Curso – Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho Módulo – Projeto- definição Formador – João Moniz Formando – Hugo Vasconcelos 24-01-2013

Terminado mais um módulo, este designado Projeto – Definição com uma duração de 50 horas, nos lecionados pelo formador João Moniz, começamos a desenvolver o nosso Projeto, sendo que primeiro nos foi explicado qual o objetivo do mesmo (Projeto). Daí que nos foi esclarecido como Identificar a área de higiene e segurança do trabalho, como também, Reconhecer os métodos utilizados na definição de um projeto. Depois de perceber todos esses objetivos e entendê-los, demos inicio ao nosso Projeto, em que consiste em construir um Hotel fictício como também desenvolver um manual de segurança para o mesmo. E com o apoio do Formador João Moniz, demos inicio a este trabalho e que por sua vez vou aqui abaixo deixar, algumas das características do trabalho que estamos a desenvolver e que muito têm me ajudado bastante a compreender o papel de um Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho tem de fazer e toda a responsabilidade que o mesmo tem de ter. Daí que para a conclusão com êxito de um Projeto, temos que em primeiro, saber o que vamos fazer, construir como justificar o próprio e o sector onde vamos atuar, de seguida temos de definir objetivos a obter na nossa área especificamente, como também em primeiro lugar temos que conhecer o objetivo geral do projeto. Depois temos que fazer um levantamento de todos os meios necessários para a implementação do projeto (humanos, materiais, máquinas), como também ter um Plano de controlo de riscos de todas as atividades existentes como também de todas as máquinas a utilizar. Depois de todas essas medidas temos que ver se o mesmo tem viabilidade e se os custos, fazemos uma avaliação prévia a verificar tudo se está em conformidade afim de na apresentação do mesmo seja um êxito e que seja aprovado.

Concluídas estas 50 horas, eu como formando entendo que este módulo é extremamente importante para qualquer Técnico de HST, pois conseguimos ver, avaliar muito melhor agora a realidade da nossa atividade.