Arcelindo

Fatalismo

Fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos produzidos de modo irrevogável e irreversível.

Determinismo
Determinismo é uma doutrina segunda a qual todos os acontecimentos têm uma causa, tudo sem excepção é resultado ou efeito de causas anteriores.

Fatalismo
•Destino •Predestinação •Livre-arbítrio

Destino (anankê)
Diz respeito à ordem natural estabelecida do universo.

Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos.

O fatalismo defende que o destino é certo.

Predestinação É um conceito teológico. Deus decidiu previamente os acontecimentos no tempo e no espaço. O passado não pode ser alterado e o futuro não pode ser evitado.

Se Deus é absoluto (omnipotente e omnisciente) porque é que permite o mal? Se o fatalismo é verdadeiro, de que é que nos adiante viver?

O fatalismo é uma verdade absoluta: de um modo geral, nascemos, vivemos e morremos. O destino da criança nesta imagem já está traçado. O local, a hora do nascimento, a sua condição física e mental já estão decididos.

Qual a relação entre destino e temporalidade?

Se a predestinação existe de que adianta o meu esforço?

O argumento utilizado para defender o fatalismo é a predestinação.

Ao longo da história muitos países enriqueceram á custa de outros, ouve sempre uma clara distinção entre povos.

No fatalismo á lugar para justiça?

Livre-arbítrio O livre-arbítrio é uma crença de que os Homens têm liberdade de escolha. Logo as consequências são de sua inteira responsabilidade. O fatalismo rejeita por completo o livre-arbítrio. Será que alguém pode ser responsabilizado quando não age de livre e espontânea vontade?

Imaginem que estão numa auto-estrada e de repente são confrontados com duas saídas. Para o fatalismo não há dois caminhos pois o destino já predestinou o caminho a seguir, independentemente das tuas acções.

De que nos interessa ter livre-arbítrio se os caminhos que escolhemos já estão predestinados?

Relatório Minoritário O filme passa-se em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos; nesse sector da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. O problema presente neste filme é: Pode uma pessoa ser julgada por um crime que ainda não cometeu?

Conclusões •O fatalismo é uma crença que defende que destino é certo. •O fatalismo defende que destino acontece de modo irreversível e irrevogável. •O fatalismo de um modo geral é uma verdade absoluta. •No fatalismo tudo é predestinado. •O fatalismo rejeita o livre-arbítrio.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful