Só Para Curiosas Preguiçosas Mas Previdentes

1 – Elabore uma definição de “Organização” 2 – Quais são os principais factores que distinguem as organizações? 3 – Quais são os principais factores caracterizadores de uma organização?

4 – Em que níveis se desdobra o papel dos participantes na organização? 5 – Os objectivos da organização correspondem a quê? 6 – Explique a importância da definição precisa dos objectivos da organização. 7 – A que corresponde a estrutura formal da organização? 8 – Complete a frase seguinte: “A distribuição das tarefas organizacionais por diferentes partes e elementos da organização, diz respeito à ______________________________________.” 9 – Qual a principal diferença entre a componente formal e a componente informal de uma organização? 10 – Podemos dizer que a componente formal e a componente informal de uma organização são independentes uma da outra? Porquê? 11 – Imagine que foi contratada por uma organização de apoio à comunidade, para desempenhar funções na sua valência Lar de Idosos. Este destinar-se-á a apoiar 80 idosos. Para assegurar níveis adequados de qualidade no funcionamento do lar é necessário o seguinte pessoal:              Um(a) director(a) técnico(a) por estabelecimento que poderá ser a meio tempo, quando a capacidade for inferior a 40 utentes; Um(a) enfermeiro(a) por cada 40 utentes; Um(a) ajudante de lar por cada 8 idosos; Um(a) ajudante de lar para vigilância nocturna por cada 20; Um(a) encarregado(a) (Serviços Gerais) em estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 40 utentes; Um animador cultural em tempo parcial; Um(a) cozinheiro(a) por estabelecimento; Um(a) ajudante de cozinheiro(a) por cada 20 utentes; Um(a) trabalhador(a) auxiliar (Serviços Gerais) por cada 40 utentes. Um administrativo Uma lavadeira Uma costureira Um motorista

Face a este quadro de pessoal, elabore um organigrama que represente a estrutura formal da organização em que irá trabalhar.

12 – Descubra as palavras correspondentes às pistas.