INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA MBA: GESTÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Disciplina: Gestão da poluição atmosférica
Prof.: Marilin Mariano dos Santos E-mail: marilin.mariano@gmail.com
27 de agosto de 2010 1

IMT . Reflexão sobre a influencia da industrialização sobre a poluição atmosférica •Base da discussão texto •Poluição do ar como causa de morbidade e mortalidade da população urbana •Monet e a poluição 27 de agosto de 2010 2 . Introdução e Fundamentos •Caracterização da atmosfera •Aspectos históricos da poluição atmosférica •Fontes de poluição •Classificação dos poluentes 3. Apresentação do curso – dinâmica e formas de avaliação 2.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Plano da Aula 01 1.

Estrutura Atmosfera: proteção gasosa chamada atmosfera. 27 de agosto de 2010 3 . Protege-nos dos extremos do espaço.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Caracterização da atmosfera . responsável por absorver e reflectir a radiação ultravioleta proveniente do sol localiza-se na estratosfera a cerca de 25-50km acima da superfície da terra. mantém-nos quentes e é a causa dos nossos sistemas climáticos. A troposfera constitui os últimos 15km de atmosfera . contém 90% da sua massa e é a região onde ocorrem os fenomenos climáticos A camada de ozono.IMT .

Curso: Meteorologia da poluição do ar.Composição Fonte: IAG/USP.IMT . Ministrado no segundo semestre de 2009 27 de agosto de 2010 4 .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Caracterização da atmosfera .

In IAG/USP. 27 de agosto de 2010 5 . Ministrado no segundo semestre de 2009. Curso: Meteorologia da poluição do ar.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Caracterização da atmosfera – Escala temporal e espacial dos principais constituintes da atmosfera global hemisférico regional local Tempo de residência na atmosfera Fonte: State and trends of the environment:1987-2007.IMT .

: anotações de aula 27 de agosto de 2010 6 .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição atmosférica – Aspectos históricos Período das Cavernas  População da terra bastante pequena Nível de atividade muito baixo Poluição atmosférica gerada por tribos nômades que utilizavam o fogo para o aquecimento Consumo de recursos naturais bastante baixo Fonte: OPAS.IMT . Curso sobre gestão de poluição atmosférica.

Fundição de chumbo em 1556 em Basel.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos (1) (2) Pré revolução industrial 1 .Fábrica de secagem de anchovas. Paris.: anotações de aula 27 de agosto de 2010 7 . Curso sobre gestão de poluição atmosférica.IMT . 1772 Fonte: OPAS. Suiça 2 .

: anotações de aula 27 de agosto de 2010 8 . cerâmica. preservação de produtos de origem animal Principais combustíveis: madeira.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos  Existências de pequenos aglomerados Início de atividades industriais de subsistência Principais indústrias: metalurgia .IMT . carvão Fonte: OPAS. Curso sobre gestão de poluição atmosférica.

IMT . Curso sobre gestão de poluição atmosférica.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos Revolução industrial (1789) Fonte: OPAS.: anotações de aula 27 de agosto de 2010 9 .

IMT .: anotações de aula 27 de agosto de 2010 10 .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos Revolução industrial (1789) Urbanização Uso intensivo de recursos naturais – principalmente do carvão vegetal como energético Geração de resíduos Proliferação de doença Tem início o uso indiscriminado do ar pelo homem como receptor e transportador de seus rejeitos Fonte: OPAS. Curso sobre gestão de poluição atmosférica.

Pennsylvânia . 32 pessoas morreram e 320 foram hospitalizações por problemas nervosos e respiratórios Fonte: Inês Moresco DANNI-OLIVEIRA. México . devido à presença de material particulado e dióxido de enxofre no ar. ambos emitidos por uma fábricas de ácido sulfúrico e de beneficiamento de zinco Poza Rica.em novembro de 1950 devido a uma inversão térmica e as emissões de enxofre de uma refinaria de petróleo.000 apresentaram problemas respiratórios e forte irritação nos olhos. Poluição do ar como causa de morbidade e mortalidade da população urbana 27 de agosto de 2010 11 .IMT .Em 1948 durante um episódio de forte poluição.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos Grandes episódios agudos de poluição do ar Dandora. 17 pessoas morreram e 6.

Poluição do ar como causa de morbidade e mortalidade da população urbana 12 .IMT . a cidade foi encoberta por partículas em suspensão de dióxido de enxofre. 27 de agosto de 2010 Fonte: IAG/USP – Curso Meteorologia da poluição do ar 2009 Fonte: Inês Moresco DANNI-OLIVEIRA. e mais 4.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos Grandes episódios agudos de poluição do ar: Londres: No período de 5 a 8 de dezembro de 1952. o fato causou 4.000 mortes na semana seguinte ao evento.000 nos dois meses que se seguiram ao episódio . produzindo o que ficou conhecido como “Névoa Negra”.

Episódio de 1962 confirmado pela presença de aerossóis ácidos: como ácido sulfúrico ou bissulfato de amônio Fonte IAG/USP – Curso Meteorologia da poluição do ar 2009 27 de agosto de 2010 13 .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluição – Aspectos históricos Grandes episódios agudos de poluição do ar pós revolução industrial  Nos anos de 1956.IMT . mais 2500 pessoas morreram devido a problemas de poluição atmosférica. ainda em Londres. 1957 e 1962 .

inconveniente ao bem-estar público. danoso aos materiais.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Poluente: definição Conforme a Resolução CONAMA Nº 3 de 28/06/1990.IMT . nocivo ou ofensivo à saúde. concentração. “qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade. tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos. poluente atmosférico e. e que tornem ou possam tornar o ar impróprio. à fauna e à flora ou prejudicial à segurança. ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade” 27 de agosto de 2010 14 .

moinhos etc. queimadas naturais . decomposições biológicas. caldeiras. 27 de agosto de 2010 15 . furacões. polens.IMT . poros. fogões. Fontes antropogênicas Móveis : Motores de combustão interna utilizados no setor transporte Fixas: fornos industriais. bactérias etc. vulcões. ventos.Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Fontes de Geração de Poluentes Fontes Naturais Terremotos.

IMT .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Fontes de Geração de Poluentes 27 de agosto de 2010 16 .

As transformações de caráter físico são em sua maioria relacionadas a fenômenos dinâmicos como dispersão atmosférica. As transformações de caráter químico relacionam-se principalmente com reações fotoquímicas 27 de agosto de 2010 Marilin Mariano Março 2010 17 .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Fenômenos Relacionados com a Poluição Atmosférica Um poluente atmosférico após emitido. difusão.IMT . pode não permanecer inerte. ele pode sofrer transformações tanto de caráter químico como físico.

IMT .Disciplina: Gestão da poluição atmosférica aula 01 Química da Atmosfera 27 de agosto de 2010 18 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful