SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) Pregado na ADVEC sede em 23/03/2012

Por Enoque Rodrigues Nogueira, evangelista. SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO)

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33. 3); “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7. 8); “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mt 7. 11).

1 - AMOR
(Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa). Uma das maiores crises do mundo sem Deus é a falta de amor / desamor. Quem não tem amor manifesta desapego, desinteresse, desprendimento, indiferença, desprezo, desafeição, desafeto, ódio, desapreço. O Amor ágape foi colocado dentro do nosso coração pelo Espírito Santo. Não se trata de um mérito nosso.

BIBLIOGRAFIA Dicionário Priberam (www.priberam.pt). da Língua Portuguesa

“... Porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5. 5).

Bíblia On Line chamada.com.br http://www.antonimos.com.br/amor/

mas antes condenai-as. pois o SENHOR procura os que o adoram.15 ) Quem busca a presença de Deus tem brilho. = Adorar. sendo condenadas pela luz. 3 . O ser Humano é intrinsecamente adorador. magnificência. “Mas a hora vem.).SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) 2 – BRILHO (Fulgor ou luz que um corpo emite ou reflecte. e agora é. entre a qual resplandeceis como astros no mundo ” (Fp 2. Quem não cultua a Deus libera o seu coração para venerar outros deuses. Quase tudo que é feito fora da honestidade. 23) . O que provoca impressiona positivamente. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. como pelo Espírito do Senhor” (2 Co 3. Mas todas estas coisas se manifestam. Vivacidade. somos transformados de glória em glória na mesma imagem. O culto a Deus aproxima o crente de Deus. para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai. em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. que está nos céus” (Mt 5. porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.CULTO (Cultuar: Prestar culto a. Venerar). 14. filhos de Deus inculpáveis. As praticas mundanas são obscuras. “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens. 4. 3. “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. [Física] O mesmo que luminância. com rosto descoberto. porque a luz tudo manifesta” (Ef 5. refletindo como um espelho a glória do Senhor. no meio de uma geração corrompida e perversa.11-13 Quem busca ao SENHOR resplandece como astro. 16). 5. “Mas todos nós. se não alinhar o seu coração para Deus ele se inclinará para os falsos deuses. [Figurado] Esplendor. ética e santidade são escondidas ou em ambientes escuros. para que sejais irrepreensíveis e sinceros. A finalidade do brilho do crente é a divulgação do Evangelho. 18). 2.

sem alinhamento. sossego naquele que busca ao SENHOR. quietude. 5 . convivendo em constantes brigas. moral. que podem fazer-te sábio para a salvação. A fé produz Esperança de salvação: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras.DISCIPLINA (Submissão. Quem não busca a Deus tem uma vida confusa. Incredulidade). Esperança ≠ Cepticismo. financeira. rixas e balbúrdias. Quem não busca a Deus sofre constantemente crises de insegurança em todas as áreas. . A fé produz tranquilidade. 5. Instrução e educação). tumultuada. autocontrole e alinhamento.SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) 4 . Prova. desarranjada. A disciplina promove no crente firmeza. 15). Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = Confiança. pela fé que há em Cristo Jesus” ( Tm 3. 7. ambiental.FÉ (Uma das virtudes teologais. obediência.

E ele. 8). para que a seu tempo vos exalte” (1 Pe 5. 2. defeitos ou limitações. honra e vida” (Pv 22. Demonstração de respeito. 5. e sede agradecidos” (Cl 3. debaixo da potente mão de Deus. humilhou-se a si mesmo. submissão. ficaram limpos. dizendo: Jesus. 7 . 6). Isto quer dizer que Deus está distante dos soberbos.HUMILDADE (Qualidade de humilde. sendo obediente até à morte. Ser grato e deixar a porta que se abriu nesta condição para novas conquistas. Capacidade de reconhecer os próprios erros. Uma característica de quem não busca ao SENHOR é o desrespeito. saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos. reverência ≠ DESRESPEITO.SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) SETE ASPECTOS VISÍVEIS NO CRENTE QUE BUSCA A DEUS (ESBOÇO) 6 . Ora se está distante deles está perto de nós. 15) Os dez leprosos E. para a qual também fostes chamados em um corpo. vendo que estava são. e este era samaritano. 6). atenta todavia para o humilde. 4). E. e mostrai-vos aos sacerdotes. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas. E aconteceu que. mas ao soberbo conhece-o de longe” (Sl 138. achando que conquista todas as coisas por si mesmo. com o rosto em terra. 12 – 17). dando-lhe graças. pois. disse-lhes: Ide. Traduzindo: A humildade é a quantidade de tempo ininterrupto entre uma promessa e o seu cumprimento. os quais pararam de longe. “E. . E um deles. O crente é grato a Deus por tudo que recebe inclusive as pequenas coisas. sobriedade ≠ OSTENTAÇÃO). domine em vossos corações. e levantaram a voz. Ausência de luxo ou sofisticação. Deferência. Mestre. tem misericórdia de nós. voltou glorificando a Deus em alta voz. ORGULHO.GRATIDÃO (Reconhecimento por bem que se nos fez). respondendo Jesus. vendo-os. “Humilhai-vos. “Ainda que o Senhor é excelso. entrando numa certa aldeia. achado na forma de homem. indo eles. ostentação arrogância e orgulho. Modéstia ≠ ALTIVEZ. Quem busca a Deus é humilde por ser participante da natureza de Cristo que se humilhou em obediência ao Pai. disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? (Lc 17. “E a paz de Deus. e caiu aos seus pés. 4. e morte de cruz” (Fp 2. ARROGÂNCIA. Simplicidade. Quem não tem Deus costuma ser ingrato.

é assinatura do diploma de menção honrosa e o carimbo no passaporte para a vida vitoriosa de quem busca a Deus. .Isto quer dizer: A humildade é um cheque assinado para ser preenchido com o valor das necessidades.