Português

Tipo de Exercício: Teste Escrito de Avaliação Designação Módulo: Textos dos Media I Turma: Ano:1 Curso: Técnico de Data exercício: Formador: N.º pontos, equivalem a
Valores(extens o) Notação qualitativa

N.º Módulo 3

Ano Lectivo: 2012/2013 Formando: Classificaç ão:

Ass. Formador(a):

Ass. Formando:

Recorda o que estudaste ao longo do módulo e responde às questões que se seguem. A. Diz se as afirmações que se seguem são verdadeiras ou falsas. 1. A palavra “media” pertence à expressão “mass media”. 2. Nessa expressão a palavra “media” significa “média” (conceito matemático). 3. A palavra “media” exprime um conceito plural (meios, plural latino de medium). 4. “Os "mass media" são ao mesmo tempo canais de difusão e meios de expressão que se dirigem a um "público-alvo" definido por características sócioeconómicas e culturais, em que todos os receptores são anónimos." 5. A expressão “mass media” refere‐se à média de pessoas que lêem jornais. 6. A expressão “mass media” equivale à expressão portuguesa “meios de comunicação de massas”. 7. Os jornais, a rádio, a televisão e o telefone são os “media” mais comuns. 8. Normalmente, os textos dos “media” são textos literários. 9. Os textos dos “media” devem ser facilmente perceptíveis pela grande maioria do público. 10. A notícia, o artigo científico e a entrevista são textos não literários,
040/v0012704201 1

cotações

informativos, muito comuns nos media. 11. A crónica é um texto jornalístico com características próximas do texto literário. 12. No artigo de apreciação crítica, encontramos a emissão de opiniões pessoais. 13. O texto de opinião não implica a recorrência a uma argumentação. 14. O texto de apreciação crítica revela marcas de subjectividade.
Página 1

2. Não encontramos. Para a realização de um entrevista é necessário… a) fazer uma investigação e um relatório. termos técnicos e vários provérbios. actualmente. A internet. B. c) chama a atenção da concorrência. b) elaborar um guião que servirá de base à sua realização. b) debate.Na crónica. 18. 3. Os meios de comunicação são metaforicamente designados de “O 4º poder”. 19. Nos textos jornalísticos. c) fazer questões sobre aspectos da vida pessoal do entrevistado para atrair os leitores. 1. No texto jornalístico. Para que a informação chegue a um maior número de pessoas o jornalista deve: a) utilizar uma linguagem cuidada. A crónica apresenta características do código oral. b) chama a atenção do director. d) utilizar frases curtas e termos técnicos. o título assume um papel de relevo.15. 4. representa. assistimos à recriação de acontecimentos através da subjectividade do escritor. 17. recorrência a processos literários. d) de divertir e levar à reflexão. c) de informar e divertir. o título tem uma dupla função: a) de criticar e informar. b) utilizar frases complexas e recursos expressivos. d) fazer um relato dos acontecimentos por ordem cronológica. 16. d) chama a atenção do director e da concorrência. 2 . As agências noticiosas são as empresas de informação intermediárias entre os acontecimentos e os meios de comunicação social. Recorda o que foi estudado ao longo do módulo e para cada afirmação escolhe a opção mais correcta. A uma entrevista colectiva damos o nome de: a) diálogos tripartidos. 20. b) de captar a atenção e informar. porque… a) chama a atenção do leitor. concisa e preservar a objectividade. 5. c) utilizar uma linguagem clara. na crónica. uma das concretizações mais bem sucedidas das auto-estradas da informação.

c) esclarecer a opinião pública sobre temas históricos cujo interesse é de carácter geral. b) antetítulo. b) um comentário crítico de acontecimentos. que visa a informação e a crítica social. de forma a esclarecer a opinião pública. 6. de forma a esclarecer a opinião pública. d) um relato objectivo e imparcial de acontecimentos actuais. b) Um trabalho técnico e crítico e constitui um instrumento de difusão de conhecimentos técnicos ao público em geral. que visa a informação. A entrevista obedece a uma estrutura tripartida: a) título. d) Esclarecer justifique. b) Expor as suas ideias enquanto entrevistador. d) Introdução. o jornalista tem como objectivo a) Expor a vida pessoal do entrevistado. que visa a informação. Um artigo científico e técnico é a) um trabalho técnico-científico e constitui um instrumento de difusão de conhecimentos científicos ao público em geral. c) antetítulo. 10. título e subtítulo.c) conferência de imprensa. Pode definir-se crónica como a) um comentário noticioso de factos. c) um comentário humorístico sobre a actualidade. 7. Numa entrevista. que vive do quotidiano mas não visa a informação. d) Um trabalho técnico-científico e constitui um instrumento de difusão de conhecimentos técnicos a um determinado público. 8. perguntas e despedida. 9. d) grande entrevista. A um texto que explana a opinião sobre determinado 3 a opinião pública e informar o leitor sobre uma personalidade cujo trabalho desenvolvido tem um impacto que a . desenvolvimento e conclusão. c) Um trabalho científico e constitui um instrumento de difusão de conhecimentos científicos ao público em geral. introdução e conclusão (sendo a conclusão facultativa).

tema/assunto dá-se o nome de a) artigo de opinião. b) por jornalistas ou outras pessoas convidadas. C. b) crónica. A C B Imagem A: __________________________________________________________________________ Imagem B: __________________________________________________________________________ Imagem C: 4 . c) entrevista. c) uma semana antes do fecho de edição. d) exclusivamente por jornalistas. Quais as tipologias textuais abordadas e analisadas ao longo do módulo? Aponta uma característica que as distinga. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ D. d) Artigo científico e técnico. redige uma legenda para cada uma delas. De acordo com a mensagem que pretendem transmitir. Observa atentamente as imagens que se seguem. por escritores. 11. Os artigos de opinião são redigidos: a) com base na técnica da pirâmide invertida.

__________________________________________________________________________ Bom trabalho!  5 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful