Curso de IntelliCAD CADian 2010 Professional

Capítulo 1 – INTRODUÇÃO
O que é CAE/CAD/CAM, porque o IntelliCAD®, o que ele faz, onde se aplica ? A melhor interpretação para esta sigla é: Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing / Computer Aided Engineering, que em português quer dizer : Projeto Auxiliado por Computador / Manufatura Auxiliada por computador / Engenharia Auxiliada por Computador. Na verdade a palavra projeto, neste caso, deve-se interpretá-la no português como projetos e desenhos em vários segmentos : arquitetura, engenharia civil, elétrica, mecânica, mapeamentos, etc. E o IntelliCAD se aplica, e muito bem, em todas elas, visto que ele possui todos os recursos para a criação, modificação, personalização, impressão e vários outros. A figura abaixo mostra o IntelliCAD, com um desenho aberto em 3D aplicando o comando de foto-realidade.

IntelliCAD 2010 by CADian porta compatiblidade sem paralelo com desenhos do formato DWG, bem como comandos e aplicativos do IntelliCAD® . IntelliCAD 2010 by CADian é o programa CAD mais compatível com o AutoCAD®, do que qualquer outro produto, incorporando algumas ferramentas com características avançadas e tendo profunda integração com Microsoft Windows®. Esse poderoso programa é dotado de soberba combinação de características para usuários CAD. IntelliCAD 2010 by CADian é compatível com AutoCAD®, em quatro áreas cruciais : quanto ao formato DWG, comandos, customização e programação interna. Usando desenhos DWG existentes IntelliCAD 2010 by CADian suporta inteiramente desenhos DWG existentes. IntelliCAD 2010 by CADian lê a grava arquivos DWG nativos sem qualquer perda de dados, desde a versão 2.5 até a 2010 do AutoCAD. Nenhuma espécie de tradução é requerida.

Compatibilidade total com Windows IntelliCAD 2010 by CADian tem total compatibilidade com o sistema operacional Windows. O desenvolvimento do IntelliCAD 2010 by CADian se iniciou já na plataforma Windows®, por isto não existe adaptação para o ambiente Windows® e por isto podemos afirmar que todos os recursos/comandos disponíveis tem 100% de compatibilidade com Windows® 2000/XP/Vista, não sendo recomendado para uso no Windows Vista antes do lançamento do Service Pack I

Explanação sobre a área de trabalho do IntelliCAD :

A. Você pode personalizar o menu superior; B. Você pode personalizar a barra de ferramentas, mudando e adicionando ítens; C. Você pode digitar comandos na área (janela) de comandos. O usuário pode mover esta área para outro local na tela. D. Você pode visualizar o desenho nesta janela (área gráfica); E. A barra de status mostra informações da configuração atual; F. Você pode mover uma barra de ferramentas e fixá-la em algum lugar na tela; Barra de Título (Title Bar) - Aplicativo: Indica o nome do aplicativo no Windows (IntelliCAD®). Barra de Título (Title Bar) - Arquivo: Indica o nome do desenho (arquivo) corrente.

Barra de Menus (Pull-down menus): Contém os menus suspensos, também chamados verticais, onde cada opção de menu agrupa uma série de submenus e comandos.

- File : Manipulação de arquivos; - Edit : Interface Windows; - View : Recursos de visualização do desenho - Insert : Inserção (criação) de novos objetos/entidades; - Modify : Alteração do desenho; - Settings : Configuração do desenho - Tools : Recursos (ferramentas) adicionais - Windows : Acesso aos desenhos já abertos - Help : Consulta a documentação dos comandos Barra de ferramentas Standard: Contém os ícones dos comandos mais utilizados.

Barras de ferramentas flutuantes: Existem várias barras de ferramentas flutuantes, sendo que cada uma contém ícones dos comandos do IntelliCAD 2010 by CADian relativos a uma determinada tarefa (desenho, edição, visualização, etc). As barras de ferramentas flutuantes são acionadas pelo comando "Toolbar" (Menu : View > Toolbars) que será visto posteriormente com mais detalhes.

Ícone do sistema de coordenadas: Indica o sistema de coordenadas do plano de trabalho

corrente. Área de comandos: Permite a interação de forma alfanumérica com o usuário, seja aguardando entrada de dados via teclado ou enviando informações dos passos a serem seguidos. Para acionar esta área, o usuário pode usar o menu vertical (Menu : View > Prompt History Window) ou acionar a tecla F2.

Barra de status: Apresenta as coordenadas X e Y do cursor , cor atual, camada corrente, e botões do tipo liga/desliga relativos aos modos de desenho GRID, SNAP, ORTHO, MODEL e mais, onde :

A. Informação sobre o comando corrente; B. Coordenadas do cursor; C. Nome da camada (layer) corrente. Duplo click para alterar, ou botão direito do mouse; D. Cor atual; por default, a cor é bylayer (em função do layer). Duplo click para alterar; E. Tipo de linha atual; por default o tipo de linha é bylayer. F. Tipo do texto corrente; G. Tipo de dimensão corrente; H. Configuração do “PLOTSTYLE”; I. Configuração do Snap. Duplo click para alterar; J. Configuração do Grid. Duplo click para alterar; K. Configuração atual do Ortho. Duplo click para alterar; L. Habilitar o POLAR; M. Configuração do ESNAP (OSNAP) Entity Snap; N. Habilitar o OTRACK; O. Habilitar “LineWeight”; P. Espaço do modelo ou papel; Barras de rolagem ( Scroll bars ): Como todo aplicativo Windows, esta barra permite a movimentação da tela gráfica através das setas ou botões de rolagem.

Cursor gráfico: É usado para selecionar comandos, objetos ou pontos. É importante destacar que o cursor gráfico pode assumir tamanhos diferentes dependendo da sua configuração (Menu : Tools > Options > Crosshair). Menu de cursor: O IntelliCAD 2010 by CADian acessa menus através do cursor do mouse. Uma das opções é selecionar a entidade antes de selecionar o comando, apertar a tecla direita do mouse e então aparecerá o menu abaixo:

Zoom. . Shift + botão direito do mouse. . Y. Menu auxiliar ESNAP.Fechar todas as barras de ferramentas. Z) em relação a uma determinada origem onde são elaborados os desenhos 2D e 3D.Menu auxiliar.Ligar algumas as barras de ferramentas: Draw 2D e Settings. botão direito do Mouse. .Abrir um desenho qualquer (pode utilizar os desenhos do subdiretório Samples na instalação do IntelliCAD).Carregar o IntelliCAD 2010 by CADian . Exercício : .Deslocar algumas barras de ferramentas. É o plano coordenado (X.Em qual opção do menu vertical estão os comandos: Copy. . Colors? . Área gráfica: É a área onde podemos elaborar desenhos e visualizá-los.

o software executará uma determinada operação ou solicitará informações complementares. Pode-se acionar um comando do IntelliCAD 2010 by CADian via teclado. de cima. Comando SAVE (Menu : File > Save) Este comando é usado para fazer as atualizações periódicas em disco.BAK. deverá renomeá-lo com a extensão . que é o desenho atual. Após concluída a execução do comando. Caso o usuário quiser configurar esta aparência ":" por "command :". F7 : Grid : On / Off F8 : Ortogonal (ORTHO) : On / Off F9 : Snap : On / Off F10 : Tablet : On / Off Capítulo 2 – ENTRADA DE COMANDOS Na área de comandos. isto permite ao usuário visualizar dois ou mais desenhos ao mesmo tempo. planos à direita. Quando um desenho esta aberto. será mostrada novamente na linha de comando a mensagem “:” (ou “COMMAND:”). então ele deve acionar o comando “cmdlntext” que permite que o usuário configure estes caracteres.COMBINAÇÃO DE TECLAS : CTRL+SHIFT+TECLA ESQUERDA DO MOUSE : ZOOM DINÂMICO (ZOOM REALTIME) CTRL+SHIFT+TECLA DIREITA DO MOUSE : PAN DINÂMICO (PAN REALTIME) CTRL+TECLA ESQUERDA DO MOUSE : ORBIT (3D REALTIME) CTRL+TECLA DIREITA DO MOUSE : VIEW 3D EM TORNO EIXO Z (REALTIME) F1 : Help F2 : Ativa a janela de histórico de comandos. aguardando novas instruções. então o usuário deve utilizar um outro diretório ou outro nome para o arquivo. Caso o usuário necessite abrir este arquivo. à esquerda. Dependendo do comando acionado. . Toda vez que é atualizado um arquivo em disco com o comando Save. F6 : Coordenadas : On /Off / relativo.DWG. toda alteração feita no mesmo. ou via menu com o auxílio de um dispositivo apontador (mouse ou mesa digitalizadora). significando que o usuário pode acionar algum comando. a configuração default do IntelliCAD 2010 by CADian apresenta o prompt ":". o IntelliCAD 2010 by CADian guarda a versão anterior do mesmo arquivo com a extensão . está armazenada somente em memória. com apenas um executável aberto. Atenção. O O IntelliCAD 2010 by CADian consegue abrir vários arquivos de desenho. O IntelliCAD 2010 by CADian abre arquivos nas extensões : DWG e DXF. para isto utilize no menu superior Window > Tile Horizontally ou Tile Vertically. Comando : OPEN (Menu : File > Open) É utilizado para abrir um arquivo de desenho. o comando Save serve para fazer a atualização em disco. como já existe o mesmo arquivo com este nome e extensão. F3 : Esnap F4 : Comando Regen F5 : Isométrico. sempre com o mesmo nome de arquivo.

considerando o limite do desenho. em relação ao ponto central da área gráfica. DWG R12.DXF. Os comandos Save e Save As também podem exportar arquivos no formato . DXF R13. Scale : O usuário informa um valor de ampliação visual. Salvamento Automático: O IntelliCAD 2010 by CADian tem recurso para fazer o salvamento automático. Comando EXIT (Menu: File > Exit) Possibilita o fechamento do aplicativo IntelliCAD 2010 by CADian. É possível visualizar qualquer parte do desenho. Out : Afastamento visual do desenho. DXF R14. e o comando Zoom será acionado. bem como a extensão do arquivo. Se o mesmo foi alterado e não foi atualizado em disco. com o recurso adicional de seleção do formato: DXF R2000. mostrando todas as entidades. então o O IntelliCAD 2010 by CADian pergunta se o usuário deseja fazer a atualização antes da realização efetiva do fechamento do aplicativo. Comando ZOOM Este comando controla a visualização do desenho. DWG R13. O formato DXF é um padrão de arquivo vetorial (pontos) quefacilita o intercâmbio de informações gráficas CAD entre diferentes softwares e aplicativos. Previous : Volta para a visualização anterior.SV$. etc. Este recurso também é possível no comando Save. onde o usuário define a janela (parte do desenho) a ser visualizada. entre diferentes softwares e aplicativos. definindo uma janela para a ampliação.. em Menu : Tools > Options . Se existe arquivos de desenhos abertos que não foram salvos em disco.dxf) Exporta arquivos no formato DXF. O mais comum é o Zoom Window (Zoom Janela). O comando Zoom tem as seguintes opções: In/Out/All/Center/Extents/Left/Previous/Right/Window/<Scale (nX/nXP)>: In : Aproximação visual do desenho. Comando CLOSE (Menu : File > Close) Possibilita o fechamento do arquivo aberto. DXF R14. então o IntelliCAD 2010 by CADian pergunta se o usuário deseja fazer a atualização antes da realização efetiva do fechamento do arquivo. O comando Open também tem este recurso de abrir um arquivo no formato .Comando SAVEAS (Menu : File > SaveAs) Este comando é usado para fazer as atualizações em disco. do arquivo aberto. etc. DXF R12.DXF. tal como DWG R14.dxf) Importa arquivos no formato DXF. com a opção de armazenamento em outra versão de formato DWG ou DXF. Extents : Melhor aproximação visual. Right : Define uma visualização a partir de um ponto a direita. com outro nome. com boa aproximação ou não. O formato DXF é um padrão de arquivo vetorial (pontos) que facilita o intercâmbio de informações gráficas CAD. Uma opção prática para o usuário é digitar a letra Z. Left : Utiliza um ponto a esquerda como referencia. Window : O usuário marca dois pontos. a cada 15 minutos por exemplo. Opções de exportação em várias versões. . DXF R13. A configuração default é com tempo de 60 minutos e extensão . Comando DXFIN (Menu: File > Open – abrir arquivos com extensão . All : Todas as entidades são visualizadas. em relação ao ponto central da área gráfica. . Este tempo é configurável. Existe várias opções para uso do comando Zoom. Comando DXFOUT (Menu: File > SaveAs – salvar arquivos com extensão .

Comando Pan Dinâmico (Pan em tempo real) Uma opção prática para o usuário é utilizar o Pan Dinâmico.dwg) .Salvá-lo com outro nome (exemplo ICAD1B.Abrir o arquivo ICAD1B. como se uma mão invisível puxasse a folha de papel em que se desenha.DWG .Carregá-lo novamente .Sair do IntelliCAD. Exercício: .DWG .Verificar que foi criado o arquivo ICAD1B.DWG (cópia anterior) .Zoom In Zoom Out A primeira visualização mostra um ponto (A) que foi definido como o centro para a realização do zoom usando o fator de escala 2x. .Fazer algumas consultas visuais (Zoom Window. onde o usuário aciona simultâneamente as teclas : CTRL + SHIFT + botão da direita do mouse.Abrir o desenho ICAD1. Zoom Extents) . onde o usuário aciona simultaneamente as teclas : CTRL + SHIFT + botão esquerdo do mouse.Salvá-lo novamente . Comando Pan (Menu > View > Pan) Desloca visualmente o desenho em relação à tela sem modificar as coordenadas anteriormente definidas. Visualização inicial Visualização com Zoom Extents Comando ZOOM Dinâmico (Zoom em tempo real) Uma opção prática para o usuário é utilizar o Zoom Dinâmico.

Comando: Regen All . cálculo de projeções em X e em Y. O resultado informará a área e o perímetro do polígono em questão. O usuário pode informar os vértices do polígono ou selecionar uma entidade (polilinha ou polígono). Comando: Distance (Menu : Tools > Inquiry > Distance). tais como: Distância entre dois pontos.DWG. Comando: Area (Menu: Tools > Inquiry > Area) Possibilita o cálculo de área de um polígono fechado. Todos estes comandos são localizados no menu : Tools > Inquiry.A figura acima refere-se ao desenho da ICAD1. As opções deste comando são: Entity/Add/Subtract/<First point>: Entity: selecione uma entidade. cálculo de área. First Point: Primeiro ponto de uma serie de pontos para o cálculo da área entre os vértices. Add: Adicione valores de área. e os valores das projeções (E) e (F). Capítulo 3 – RECURSOS DE VISUALIZAÇÃO E CONSULTA Comando: Redraw .Regenera todo o desenho em todas as vistas. são apresentados os valores do ângulo (D).Redesenha (atualiza) o desenho. . ângulos. Subtract: Subtrair a área selecionada do cálculo. Consulta de informações do desenho: O IntelliCAD 2010 by CADian contém vários comandos que possibilitam a consulta de informações geométricas. consulta dos dados de entidades. Calcula a distância entre dois pontos.Regenera todo o desenho na vista corrente. etc. Comando: Regen . Usando o comando distance para calcular a distância (A) entre os pontos (B) e (C).

B. Estes dados são atualizados todas as vezes que for usado o comando Exit. 'Redraw Exercício: . 'Pan.informa o tempo gasto desde que o editor gráfico foi ativado.Zera o elapsed timer Interface com o Windows (Menu : Edit): Undo .Apaga figuras inseridas na área gráfica.Recorta entidades do desenho e envia para a área de transferência do windows. Created . Paste Special . Current Time . Os comandos UNDO / REDO no IntelliCAD 2010 by CADian são ilimitados. Cut . Links – Apresenta quadro de diálogo mostrando as aplicações ActiveX utilizadas.dwg. Last Updated . salvá-lo como ICAD2.Insere o conteúdo da área de transferência. Copy . C) que definem um polígono.DWG . Este conteúdo será atualizado sempre que o objeto externo for atualizado.Revisão do Capítulo 2 .Liga o elapsed timer Off . independente do método utilizado para acioná-lo. Redo . Elapsed Timer .Refaz o último comando undo. tornando este ponto referência para as próximas coordenadas relativas a serem utilizadas. sem que este seja cancelado.Desfaz comandos.Desliga o elapsed timer Display . As informações são apresentadas no formato configurado no comando Units (sistema de unidades e ângulos). o usuário pode repetir o último comando já executado.registra data e hora de toda a atualização do desenho.Insere o conteúdo da área de transferência no seu documento como uma figura. Total Editing Time .Copia entidades para a área de transferência e continua a exibí-los no desenho atual. Este pode ser zerado pelo usuário. Comando: Time (Menu: Inquiry > Time Variables) Mostra as informações relativas ao tempo gasto no desenho em questão.Abrir o desenho ICAD1. Encerrar um comando Para interromper um comando em andamento deve-se pressionar a tecla ESC. Repetição de Comandos Quando o IntelliCAD 2010 by CADian estiver solicitando um comando (:) na área de comandos. Geralmente os comandos mais utilizados são feitos da seguinte forma: 'Zoom. É continuamente atualizado após o comando Exit. pressionando a barra de espaço ou a tecla Enter. A utilização do comando transparente deve ser feita utilizando o caracter '(apóstrofo) antes do nome do comando.dia e hora de quando o desenho foi criado. On .informa o tempo gasto no desenho desde sua criação.Repete o comando com atualização Reset . Delete . Comandos Transparente São aqueles comandos que podem ser utilizados durante a execução de outro comando. Comando: List (Menu: Inquiry > List Entity Info) Possibilita a obtenção de informações relativas às entidades.mostra o dia e a hora. Comando: ID (Menu: Inquiry > ID Coordinates). Quando a instrução transparente terminar.Selecione os pontos (A. As informações obtidas serão listadas na tela de texto e dependerão do tipo da entidade. e o IntelliCAD apresenta os valores de área e perímetro. Possibilita a identificação das coordenadas absolutas de um ponto qualquer. Paste . o IntelliCAD 2010 by CADian continuará com o comando eventualmente interrompido no ponto em que o deixou.

Limits = On : só é permitido ao usuário desenhar na área definida pelo comando.Architetural: Sistema de arquitetura: Padrão americano de arquitetura.Começar um novo desenho. a formatação dos valores apresentados.Calcular área entre pontos digitados pelo usuário. distância. . Pan. Estes pontos apresentados pelo GRID são apenas para auxílio visual. selecionar a última opção : properties. tais como distância entre dois pontos. Podemos entender como o valor do "passo".55E+01 . porém vale lembrar que ela alcança até oito casas decimais. como atração para o dispositivo apontador. No quadro Units.Trabalhar no ICAD2. estes valores podem ser alteradas pelo comando Units ou DDUnits. usando Zoom Window. Comando: Snap (Menu > Settings > Drawing Settings > Coordinate Input > Grid and Snap) É um recurso disponível. Grid=200 e SNAP=100.. e/ou listar informações de uma linha ou texto.Calcular área de um dos polígonos do desenho do capítulo anterior. . como Decimal Degrees. . Limits=Off : permite ao usuário desenhar fora da área determinada pelas coordenadas. Exemplo: 1.usar Zoom. Exemplo: 1.50" . CONTROLE DE UNIDADES E ÂNGULOS Comando : DDUNITS (Menu : Settings > Drawing Settings > Drawing Units).Configurar área de trabalho 5000 x 3000. Exercício: . é como se tivéssemos desenhando em papel vegetal. Unidades . Grid=200 e SNAP=100. O pontos do grid não são plotados. e verificar (analisar) as informações de cada entidade selecionada. . no menu auxiliar que aparecer. Capítulo 4 – CONTROLE DE UNIDADES Comando: Grid (Menu > Settings > Drawing Settings > Coordinate Input > Grid and Snap) Apresenta uma retícula (grade) de pontos. . ou até usá-lo como comando transparente (linha de comando : „DDUnits) ou via menu : Menu : Settings > Drawing Settings > Drawing Units. unidades em polegadas.Decimal: Sistema Decimal: Formato de número com ponto decimal (mais utilizado). Zoom Dinamico. através da informação de dois pontos (vértices opostos de um retangulo). .DWG. Extents. que quer dizer Dynamic Display Units. A configuração pode ser executada através de uma caixa de diálogo pelo comando DDUNITS.Fractional: Sistema Fracionário: Os números decimais são representados como frações. As configurações podem ser feitas a qualquer instante do trabalho. Exemplo: 1' -3. Exemplo: 1' -3 1/2" Display precision: Aqui é configurado (formatado) o número de casas decimais . Em toda consulta de valores de coordenada. estão obedecendo a configuração atual.Engineering: Sistema de Engenharia: Padrão americano de engenharia.Consultar informações do desenho.Visualizar algum detalhe específico. no IntelliCAD 2010 by CADian. define-se o sistema como Decimal e no campo Angles.Observar aparência do grid e movimentação do cursor. . Exemplo: 15 ½ . o seu espaçamento é configurável pelo comando GRID.Mudar a configuração para : área de trabalho 50 x 30. Comando: Limits (Menu : Settings > Drawing Settings > Coordinate Input > Limits) Especifica os limites da área de GRID.5500 . para os pontos definidos.Verificar as alterações feitas. com um papel qradriculado embaixo. . ângulo. unidades em polegadas fracionais. .Scientific: Sistema Científico: unidades no formato exponencial (número multiplicado por uma potência na base 10).Selecionar uma entidade. As precisões dos dois campos podem ser alteradas de acordo com a necessidade atual.

Exemplo: 50.Decimal Degree: Ângulos em graus decimais: Exemplo: 45.Quais os valores das medidas com símbolos de interrogação. Exemplo: N 45d0'0" E.Degrees/Minutes/Seconds: Ângulos em graus. similar ao eixo trigonométrico. projeção em Y.Quais são os valores dos raios dos círculos existentes? .Radians: Angulo em radianos. . minutos e segundos. projeção em X. .DWG): .Surveyor's Units: Ângulo em conversões topográficas (rumo e quadrante). Display precision: Aqui é configurado (formatado) o número de casas decimais para ângulos. ângulo em radianos? .Grads: Ângulo em grados. ângulo em graus decimais. Angle Direction: Define a direção positiva para ângulos: Clockwise: Sentido Horário.0000 . Base: Ângulo base de referência. Exemplo: 45d0'0". Exemplo: 0.7854r . Exercício: Com relação a figura abaixo (ICAD2. Counter-Clockwise: Sentido Antihorário. Ângulos .Quais são os valores da linha QE: Tamanho.0000g .para as unidades decimais. O valor default é zero. .Qual é o valor da área do poligono abaixo da palavra desenho teste.

solicitar que o usuário especifique um ponto no plano ou no espaço. e não vírgula para separar a parte inteira da parte decimal. quais são estas medidas ? Capítulo 5 – SISTEMA DE COORDENADAS E ENTRADA DE DADOS Sempre que o IntelliCAD 2010 by CADian .DWG) contém cotas com o caracter de interrogação.82 onde x=10.5” .45. Ponto: 4.5 onde x=4 e y=5 Número: 4. através do prompt .y.A figura acima (ICAD2.Y utiliza sempre a vírgula para separar o valor de X com o de Y.z na linha de comando.12.45 e y=12. este ponto poderá ser dado com o dispositivo apontador (mouse) na tela gráfica. Porém um número decimal utiliza sempre o ponto. Uma coordenada de um ponto X. ou digitando valores x.5” é diferente de “4. ATENÇÃO: No IntelliCAD 2010 by CADian “4.82 Coordenadas Cartesianas: .5 Exemplo: 10.y ou x.

U ou apontar com o mouse o próximo ponto: onde: Angle: Define o valor do ângulo para o próximo ponto. Y e Z (sempre nesta ordem). As coordenadas partem sempre do ponto (0. Undo: Desfaz o último ponto informado.C. Lenght: Valor do comprimento. Follow: Continuação do último segmento. com acréscimo de 2 unidades em X e 5 unidades em Y. o usuário pode definir um ponto no plano ou no espaço. Caso a coordenada Z seja omitida.Y em 2D (sistema cartesiano). relativas. digitando suas coordenadas X. em relação ao ponto anterior. Comando Line (Menu > Insert > Line) Permite a criação de segmentos de reta (linha). Comando Rectangle (Menu > Insert > Rectangle) . coordenada polar relativa (em relação ao ponto atual. No IntelliCAD 2010 by CADian. ou apontar com o mouse.L. ex: @10<45º. Coordenadas Polares: Podem ser tanto absolutas quanto relativas. é possível a utilização do recurso de coordenadas absolutas. Y e Z). É solicitado os pontos de início e fim. mantendo o valor do ângulo. Desenha uma linha entre os pontos (A) e (B). Lembre-se de que devemos sempre usar “vírgula” para separar as coordenadas X e Y.F. comprimento=10 e ângulo igual a 45 graus. são: Angle/Lenght/Follow/Close/Undo/<End Point>: O usuário deve selecionar uma das letras maiúsculas : A. End Point: Digitar uma coordenada absoluta ou relativa. Desta forma. Close: Cria uma linha fechando ao ponto inicial. um ponto na área gráfica.ver comando Units ou DDUnits). são do tipo @comprimento<ângulo.0) origem da tela. ex: @2.5 (estes valores implicam no lançamento de um ponto. o IntelliCAD 2010 by CADian assumirá o valor de Z do ponto anterior (ver também comando elevation ou elev). Você caracteriza as coordenadas relativas digitando o símbolo @ na frente dos pontos de coordenada. Coordenadas Relativas: Relacionam-se ao último ponto desenhado. os ângulos aumentam no sentido anti-horário e diminuem no sentido horário (configuração padrão que pode ser alterada . polares e retangulares. Os tres eixos perpendiculares no sistema cartesiano. o ponto é utilizado para definir casas decimais. Como padrão no IntelliCAD 2010 by CADian. Neste comando. Coordenadas Absolutas: Esse tipo de coordenada é denominada absoluto porque se baseia no sistema de coordenadas do tipo X.A área gráfica do IntelliCAD 2010 by CADian é um sistema cartesiano (X. As opções deste comando linha.

ângulo de inclusão. Geometricamente é possível definir um arco combinando 3 informações. como polígonos fechados de quatro lados. Arc: Transforma um arco existente em círculo. ponto do centro. ou centro e diâmetro. A sintaxe apresentada para o comando Arc é: ENTER to use last point/Center/Follow/<Start of arc> Ponto inicial (A). ponto final. segundo ponto (B) e ponto final (C). Ponto central (A) e raio (B). Após a seleção do comando é solicitado : 2Point/3Point/RadTanTan/Arc/Multiple/<center of circle>: 2Point:Constrói o círculo a partir de dois pontos (diametralmente opostos). centro (B) e ponto final (C). Comando Arc: É possível a criação de segmentos de arcos (arcos de circunferência). em função da necessidade do usuário. de diferentes maneiras. Rad/Tan/Tan: Constrói um círculo tangente a duas entidades e com raio definido pelo usuário . de diferentes maneiras. 3Point: Círculo a partir de 3 pontos. das possíveis : ponto de início. Especificando os Resultando cantos opostos (A) e (B).Desenha retângulos. Ponto inicial (A). Para desenhar um retângulo é necessário especificar seus cantos opostos. etc. . Resultando o retângulo. Center point: Constói um círculo informando centro e raio. centro. comprimento da corda. Multiple: Cria multiplos círculos. Comando Circle (Menu > Insert > Circle) Desenha um círculo.

ou a inserção de imagens (BMP. JPG.Fazer o desenho a seguir : (ICAD3. . .jpg). .Inserir uma imagem no desenho teste (sugestão : worldlg.Comprimento das linhas desenhadas. etc) Exercícios : .DWG) .Valor de uma diagonal de cada poligono. Consultar nos desenhos: .Comando InsertObj (Menu: Insert > Object) Permite a inserção de objetos já instalados no Windows.Dados dos circulos inseridos.

Capítulo 6 – RECURSOS DE MODIFICAÇÃO DE DESENHO E MÉTODOS DE SELEÇÃO DE OBJETOS Comando: Erase ou Delete (Menu : Edit > Delete) Apaga entidades selecionadas pelo usuário. Comando: Move (Menu : Modify > Move) . Como em todos os comandos de alteração no IntelliCAD 2010 by CADian. etc). o usuário dispôe de todos os recursos de seleção (Window. Crossing. Remove.

Desloca entidades selecionadas pelo usuário. Em alguns casos. então o IntelliCAD 2010 by CADian dispõe de várias alternativas (através de uma janela por exemplo) para a seleção de objetos. Para mover uma entidade (A) de um ponto base (B) e um deslocamento para o ponto ( C ). São solicitados: Select objects: Use um método de seleção de entidades. exemplo : selecionar um objeto para ser apagado (eliminado) do desenho. Um opção comumente usada pelo usuário é apontar o objeto a ser selecionado. Observe a figura abaixo que ilustra o deslocamento do círculo (A) do ponto (B) ao ponto (C). Copiar entidade (A). Second point of displacement: Especifique um ponto ou digite o deslocamento relativo (exemplo @3. Observe a figura abaixo que ilustra a cópia do retângulo (A) do ponto (B) ao ponto (C). Base point or displacement: Especifique um ponto de referência. Geralmente nos comandos disponíveis para alteração o usuário terá a necessidade de utilizar este recurso. o usuário aponta o .4). Resultado Comando : Copy (Menu : Modify > Copy) Copia entidades selecionadas de um ponto de referência a outro. Select objects: Use um método de seleção de entidades. de um ponto base (B). ou seja. que são elas: . A sintaxe de uso do comando copy é similar ao do comando move (descrito acima). Base point or displacement: Especifique um ponto de referência. com um deslocamento para o ponto (C) Resultado Métodos de seleção de objetos (parte 2): O IntelliCAD 2010 by CADian dispõe de vários métodos para a seleção de entidades.4). o usuário necessita selecionar vários objetos. Second point of displacement: Especifique um ponto ou digite o deslocamento relativo (exemplo @2.Single Esta é a opção que podemos chamar de simples.

é como se fosse uma seleção "Single". através de dois pontos. Serão elecionados todos os objetos que estejam totalmente inseridos nesta janela. Seleção de entidades totalmente internas a janela entre os Pontos (A) e (B). permitindo o usuário selecionar objetos com Window Crossing (ver opções abaixo). pois se o usuário selecionar (apontar) uma entidade e ela for indentificada e destacada (Highligh: pontilhada). esquerda e direita). sendo o primeiro ponto.objeto individual a ser selecionado.Auto Esta é a configuração default e inteligente do IntelliCAD. automaticamente é disponibilizado a opção janela. sendo o primeiro ponto.Window Seleção de objetos através da definição de uma janela (retângulo). . Serão selecionados todos os objetos que estejam totalmente ou parcialmente inseridos nesta janela definida pelo usuário. através de dois pontos. Resultado da (entidades em tracejado) . porém se o usuário aponta um local que não existe objeto para ser selecionado. .Crossing Seleção de objetos através da definição de uma janela (retângulo). que pode ser aberta para qualquer lado (acima. abaixo. Resultado da seleção (entidades em tracejado) . a esquerda (canto acima ou abaixo) e o segundo ponto a direita. a direita (canto acima ou abaixo) da área a ser selecionada e o segundo ponto a esquerda. definida pelo usuário. Seleção de entidades utilizando seleção uma janela entre os pontos (A) e (B). que é a opção acima.

.Outside Polygon Seleção de objetos através de um polígono fechado. para a seleção de .Window Circle Esta opção permite a seleção de objetos que se localizam internamente (totalmente) à um círculo. Serão selecionados os objetos que se localizam totalmente dentro desta área definida pelo polígono. indicando assim uma área.. Serão selecionados os objetos que se localizam totalmente ou parcialmente dentro desta área definida pelo polígono.Fence (definição de uma "cerca") O usuário desenha um polígono. . . pelo polígono. .WP : Window Polygon Seleção de objetos através de um polígono fechado.Outside Window Seleção de objetos que estejam totalmente fora (outside) do retângulo definido como janela (Windows). não necessariamente fechado. desenhado pelo usuário. .Outside Circle Permite a seleção de objetos que estejam fora do círculo definido pelo usuário.CP (Crossing Polygon) Seleção de objetos através de um polígono fechado. Serão selecionados os objetos que se localizam totalmente fora (outside) desta área definida. desenhado pelo usuário. indicando assim uma área.Crossing Circle Permite a seleção de objetos que estejam total ou parcialmente a um círculo definido pelo usuário. . Seleção de entidades pelo desenho de um polígono. indicando assim uma área. . Resultado da seleção. desenhado pelo usuário.

o usuário pode selecionar um destes pontos e deslocá-los para o local de seu interesse. . tipo de linha camada. Capítulo 7 – MODIFICAÇÃO DE ENTIDADES (PARTE II) Comando: Grips (Menu : Settings > Drawing Settings > Display > Grips) Quando o IntelliCAD 2010 by CADian está solicitando um comando. delete. Esta operação é similar ao uso do comando Stretch.Remove Após selecionado alguns objetos. como podemos perceber na figura acima. Este recurso do grip pode ser utilizado pelo usuário para alterar as propriedades da entidade selecionada.. . . copy.. que será visto posteriormente. . e o usuário aponta uma entidade. então ele pode acionar a tecla direita do mouse.todas as entidades que tenham intersecção com este polígono. quando o usuário apontar uma entidade e aparecer o grip. utilizando inclusive as opções acima para fazer a remoção (Window. etc). CP. Exercício: . esta apresentará alguns pontos de destaque como é ilustrado abaixo: Exemplos de localização de "grip". Estes pontos destacados podemos chamar de Grips. Esta opção somente será importante quando a opção acima (Remove) for ativada. São pontos estratégicos na entidade.) e a última opção aparece a palavra Properties. B e C. Crossing. A localização destes pontos depende de cada entidade. etc. que acionada possibilita a alteração de cor. Após a ativação desta opção. o usuário pode remover alguns destes objetos selecionados. o IntelliCAD 2010 by CADian continua solicitando entidades para serem removidas.Abrir o desenho da aula anterior e apagar os quadrados sem precisar fazer Zoom nos cantos. Resultado da seleção.Praticar cada método de seleção. e aparecerá um menu auxiliar com as principais opções de alteração (move.Add O usuário também tem o recurso de voltar a adicionar objetos a serem selecionados. WP. Seleção de entidades utilizando uma linha (cerca) entre os pontos A. Após selecionada a entidade. ou seja.

ENTER for Thorugh point/<Distance>: distância entre as cópias Select entity: selecione a entidade para cópia Both sides/. Caso o usuário execute o comando Redraw (View -> Redraw) estas anotações desaparecem.Comando: BLIPS Comando Blipmode pode ser On ou Off.2) Recursos de modificação do desenho (Parte 2) Comando: Parallel ou Offset (Menu : Modify > Parallel) Este comando permite executar cópias paralelas de um objeto escolhido.1. onde a linha de espelho passa pelos pontos (B e C) Resultado . na identificação dos pontos. digite o valor da distância. (Atenção: BLIP é diferente de GRIP) 7. Para fazer uma copia paralela. aparece uma marca (Blip). selecione a entidade a ser copiada (C) e especifique o lado para fazer a cópia.Side for parallel copy>: Ambos os lados /Lado para cópia. Para criar o espelho de uma entidade (A). Resultado Comando : Mirror (Espelhar) Select entities to mirror: Use um método de seleção de objeto <enter> Start of mirror line: Especifique o ponto de início da linha de espelhamento End of mirror line: Especifique o ponto final da linha de espelhamento Delete the original entities <N>: Deletar a entidade original (entidades selecionadas para espelhamento) sim ou não: Y ou N. quando blipmode=on. ou selecione dois ponto (A e B). definindo-se a distância e o lado da cópia.

Comando : Break (Menu : Modify > Break) Quebra (apaga) partes dos objetos ou divide um objeto em dois. Select entity to break: Selecione a entidade para ser quebrada; First break point/<Second break point>: marque o segundo ponto para quebrar ou digite F (first) para identificar o primeiro ponto. Para apagar uma das extremidades de um segmento de reta, arco ou polilinha, especifique o segundo ponto a partir da extremidade a ser removida. Para dividir um objeto em dois sem apagar uma das partes, digite o mesmo ponto como primeiro e segundo pontos. Isto pode ser feito digitando @ para especificar o segundo ponto. Se você especificar o segundo ponto, o IntelliCAD 2010 by CADian apaga o segmento entre o primeiro e o segundo ponto. Se o segundo ponto não estiver em um objeto, IntelliCAD 2010 by CADian seleciona o ponto mais próximo do objeto. Se você selecionar um objeto por um outro método de seleção ou se digitar F no aviso First break point/<Second break point>:, o IntelliCAD 2010 by CADian solicita: First break point: Especifique o primeiro ponto; Second break point: Especifique o segundo ponto; Segmentos de reta, arcos, polilinhas 2D e 3D, elipses, toróides e vários outros tipos de objetos podem ser divididos em dois objetos ou ter uma de suas extremidades removidas. O IntelliCAD 2010 by CADian converte um círculo em um arco removendo um segmento do primeiro ao segundo ponto, em sentido anti-horário.

Selecione a entidade (A) e especifique o segundo ponto (B). Resultado

Comando : Scale (Menu : Modify > Scale) Altera o tamanho as entidades, informando um ponto base de referência e um fator de escala. É solicitado: Select entities to scale: Use um método de seleção de objetos. Base point: Especifique o ponto base (referência)

Base scale/<Scale factor>: Especifique um valor de escala ou digite B, e em seguida especifique a proporção para alteração de escala. Para alterar o tamanho (escala), Resultado
selecione a entidade (A), especifique um ponto base (B) e informe o valor de escala. Para alterar o tamanho (escala), selecione a entidade (A), especifique um ponto base (B) e informe o valor de escala.

Resultado

Comando : Rotate (Menu : Modify > Rotate) Altera o ângulo de rotação das entidades selecionadas. A sintaxe do comando é: Select entities to rotate: Use um método de seleção de objetos. Rotation point: Especifique o ponto base (referência); Base scale/<rotation angle>: Especifique o valor do ângulo de rotação ou digite B, e em seguida especifique o ângulo base e o novo valor.

Para rotacionar uma entidade, selecione-a (A), especifique um ponto de referência (B) e um ângulo de rotação (C)

Comando : Fillet (Menu : Modify > Fillet) Cria um raio de concordância.Une duas entidades de desenho ou dois segmentos de uma polilinha, com um suave arco de raio específico. Fillet (radius=0.500): Settings/Polyline/,Select first entity: Selecionar as duas entidades para a execução do raio de concordância, onde o valor do raio neste exemplo é igual a 0.500. Ou o usuário pode digitar R para informar o novo raio de concordância, ou S para configuração, ou P para fazer em todos os vértices da polilinha selecionada como objeto.

Comando: Chamfer (Menu : Modify > Chamfer) Chamfra as arestas dos objetos ou as linhas de dois segmentos de reta que se interceptam, numa distância especificada a partir de sua intersecção. Chamfer (dist1=0.75, dist2=0.65): Settings/Polyline/,Select first entity:Selecionar as duas entidades para a execução do chamfro, onde o valor das distâncias neste exemplo são 0.75 para a primeira entidade selecionada e 0.65 para a segunda. O usuário também pode digitar D para informar os novos valores de distância (recuo), ou S para configuração, ou P para fazer em todos os vértices da polilinha selecionada como objeto. Comando: Explode (Menu : Modify > Explode) Um objeto no IntelliCAD 2010 by CADian que é composto por vários objetos pode ser desmembrado. Um bloco por exemplo é um objeto composto. Você pode desmembrar também outros objetos, tais como : hachuras, dimensionamento, malhas 3D, sólidos 3D, malhas polifacetadas, malhas poligonais e polilinhas. Select entities to explode: Use um método de seleção de objetos, para selecionar entidades a serem explodidas. O resultado do desmembramento depende do tipo de objeto composto que você estiver desmembrando. Comando : EditLen (Menu > Modify >Edit Length)

Altera o tamanho das entidades. Selecione a entidade (A), e então selecione o novo ponto final (B).

Comando: Join (Menu : Modify > Join)

Junta duas entidades em uma só. O usuário não pode juntar linha e arco ou vice-versa.
Selecione primeiro arco Resultado ou linha (A) e então selecione o segundo arco ou linha(B).

Exercício da aula 8: Abrir o desenho da aula5, salvá-lo como aula8.dwg, e particar estes comandos apresentados na aula8.

Capítulo 8 – DESENHANDO COM PRECISÃO E UTILIZANDO O RECURSO DE CAMADAS
Desenhando com precisão (Entity Snap) chamado de ESNAP ou OSNAP. O IntelliCAD 2010 by CADian tem habilidade para a identificação de pontos de referência em entidades existentes. Um exemplo desta aplicação, é a seleção dos pontos finais ou o ponto médio de uma linha. Estes recursos podem ser acessados através do menu Settings > Entity Snap ou através da barra de ferramentas Entity Snaps, são os comandos de precisão, utilizados quando é necessário “pegar” um ponto específico de uma entidade do desenho. Na barra de status existe a palavra ESNAP que acessa a configuração deste recurso. O usuário já pode deixar gravado algumas opções, por exemplo : endpoint e midpoint; neste caso, sempre que for solicitado um ponto na tela gráfica, quando o usuário apontar uma linha ou arco, o IntelliCAD 2010 by CADian identificará o ponto final ou o ponto médio, o que for mais próximo. ENDpoint - (Ponto Final) Encontra o ponto final de uma entidade mais próximo do ponto selecionado pelo usuário.

Para encontrar o ponto final, selecione qualquer lugar da entidade(A) MIDpoint - Localiza o ponto médio de uma linha ou arco:

É localizado o ponto médio, quando o usuário seleciona qualquer lugar na entidade (A). INTersection - Localiza o ponto de interseção entre duas entidades. CENter - Localiza o centro de um círculo ou arco

. TANgent . portas. INSert . Toda entidade de um desenho contém propriedades : Camada(layer). janelas. selecione a entidade(A). etc. cotas. Vamos imaginar em um desenho de uma planta de uma residência. onde colocaríamos todas as informações de arquitetura em uma camada. QUAdrant . O recurso de atribuir uma cor para cada camada/elemento.Para localizar o centro. com ângulo perpendicular (A).Desenha uma reta perpendicular a uma reta selecionada. cor e tipo de linha. por ex: construção. Os tipos de linhas nos ajudam a distinguir elementos similares no desenho.Localiza o quadrante de um círculo ou arco mais próximo de seleção. e trabalhar de modo independente com cada uma delas. Utilização de Camadas (Layers) Camadas (Layers) .Localiza o ponto de inserção de um texto ou bloco inserido no desenho. a uma entidade (B). mobiliário. Com este recurso nós poderíamos ligar e desligar qualquer camada para uma melhor interpretação do desenho. Um desenho pode ter infinitas camadas. . Para traçar uma linha.. selecione uma parte do circulo(A). todas as informações da instalação hidráulica em outra camada e assim sucessivamente para : elétrica.Localiza um ponto tangente a um círculo ou arco. hachura. PERpendicular . Para localizar o ponto de tangência. Podemos entender as camadas como se elas fossem transparentes e que nos auxiliassem na organização do desenho. contorno. Para localizar o quadrante. Você pode ter diferentes tipos de camadas. selecione um lugar próximo ao quadrante (A). nos ajuda a identificar objetos semelhantes.São utilizadas para facilitar a visualização e organização de seu desenho.

) e a direita aparece as camadas do desenho:. Na linha de comando. .Define a camada(layer) selecionada como sendo a atual (toda nova entidade pertencerá a esta camada). Para renomear um layer. basta dar um clique com botão direito do mouse sobre seu nome. Ltype . ou seja.Muda a cor de uma camada. pressionando ENTER em seguida. separados por espaços. Color .Cria uma nova camada e a torna atual. “Linha_de_centro” é correto). ON . Lock .Ativa a camada selecionada OFF . tornando-o destacado (preenchimento azul) e escolher a opção RENOMEAR. Thaw . “Linhas de centro” é incorreto.. Unlock .as opções apresentadas. separe as partes por um traço (por ex:. Styles. A figura abaixo ilustra o formulário no IntelliCAD 2010 by CADian do Explorer Layers (Menu : Tools > IntelliCAD Explorer) . são: ? to List/New/Make/Set/Color/Ltype/ON/OFF/Freeze/Thaw/LOck/Unlock: New . Linetypes. Assim.Desbloqueia a camada selecionada.Desativa a camada selecionada Freeze . Set .Bloqueia a camada selecionada para facilitar a seleção de objetos. Depois escreva o novo nome.Descongela a camada selecionada.Congela a camada selecionada. tornando invisíveis as entidades criadas nesta camada e ignoradas durante a regeneração. sempre que você quiser criar um layer de nome composto. onde a esquerda aparece os elementos de um desenho (Layers. Make . .Recomendação: Os nomes dados aos layers não podem ser compostos.Cria uma nova camada. tornando visíveis as entidades pertencentes a mesmma. Objetos em camadas bloqueadas não podem ser alterados.Muda o tipo de linha de uma camada.

Linha tracejada (dashed). Phanton=Fantasma. Desenho a mão livre.LIN. o resultado final é o conjunto de linhas ou uma polilinha. Set: Define o tipo de linha atual. dashdot=traço e ponto.LIN que contém as definições.Tipos de Linhas (LineTypes) Este recurso define características para os segmentos de reta e arco. ou a definição pelo usuário do ponto de centro da elipse e os dois semi eixos.Linha com pontos (dots) D. Capítulo 9 – CRIAÇÃO DE ENTIDADES (PARTE II) Comando : Freehand ou Sketch: (Menu : Insert > Freehand) Desenho a mão livre.Linha de Seção (Divide) Tradução para ajuda no entendimento dos tipos de linhas: dash= tracejado .padrão americano) E. combinando : linha.Linha contínua. A variável que faz o controle desta nova escala é LTSCALE. dot=ponto. outro arquivo disponível no IntelliCAD é o ICADISO. ponto.Linha de centro (Center Line . Apresentamos abaixo dois casos: . Consiste na criação de muitos segmentos similares a entidade linha ou polilinha. É armazenado um fator de escala para os tipos de linhas que não são contínuos. C. B. Linetype é um comando do IntelliCAD 2010 by CADian. espaço branco. O tamanho do segmento é configurado pelo usuário. Comando : Ellipse (Menu : Insert > Ellipse) Desenha uma elipse a partir da definição de dois pontos (eixo principal) e o eixo secundário. Load (ou Edit new line): Carrega um tipo de linha utilizando um arquivo externo ICAD. A. letras(caracter). para a inserção de novos objetos. LTSCALE: Este comando é usado para mudar o comprimento relativo dos tipos de linhas.

onde é identificado automaticamente a divisa. segunda extremidade (B). informando as extremidades do eixo principal (A e B) e metade do tamanho do outro eixo (C). Comando : Polygon ( Menu : Insert > Polygon) Polígonos são polilinhas fechadas compreendidas de no mínimo três lados. ou o apontamento interno a uma área. Resultando um polígono Comando: Bhatch : (Menu : Insert > Hatch) O IntelliCAD 2010 by CADian permite a inclusão de hachuras em qualquer desenho. É possível escolher o padrão da hachura. Desenha uma elipse com: primeira extremidade (A). escala. metade do tamanho do outro eixo (C) e ângulo entre (D) e (E). É aconselhável fazer uma hachura em uma área totalmente fechada. O método default de criação solicita a especificação do centro do polígono. e um vértice (B). e a distância de cada lado: Especifica o centro (A). ângulo de inserção e associatividade. através da definição de entidades de divisa. . Select Area: Delimita a área a ser hachurada.Desenha uma elipse. Observação: Existe uma variável que controla o tipo de ellipse (Menu : Insert > Ellipse). Boundary: Definição do local para inserção da hachura.

Pattern Properties: Define parâmetros de aplicação da hachura escolhida. Scale: Permite a configuração da escala da hachura. Quando alterarmos a divisa. Pattern Type: O usuário pode usar parâmetros pré-definidos de hachuras. disponível quando USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE. a hachura se ajustará à nova divisa. Spacing: Controla o espaçamento das linhas paralelas que compõem a hachura. Associative: A hachura inserida é associada aos elementos internos como divisa. Angle: Controla o ângulo de aplicação da hachura. .

É possível criar novos padrões de hachura.Pattern: Aqui estão os padrões disponíveis para cada tipo de material.PAT .BR: Botton Right (Abaixo e à direita) Start Point: Ponto de inserção à esquerda do texto. . Estes padrões são armazenados no arquivo ICAD. Center: O ponto de referência na inserção é o ponto médio da linha base do texto. Dtext e Text (Menu : Insert -> Text) Cria uma entidade texto. A sintaxe do comando é: Style/Align/Fit/Center/Middle/Right/Justify/<Start point>: Style: Muda o estilo (fonte) de texto atual. ponto final e altura do texto. Justify:O usuário tem várias alternativas para alinhar o texto : . Right: O ponto de referência (alinhamento do texto) é a direita do texto.ML: Middle Left (Médio à esquerda) .BL Botton Left (Abaixo e à esquerda) .BC: Botton Center (Abaixo e central) .TR: Top Right (Acima a direita) . etc. Align: Cria um texto entre dois pontos definidos pelo usuário.MC: Middle Center (Médio e central) .MR: Middle Right (Médio à direita) .TC: Top Center (acima e centro) . textura.TL: Top Left (acima à esquerda) . A proporção base e altura é mantida. Comandos : Mtext. Fit: O usuário define : ponto inicial.

Middle center N.32 . temos a possibilidade de negrito. resultado: ?45.32 . Top left B. itálico e sublinhado.A. Texto Multilinha: O usuário abre uma janela. resultado : ¼ . Center F.32 %%c Símbolo de diâmetro – Exemplo : %%c45. Middle M. Top right L. Após esta definição da janela.32 %%nnn Desenha o caracter especial nnn (Tabela ASCII). Top center Texto Simples: São as inserções de texto de modo rápido e simples. resultado: 45.32 . resultado: %45. o quadro de diálogo Multiline Text Editor aparece. No caso do comando Dtext. na pasta Text. Exemplo: %%188. Uso de caracteres especiais que se iniciam com 2 sinais de (%) e servem de atalho para o comando texto : %%o Traça uma linha sobre o texto – Exemplo : %%o45. Middle left C.32° %%p Sinal de mais e menos para tolerância de medidas – Exemplo : %%p45. a justificação. No quadro anterior. Bottom right H.32 %%d Sinal de graus – Exemplo : %%d45. resultado: 45. A pasta PROPERTIES permite mudar o estilo de texto. “U”. resultado: ?45. Baseline I. Left D.32 . resultado: 45. Right J. onde é permitido a visualização do texto ao mesmo tempo em que é digitado.32 %%u Traça uma linha sob o texto – Exemplo : %%u45. Bottom center G.32 . a largura da área de atuação do texto e rotação.32 %%% Caracter do percentual – Exemplo : %%%45. Nos botões “B”. onde será inserido o texto. podemos definir o tipo de fonte e altura da letra. Bottom left E. Middle right K. “I”.32 .

que consiste numa sequência de linhas e arcos que juntos resultam em uma só entidade. porém quando o estilo tem altura definida maior que zero. na inserção de texto é solicitada a altura.Height (Altura): Quando o estilo tem altura igual a zero. o usuário tem a informação do comprimento do segmento de reta. . .Width (Largura): Controla a proporção base e altura. todo texto inserido neste estilo. esta aplicação é importante pois na utilização do comando List.O IntelliCAD 2010 by CADian Explorer permite que o usuário possa criar e editorar estilos de texto.Backwards: Espelhado para tráz. Este é um recurso muito importante.Font Name: Nome do fonte do texto. .SHX . em alguns desenhos. A polilinha pode ser desenhada ou alterada. tamanhos diferentes. pois já está fixada no estilo.SHP. como segue: . A polilinha pode ser fechada ou aberta. etc. visto que.Oblique: Ângulo de incliinação. que é um conjunto de linhas em uma só entidade. e TTF (True Type Font) do Windows. várias características. . . onde cada segmento pode ter larguras diferentes. .UpsideDown: Espelhado para baixo. definindo para cada estilo. usando arquivos externos .Font Size: Tamanho do fonte. Polilinha com segmento como curva . Comando PLINE (polilinhas) (Menu : Insert > Polyline) O IntelliCAD 2010 by CADian pode criar entidades chamadas de polilinha. como por exemplo o desenho de uma estrada. a altura não é solicitada. . necessitamos que uma entidade só tenha várias direções.

Polilinha com ponto inicial (A). Resultado Ajustar uma curva a uma polilinha Original . Polilinha com ponto inicial (A) e final (B) de um segmento de reta. Open/Close Polilinhas Fechando ou abrindo segmentos de polililina. e com continuação com arco finalizando no ponto (C).polilinha com segmentos retos Polilinha fechada. e segmentos definidos pelos pontos finais (B).

Spline Spline com início em um ponto de tangência (A) e com ponto final de tangência (B). Comando SPLINE (Menu : Insert > Spline) Uma Spline é uma curva suave que é definida por um conjunto de pontos. Você pode usar splines para criar formas curvas tal como a seção de uma turbina ou a asa de uma avião.Depois de aplicado curva Depois de aplicado Spline Observação: A variável plinetype controle o tipo de polilinha (0 = polyline . . 2 = lwpolyline).

A partir da identificação de um ponto dentro de uma área fechada. Estas linhas são utilizadas como linhas de referência na construção de desenhos. Angle: O usuário define o ângulo e insere a linha. Porém estas entidades não interferirão no Zoom Extents ou Zoom All. são: Bisect/Horizontal/Vertical/Angle/Parallel/<Point along Line> Bisect: Cria um linha infinita parcial (somente em uma direção).Poligonais de divisa (Menu: Insert > Boundary) Com o comando Boundary. que facillitará a inserção de hachura e dimensionamento.Comando INFLINE (linhas infinitas) (Menu : Insert > Infinite Line) O usuário pode construir linhas que se prolongam ao infinito em uma ou em ambas as direções. Horizontal: Cria linha horizontal. Diâmetro interno (A) e externo (B). como mostra a figura abaixo: Selecione o ponto (A) . para a geração de uma poligonal interna. com círculos preenchidos ou anéis. Parallel: Cria uma cópia paralela de uma outra linha (infinita ou não) Point along Line: O usuário define os dois pontos. As opções de uso de linhas infinitas. o IntelliCAD 2010 by CADian cria automaticamente uma polilinha nos seus limites internos.linhas infinitas no espaço 3D (Menu : Insert > Ray) Ray é uma linha infinita no espaço tridimensional que começa num ponto e tem extensão infinita em apenas uma direção. você pode designar uma área interna específica de um desenho. Ponto inicial (A) e direção (B) Comando DONUT (Menu: Insert > Donut) Donuts são sólidos. Independente da visualização. sempre aparecerão as linhas infinitas. Comando BOUNDARY . O método default é especificando os diâmetros: interno e externo. A linha infinita (A) em duas direções Comando RAY . Você pode desenhar um Donut usando vários métodos. Vertical: Insere uma linha vertical.

cópias múltiplas (Menu : Modify > Array) Faz múltiplas cópias de objetos selecionados. O comando fillmode configura a visualização do preenchimento (On: visualização preenchida) Comandos: Fillmode . Capítulo 10 – MODIFICAÇÃO DE OBJETOS (PARTE III) Comando Array . . utilizando elipses. Fillmode=On Fillmode=Off Exercício: Fazer um novo desenho. etc. tanto no modo retangular (linhas e colunas) quanto polar ou também chamado de circular (repetição em torno de um ponto central). polígonos. Polilinha com largura. Este recurso é importante para todos os comandos que preenchem uma área. será solicitado o número de linhas e colunas. textos e hachuras.Planos preenchidos ou não. Solid. tais como: Donut. e o espaçamento entre as mesmas. e salvá-lo.Planos preenchidos (Menu: Insert > Solid) Com o IntelliCAD 2010 by CADian podemos criar áreas preenchidas definidas por pontos numa sequência definida pelo usuário. a sequência na qual o usuário seleciona o terceiro (C) e quarto (D) pontos determinam a forma da área preenchida.Boundary resultante Comandos: Plane ou SOLID . Depois de selecionado os primeiros dois pontos (A) e (B). Opção R (retangular) Para o padrão retangular.

Select entities to array: Use um método de seleção de objeto <enter> Type of array: Polar/<Rectangular>: R Number of rows in the array <1>: número de linhas Number of columns <1>: número de colunas Vertical distance between rows: Distância horizontal entre colunas. em relação ao ponto central. Repetição circular (polar) de uma entidade (A) em torno do ponto (B) Comando : Stretch . Valores positivos copiarão os objetos no sentido ANTIHORÁRIO. Horizontal distance between columns: Distância horizontal entre colunas.Valores positivos indicam linhas para cima do ponto de referência e colunas a direita do original. sim ou não: Y ou N. enquanto são copiados. linhas semi-infinitas e splines que cruzam a janela de seleção. o número de objetos e o ângulo para serem distribuidos os objetos. deixando intactos os que ficam fora dela. 3 colunas. Select entities to array: Use um método de seleção de objeto <enter> Polar/<Rectangular>:P Base/Center of polar array: Identifique o ponto central da repetição. arcos elípticos. Opção P (polar) No padrão polar. segmentos de polilinha. As polilinhas são manuseadas segmento por segmento. STRETCH move os pontos extremos que ficam dentro da janela. como se fossem arcos ou retas primitivas. tangentes ou informações de ajuste de curvas.Esticar entidades (elástico) (Menu : Modify > Stretch) Select objects: Use os métodos de seleção de objeto. Select entities to stretch by crossingwindow or crossing-polygon: .for ccw) <360>: ângulo de preenchimento Rotate entities around the array? No<Yes>: Roda as entidades enquanto elas são copiadas. segmentos de reta. O usuário pode opcionalmente rotacionar os objetos. O IntelliCAD 2010 by CADian estica arcos. distância entre colunas (C). STRETCH não modifica a largura de polilinhas. Repetição retangular do elemento (A). Number of items: número de ítens Angle to array (+ for ccw. ou digite o número de itens Center point of array: ponto central. . 2 linhas. distância entre linhas (B). você deve fornecer o ponto central. Enter to specify angle between items/<Number of items to array>: Digite <enter> para especificar o ângulo entre ítens.

pontos (B) calculados.Estender ou prolongar entidades. etc.A identificação dos locais calculados. podem ser feitas por entidades pontos ou blocos. Estes blocos podem ficar alinhados ou não com a entidade selecionada. a especifique o ponto base (B) e o deslocamento(C). círculo ou polilinha em medidas de igual valor. Select cutting edges: (Projmode = UCS. Comando : Measure (Menu : Modify > Measure) Você pode dividir uma linha. desde que instalado corretamente no Windows. A caixa de diálogo para impressão é dividida em: ? Scale/View : Configuração de tamanho e pré-visualização . Measured com blocos não alinhados. posição. Capítulo 11 – IMPRESSÃO DE DESENHOS (PLOTAGEM) Comando: Plot ou Print (Menu : File > Print) O IntelliCAD 2010 by CADian permite a impressão ("plotagem") de qualquer desenho elaborado. tais como arcos. Esta entidade é marcada com pontos ou blocos. polilinhas 2D e 3D abertas e arcos. utilizando as figuras de exemplo do comando já mostrado como auxílio. no comando Array retangular. utilizando janela de seleção ou definindo um polígono. círculos. polilinhas 2D e 3D abertas e splines. Select boundary entities for extend <ENTER to select all>: Selecione entidade de divisa. Exercício: . abrir desenhos já existentes e praticá-los. segmentos de reta.Corta objetos (Menu : Modify > Trim) Cortar objetos a partir de uma divisa (outra entidade de divisa). por exemplo. Entidade selecionada a ser marcada (A). círculo ou polilinha em um número de segmentos iguais. Desenhos que contém entidades que necessitam eliminar excedentes a uma outra entidade. pontos (B) calculados. Measure com blocos alinhados Entidade selecionada a ser marcada (A). Edge mode/Fence/Projection/<Select entity to trim>: Selecione entidade para ser cortada. arcos elípticos. segmentos de reta. e as distâncias (B) e (C). definir valores das dimensões do polígono e valores para o número de linhas em X e em Y. Comando: Trim . Edge mode/Fence/Projection/<Select entity to extend>: Selecione a(s) entidade(s) a serem prolongada(s). arco. arco. a partir de uma extremidade selecionada pelo usuário. Comando: Extend .Selecione entidades para serem esticadas. selecione uma janela (crossing) (A) ou um polígono. arcos elípticos. Comando : Divide (Menu : Modify > Divide) Você pode dividir uma linha. Contando com inúmeros recursos de configuração tais como : tamanho. espessura de linhas. indicando o limite do prolongamento. e o mesmo pode ser impresso em qualquer dispositivo. (Menu : Modify > Extend) Algumas entidades as vezes necessitam ser prolongadas .Praticar cada comando deste capítulo. Para esticar (comando stretch) entidades.Entre os objetos que podem ser prolongados incluem-se os arcos. Para os outros comandos. Edgemode = No extend) Select cutting entities for trim <enter to select all>: Selecione entidade(s) de divisa. cores.

. . permitindo alteração: .Extents: Toda a extensão.Orientação: retrato ou paisagem. Origin of Print Área: Orígem da área de impressão Center On Page: Centraliza o desenho na página.Current view: Visualização atual do desenho . .Print units = Drawing units: O usuário especifica a escala (redução ou aumento) Unidades impressas=Unidades do Desenho. posição do papel. SCALE/VIEW .Print Setup: Apresenta o formulário de configuração da impressora/plotter. . rodapé e cabeçlho. ADVANCED Header and Footer: Definição de textos de cabeçalho e rodapé.Inches/Milimeters: Considerar unidades em Polegadas ou Milímetros.Seleção de qualquer impressora instalada no Windows. . . Configuration File: Salvar ou Carregar a configuração de plotagem..? Color/Width Map : Especificação de cores e espessura de linhas. . salvar configuração.Print: Faz a impressão.Window: O usuário define uma janela.Papel: Tamanho (Carta. . A4.) .Limits: Imprime a área configurada no comando Limits. . A2.Print only area within specified window: Imprime somente a área especificada. .Fit print area to size of page: Ajusta a área a ser impressa para o tamanho do papel. . ? Advanced : Origem. ..Print Scale: Tamanho do desenho a ser impresso. Custon Paper: Cria Papéis com tamanho customizado.Print Área: Definição da área no desenho a ser impressa. . A3.Print Preview: Apresenta uma pré-visulização da plotagem.

Angular: Cota o valor do ângulo entre dois objetos. .Linear: Cota entre dois pontos (tamanho) . ângulos entre linhas ou objetos.Print Lineweights: Habilita a impressão com espessuras de linha. Capítulo 12 – DIMENSIONAMENTO (COTAS) Dimensionamento (Menu: Insert > Dimensions) Os dimensionamentos de um desenho. tais como distância entre dois pontos. Margins: Configuração de margens. N° of copies to be printed: Controla o numero de cópias serão impressas. Configurações de impressão podem ser importadas do registro do sistema ou de um arquivo PCP. Ou pode-se cria-los do nada ou importar configurações de impressão. A tabela de impressão criada pode ser atribuída a qualquer desenho. . Custon Paper: Cria Papéis com tamanho customizado. dê preferência a desenhos com entidades em várias cores. Basicamente o IntelliCAD 2010 by CADian tem três tipos de dimensionamento: . fazer impressões em várias escalas. ou arco. Print Style Table: Use este assistente para criar tabelas de estilos de impressão: Arquivos CTB. mostram as medidas geométricas dos objetos. mudar espessura e cores. ou vários layers. também chamados de cotas.Radial: Cota o raio ou diâmetro de um circulo. Custon Paper: Cria Papéis com tamanho customizado. Exercício: Abrir algum dos desenhos anteriores. alterar rotação : retrato e paisagem.

H. com linha base. Dimensionamento de diâmetro. Dimensionamento linear horizontal. Dimensionamento de um raio. Todas as configurações adotadas pelo usuário. E. tais como : mecânico. Dimensionamento Angular. B. F. altura do texto. número de casas decimais. são armazenadas em variáveis do IntelliCAD 2010 by CADian (ver comando setvar). G. etc). etc. no entanto é necessário configurar a apresentação das cotas de dimensionamento (tipo de seta. Dimensionamento Vertical. mapeamento. Dimensionamento linear contínuo . Configuração do Dimensionamento: (Menu : Settings > Dimension Settings) O programa IntelliCAD 2010 by CADian pode ser aplicado em vários segmentos na elaboração de desenhos técnicos. C. D.A. Dimensionamento linear. civil. Dimensionamento alinhado. arquitetura. . texto acima da linha de dimensionamento ou não.

. .Dimensionamento Contínuo e por linha base Dimensionamento contínuo são vários dimensionamentos consecutivos inseridos entre as extremidades.Dimensionamento de ângulos Medem o ângulo entre duas linhas ou três pontos definidos pelo usuário. . O usuário pode opcionalmente incluir linha de centro ou marca de centro (Insert > Dimensions > Center Lines) Para inserir a cota de diâmetro. Dimensionamento por linha base são vários dimensionamentos medidos a partir de uma mesma linha. como mostra a figura acima: O dimensionamento é associado aos pontos de inserção definidos pelo usuário.Dimensionamento Linear São anotações de dimensionamento de distância linear ou comprimentos que podem ser orientados verticalmente. chamada de base. linha de chamada. linha de cota.Dimensionamento Vertical e Horizontal Faz a anotação da projeção vertical ou horizontal. . . e especifique o local da linha de dimensionamento (B) . seta. proceda: No menu : Insert > Dimensions > Diameter: Selecione o círculo A. inseridos no desenho. horizontalmente ou paralelo a uma entidade existente.Um dimensionamento é dividido em: texto.Dimensionamento de raio e diâmetro Dimensionamento de raio ou diâmetro são anotações de círculos e arcos.

podemos inserir marcas de centro automaticamente.Criação de estilos de dimensionamento (configuração) O usuário pode formatar o dimensionamento. Selecione o dimensionamento (A) e então digite o ângulo oblíquo. escolha: Insert -> Dimensions -> Make Oblique. Abaixo ilustramos alguns casos possíveis de configuração. o IntelliCAD . arco. O usuário pode mudar o ângulo das linhas de extensão. . Dimensionamento de ordenadas mede a distância ao eixo x ou ao eixo y. Quando o espaço é pequeno para a inserção da linha de dimensionamento e do texto.Resultado . Selecione o ponto (A).Tolerâncias Geométricas Podemos aplicar tolerâncias para fabricação. que é muito utilizado em desenhos mecânicos. através deste recurso. Dimensionamento Oblíquo: As linhas de extensão geralmente são criadas perpendiculares à linha de dimensionamento. Existem várias combinações possíveis para estes elementos.Linhas Guias (anotações) (Leader) Uma linha guia é uma linha que faz a ligação de um elemento a uma anotação (texto explicativo) . . de acordo com a sua necessidade. O dimensionamento Ordenado mede a distância do ponto selecionado pelo usuário ao eixo x ou ao eixo y. linhas de extensão e dimensionamento e o texto. e então especifique o ponto final (B).Dimensionamento de Ordenadas Esta opção anota as distancias da origem ou ponto base. quanto a localização da seta.Linhas de centro Nas entidades geométrica tais como círculo. No menu. Resultado .

O usuário pode formatar a aparência das unidades do texto do dimensionamento. Controlando os textos do dimensionamento. Extensão da linha de chamada (variável: Dimexe).Deslocamento da orígem da linha de chamada (variável: Dimexo). como é apresentado abaixo alguns casos. C. B. A. podemos configurar o arredondamento para o valor do texto: Exemplos de configuração de arredondamentos de valor. Texto acima da linha de dimensionamento com uma linha conectando o texto com a linha de dimensionamento Controlando as linhas de extensão do dimensionamento. para a mesma distância entre dois pontos. como mostra a figura abaixo: Texto e seta colocado para fora Texto colocado entre as linhas e as setas no lado de fora.Espaçamento (variável Dimdli).2010 by CADian pode ser configurado para atuar de diferentes maneiras. .

Capítulo 13 – SIMBOLOGIA E ATRIBUTOS O IntelliCAD 2010 by CADian contem diversos recursos para o controle de objetos. Todas as cotas devem estar no layer=cotas. Se o nome do bloco for precedido com o caracter asterisco (*). Comando Insert . e colocar todos as cotas necessárias: horizontal. utilizando o comando Insert ou Xref. Apresentamos a seguir estes comandos. é possível criar e utilizar blocos (símbolos). raio. Com o objetivo de organizar e aumentar a produtividade na elaboração de desenhos. fica independente do original.(Menu : Insert > Insert Block). criar layer chamados cotas.DWG) pode ser inserido em qualquer outro desenho. A tela abaixo mostra o quadro de diálogo do comando DDInsert . etc. O bloco (desenho externo) após a inserção.Inserir Símbolos . um conjunto de objetos que podem ser agrupados para tornar um só objeto. que no IntelliCAD é chamado de bloco. ou seja. ou o ângulo de uma arco : Selecione o arco (A) e é apontado o local para o dimensionamento do ângulo. o comando Insert apresenta as seguintes opções: Digite ? para apresentar uma lista dos blocos atualmente definidos no desenho. Resultado Exercícios: .Nos desenhos existentes das aulas 1 a 10. Insere uma cópia de uma entidade bloco. Na verdade cada desenho (arquivo . Digite um til (~) para apresentar o quadro de diálogo Select. O comando explode realiza esta tarefa para blocos não explodidos. Quando usado na linha de comando. então o bloco é inserido já desmembrado (explodido).Dimensionamento Angular O dimensionamento angular anota o ângulo medido entre duas linhas. vertical. ou insere um outro desenho como um bloco no desenho atual. de duas maneiras.

Informe o nome do novo bloco. que é apresentado a seguir. no desenho atual. O bloco inserido fica dependente do original.Cria blocos externos (Menu:Tools > Save block to disk) Agrupa entidades em um arquivo externo (. facilitando a seleção e inserção: Comando :XREF . a atualização é visualizada. . Comando WBlock . Qualquer alteração no desenho (bloco) original.Outra opção para a inserção de símbolos internos.Inserção de referência externa (Menu: Tools > External Reference) Insere uma referência visual de um desenho externo. quando abrirmos o desenho onde ele foi inserido.Selecione os objetos que farão parte do bloco.dwg). .Ponto base de inserção.Cria blocos internos (Menu: Tools > Create Block) Agrupa entidades a serem usados somente no desenho atual. Comando Block . . é o uso do CADian Explorer (Menu : Tools > CADian Explorer > Blocks). . Esta opção auxilia o usuário na visualização dos blocos existentes.

Especifica o valor do atributo padrão. Value . . Exercício: . Tag .Abrir o desenho aula1.Abrir o desenho aula3. Comandos : DDAttdef e Attdef (Menu > Tools > Define Attributes ) Invisible .Define o atributo para seu valor padrão quando você insere um bloco que contém um atributo prédefinido. inicie a string com duas barras invertidas (\\). Se precisar de espaços em branco à esquerda do aviso ou o valor padrão.. Começar um novo desenho e fazer a inserção por Insert e Xref. identifica cada ocorrência de um atributo no desenho.Dá aos atributos um valor fixo para as inserções de blocos. em váriass posições e em várias escalas. Set Variable – Configura as variáveis. referindo-se a caracteríticas do arquivo de desenho atual e sobre o sistema operacional.Ponto base de inserção.Especifica que os valores do atributo não aparecerão quando você inserir o bloco. Preset .Pede para verificar se o valor do atributo esta correto quando você insere o bloco.Selecione os objetos que farão parte do bloco. Você pode digitar até 256 caracteres nos quadros de texto. Sempre que se insira um bloco que contenha atributo variável. Constant . A identificação pode conter quaisquer caracteres.Informe o nome do novo bloco. A seleção de Constant na área Mode desativa o quadro Prompt. e criar um bloco interno de uma parte do mesmo.Especifica a identificação do atributo ou seja. O IntelliCAD 2010 by CADian substitui as letras minúsculas e maiúsculas. .Especifica o aviso do atributo que aparece quando você insere um bloco que contém esta definição de atributo. a entrada Tag torna-se o aviso. e criar um bloco externo de uma parte do mesmo. Se a área do aviso estiver vazia. . . Fazer a inserção deste bloco neste desenho. inicie a string com uma barra invertida (\). exceto espaços.Esta opção faz uma listagem na tabela texto. Status . e analisar as diferenças.dwg. o IntelliCAD 2010 by CADian solicitará o valor para aquele atributo. Verify . Prompt . ATRIBUTOS Este recurso possibilita o uso de textos variáveis no uso de blocos (símbolos).dwg. Se for necessário que o primeiro caracter seja uma barra invertida.

Import: Importar menus : . dentro do quadrado. C.Colocar um atributo chamado código.Menus: Menu superior. .MNS. Cria o atributo e mantêm a caixa de diálogo ativa para outro atributo.icm. Entre com o identificador (pergunta). L. . pode mudar a aparência de muitos aspectos do programa e modificar os menus e caixas de ferramentas exitentes. .mnu. com altura=2. Por exemplo. Selecione para criar Atributo Invisível(Hidden). Capítulo 14 – PERSONALIZAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO Comando : Customize . Selecione para fazer pergunas de confirmação (validação) dos valores dos atributos. Visível. . Especifique as coordenadas x. porém após inserido o símbolo.Delete: Remover opção já implementada. e o valor prompt (pergunta) é: Qual é o código : . combinando teclas. .Close: Fecha este formulário (quadro de diálogo). . B.Rename: Alterar o nome de alguma opção existente. Escolhe o estilo de texto. armazenando as alterações. J. . já definido neste desenho. K.mns . Para cada opção do menu. O IntelliCAD 2010 by CADian importa menu nos formatos : . M. O.Reset: Voltar opções originais.Um quadrado de 5 unidades de cada lado. . Selecione o ponto de inserção do atributo Exercício : . Digite o nome do atributo. Cria o atributo e finaliza o comando. Entre com o valor fixo.Aliases (atalhos): Letras de atalho. Selecione para criar um atributo que o valor é fixo. As possibilidades de personalização são: . devemos associar um comando do IntelliCAD. Características do atributo: não constante. é possível alterar o seu valor. ou criar novas caixas. . N. Especifica a altura do texto do atributo. Selecione para criar um valor fixo para atributo. E. .Export: Salvar o menu existente. . I.MNU e *. G. com Verify. Escolhe a justificação do texto (alinhamento). . Especifica o ângulo de rotação do texto do atributo. *. O quadro de diálogo abaixo apresenta os botões: Insert.Criar um símbolo contendo : .Insert: Acrescentar opções ao menu.Personalização (Menu : Tools > Customize) O usuário pode personalizar o IntelliCAD de diferentes maneiras.Barras de ferramentas: Agupamento de ícones.Teclado: Cria macros .z de inserção do atributo. H. D. . Delete e Rename que permitem a manutenção do menu: .y. F.A.ICM. Customerização de Menus O usuário pode personalizar menus e salvá-los em arquivos externos. que será exibida na inserção do símbolo com atributos.

F7: Ortogonal. Para cada macro devemos associar um comando do IntelliCAD 2010 by CADian. Este recurso permite criar ícones que agrupados podem formar uma nova barra de ferramentas. Para cada ícone criado ou alterado. Customerizando Toolbars O usuário pode criar e modificar as barras de ferramentas existentes.Customerizando Toolbars O usuário pode criar e modificar as barras de ferramentas existentes. devemos associar um comando do IntelliCAD 2010 by CADian. exemplo F6 : coordenadas ligadas ou não. Este recurso permite criar ícones que agrupados podem formar uma nova barra de ferramentas. . Customerizando Keyboard O usuário pode atribuir macros para teclas especiais que certamente ajudarão o usuário no acesso rápido a grande quantidade de comandos do IntelliCAD 2010 by CADian. que será visualizada e poderá ser arrastada e fixada em qualquer local da tela. que será visualizada e poderá ser arrastada e fixada em qualquer local da tela.

devemos associar um comando do IntelliCAD 2010 by CADian. Estes "apelidos" são definidos com grande facilidade utilizando : Customize > Aliases do IntelliCAD 2010 by CADian. a área gráfica inicial de trabalho é chamada de Model . Toda a configuração de atalhos de comando pode ser armazenada em arquivo atravéz da opção Export. por exemplo. a letra E está configurada para executar o comando Erase. como é mostrado acima. a pergunta feita é : Variable name or ? :. nesta solicitação o usuário pode digitar o nome de uma variável. basta digitar o comando Setvar. o usuário pode digitar o nome do comando e teclar Enter ou barra de espaços. Alguns comandos podem ser executados digitando um "apelido/atalho" ao invés do nome.Customerizando Atalhos Para facilitar a entrada de comandos via teclado. O formulário abaixo mostra as opções de personalização. Para cada atalho criado ou alterado. Normalmente. alguns destes "apelidos" são: L : LINE EX : EXTEND TX : TEXT A : ARC CO : COPY Z : ZOOM MI : MIRROR TR : TRIM M : MOVE C : CIRCLE PL : POLYLINE E : ERASE Etc Variáveis do IntelliCAD Comando: Setvar O IntelliCAD armazena internamente a configuração de todo o ambiente de trabalho em variáveis que podem ser alteradas a qualquer instante. Para acessar estas variáveis. Paper Space / ModelSpace Quando começamos um desenho. ou digitar ? para listar as variáveis e seus valores atuais.

Abrir o NotePad (Início > Programas > Acessórios > Notepad) Podemos também utilizar outro editor de texto tal como: WordPad. O IntelliCAD 2010 by CADian listará as variáveis existentes e seus valores. Exemplo de uso na área de comando: (/ 25. o estado=Ligado corresponde ao valor numérico=1 (um). que contém : . facilitando a elaboração de desenhos repetitivos.Apagar. que será carregado e interpretado pelo IntelliCAD. ou criar um arquivo texto.Space. StarOffice etc. Algumas funções são usadas com mais de uma finalidade. A melhor tradução de Lisp é lista. Aqui apresentaremos algumas funções básicas principais. chamada Curso. com tile viewports. chamando o comando Line. Quando Filedia=0. e desligado corresponde ao valor numérico=0 (zero). A seguir criaremos um programa em AutoLISP que solicita dois pontos na área gráfica. Quando filedia=1. Capítulo 15 – PROGRAMAÇÃO LISP O IntelliCAD 2010 by CADian possui recurso de uso de funções em AutoLISP. inclusive com o recurso de fazer anotações. Digitar a sequência de linhas de programação: (defun c:meuprog1() (setq pt1 (getpoint "Selecione o primeiro ponto : ")) (setq pt2 (getpoint "Selecione o segundo ponto : ")) (setq distancia (distance pt1 pt2)) (setq angulo (angle pt1 pt2)) (print "Distancia e Angulo ") . de diferentes maneiras. permitindo ao usuário construir uma grande variedade de rotinas no IntelliCAD. por isso perceberemos adiante que toda linha de programação usando AutoLISP®. Paper Space. Model Space. é solicitado o nome da variável. 2) Criar atalhos de comandos : . 5) Mudar valores : digitar o comando setvar. com floating viewports. Indicador Área de trabalho TILE MODEL PAPER Model Space.MM .Distance . e digitar o caracter ? e apertar novamente <enter> . com o comando Line. acrescentar neste ítem os sub-ítens : . criando bordas e títulos. chamando o comando Move. que é o nome de uma variável.Save . . o usuário pode digitar por exemplo: filedia. O IntelliCAD 2010 by CADian tem um recurso adicional na área de trabalho chamado de Paper Space (espaço do papel). no comando open é apresentado a caixa de diálogo para a abertura de arquivos padrão Windows. . selecionar a tecla <enter>.Line . baseados no WCS (World Coordinate System). Nesta área de trabalho. Microsoft Word.0 5). Podemos visualizar na área gráfica uma simples janela enxergando todo o desenho.Linha. Exemplo de criação de programa em arquivo texto: . deve estar entre parênteses. calcula a distância e ângulo entre estes pontos. 3) Criar uma barra de ferramentas. melhorando a padronização. Model Space é uma área na qual o usuário pode criar entidades 2D e 3D. Geralmente para estas variáveis. Para utilizar o recurso do AutoLISP o usuário pode usar a área de comando para digitar uma função.LL . É recomendado que o usuário conheça lógica de programação para ter sucesso no pleno uso do AutoLISP no IntelliCAD. o nome do arquivo é solicitado somente na linha de comando. e imprime os valores calculados. Exercício: 1) Criar um ítem no menu vertical. você pode criar e rearanjar visualizações do desenho. e facilitando a personalização do IntelliCAD. o resultado é 5. Paper Space representa o layout de seu desenho em papel. com o comando Erase.Move 4) Listar variáveis : Digitar na linha comando : setvar.

lsp. Salvar o arquivo texto como o nome prog1.Todas as funções do Lisp devem estar entre parênteses ALGUMA FUNÇÕES A função 1+ exemplo : (1+ 5) o resultado é 6 A função 1exemplo: (1. exemplo: (sqrt 49) o resultado é 7 GETINT: Espera que o usuário informe um valor inteiro. exemplo: (car (1 4 2 5)) o resultado é (1) . Após o programa estar carregado corretamente. usar no menu : Tools > Load Lisp > Add Files. . não serão executados pela rotina Lisp. GETPOINT: Espera que o usuário informe um ponto na tela gráfica GETREAL: Espera que o usuário informe um número real (com ponto decimal) GETSTRING: Espera que o usuário informe um ou mais caracteres. (defun c:meuprog2() (command "line" pt1 pt2) (setq raio (getreal "Valor do raio do círculo: ")) (command "circle" pt1 raio) (command "zoom""e") Observações: .4) o resultado é 3 Funções aritméticas. ANGLE: Calcula o angulo entre os dois argumentos (pontos) DISTANCE: Calcula a distancia entre os dois argumentos (pontos) CAR: Traz como resultado o primeiro ítem da lista. Observar aqui se alguma mensagem de erro foi apresentada.6 2) o resultado é 4 (/ 8 4) o resultado é 2 (* 5 7) o resultado é 35 ABS: traz como resultado o valor absoluto (positivo) exemplo: (abs -5) o resultado é 5 COS: Traz como resultado o co-seno do argumento exemplo: (cos -1.lsp). (ponto e vírgula) os caracteres a direita serão considerados como comentário. acescentando algumas linhas: (defun c:meuprog1() (setq pt1 (getpoint "Selecione o primeiro ponto : ")) (setq pt2 (getpoint "Selecione o segundo ponto : ")) (setq distancia (distance pt1 pt2)) (setq angulo (angle pt1 pt2)) (print "Distancia e Angulo ") (print distancia) (print angulo) (setq ang_graus (/ (* angulo 180) pi)) (print "Angulo em graus:") (print ang_graus) Criando um segundo programa que desenha uma linha entre os dois pontos informados. No IntelliCAD. exemplos : (+ 1 2) o resultado é 3 (.57076) o resultado é -1 (zero) SQRT: Calcula a raiz quadra do arqumento.57076) o resultado é 0 (zero) SIN: Traz como resultado o seno do argumento exemplo: (sin -1. Agora vamos alterar o programa já digitado. ou seja. onde o centro é o ponto pt1. basta agora executá-lo. se isto ocorreu. é por que o seu arquivo texto tem algum erro de digitação. selecionar a opção Load para carregá-lo no desenho atual. selecionar o arquivo texto digitado no Notepad (prog1.(print distancia) (print angulo) ) Observe que para cada parenteses aberto existe um parenteses correspondente fechando a função. Solicita o valor do raio do círculo e desenha um círculo.digitando-se na linha de comando meuprog1.Toda linha que tiver o caracter .

O IntelliCAD possui dois sistemas de coordenadas que devem ser considerados: WCS: (World Coordinate System) Sistema de Coordenadas Mundial que é utilizado pelo IntelliCAD como default.Ambiente de espaço de papel (paperspace) para efeutar composições de janelas múltiplas. e mostrar os passos da migração de 2D pra 3D. o qual é variável e pode ser configurado pelo usuário de acordo com a necessidade. exemplo: (cadr (1 4 2 5)) o resultado é (4 2 5) STRCAT: Concatena (junta) duas ou mais strings exemplo: (strcat "AB" "HG") o resultado é "ABHG" SUBST: Obtém parte de uma string exemplo: (substr "IntelliCAD" 8 3) o resultado é "CAD" ATOI: Converte dado string para inteiro exemplo: (atoi "157") o resultado é 157 ITOA: Converte dado inteiro para string exemplo: (itoa 76) o resultado é "76" RTOS: Converte dado real (decimal) para string exemplo: (rtos 1. No menu : Settings > 3D Settings > Current 3D thickness Entidades 2D Entidades 3D. Porém se o usuário a configurar o valor de Elev=5.57" Capítulo 16 – DESENHOS TRIDIMENSIONAIS O IntelliCAD 2010 by CADian contém um conjunto de características 3D. .Comandos específicos para construir entidades em 3D.57) o resultado é "1. Comando : ELEV Este comando permite especificar a elevação e a altura de objetos. na verdade é um plano com espessura 3. O UCS pode ser identificado na tela por um ícone na parte inferior direita. serão inseridos na elevação igual a 5. o IntelliCAD armazenava o valor 0 na coordenada Z. Todo desenho até agora feito em 2D. No caso de Thick=3. No menu : Settings > 3D Settings > Current 3D elevation Comando : THICK Este comando especifica a espessura do objeto a ser criado.CADR: Traz como resultado o segundo e demais ítens da lista. e o usuário desenha uma linha. UCS: (User Coordinate System) Sistema de Coordenadas do Usuário. todos os objetos criados a partir desta alteração. a linha desenhada. com espessura em Z.Possibilidade para o usuário definir um Sistema de coordenadas Pessoal (UCS). visualização e alteração de um desenho em representação tridimensional. . .Multiplas janelas para visualizar simultaneamente o mesmo desenho. de diferentes posições no espaço. composto de uma série de comandos necessários para a criação. Este capítulo não pretende detalhar a construção de desenhos tridimensionais e sim fazer uma introdução de como é desenhar em 3D. selecionando qualquer plano no espaço como plano de trabalho XY atual. sendo este configurado pelo comando UCS. . visualizando de planta. Os principais recursos para a elaboração de desenhos em 3D são: .

o canto oposto (B) e a altura (C) Comand: Wedge Cria uma cunha tridimensional com cinco superfícies planas. de 6 faces planas retangulares. Comand : Pyramid . raio da base (B). o canto oposto e a altura da caixa. Centro da base (A). Comand: Cone Você pode criar um cone tridimensional definido por um círculo (base) e um ponto perpendicular ao plano da base. Primeiro canto da base(A). e altura (C). No menu escolha : Insert > 3D Entities > Box Especifique o primeiro canto. canto oposto da base (B) e altura (C). A a base da caixa é sempre paralela a UCS corrente.Comandos de geração de objetos de superfície: Comand: Box Cria caixa (paralelepípedo) retangular ou cubos. Primeiro canto da base (A).

A posição da esfera é especificada por um ponto central.Você pode criar um tetraedro (pirâmide de três lados) ou uma pirâmide de quatro lados. Comand: Dish . Os lados (faces) encontram-se em um ponto. As linhas de latitude da esfera são paralelas ao plano xy da corrente UCS. e altura (C). Comand: Sphere O IntelliCAD 2010 by CADian cria esfera. A base do cilindro é sempre paralela ao plano xy da UCS corrente. o raio da base (B). a altura do cilindro é sempre paralela ao eixo z. O tamanho da esfera é determinado pelo raio ou diâmetro que o usuário precisa especificar. O eixo central e sempre paralelo ao eixo z. Centro da base (A). na UCS atual. Centro (A) e raio (B) da esfera Resulta da construção da esfera. chamado ápice. Comand : Cylinder Voce pode criar um cilindro definido por uma base circular.

Comand: Torus O IntelliCAD 2010 by CADian permite a geração de um toróide tridimensional: Centro (A) e raio de todo o toróide (B). e o raio do corpo(C).Você pode criar a metade inferior da esfera. Centro (A) e raio (B) Comand: Dome Você pode criar uma superfície que é a metade superior de uma esfera com o comando Dome: Centro (A) e o raio (B). gerando uma superfície. Selecione a entidade(A) para a extrusão no tamanho(B) O resultado da extrusão . Comand: Tabsurf (Extrusão de superfície) Você pode fazer a extrusão de um polígono.

(B). Comand: Mesh Cria superfície tridimensional a partir de poligonais: Selecioanr as poligonais de contorno e referência (A). Comand: 3Drotate .Comand: Revolv Cria uma superfície através da revolução de um polígono em torno de eixo. Resultado da superfície de revolução 360 graus. Superfície (Mesh) como resultado. (C) e (D). Selecione uma entidade (A) para ser revolucionada em torno do eixo de revolução (B).Rotação no tridimensional .

Selecione a entidade para rotacionar (A). digite o número de cópias. . especificando o ângulo a ser preenchido (B). Você pode repetir entidades no espaço tridimensional. Para a repetição retangular voce controla o número de cópias especificando o números de linhas.Repetição no espaço tridimensional. Comand: 3Darray . Resultado depois da rotaçãotridimensional. e então especifique o eixo de repetição (C e D). Para criar uma repetição polar. repetição retangular ou polar. especifique dois pontos do eixo de rotação (B e C).Você pode rotacionar entidades selecionadas em torno de um eixo no espaço tridimensional. colunas e o número de níveis. então especifique o ângulo de rotação(D).selecione a entidade a ser copiada (A).

e seu sentido podemos dizer que esta saindo do desenho em direção ao observador. O espelhamento é referente a um plano que o usuário define. Comand: 3Dmirror .Espelhamento no espaço tridimensional. especificando 3 pontos. e então especifique o primeiro ponto (B). coluna (C) e nível (D).Para criar uma repetição tridimensional retangular. não era utilizado. digite o número de linhas. Voce pode realizar o espelhamento de entidades no espaço tridimensional. Comando : VPOINT Com este comando é possível determinar uma visualização tridimensional de qualquer desenho. Selecione a entidade a ser espelhada (A). O resultado da entidade espelhada. selecione a entidade a ser repetida (A). o segundo(C) e o terceiro ponto (D) que definem o plano de espelho. Nos desenhos 2D o eixo Z. colunas e níveis. Regra da mão direita. indica o sentido positivo do eixo z . e então especifique as distancias entre cada linha (B).

configurando o incremento para estas rotações. Neste comando. permite eliminar as linhas que ficam ocultas a partir do ponto de vista adotado. e acionar a tecla <enter>. Esta mesma caixa de diálogo é apresentada quando utilizamos o menu superior: View > Dinamic View Control. o IntelliCAD 2010 by CADian mostrará uma caixa de diálogo que facilita a visualização de desenhos. olhando para objeto. Para cada janela o usuário pode selecionar uma visualização diferente (zoom ou vpoint).Também chamado Vports. Comando: Shade Este comando permite realizar modelações de objetos 3D no próprio editor de desenho. o objeto aparece como se todas as superfícies que o compõe.O comando vpoint inicialmente solicita uma coordenada. se o usuário ao invés de digitar as coordenadas. Comando Viewports (menu: View > Viewports). preenchendo todas as superfícies com cores. Comando: Hide Uma vista qualquer de um objeto tridimensional oferece uma visualização em forma de estrutura de arame.y. separados por vírgula que indicará o ponto em que o observador está no espaço. fossem opacas. O comando Hide. Permite a criação de várias janelas para a visualização do mesmo desenho de várias maneiras. Y e Z. podendo até utilizar-se de recurso de visualização 3D. As opções deste comando são: . Após executado o comando.z. fazendo a rotação em torno dos eixos X. Formulário de controle de visualização tridimensional. com valor x. acessa o formulário a seguir que dispõe de recursos para melhor visualização no espaço tridimensional.

Restore: Restaura configurações já salvadas. 2/3/4: Sugestão de criação de janelas.Search: Procura por uma palavra em todo o Help e lista os tópicos selecionados. . (E) Acima. . o usuário pode: .Favorites: Armazena os tópicos favoritos adicionados pelo usuário. O Menu é dividido em: .Menu: Help > IntelliCAD Help. . (D) A direita. (B) Duas janelas na horizontal. . com dimensão de 120 por 70 e espessura de 3 unidades.Contents: Conteúdo de todos os comandos por tópico. Single: Volta para apenas uma janela principal. . enquanto o comando Regen só faz a regeneração na janela atual. como cilindros de 5 unidades de raio e altura =100. Linguagem de programação. (C) Tres janelas arranjadas á esquerda.Barra de ferramentas Standard: Help. (A) Duas janelas na vertical. . (H) Horizontalmente. Para acessar o Help.? to list/Save/Restore/Delete/SIngle/Join/2/3/4/<3>: Save: Para salvar a configuração atual de janelas. enquanto o comando Regen só faz o redesenho na janela atual.Quatro pés. Delete: Apaga configurações salvadas. . Join: Permite juntar duas janelas. Exercício: Desenhar uma mesa tridimensional. (F) Abaixo.O tampo da mesa estará acima dos cilindros. Comando: Redraw e RedrawALL A diferença entre os comandos Redraw e RedrawALL é que o comando RedrawALL faz o redesenho em todas as janelas (ver comando Vports acima). composta por: .Área de comandos digitar : HELP. como mostra a tela abaixo. (G) Verticalmente.Index: Índice em ordem alfabética de todos os comandos e recursos. (I) Quatro janelas. Comando : Regen e RegenALL A diferença entre os comandos Regen e RegenALL é que o comando RegenALL faz a regeneração em todas as janelas (ver comando Vports acima). .Apertar tecla F1.

DXF: Arquivo de interface com outros aplicativos.BR . . 578 – 16º Andar – Centro . . Abaixo mostramos alguns tipos: .PDF: Arquivo de documento. Afonso Pena. Cada arquivo tem seu nome e extensão. Av. .EXE: Arquivo executável.PLT ou PRN: Arquivo que armazena as informações a serem impressas.SLD: Arquivo de slide.PCP: Arquivo que armazena configuração de plotagem.INTELLICADIAN.SCR: Arquivo de script que armazena uma sequência de operações. .ANEXO 1: Tipos de Arquivos Tipos de arquivos: O IntelliCAD 2010 by CADian é composto por um grande número de arquivos. .TXT: Arquivo texto. .DWG: Arquivo de desenho. .Belo Horizonte/MG – CEP 30130-001 PABX/FAX: (31) 3207-1840 – 0800 283 1840 WWW. .COM.DLL: Arquivo de componentes auxiliares a algum programa executável. Armazena uma imagem do desenho. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful