Você sabia que a poluição gerada pelas queimadas é responsável por mais de 70% das emissões de gás carbônico

do Brasil e atua como um acelerador no desenvolvimento de determinados problemas de saúde na população, principalmente os respiratórios como asma e bronquite. Você sabia que o maior problema das queimadas é que o fogo mata além das plantas, os animais e os microrganismos que estão presentes na terra, causando a infertilidade dos solos, a destruição da biodiversidade da fauna e flora, fragilizando agroecossistemas, produzindo gases nocivos à saúde, diminuindo a qualidade do ar e a vegetação atingida pelo fogo e, indiretamente, pode afetar os recursos hídricos (diminuindo a capacidade do solo de reter água). A queimada acaba com a vida, com a fertilidade do solo e com a biodiversidade da caatinga.

Você sabia que fazer queimada é crime ambiental? Muitas vezes alguns produtores/as fazem queimadas com o objetivo de limpar os terrenos para outro plantio ou para fazer pasto. Esta é uma prática muito antiga e barata, mas é importante lembrar que no Brasil a prática da queimada é considerada crime ambiental. É proibido queimadas de qualquer espécie com base na Lei de Crime Ambiental nº. 9605/98. Ou seja, quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” poderá ser preso e pagar multa conforme o art. 54 da Lei 9605/98. Denuncie! A queimada destrói a caatinga e acaba com sua diversidade, então quando vir queimadas denuncie. As denúncias podem ser realizadas até de forma anônima aos órgãos públicos competentes, a exemplo do IBAMA através de ligação gratuita para a Linha Verde 0800 61 8080. Todas as informações dadas são sigilosas.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA Travessa Matatu, s/n, Alto da Maravilha, Caixa Postal 12, Juazeiro, Bahia CEP 48.904-570 Fone: (74)3611-3550

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful