P. 1
COMO FAZER UM EBÓ

COMO FAZER UM EBÓ

|Views: 825|Likes:
Published by Diego T Jagun

More info:

Published by: Diego T Jagun on Aug 08, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/06/2015

pdf

text

original

COMO FAZER UM EBÓ

Email: heraldodexango@oi.com.br

Falando Djedje
Doté Heraldo D`Xangô
Sempre que for fazer um ebó para pessoas de Ode, substitua o mel por melado de cana ou açúcar. Quando houver entre os ingredientes do ebó (farofa) de mel, faça padê de melado ou açúcar. Quando mandarmos regar um ebó com mel, no caso de filhos de Ode, regue com melado ou cubra com açúcar. Sempre que for mexer com o Odú Oxê, ponha um acaçá branco dentro de casa. Para fazer acaçá branco, use sempre farinha de acaçá. O acaçá feito com creme de arroz é somente para egun. Sempre que fizer ebó para afastar negatividade de um Odú, faça outro para atrair a positividade do mesmo. Não faça ebó para a positividade de um Odú sem antes verificar de que forma este Odú está atuando na vida do cliente (não podemos positivar um Odú que esteja atuando da forma negativa. Neste caso é necessário afastar a negatividade antes de atrair a positividade). Não faça ebó para atrair positividade de um Odú na fase da lua minguante. Sempre que fizer um ebó para afastar a negatividade de um Odú, após o ebó, o cliente deverá tomar banho com ervas do Orixá do mesmo, a não ser nos casos em que especificamos o banho que o cliente deverá tomar. Se não souber qual é o Orixá do cliente, este deverá tomar banho com ervas D‘Oxalá. Quando o cliente for fazer apenas ebós positivos, o banho de ervas deverá ser antes do ebó. Não mexa com um Odú se não houver necessidade, pois quanto mais negativo for um Odú, mais positividade ele trará, por isso, antes de afastar a negatividade de um Odú, verifique se ele está realmente atuando de forma negativa na vida do cliente. O trabalho com Odús exige seriedade e bom senso, pois, quando se mexe com um Odú indevidamente, ao invés de trazer benefícios poderá acarretar problemas para a vida da pessoa. REALIZE OS TRABALHOS DE ODÚ COM O MÁXIMO CUIDADO, PARA QUE ESTES TRABALHOS TRAGAM BENEFÍCIOS PARA VOCÊ SEUS CLIENTES. Quando houver qualquer tipo de feijão entre os ingredientes do ebó, não passe no cliente, apenas cruze o cliente com o prato em que está o feijão e depois ponha o feijão no morim ou alguidar. Quando for fazer ebó que tenha que vestir o cliente com morim, basta fazer um buraco no centro do morim e vesti-lo como se fosse uma túnica.
4 REVISTA ODARA Nº 8

Quando recolher uma pessoa para feitura, além de todos os ebós que devem ser feitos no iyawô, afaste também a negatividade de Ossá, mesmo que o iaô não carregue este odú. Quando for arrumar moedas em ebós do Odú Obará, coloque-os sempre com a “cara” para baixo e o valor para cima. Só use moedas antigas nos ebós que pedem este tipo de moeda. Nos outros ebós use sempre moedas atuais. Todo ebó positivo que tenha que ser arriado em estradas ou encruzilhadas, deve ser posto sempre do lado direito, na direção de subida. P. Ex.: Estrada Rio – São Paulo – subida: direção São Paulo; descida: direção Rio de Janeiro. Nunca deixe sobras de ebó dentro de casa. Ao passar ebó numa pessoa, tenha sempre a preocupação de vestir-se de branco, cobrir a cabeça com um ojá e colocar no pescoço um fio de IANSAN, OBALUAYÊ ou OGUN. Sempre que fizer um ebó, deixe a porta da rua aberta e ponha no meio da porta uma quartinha com água e uma vela acesa. A água será usada para despachar a porta antes do ebó sair. Quando uma pessoa sai para despachar um ebó, é necessário que outra pessoa ponha uma quartinha com água na porta da rua. Esta água será usada pela pessoa que levou o ebó para “despachar a rua”. Sempre que houver alguém recolhido na casa para qualquer tipo de obrigação, é necessário que todas as pessoas que chegarem na Roça “despachem a porta”. É necessário fazer defumador na casa após a realização de ebós para despachar negatividade. Depois de fazer ebós para despachar negatividade, é necessário lavar o local onde o ebó foi feito com bastante água. Todo ebó deve ser feito com o cliente de frente para a rua. Todas as pessoas que ajudarem num ebó para despachar negatividade, após o mesmo devem tomar banho com as ervas de seu Orixá. É aconselhável na realização dos ebós, ter sempre como ajudantes pessoas de IANSAN, OBALUAYÊ ou OGUN. Para refletir: “UM BOM REMÉDIO MAL UTILIZADO, PODE LEVAR SEU USUÁRIO À MORTE”. Atenção: NÃO MEXA COM OS ODÚS DE UMA PESSOA SEM ANTES VERIFICAR SE ESTA PESSOA TEM VUMBE.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->