JIG

APCD – SBC Curso: Oclusão na Clínica Diária
Prof. Paulo Fortes Assistente: Francisco Gouveia
18/02/2010

JIG

Dispositivo que permite a repetitividade da R.C.

.Antes de confeccionar o JIG  Usar o compasso de Willis para que se tenha uma idéia aproximada da altura a ser alcançada.

Confeccionando o JIG Material necessário:        Resina Duralay Isolante Espátula 24 Pote dappen Pote com água Fresas e borracha para acrílico Carbono .

2º Passo: Isolar cuidadosamente os dentes superiores onde será feito o JIG e selecionar o dente inferior.Confecção do JIG: 1º Passo: Misturar pó e líquido do acrílico em um dappen e cobrir com água para aguardar a presa. .

o paciente deve estar deitado.Confecção do JIG: 3º Passo: Acomodar a resina (já na fase plástica ) nos dentes selecionados. envolvendo toda a face vestibular e palatina. .

.Confecção do JIG: 4º Passo: Modelar a face lingual de forma que se crie uma aresta.

.Confecção do JIG: 5º Passo: Manipular a mandíbula e observar se a posição da aresta coincide com o dente inferior escolhido.

.Confecção do JIG: 6º Passo: Resfriar o JIG durante a polimerização do acrílico. retirando-o da boca e mergulhando em água previamente reservada e voltando a boca até o final da polimerização.

.Confecção do JIG: 7º Passo: Acabamento prévio do JIG para que fique confortável para o paciente. sem alterar a aresta.

Confecção do JIG: 8º Passo: Ajuste do JIG 1º colocá-lo em posição e observar a efetividade da aresta . .posterior da mandíbula.se a aresta induz o deslize ântero.

Confecção do JIG: Ajuste do JIG 2º executar os testes fonéticos e de deglutição Ao pronunciar palavras com o fonema “te” o paciente deve relatar um leve toque no JIG. O paciente deve ainda conseguir deglutir normalmente saliva ou água. sem esforço. .

.Confecção do JIG: Ajuste do JIG Se o paciente tiver dificuldade com os testes deve-se diminuir a aresta até que ele consiga falar e deglutir normalmente.

.Confecção do JIG: Ajuste do JIG O desgaste da aresta tem que ser feito sem modificar a inclinação da aresta e sim a sua altura.

.Escolher uma cúspide vestibular de um dente inferior. .Confecção do JIG – Confirmando o Registro Com o JIG em posição: .Fazer coluna de resina foto (sem ataque ácido) com base grande e terminando em um ponto na fossa do dente superior antagonista.

Confecção do JIG – Confirmando o registro .

Confecção do JIG – Confirmando o Registro .

Confecção do JIG – Confirmando o Registro Remover o JIG e repetir os testes fonéticos e de deglutição: Se o JIG estiver correto. o paciente deverá passar pelos testes sem “ derrubar “ a resina. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful