You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO C.

Curricular: Estágio Supervisionado Obrigatório II Discentes: Mitsuo Ishiguro e Reginaldo Miranda Docente: Jacineide Gabriel Escola campo de estágio: Ministro Jarbas Passarinho
Atividade Preliminar sobre Genética (3º ano “C” tarde)
1º) O que você entende por genética e qual o seu papel na sociedade atual?

2º) Mendel foi um dos primeiros estudiosos a contribuir para o desenvolvimento da genética, o que você entende pelo experimento realizado com as ervilhas?

3º) Quais foram as vantagens que Mendel obteve em trabalhar com ervilhas? Se ele utilizasse um outro exemplar, por exemplo um coqueiro ele obteria os mesmos resultados em intervalo de tempo igual ao das ervilhas? Explique.

4º) O que você entende por genótipo e fenótipo e qual a relação entre eles?

5º) Sobre a relação entre genótipo, fenótipo e ambiente é correto dizer que o: a) b) c) d) Fenótipo é determinado exclusivamente pelo genótipo Fenótipo é determinado pelo genótipo em interação com o ambiente Genótipo é determinado exclusivamente pelo fenótipo Genótipo é determinado pelo fenótipo em interação com o ambiente

6º) O que são indivíduos homozigóticos e heterozigóticos? Exemplifique.

7º) Uma ovelha branca ao cruzar com um carneiro branco teve um filhote de cor preta. A mãe é Bb e o pai é BB. . 25% com o traço recessivo e 50% com traços intermediários. se a cor branca é dominante? a) b) c) d) e) Ambos são homozigotos recessivos. 8º) O cruzamento de dois indivíduos heterozigóticos para um gene com um alelo dominante e outro recessivo produzirá descendência constituída por: a) b) c) d) 100% de indivíduos com o traço dominante 75% de indivíduos com o traço dominante e 25% com o traço recessivo 50% de indivíduos com o traço dominante e 50% com o traço recessivo 25% de indivíduos com o traço dominante. Ambos são brancos heterozigotos. Ambos são homozigotos dominantes. Quais os genótipos dos pais. A mãe é bb e o pai é Bb.