Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Exercícios de Aplicação

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 1
Os riscos decorrentes das operações efectuadas pelos trabalhadores podem estar na origem de: A. Acidentes; B. Doenças profissionais; C. Acidentes de trabalho; D. Todas. Numa loja, um trabalhador, tem o espaço à sua volta desarrumado e sujo com materiais e produtos que utilizou e que foi atirando para o chão. Um seu colega, ao passar escorregou e caiu, tendo sido levado ao hospital por ter dores muito fortes num braço. Felizmente, as suspeitas de fractura do braço não se confirmaram, tendo-lhe sido, apenas, receitados comprimidos, gelo e repouso. À luz da Lei n.º 100/97, de 13 de Setembro, diga quem é o responsável pelo ocorrido: A. O trabalhador que caiu, porque devia ter olhado para o caminho que pisava; B. O trabalhador sentado à bancada de trabalho, por ter sido negligente quanto à arrumação e limpeza do seu espaço de trabalho; C. A entidade patronal, por permitir que as condições de trabalho, no que diz respeito à organização e limpeza, se tivessem degradado; D. Todos os intervenientes. Ainda segundo o mesmo diploma legal, considera-se acidente de trabalho aquele que ocorre no: A. Local de trabalho; B. Tempo de trabalho; C. Local ou tempo de trabalho; D. Local e tempo de trabalho; E. Em qualquer das situações referidas em A, B, C e D.

2

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

podendo o trabalhador estar exposto a esses contaminantes durante muito tempo (meses. D. Ter sido provocada pelo trabalho ou conste da Lista de Doenças Profissionais. Diga que nome se dá a essa dose: A. para outros contaminantes. quando é ultrapassada essa dose. O médico de família ter classificado essa doença como doença do trabalho. Dose suportável. C. Ter sido provocada pelo trabalho e conste da Lista de Doenças Profissionais. A exposição dos trabalhadores a certos contaminantes. No entanto. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 3 . Qualquer das anteriores. não se manifesta imediatamente. Dose nula. B. Dose admissível. embora também muito grave. a intoxicação.SEGURANÇA. B. anos) até começar a se sentir doente. C. Dose limite. pode desencadear uma intoxicação grave e de manifestação imediata. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 2 Escolha a/s condição/ões necessária/s para que uma doença possa ser considerada Doença Profissional: A. A dose de uma substância tóxica depende de: Os contaminantes do ambiente de trabalho quando ultrapassam determinada dose podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. D.

Soldas de estanho. Insecticidas de madeiras. B. 4 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . Tintas metálicas. Solventes (diluentes) de vernizes. F. D. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO Complete a seguinte frase: "A Toxicologia dá a estes últimos contaminantes o nome de tóxicos Assinale em que tipo de substâncias estes tóxicos aparecem: A. ". G. Colas.SEGURANÇA. C. Componentes (ligantes) do cimento. Pigmentos. E.

SEGURANÇA. A. Explicitar as obrigações do empregador e do trabalhador. como diploma enquadrador da SHST no normativo nacional. Indicar as modalidades de organização dos serviços de SHST. Realçar a importância dos Princípios Gerais de Prevenção. como os pilares de um sistema de SHST. A protecção colectiva é prioritária em relação à protecção individual. Verdadeiro B. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 3 Descrever a importância do decreto-lei nº 441/91. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 5 . Falso.

decorrentes da não implementação da SHST. com custos pessoais e materiais. 6 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO .SEGURANÇA. na área(s) de actividade do grupo e formandos. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 4 ACTIVIDADE EM GRUPO Trabalho escrito. em que cada formando desempenha o papel de um trabalhador do Sector do Comércio. Dever-se-ão simular situações.

os extintores? Em determinadas situações deverão ser colocados vários extintores. colocados. pelo menos. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 7 .SEGURANÇA. Dê exemplos de características do local de trabalho a ter em conta para a determinação do número de extintores a colocar. Refira quais as classes de fogo e quais os materiais que lhes dão origem. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 5 Onde devem ser. sempre.

HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 6 Qual é a sensibilidade. a dispensa de possuir condutor “terra”? 8 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . que deve dispor um quadro eléctrico para evitar o risco de electrocussão? Qual o símbolo de protecção do risco eléctrico que afixado na placa de características de uma máquina eléctrica.SEGURANÇA. em ampères.

SEGURANÇA. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 7 Entre a iluminação natural e a iluminação artificial qual a que melhor se adapta à visão do ser humano? O que é necessário para que uma iluminação possa ser classificada de adequada? Quais são os equipamentos que medem a iluminância? EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 9 .

80 B.SEGURANÇA. a que podem estar sujeitos os trabalhadores? Para 8 horas de trabalho diário. 85 D. 90 dB dB dB dB 10 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . qual é o valor máximo de ruído a que pode estar sujeito um trabalhador sem ser obrigado a utilizar protecção auricular? Refira a partir de que nível sonoro contínuo há risco de surdez profissional: A. 82 C. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 8 Existe regulamentação para os níveis de ruído elevado nos locais de trabalho? Qual a metodologia que deve seguir a protecção dos efeitos nocivos do ruído elevado.

SEGURANÇA. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 9 Diga se as figuras seguintes apresentam posturas correctas ou incorrectas. na movimentação normal de cargas. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 11 .

HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO 12 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO .SEGURANÇA.

Falso. A. Verdadeiro. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 13 . HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO As figuras seguintes ilustram posturas e situações incorrectas para a movimentação manual de cargas.SEGURANÇA. B.

SEGURANÇA. 14 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO As fotografias mostram movimentações sem efeito de cargas com risco. Refira quais as principais lesões a que estas trabalhadoras estão sujeitas.

HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 15 .SEGURANÇA.

SEGURANÇA. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 10 Qual é a altura a que deve estar colocado um ecrã de visualização? Qual a altura a que deve estar colocado um teclado? Quais devem ser as dimensões da cadeira de um trabalhador? 16 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO .

SEGURANÇA. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 17 . HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 11 Treinar os formandos na adopção de posturas correctas.

A partir de que dimensões.5μ.SEGURANÇA. Todas. 18 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . Superiores a 0. B. C. as poeiras apresentam risco de chegarem aos alvéolos pulmonares: A.5μ.5μ. Nota: μ ou mícron. D. que é a milionésima parte do milímetro. Inferiores a 1. Inferiores a 0. embora nem todos apresentem a mesma gravidade. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 12 Todos os tipos de empoeiramento são prejudiciais à saúde.

SEGURANÇA. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 13 • Motivar os formandos para a gestão correcta do Armazém. realçando a simplificação do trabalho que uma boa armazenagem determina. • Dar exemplos de situações de risco no armazenamento de produtos. A figura seguinte ilustra um equipamento de trabalho desadequado e uma postura arriscada: EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 19 .

através do Fundo Social Europeu. Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social União Europeia Fundo Social Europeu 20 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO . Higiene e Saúde no Trabalho Autoria: Margarida Espiga Edição: CECOA Coordenação: Cristina Dimas Design e Composição: Altura Data Publishing Produção apoiada pelo Programa Operacional Emprego. HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO FICHA TÉCNICA Título: Segurança. Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS). cofinanciado pelo Estado Português e pela União Europeia.SEGURANÇA.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful