You are on page 1of 7

Português 1. RESPOSTAS Prof.

Daniel Dominguez

daniel_portugues@yahoo.com.br

Faça as contrações. Então, complete as frases. 1. (de + o = ___ ) 2. (em + o =___ ) 3. (por + as = ___ ) 4. (de + os = ___ ) 5. (a + a = ___ ) 6. (a + os = ___ ) 7. (por + o = ____ ) 8. (em + a = __ ) 9. (de + as = ____ ) 10. (em + os = __ ) Os meninos não gostaram DO bolo que eu preparei. NO próximo ano vou viajar para os Estados Unidos. Este ônibus passa PELAS avenidas mais famosas de São Paulo. Não preciso mais DOS cadernos que você me emprestou. Luísa e Marina foram À praia no último fim de semana. Você poderia entregar este comunicado AOS funcionários? Agradeço PELO apoio que vocês têm dado. Moramos NA casa do meu pai. Gosto DAS cidades do interior O vendedor colocou a mercadoria NOS pacotes.

Corrija as seguintes orações. Exemplo: Em o último sábado, o carro de o meu pai foi levado a o mecânico, pois estava quebrado. No último sábado, o carro do meu pai foi levado ao mecânico, pois estava quebrado. 1. Rosana trabalha em uma empresa multinacional. NO seu departamento há pessoas de vários países. 2. A: Eu gostei muito DO risoto de camarões. Você sabe quem o preparou? B: Foi preparado PELA Júlia. 3. Sempre que estou presa NO trânsito, procuro me distrair. Ligo o rádio DO carro e ouço músicas relaxantes. Assim, esqueço-me DOS problemas. 5. Meu filho vai sempre AO estádio assistir AOS jogos DO seu time preferido. 6. Norma acorda cedo todos os dias. Ela caminha PELAS ruas DO bairro onde mora. Somente depois DA caminhada é que ela vai AO trabalho. 7. Os suspeitos do crime foram presos PELOS policiais. NA próxima semana, eles darão um depoimento AO delegado.

Há casas modernas NA parte nova da cidade. Vocês vão AO (a / ao / à) dentista regularmente? Esse é um hábito recomendado PELOS (pelos / pelo / por um) especialistas. Estive NOS (nas / no / nos) Estados Unidos NAS (nas / no / nos) últimas férias. A: Você soube DO (do / no / pro) acidente do Frederico? B: Não.com. Acho que vou ficar mais um tempinho por aqui. OS moços e AS moças DA cidade vão À praça para encontrar os seus amigos e conversar com eles. Complete usando artigos e contrações: OS argentinos gostam de passar O verão NO Brasil. porque A água DO mar é mais quente do que NAS praias argentinas. 6. 4.Português 1. . Luísa não foi AO (ao / pelo / do) trabalho hoje. RESPOSTAS Prof. UM bar e UMA padaria. Para chegar até lá é necessário pegar UM ônibus que passa PELA rua Tiradentes. Ela fica NO interior DO estado DA Bahia. estamos visitando UMA pequena cidade brasileira. UMA farmácia. Daniel Dominguez daniel_portugues@yahoo. 2. As crianças esconderam os brinquedos NUM (numa / nuns / num) lugar onde ninguém os encontrou. Indique qual CONTRAÇÃO completa corretamente a frase. AS casas são antigas.br 8. À noite. Selma deu lindas bonecas ÀS suas filhas. O que aconteceu? A: Ele caiu DA (da / pra / à) escada. NO Natal. 7. Ficou impressionado com as enchentes. O centro da cidade é UMA praça. À noite. UM cinema. UM banco. A vida aqui é muito calma. Bruno chegou À cidade em um dia de chuva. Ela estava indisposta e preferiu ficar NA (da / pela / na) cama. seu filho. 1. onde cantam e bebem cerveja. Nesta praça há lojas. DAS (dos / da / das) pessoas presentes AO (do / ao / aos) espetáculo. Beijinhos. eles vão AOS barzinhos. 3. apenas algumas não aplaudiram. 9. As meninas passaram o dia inteiro NO quintal brincando. Você já ouviu a nova música DA (na / da / à) sua cantora preferida? Preencha a seguinte carta com artigos e contrações: Querida mãe. 5.

mas ainda janta EM casa. Fábio volta tarde. O plano-piloto. NA quarta-feira ele vai A pé para o trabalho. Esta cidade é famosa NO mundo inteiro PELO seu plano e. principalmente . Está situada NO coração DO país. Viajo para casa NOS fins de semana e aproveito para ir À praia. NO escritório ele atende OS clientes. Daniel Dominguez daniel_portugues@yahoo. o Dr. NO inverno. RESPOSTAS Prof.Português 1. ele vai DE carro). Veja a semana do Dr. OS brasileiros gostam DA neve e DO frio de Bariloche. Fábio vai A São Paulo DE avião encontrar clientes DO exterior. Sou DE São Paulo. Fica o dia inteiro NA sua sala pensando e fazendo contas. Eles também viajam ÀS cidades mais importantes. Nestes dias. Fábio é muito ocupado. BRASÍLIA Brasília é A capital DO Brasil desde 1960. para estudar. Fábio fica EM casa e recebe a visita DOS seus sobrinhos e DA sua irmã. porque é o seu dia DE fazer caminhadas. Eles almoçam NO restaurante mais famoso DA cidade. que orienta A construção DA cidade. NO sábado. OS empregados novos e O presidente. porque NO fim de semana ele não trabalha. OS prédios principais.br No entanto. Fábio faz uma visita AO setor DE máquinas DA empresa. Moro NO apartamento DA minha amiga. ele não sai DO escritório. Complete com as preposições A. Dr. Ele é o gerente DA maior empresa DA sua cidade. Eles esquiam PELAS montanhas DO sul DA Argentina. E ele sai mais cedo DA empresa. Sou DE Campinas. NA quinta. Estou NO Rio de Janeiro.com. (nos outros dias. Estudo NA faculdade de Medicina. o Dr. se parece a um grande avião. NA Praça dos três poderes. porque tem aula DE ginástica. Complete as lacunas com preposições e suas possíveis combinações com os artigos: Dr. São dois eixos que se cruzam: O Eixo Rodoviário .feira. NO sentido norte -sul e O Eixo Monumental. DE ou EM . para tornar A sede DO governo federal mais acessível A todos OS brasileiros. foi criado PELO urbanista Lúcio Costa. NA sexta-feira. À noite. fazendo as contrações necessárias: Quem é você? Eu sou Joana. quem é? Eu sou Ricardo. NO sentido leste-oeste. Estou EM Florianópolis. NA terça-feira. E você. Trabalho NA Varig. PELO estilo inconfundível DAS suas construções. E NO domingo ele dorme bastante. com suas luzes acesas. e só volta para casa ÀS 18:00 hs. NA segunda-feira vai AO escritório ÀS 8:00 hs. são O cartão postal DA cidade: O . Ele põe tudo EM ordem. Dr. Fábio.

Por favor. O abraço. o paisagista Burle Marx e O urbanista Lúcio Costa. Não seja implicante com SEU empregado. sede DO ministério DAS relações exteriores. 2. Quando são mais amigas. 5. é natural conversar com UM amigo e colocar A mão NOS ombros dele ou dar tapinhas NAS costas. acontece entre dois homens. 7. ou entre UM adulto e UMA criança. OS cumprimentos DOS brasileiros chamam A atenção DO estrangeiro. sede DO governo. é O resultado DO trabalho DE três grandes artistas brasileiros: o arquiteto Oscar Niemeyer. OS cumprimentos são. modelagem e 4. Para O brasileiro.seus. planejamento de coleções. quando duas pessoas se encontram. OS russos se beijam NA face. A figura DA Catedral é como duas mãos EM oração. Muitas vezes. entre UMA mulher e UM homem. Daniel Dominguez daniel_portugues@yahoo. 6. OS japoneses fazem UMA mesura.br Congresso Nacional. fica fisicamente muito próximo dela. É muito difícil citar todas AS construções inconfundíveis DA Novacap. O brasileiro é muito informal e afetuoso. Marly não tem telefone em SUA loja de Artigos para Festas. Complete com seu. muito afetuosos. elas sempre se cumprimentam com UM aperto DE mão. O contato físico faz parte DO comportamento social DO brasileiro. O beijinho é UM cumprimento informal entre duas mulheres. sua.Português 1. AS colunas leves deste palácio são O símbolo DE Brasília. Você pode confiar no SEU representante comercial? 3. Representações no Ceará : colocamosSEUproduto no Ceará. OS ocidentais dão UM aperto DE mão. faça o SEU trabalho direito. com suas linhas DE grande beleza e seu jardim aquático. O Supremo Tribunal Federal e O Palácio DA Alvorada. elas substituem O aperto DE mão PELO abraço ou PELO beijinho NA face. Quando ele fala com outra pessoa. SEUS sócios fizeram o curso de produção de moda. Cumprimentos NO mundo inteiro. geralmente. Geralmente. O palácio DOS Arcos. O abraço expressa grande cordialidade e amizade. NO Brasil.com. Quando duas pessoas são apresentadas. suas 1. . elas se cumprimentam. Há muitos tipos DE cumprimentos: O aperto DE mão. O tapinha NAS costas. RESPOSTAS Prof. O beijinho.

escrevendo-o no espaço.br 8.Português 1. 12. Complete com dele. 5. (dela / nossas / sua) B: Obrigada! 3. delas 14. 18. o teu investimento é da mesma quantia? 13. Amanda e Gabriela não vêem a hora de voltar e encontrar a família SUA (delas / dela / sua) 4. . Lígia e Ângela são gêmeas: o aniversário DELAS é no dia 8 de fevereiro. dela. SUA importação de produtos em madeira deu resultado? 9. O DELA também foi ótimo. (ela) Os telefones DELA são (011) 282-0644 ou 282-1126. SEU sócio já planejou nova missão: expandir a grife para todo o Brasil. Vocês se importam de deixar SUAS malas no balcão? (tuas / suas / delas) 7. Larissa e Bruno estão estudando nos Estados Unidos. Qual é o objetivo da SUA Empresa? 11. Daniel Dominguez daniel_portugues@yahoo. mas a fábrica está em Campinas. O SEU nome era Cristóvão Colombo. RESPOSTAS Prof. A: Não se preocupe: vou cuidar bem de SUA casa. deles. 15.000 para montar a empresa. SEUS amigos não acreditavam no teu empreendimento. 1. (seu / dele / teu) 2. 17. A América foi descoberta por um italiano. (suas / minhas / deles) 6. (ele/ ela) O triunfo DELE foi grande. 16.com. querido! Como foi TEU dia? (meu / teu / dele) B: Trabalhei bastante. (ela) O lucro DELA é muito baixo para tanto trabalho. como sempre. Estes rascunhos são SEUS ou meus? 10. Por que você não estaciona SEU carro sob uma árvore? (dele / seu / tua) 8. SEU sócio pode investir U$20. Espero receber notícias DELES logo. A: Olá. (ele) O escritório DELE fica no centro. Assinale o PRONOME POSSESSIVO que completa corretamente as seguintes frases. (ele) Luís Antônio e a esposa DELE procuraram uma nova fonte de renda.

.Português 1. 9. Mantenha SUA mente aberta. MINHAS amigas querem falar comigo. Nós queremos conversar com NOSSA professora de inglês. (seu / minha / meu) Os seguintes substantivos sublinhados pedem pronomes possessivos. 2. Você quer o livro DELE ou o livro DELA? 7. exercite SEU olhar no horizonte ou na contemplação da natureza. Ele tem um apartamento. Seja tolerante com os SEUS colegas e com você mesmo. RESPOSTAS Prof. Sempre que puder. Marco e Conceição têm um livro cada um.br 9. 3. Daniel Dominguez (deles / seus / delas) daniel_portugues@yahoo. Eu moro neste bairro com MINHA família. quais são? sua. Divida SUAS experiências e SEUS conhecimentos. 4. Onde eu deixei os MEUS óculos? Não consigo enxergar nada! (seus / meus / teus) 10. 3. Você conhece o MEU marido? Somos casados há seis meses. 5. 6. A oficina DELES fica no centro e o escritório DELAS é no subúrbio. 6. 8. O SEU livro é novo.com. MINHA irmã é bonita. 2. Nós gostamos de sair com NOSSOS amigos. 4. Esteja sempre disposto a cooperar com o SEU grupo de trabalho e com o SEU chefe. 5. Gosto do MEU bairro. 10. Você tem um livro. Ele vai guardar SEUS documentos na SUA escrivaninha.seu –suas-seus 1. Eles têm uma oficina e elas têm um escritório. Sintonize o canal positivo da SUA mente (e não o negativo) Complete com possessivos: Aqui poderiam ir várias respostas EM ALGUNS CASOS!!!!!!!!!!! 1. Eu tenho uma irmã. O apartamento DELE é confortável.

o advogado DELE é muito bom. Cristina vai levar os livros SEUS sobre a Bahia.com. Nós temos uma professora de português. Minha mãe tem um carro novo. vendi MINHA casa. 14. mas o pai DELE não quer. Roberto vai comprar NOSSAS passagens e Cristina vai reservar NOSSO hotel. 17. Como são controlados os gastos de SUA empresa? 20. Nós vamos sair com NOSSOS filhos. RESPOSTAS Prof. Vou abrir MINHA Empresa de Informática. Roberto prefere viajar de carro. não vendi MEU apartamento. 19. Procuramos interessados em NOSSOS serviços de registro de marcas e patentes. Daniel Dominguez daniel_portugues@yahoo. O carro DELA é verde. Na empresa DELE a venda mensal superou em 30 % a MINHA . Eu vou convidar MEUS pais e MINHAS amigas para a festa. Vou viajar no domingo que vem para a Bahia com MEUS amigos Roberto e Cristina. 24. 15. Elas têm uma amiga francesa. mas tenho que falar com o advogado do MEU cunhado. 23. NOSSA empresa foi criada por alunos dos cursos de graduação em Administração. NOSSA viagem vai ser muito interessante. você vendeu SEU apartamento? Não. obtive muito proveito já que recebi inúmeros telefonemas. 25. A NOSSA professora é legal. Luísa.Português 1. . 21.br 11. 16. 12. Agradeço a menção do MEU nome na reportagem. A amiga DELAS mora em Paris. Você esqueceu a SUA pasta no balcão da recepção. 26. além disso SUA esposa é assessora fiscal e tributária. Comunicação da UFRJ. 22. Ele vai telefonar para SUA mãe hoje à noite. 18. André. onde trabalha SUA irmã? MINHA irmã trabalha na padaria. 13.