You are on page 1of 4

Desenhar por rumo e distância no AutoCAD

Primeiro o autocad nao utiliza rumos para descrever o poligono assim e necessario converter todos para rumo isso e simples utilize as seguintes formulas: se NE: Rumo=Azimute se SE: rumo - 180°=Azimute se SW: rumo +180°=Azimute se NW=360°-rumo=Azimute Depois de converter vamos descrever a poligonal vamos configurar o Cad Comando: units (ae da enter) Coloca campo unidade: unitiless seleciona clokwise va em direcion e coloda note descriçao 00d00'00" pronto agora pega o comando polilinha e clica em qualquer lugar para começar agora digita assim @distacia<azimute por exemplo distancia igual a 100m e azimute 32°20'30" fica assim @100<32d20'30" ae da enter e vai digitando o restante

configurar o Cad para cada um dos memoriais, um CAD para cada arquivo. se for o AutoCAD -> menu: --> Format -> Units -> " vai abrir uma janela que dá as opções para rumos e azimutes. Vamos configurar primeiro para rumos. --> na opção: "Insertion Scale" -> escolha metros ou milimetros. --> na opçao:"Angle" -> escolha Deg/Min/Seg. -->na opção: "precision" -> escolha 0d00'00". não clique no quadro "clockwise" - porque esta opção é para o sentido horário. --> no botão "Direction" -> escolha East. click OK - e seu AutoCAD esta formatado para rumos: NE SW SE NW. Você tem duas opções para digitar se memorial: a primera é direto no CAD: escolha que tipo de linha: Line ou Poliline. Se for Poliline clique no botão. clique na tela no ponto no vai começar a poligonal, ou digite as coordenadas de partida. cN ou S valordograu seguido da letra d

e assim por diante até terminar sua poligonal. Pronto o primeiro azimute foi traçado. Vamos rotacionar esse segmento traçado: ative o comando ROTATE. Lioni de Souza Figueiró Engenheiro Agrimensor Inst. de MS IMASUL-MS Proceda da seguinte forma: 1. Exemplo: @125.gov.00). A forma é @distancia<azimute. em seguida desloque o mouse para cima (dir NORTE). o tipo de angulo em grau/min/seg e precisão 0d00'00". depois Ok no quadro UNITS. selecione o segmento.Menu Format. depois ESC. d ê Ok. de Meio amb. Digite o ângulo (ex: 135d25'51) e confirme o valor digitado (Enter). Agora vamos começar a desenhar utilizando o azimute (ângulo) e distância: ative o comando Line (e o ORTHO). Clique num ponto (vértice) para inicial o desenho. .00 m 35º12'10"SW. 0. Para fazer em azimutes Repita até a opção "precision" daí em diante: Clique no quadro "clockwise" (sentido horário) --> no botão "Direction" -> escolha -> "North" click Ok .da ENTER e digite a proxima linha: @235. opção units. Escolha line ou poliline.azimutes).minutos'segundos"E ou W.ms. 235.20m 20º18'05"SE você digita na barra de comando assim: @150. Configure as unidades .20<S20d18'05"E ENTER.00<S35d12'10"W .00<230d20'10" que voce digita na barra de comando. digite a primeira distância e dê enter. Ative a opção clockwise (sentido horário . Por ex: 150.aparece novo quadro . confirme a seleção (Enter). No quadro units defina a quantidade de casas decimais (ex. Clique na tela ou digite as coordenadas de partida. 3. 2.e seu AutoCAD estará formatado para Azimutes.e ative a opção NORTH para o ângulo zero do azimute ficar na direção Norte (Vertical). definida o pto base (vértice inferior do segto).br Espero ter ajudado. A segundo maneira entre em contato: lsfigueiro@imasul.agora é só seguir o mesmo passo do ítem 2. Clique no botão Direction .

sendo que dependendo do cad utilizado o caractere º pode aparecer como a letra "d".W. Cuidado! o novo vértice pode ser o primeiro. NE. min. Sua direção é indicada por N. Em DIRECTION bem embaixo da janela. Lendo as respostas te ensino a fazer de modo mais facil. Rumo é a abertura angular medida em ambos os sentidos a partir do Norte ou Sul até um alinhamento e que forma um ângulo de 0° a 90°. minutos e segundos). Com a planta pronta e todas as linhas definidas o processo funciona da seguinte forma: 1 --> comando UNITS : configure a forma de exibição dos azimutes mudando LENGHT TYPE para decimal. 5. PRECISION para 4 dígitos. sec e PRECISION para 0d00'00". Clique no primeiro ponto da linha a se descobrir distancia e azimutes. aí vc traça a linha vertical para o novo segto. pressione ESC para sair da aplicação do comando.E. NW.4. . se o azimute toma como referencia esse pto. 2 --> comando "L" de linha + ENTER. Ok! Espero que tenha entendido e ter acertado o que vc deseja com a pergunta. espero ter ajudado!! Azimute e Rumo no AutoCAD Azimute é uma abertura angular medida no sentido horário a partir do Norte até um alinhamento (0° a 360°). Clique sobre a linha selecionada e pressione ENTER. SE ou SW. 3 --> comando "LI" de poli-linha + ENTER.S. Geralmente é a outra extremidade do segmento rotacionado. Uma janela se abrirá e nela aparecerão distancias (lenght) e azimute em ° ' " (graus. Clique OK. Em ANGLE TYPE para deg. selecione NORTE para definir direção. após selecione o segundo ponto (a linha ficará VERMELHA).

ou os seguimentos de reta que formam o ângulo ou podemos utilizar o comando "TRIM" ou "TR" para remover do desenho as partes do arco que estarão fora da medida. o programa nos dá a medida desejada. Após remover essas partes. ao colocar o cursor sobre o grip central do arco.Temos duas opções para medir tais ângulos: podemos usar o comando "DIMANGULAR" e então selecionar o arco. .