You are on page 1of 7

EQUINODERMOS

7 Ano A e B

•O filo possui cerca de 6000 espécies descritas.Filo Echinodermata (Equinodermos) • Do grego echinos: espinhos. • Os equinodermos estão agrupados em 5 classes distintas: -Asteroidea (estrelas-do-mar) -Echinoidea (ouriço-do-mar e bolacha-dapraia) -Holothuroidea (pepinos-do-mar) Ophiuroidea (serpentes-do-mar) . todas marinhas. derma: pele.

• Características gerais: Adultos -Hábito de vida: Sésseis. ou dotadas de locomoção muito lenta (os demais exemplares do filo). o sistema nervoso e os órgãos sensoriais são muito rudimentares. . como o lírio-do-mar.Além disso. O sistema circulatório é ausente ou muito reduzido. Larvas -Hábito de vida: livre natantes . a cabeça não é diferenciada.

como respiração. fixação e captura de alimentos. Tal sistema é responsável por diversas funções dos equinodermos. excreção.• Características gerais: Sistema Ambulacral (ou hidrovascular) (exclusiva do filo) -Trata-se de um sistema de tubos e bolsas cheias de água do mar. locomoção. .

Sistema Ambulacral na locomoção .

*Sistema Nervoso Consiste em um anel circular do qual partem nervos radiais que se ramificam. . As brânquias também participam da eliminação de excretas.*Sistema Digestório: completo •Possuem desde boca até o ânus.Possui receptores químicos e táteis na região dos pés ambulacrais. inervando todo o corpo. *Sistemas Respiratório e Excretor -As trocas ocorrem por meio de brânquias e o líquido celômico distribui oxigênio para as células do corpo.

com uma ou mais formas de tipos larvais.Reprodução -Sexuada. . -Fecundação externa e desenvolvimento indireto. animais dióicos (cada ser com um sexo apenas).