CURSO BÁSICO DE VIOLÃO PARA INICIANTES

(TEORIA E PRÁTICA)

PROFESSORES OSVALD FELIX (SENNA) e DANYEL SALES

Melodia .Treinar. Violão Solado Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. que seja pouco mas todo dia.Executar os exercícios com atenção na posição correta das mãos. ALGUMAS DEFINIÇÕES Música . dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo. você está coordenando as mãos e melhorando os músculos dos dedos. Ritmo . quem sabe você não descobre algumas manhas.Combinação de sons sucessivos.Evitar tocar de qualquer forma para não adquirir vícios. . . 3. 1. 2. não tenha vergonha das suas dúvidas e muito menos de tentar esclarecer com alguém.É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.Fazer os exercícios com atenção. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento. Tudo que você vê sobre violão dê uma lida.Procurar ouvir todos os acordes e memorizar suas características. . este são alguns dos primeiros passos para posteriormente iniciar um estudo com mais profundidade. . que você pode vencer se for persistente e programar um horário certo para o treino. . No principio do aprendizado existe muita dificuldade para se obter um som agradável. PARTES DO VIOLÃO 1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8: 9: 10: TEORIA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________DANYEL SALES .TEORIA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________DANYEL SALES INTRODUÇÃO Neste estudo ofereço uma força para quem quer iniciar o estudo do violão. Harmonia . Este começo é muito difícil sendo um grande desafio.Combinação de sons simultâneos. EXISTEM MANEIRAS DIFERENTES DE TOCAR O VIOLÃO: Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto.Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executa das. Ao fazer os exercícios com atenção.

notava-se que havia variação sonora entre algumas dessas notas. entre quais notas existem esses meios-tons (aqui representados pelas lacunas): __ A __ B C __ D __ E F __ G __ Portanto entre SÍ e DÓ e MI e FÁ não há meio tom. TEORIA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________DANYEL SALES PRÁTICA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________OSVALD FELIX . SUSTENIDO E BEMOL Durante muito tempo essas notas musicais eram soberanas. esses meio-tons foram chamados de acordo com as notas próximas a eles pela relação sustenido e bemol. uma nota que recebe dois nomes pela relação sustenido e bemol. até que mais tarde surgiram os MEIO-TONS que preenchem justamente esses espaços.TEORIA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________DANYEL SALES 4. Executar uma música é. Assim. NOTAS MUSICAIS Notas musicais são sons tonantes organizados em uma escala muito conhecida. que é uma nota como qualquer uma. portanto. Para simplificar a nomenclatura. • Bemol (b) é o meio-tom posicionado um espaço antes da nota. MÍ. Cada espaço desses. Saibamos primeiro. Só que. representamos estas notas por letras. portanto. Entretanto. SOL. Veja abaixo: 5. Estas são as famosas notas musicais básicas. ao contrário de serem nomeados por outros nomes. selecionar estas notas numa melodia. dizemos que o espaço entre as notas C e D tem um meio-tom. RÉ. recebe dois nomes pela relação sustenido-bemol: • Sustenido (#) é o nome do meio-tom com relação à nota que está à sua frente. FÁ. DÓ. tornar-se-iam notas. LÁ e SÍ. que na verdade.

ACORDES MAIORES PRÁTICA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________OSVALD FELIX PRÁTICA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________OSVALD FELIX .

ACORDES MENORES PRÁTICA MUSICAL_____________________________________________________________________________________________________________OSVALD FELIX .