P. 1
pra ft20

pra ft20

|Views: 2|Likes:
Published by Hugo Vasconcelos

More info:

Published by: Hugo Vasconcelos on Aug 27, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/23/2015

pdf

text

original

Curso – Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho Módulo – Plano de emergência – implementação Formando – Hugo Vasconcelos Formador – João Vasconcelos

29-04-2013

Concluído o módulo Plano de emergência – implementação, este com uma carga horária de 50 horas e lecionado pelo formador João Vasconcelos, foi-me bastante produtivo e necessário para qualquer Técnico de higiene e segurança no trabalho. Durante as 50 horas tínhamos como objetivo, aplicar técnicas de primeira intervenção em socorrismo, reconhecer os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência. Daí que tenho em meu domínio o conhecimento de todos os equipamentos de intervenção, coletivos e individuais. Em meios de intervenção coletiva contra incêndios, o primeiro ponto a ter em conta é saber ler/interpretar uma planta de emergência, pois a mesma tem o objetivo de informar como indicar os meios de primeira intervenção que em caso de incendio todos nós podemos utilizar, como também o principal da mesma ajudar a quem estiver perante uma situação de risco a evacuar-se de modo rápido e da forma mais correta (caminho a percorrer) este caminho a percorrer é completado pela sinalética de evacuação. Também e de elevada importância temos, os detetores de fumo, incendio em que todos esses equipamentos de intervenção automática estão todos ligados a uma central no próprio edifício (SADI), central esta de enorme importância, pois através dela identificamos onde está a ocorrer o problema, como também a mesma nos alerta ao problema e também a mesma perante a identificação de um incendio comunica automaticamente os serviços necessários, (bombeiros) daí que esta central de enorme importância seja o ponto interventivo que deve estar mais protegido, chamado Ponto Nevrálgico (deve-se localizar na zona mais segura da organização/edifício) pois como já referi anteriormente a (SADI) é que nos vai indicar, identificar, comunicar, como fazer todos os meios de intervenção a ela ligados começarem a combater o risco (incendio).

Foi bastante o conteúdo que abordamos, todo ele necessário para uma boa compressão para qualquer situação de emergência seja no trabalho como a nível pessoal, sinto-me mais bem informado sobre tudo o que toca ao evacuamento e os seus meios, perante qualquer emergência com certeza agora procederei bem melhor.

Neste módulo fizemos uma visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada, em que por motivos pessoais não pude ir, mas contudo sei o que foi feito, pois foi me transmitido antes e depois o contexto da visita, em que os meus colegas tiveram a oportunidade de ter uma mini formação com extintores e como manusear de melhor maneira este meio perante um fogo, de maneira rápida e eficientemente. Em prática e como observador, fizemos um simulacro nas instalações da APRODAZ, de forma a ver a equipa de segurança da mesma como desempenha o evacuamento do edifício, perante uma situação de emergência, foi bastante engraçado estar como observador, pois depois de bastante conhecimento teórico ao longo de todas as aulas e com o conhecimento de todos os procedimentos de evacuação, consegui avaliar/criticar a equipa em questão, que de forma geral a equipa esteve bem, todos sabiam o papel a desempenhar e como fazer toda a evacuação de maneira rápida e ordeira. Contudo mas por motivos técnicos o alarme não foi desarmado, pois o código de rearme da SADI não estava correto, daí que os simulacros servem para isso mesmo, em cenários fictícios (sem perigo nenhum), podermos reavaliar alguns pontos que necessitam ser revistos para que num cenário real, tudo corra bem. Este módulo será de enorme importância para qualquer Técnico de H.S.T, pois seja em qualquer organização; empresa ou indústria onde poderemos atuar, em todos eles teremos Planos de emergência.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->