You are on page 1of 2

Arquipélago econômico Arquipélago econômico consiste em uma estrutura em que o espaço geográfico nacional não é integrado, apresentando várias

áreas desarticuladas. O Brasil, nos tempos de Colônia, era tido como um arquipélago econômico: havia a economia açucareira no Nordeste, o algodão no Maranhão, a pecuária nos sertões, a mineração no Sudeste, e o extrativismo vegetal em todo o litoral, sul e Amazônia. Essas eram as principais “ilhas” formadoras do “arquipélago econômico”. Cada uma delas integrava-se diretamente com o mercado externo, sem se articularem em um mercado nacional. Essa conformação perdurou - com algumas alterações nos produtos - durante todo o Império e no início da República. Com a industrialização acelerada a partir da década de 1930, houve uma integração das estruturas econômicas nacionais, tendo como o centro o Sudeste, notadamente São Paulo.

estavam praticamente consolidadas as nossas fronteiras atuais. além de criar pólos de atração de mão-deobra e investimentos na região Sudeste. A economia mineradora foi importante fator de integração econômica na medida em que transformou a região das minas em pólo de atração de imigrantes (principalmente reinóis) assim como de comerciantes de várias partes da colônia. as tropas de mulas de São Paulo e as monções fluviais tomavam a direção das minas para atender uma população cada vez maior.Expansão Terreitorial A expansão e ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatores. A demanda por matérias primas para movimentar a indústria também contribuiu de maneira indireta para a integração de diversas áreas do território nacional. foram relegadas a um segundo plano. as expedições para a expulsão de estrangeiros. entre os quais se destacam as atividades econômicas. o gado nordestino e sulista. Em 1750. Já a industrialização no século XX. Ao mesmo tempo. essa integração territorial conviveu com o agravamento do desequilíbrio regional. a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar. salvo exceções. . Assim. A integração regional ocorreu à revelia da metrópole portuguesa e dinamizou de maneira significativa a sociedade brasileira. garantindo a ocupação do interior do território colonial. pois as regiões Norte e Nordeste. possibilitou a integração através de estradas para escoamento da produção e circulação de mercadorias e pessoas. com o Tratado de Madri. no entanto.