Classe e Laboratório (CCL) para análise e absorção do conteúdo. Laboratório Cada capítulo possui pelo menos uma experiência referente ao tema estudado. Uso de Filmes. Uso do livro texto para melhor compreensão e melhor uso do tempo em sala de aula. Possui resumos de cada uma das seções. dois para cada uma das quatro partes. Uso do Laboratório. óptica. com a colaboração da National Science Foundation e Pan American Union. 7.Gilbert C. A Física é apresentada primeiramente com uma introdução de Física moderna. além de mecânica. 3. Atacar os problemas mais característicos da nossa formação. As experiências não são de fácil acesso. destacando procedimentos físicos e a estrutura da Física. Enfoque na experimentação 4. . Metas e Objetivos Reforma no ensino das ciências para lutar contra a indiferença Homem-Ciência. Textos/Conteúdos Os textos apresentam a Física de forma introdutória. Há ainda experiências mais elaboradas em vídeos do programa PSSC. Metodologia Preocupação com a participação dos pais na educação. particularmente o desinteresse pela experimentação. 6.

Guia do professor. Guia do Professor Possui um guia do professor para cada uma das 4 seções.cienciamao.br/tudo/index. Physical Science Study Committee.php?midia=pssc . No Brasil o programa foi adotado por poucas escolas. *O PSSC tanto no Brasil quanto nos EUA seu país de origem não foi um sucesso.8. dicas. apesar disso foi de grande valia. com preparações de aula. pois necessitava de verba para os kits e também para a capacitação de professores. resoluções dos problemas propostos e experimentos referentes aos capítulos no final de cada guia (como apêndice). pois alguns professores foram capacitados e surgiram novos programas para o ensino. Bibliografia    Physical Science Study Committee. http://www.usp.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful