Nome do aluno: Curso: Fundamental I

nº Disciplina: Professor: Português Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre

série/turma 5º ano

Data:____/ ____ / 2009 Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos.

Instruções: - Imprima esta atividade. Você deve trazê-la, respondida, no primeiro dia de aula. - Antes de responder cada questão, leia e pense sobre cada uma das alternativas. - Cada questão tem apenas uma alternativa correta. A letra correspondente a alternativa correta deverá ser escrita no espaço adequado

A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO

Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse. Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro. - Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo. - Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno. - Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim. - Talvez – disse a formiga -, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo. - Ei, espere – disse o trigo. Tive uma ideia. Vamos fazer um acordo! - Um acordo? – perguntou a formiga. - Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos. - Você está brincando – disse a formiga, descrente. - Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano. - Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso? - Não me pergunte – respondeu o trigo -, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim. - Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar. E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa. FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros... São Paulo, Melhoramentos, 2004

01. O grão de trigo caiu no solo esperando que (A) (B) (C) (D) a formiga o levasse para o formigueiro. outros grãos de trigo fossem procurá-lo. o vento o levasse para longe dali. a chuva o enterrasse.

Resposta: alternativa _____

02. O desentendimento entre os personagens da historia inicia quando (A) (B) (C) (D) o grão de trigo cai no solo. o trigo diz que é uma semente viva. a formiga começa a arrastar a semente. a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

Resposta: alternativa _____

03. Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela (A) (B) (C) (D) acredita que o grão vai cumprir o acordo. desconfia da promessa do grão. está se divertindo com a situação. está propondo ao trigo uma brincadeira.

Resposta: alternativa _____

04. A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque (A) (B) (C) (D) ele lhe promete cem grãos de trigo. já tem comida suficiente no formigueiro. quer o grão como amigo. sente pena dele.

Resposta: alternativa _____

05. Quando o autor diz que “o trigo tinha mantido sua promessa”, podemos entender que o trigo (A) (B) (C) (D) germinou e se tornou uma planta que gerou outros grãos de trigo. ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga. tinha permanecido o tempo todo em seu lugar à espera da formiga. roubou cem grãos da plantação vizinha.

Resposta: alternativa _____

06. Esta história trata principalmente de um acordo baseado em: (A) (B) (C) (D) trapaça e mentira. confiança e fidelidade. amizade e companheirismo. desconfiança e engano.

Resposta: alternativa _____

esses indivíduos surgiram com sexos separados – machos e fêmeas – e essa definição acontecia em função da temperatura. quando ainda era um embrião. HALLER. Milhões de anos depois. aos repteis em geral. Por que alguns animais nascem machos e outros fêmeas? Ciência Hoje das Crianças. a definição do sexo ocorre (A) (B) (C) (D) de acordo com a temperatura do ninho. apresentavam os dois sexos no mesmo indivíduo. Muito antes de você nascer. quando o filhote já é nascido. No caso da maior parte dos animais. Mas tartarugas e jacarés parecem ter preservado essa determinação do sexo de seus filhotes por meio da temperatura.156. Resposta: alternativa _____ 08. mas com a maioria desses animais o que define se um filhote será macho ou femea é a temperatura que está dentro do ninho. do cabelo. às tartarugas e aos jacarés. n. Resposta: alternativa _____ . ou seja. por exemplo. da mesma forma que acontece conosco.2005 07. se você seria menino ou menina. os filhotes serão machos. e se estiver mais frio serão fêmeas. Mas você sabe. Com as tartarugas acontece da seguinte forma: se o grau de calor dentro do ninho for alto. depois do nascimento. abr. O sexo dos filhotes de tartarugas ou de jacarés pode ser determinado na fecundação. como ocorre com a maioria das espécies hoje. durante a fecundação. Da mesma maneira. até mesmo. Érica Cristina Padovani. durante o período de desenvolvimento do filhote dentro do ovo.POR QUE ALGUNS ANIMAIS NASCEM MACHOS E OUTROS FÊMEAS? Um caminho para a resposta é a comparação. Na frase “os pesquisadores não sabem exatamente como a temperatura interfere na definição de sexo desses animais” a expressão sublinhada se refere (A) (B) (C) (D) somente às tartarugas. todas as suas características já estavam selecionadas: cor dos olhos. a história é diferente. Os bichos que deram origem às tartarugas e aos jacarés eram hermafroditas. mas a resposta pode estar nos seus ancestrais. quando a célula reprodutora masculina se une à feminina. Já com os jacarés acontece o contrário: se dentro do ninho estiver quente. Aposto como você está pensando: “E se essa temperatura de incubação no ninho variar?” Aí teremos filhotes machos e fêmeas dentro do mesmo ninho! E isso é o que mais acontece! Os pesquisadores não sabem exatamente como a temperatura interfere na definição do sexo desses animais. os filhotes serão fêmeas e se for baixo. Com as tartarugas e os jacarés. ocorre com quase todos os bichos: o sexo do filhote e diversas outras características são determinadas na fecundação. serão machos. o sexo dos filhotes pode ainda não estar definido. o sexo passou a ser definido no momento da fecundação. Com a evolução das espécies. Quando as fêmeas desses repteis colocam seus ovos nos ninhos. São Paulo. somente aos jacarés. as regras tem exceções.

Resposta: alternativa _____ 11. são hermafroditas. Assim. o ninho do joão-de-barro costuma ser disputado por outras aves. Março/2006) . às vezes. a sua entrada não dá direto para a câmara interna. ovos e prole estão protegidos de vento.. Este texto apresenta as informações (A) (B) (C) (D) comparando a reprodução humana com a de alguns animais. Quando existem machos e fêmeas de tartarugas ou jacarés no mesmo ninho. nem sempre seu sexo é definido na fecundação. Nenhuma outra espécie faz algo igual. Resposta: alternativa _____ 10. listando os animais que se reproduzem em lugares quentes. nº 166. onde ficam os ovos ou os filhotes. Erguido pelo macho e pela fêmea em conjunto. podem mudar de sexo durante a vida. É mole? (Revista Ciência Hoje das Crianças. Como ele é construído em forma de espiral. até expulsam seus donos para ficar com sua casa. Resposta: alternativa _____ JOÃO-DE-BARRO O ninho dessa ave é praticamente uma casa: tem a forma de forno e é feita de barro. o ninho do joão-de-barro proporciona segurança para os ovos e a prole do animal. Pássaros como o canário da terra e a andorinha parda costumam ocupar ninhos de joão-de-barro que encontram vazios e. definindo característica de animais aquáticos e terrestres. é preciso passar por um corredor curvo. podemos saber que (A) (B) (C) (D) fez mais frio do que calor.09. explicando o que acontece com as tartarugas na desova. a temperatura do ninho permaneceu a mesma. a temperatura do ninho variou. Quando o autor diz que com as tartarugas e os jacarés “a historia é diferente” ele quer dizer que esses animais (A) (B) (C) (D) tem sempre seu sexo definido na fecundação. Por ser tão engenhoso. Ainda mais porque a espécie constrói um novo ninho a cada época reprodutiva. Antes. Ano 19. de chuva .. fez mais calor do que frio.

Sobre o galho das árvores. para alcançá-los é preciso passar por um corredor curvo. O texto do pássaro joão-de-barro publicado na revista Ciência Hoje das Crianças foi escrito com a finalidade de (A) (B) (C) (D) anunciar uma marca de ração para pássaros. Que alguns pássaros até expulsam o joão-de-barro de seu ninho para ocupá-lo. Em tocas. Esta frase mostra uma certa indignação com uma informação do texto. Que o joão-de-barro constrói um novo ninho a cada época reprodutiva. ensinar a construir uma casa de joão-de-barro. (D) o macho do joão-de-barro fica vigiando durante o dia e a noite a entrada do ninho expulsando os intrusos que queiram ocupar sua construção. O texto sobre o joão-de-barro termina com a seguinte expressão: É mole?. (B) sua entrada é tão estreita que apenas os pássaros da espécie do joão-de-barro conseguem passar. Que este ninho é tão seguro que nenhum outro pássaro consegue adentrar nele.12. dar informações científicas sobre essa espécie de pássaro. Observe a foto que acompanha o texto e responda: onde é construído o ninho do joão-debarro? (A) (B) (C) (D) Escondido entre rochas. Resposta: alternativa _____ 14. Resposta: alternativa _____ 15. somente pelo macho. O ninho do joão-de-barro proporciona segurança para os ovos e a prole do animal porque é construído em forma de espiral e os ovos ou os filhotes ficam protegidos em uma parte interna. somente pela fêmea. O ninho do joão-de-barro é feito (A) (B) (C) (D) pelo canário-da-terra e pela andorinha-parda. divertir os leitores com uma história inventada sobre um joão-de-barro. Resposta: alternativa _____ . pelo macho e pela fêmea. Qual é essa informação? (A) (B) (C) (D) Que o ninho do joão-de-barro é tão engenhoso que não é feito por nenhum outro pássaro. (C) o joão-de-barro constrói o ninho. Resposta: alternativa _____ 13. (A) Resposta: alternativa _____ 16. mas abriga seus filhotes no ninho de outras aves como o canário-da-terra e a andorinha-parda. Pendurado no galho das árvores.

Resposta: alternativa _____ Que tal trabalhar um pouquinho no seu livro de Português? Leia o texto “O enigma do quadro roubado” e responda às questões propostas. possui um corredor curvo que dificulta a passagem para a câmara interna onde eles ficam. REDAÇÃO Faça um texto de 15 a 20 linhas. escrita ou visual dos fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa ou personagem. O ninho protege os ovos e a prole do joão-de-barro de vento. A proposta da redação é que você faça uma pesquisa e escreva os principais fatos da vida de Michael Jackson. . chuva e predadores porque (A) (B) (B) (D) sua cobertura é feita de galhos que dificultam a passagem da chuva. porque sua parte interna é um verdadeiro labirinto com tantas voltas que o vento.17. a e os predadores não os alcançam. Livro páginas 133 a 140. o ninho tem uma câmara secreta que apenas o joão-de-barro consegue entrar. do vento e de seus predadores. PROPOSTA: Biografia é uma narração oral.

esperamos por você aqui no colégio._______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Como foi fazer as atividades da escola na sua casa? Segunda-feira. dia 17 de agosto. Estamos com saudades! Até lá! .

A letra correspondente a alternativa correta deverá ser escrita no espaço adequado. consulte seu livro de matemática.Antes de responder cada questão. Qual é a cadeira de Mara? (A) 12 (B) 13 (C) 22 (D) 23 Resposta: alternativa _____ 03. chegou à cidade o Circo Fantasia.Em caso de dúvida. Para uma temporada curta. A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da platéia são numeradas de 1 a 25. Instruções: . leia e pense sobre cada uma das alternativas. número da questão) e entregues à professora no primeiro dia de aula. Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: sua cadeira está localizada exatamente no centro da platéia. . mágicos e acrobatas. Esse número é composto por (A) 1 unidade de milhar. 9 centenas e 6 dezenas. Um garoto completou 1. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Disciplina: Matemática Professor: nº série/turma 5º ano Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data:____/ ____ / 2009 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. (B) 1 unidade de milhar. .Os cálculos devem ser efetuados em uma folha identificada (nome do aluno. 01. com palhaços. 60 unidades. 9 dezenas e 6 unidades.960 bolinhas de gude em sua coleção. (C) 1 unidade de milhar. . 90 unidades. Resposta: alternativa _____ .Trazer esta atividade impressa e respondida no primeiro dia de aula.Cada questão tem apenas uma alternativa correta. . A que horas o circo fechará? (A) 16h30min (B) 17h30min (C) 17h45min (D) 18h30min Resposta: alternativa _____ 02. (D) 1 unidade de milhar.

C e D no campeonato de futebol da escola. como mostra o desenho abaixo. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Um fazendeiro tinha 285 bois. Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática. O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A. .04. A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1 Qual foi o número pedido? (A) 4035 (B) 4305 (C) 5034 (D) 5304 Resposta: alternativa _____ 06. De acordo com o gráfico. B. quantos pontos o time C conquistou? (A) 10 (B) 40 (C) 35 (D) 30 A B C D Resposta: alternativa _____ 05. Essas figuras tem em comum (A) o mesmo tamanho. Cada quadrinho da coluna corresponde a 10 pontos. Quantos bois esse fazendeiro tem agora? (A) 266 (B) 376 (C) 476 (D) 486 Resposta: alternativa _____ 07.

Resposta: alternativa _____ 08. Resposta: alternativa _____ 10. Pedro deu para seu irmão quantos selos? (A) 37 selos. (C) 5 meses. Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. eu e minha irmã ficamos montando um quebra-cabeça de 100 peças. Pedro ficou com 4 . (B) 3 meses. (C) a forma de quadrado. Baseando-se na sequência dos meses do ano. Ele tinha 148 selos. Resposta: alternativa _____ 11. (C) 49 selos (D) 74 selos. quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias? (A) 2 meses. Minha irmã conseguiu encaixar somente 23 peças. Num dia de chuva. Quantos pães foram colocados em cada cesta? (A) 31 (B) 310 (C) 554 (D) 783 Resposta: alternativa _____ 09. Uma professora pediu que seus alunos resolvessem a seguinte expressão numérica: 20 + 100 x 5 ÷ 2 = Qual é o resultado correto? (A) 300 (B) 270 (C) 240 (D) 260 Resposta: alternativa _____ 12. (D) a forma de retângulo. (D) 6 meses. Essa quantia corresponde a que parte do quebracabeça? 3 de sua coleção de selos. Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro.(B) o mesmo número de lados. (B) 111 selos.

Seu tamanho pode variar de (A) 1. Na malha quadriculada estão desenhadas duas figuras.0 a 1. (B) a área da figura A tem 1 quadradinho a menos que a área da figura B. . (C) 1. A abelha é um animal pequeno.0 a 1. Resposta: alternativa _____ 14.0 a 1. Na Feira Cultural queremos contornar toda a nossa sala com balões coloridos.(A) 0.5 km de comprimento.0 a 1.203 Resposta: alternativa _____ 13.5 cm de comprimento.23 (D) 0. (D) 1. (B) 1.023 (B) 1. podemos dizer que (A) a área da figura B é menor que a área da figura A. A sala é retangular e mede 8m por 5m.23 (C) 0. (D) a área da figura A tem 5 quadradinhos.5 mm de comprimento. A B Quanto a sua área. Quantos metros de fio de náilon teremos que comprar para pendurar os balões? (A) 26m (B) 13m (C) 21m (D) 18m Resposta: alternativa ____ 15.5 m de comprimento. (C) a área da figura B é maior que a área da figura A.

Resposta: alternativa _____ 16. qual é o seu comprimento? (A) 50m (B) 60m (C) 25m (D) 20m Resposta: alternativa _____ 2 das 25 pessoas que estão na quadra são jogadoras de futebol.560 (D) 9. (A) 10 jogadoras.216 Resposta: alternativa _____ 19. Resposta: alternativa _____ 17. . O perímetro de um triângulo eqüilátero é 27 cm. (D) 20 jogadoras. Daniel comprou um terreno retangular com 70 m de perímetro. (C) 15 jogadoras. (B) 3cm.792 (C) 2. Na multiplicação 256 x 37 o produto é (A) 9. (D) 8cm. Qual das frações abaixo é uma fração aparente? 3 5 2 (B) 4 8 (C) 2 1 (D) 2 (A) Resposta: alternativa ____ 18. (B) 5 jogadoras.472 (B) 1. (C) 7cm. Quantas jogadoras de futebol 5 estão na quadra? 20. Qual a medida de seus lados? (A) 9cm. Se o terreno tem 10m de frente.

.Atividade para nota – valor 10. . pode usá-lo para efetuar os cálculos. Atividade de reposição das aulas da semana de 10 a 14/08 .Resposta: alternativa _____ Lembrete Todos os cálculos devem ser efetuados em uma folha identificada com seu nome. Se você estiver com seu caderno de Matemática.Ler e responder questões da página 72.0 “Trabalhando com mapas – Brasil político e regional” (no anexo) Faça suas atividades com capricho! Estude os conteúdos que estão sendo trabalhados. cada resolução deve ser numerada para melhor localização no momento da correção. . ESTE PERÍODO DE “AULAS EM CASA” ESTÁ TERMINANDO. SE SOBRAR UM TEMPINHO. Traga a folha de cálculos no primeiro dia de aula. ATÉ LÁ! Nome do aluno: Curso: Fundamental I nº Disciplina: Professor: Geografia Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre série/turma 5º ano Data:____/ ____ / 2009 Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Atividade de reposição das aulas da semana de 03 a 07/08 .Ler a página 70 do livro de Geografia . na página 144 do seu livro de Geografia.As atividades relacionadas deverão ser entregues no primeiro dia de aula (17/08). Instruções: .Responder as questões das páginas 71. ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ DIA 17. APROVEITE PARA ESTUDAR AS TABUADAS. Nesta folha.Consultar mapa Brasil Político.

Nome: ________________________________________________________ 5º ano ____ ATIVIDADE DE GEOGRAFIA Brasil: divisão política e regiões (valor 10. .0) TRABALHANDO COM O MAPA: . . .Escreva em cada estado brasileiro a sigla que o representa.A legenda. descobrindo o nome da região (pela quantidade de estados) e escrevendo os estados que a formam (sigla e nome) .A tabela. COMPLETE: . identificando cada uma das cinco regiões brasileiras.Pinte cada região brasileira de uma cor.Escreva o nome do oceano que banha o Brasil.Em caso de dúvida. . consulte seu livro de Geografia página 70 .Escreva a sigla do Distrito Federal.

.Legenda: Região ________________________________________ Região ________________________________________ Região ________________________________________ Região ________________________________________ Região ________________________________________ REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: REGIÃO: Estude o conteúdo desta tarefa.

pesquisas. Valor 10. por quê as escolas estão fechadas? Faça uma pesquisa sobre os motivos dessa situação( causa e prevenção) Como você e sua família estão se sentindo. mas está fazendo tarefas.0 pontos As férias terminaram e você não está na escola. 2. Instruções: 1.. Por quê? Essa situação não está ocorrendo só com você. Prazo de entrega dia 17/08.. O que está acontecendo? Você continua em casa.. Muitas crianças estão afastadas da escola..Nome do aluno: Curso: Disciplina: Professor: nº série/turma 5º ano Fundamental I Ciências Bimestre: Tipo de atividade: Complementar Data:____/____/2009 3º bimestre Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. 3. A pesquisa deverá conter ilustrações sobre o tema. diversos lugares do país estão passando pelo mesmo processo. . Explique o que está acontecendo.

0 pontos Faça um cartaz com ilustrações sobre as fases do desenvolvimento humano: 1. Fase Adulta. Adolescência. 2. Valor 10. 3. Consultar o livro de Ciências págs. . 4. Usar ½ folha de cartolina . 2. Infância.Nome do aluno: Curso: Disciplina: Professor: nº série/turma 5º ano Fundamental I Ciências Instruções: 1. Velhice. 4. 3. 98 a 100. Elaborar uma legenda para cada fase do desenvolvimento.

3. 2..Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 Disciplina: Professor: nº série/turma 5º ano História Bimestre: 3º bimestre Tipo de atividade: Complementar Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. 4. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12. população.. Prazo de entrega dia 17/08.0 pontos 1. 2. História da fundação do município . PESQUISA I . 3. São Bernardo do Campo atual( cultura. Hino.7 DE SETEMBRO Valor – 5. lazer. Instruções: 1.0 pontos Pesquise sobre a Independência do Brasil.) II . As pesquisas deverão conter ilustrações sobre o tema.SÃO BERNARDO DO CAMPO Valor – 5. Símbolos. .

Rever o vocabulário e a música lesson 4. 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 Disciplina: Professor: Inglês Kelly Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre nº série/turma 5º ano Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Prazo de entrega dia 17/08. Instruções: 1. Fazer os exercícios do Workbook 4 páginas 125 e 126 e entregar na 1ª semana de aula. .

as pessoas só falam da gripe H1N1 ou gripe influenza A e como preveni-la. O panfleto deve conter um desenho e uma frase sobre a gripe. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12. 2.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 Disciplina: Professor: Filosofia Ana Lúcia Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre nº série/turma 5º ano Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. e sabemos que muitas pessoas precisam usar o transporte público. Prazo de entrega dia 17/08. Instruções: 1. 1) Escreva algumas atitudes que podemos ter para se prevenir da gripe. porém está freqüente ver os shoppings e cinemas lotados. Que pena! Mais triste é o motivo: um problema sério de saúde. . Com isso. a)________________________________________________________________ b)________________________________________________________________ c)________________________________________________________________ d)________________________________________________________________ 2) Você acha que as pessoas estão tentando se prevenir da gripe? Por que? ___________________________________________________________________ 3) Uma das recomendações para prevenir a gripe foi para que as pessoas evitem lugares fechados e lugares muito cheios. Nos jornais. As aulas foram adiadas para o dia 17 de agosto. nas revistas. que precisa ser muito bem cuidado. nos rádios. O que você acha disso? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4) Imagine que você foi convidado para fazer um pequeno panfleto sobre a gripe H1N1. até as aulas foram adiadas. que costuma ser bem cheio.

Prazo de entrega dia 17/08. e não esquecer o site pesquisado. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12. 2. . A pesquisa não precisa ser grande.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 nº Disciplina: Professor: Educação Física Roberta Betelli Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre série/turma 5º ano Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. colocar apenas curiosidades desse atleta. Pode colar a foto do atleta. Instruções: 1. • • • Escreva sobre um esporte preferido e um atleta referente a esse esporte.

1) Qual é a peça mais poderosa do xadrez? 2) Qual é a peça mais importante do xadrez? 3) Como o cavalo se movimenta? 4) Os peões podem capturar de longe? 5) Qual é a sua peça favorita? Por que? 6) O bispo pode andar sozinho em casas brancas e pretas. Instruções: 1.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 Disciplina: Professor: Xadrez Bimestre: Tipo de atividade: Complementar 3º bimestre nº série/turma 5º ano Objetivo: Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. Isso é verdade? Por que ? . Prazo de entrega dia 17/08. 2. Os textos deverão ser digitados em fonte Arial 12.

Revisão de pré-requisitos para iniciação de novos conteúdos. logo. e não esqueça de anexar figura de suas obras. e entregue no primeiro encontro que tivermos após este recesso. 4. Pode-se visitar uma biblioteca. e enquanto isto não acontece.Não esqueça de colocar figuras na sua pesquisa!!! 5..Prazo de entrega: em nosso primeiro encontro.. mas infelizmente este surto de gripe nos ou isolados por uns tempos. ok? Um grande abraço e um ótimo trabalho: Professoras Shirlei e Viviane/Artes . logo.Pesquisar sobre a vida e obra de Romero Britto. .Escreva caprichosamente e cuidadosamente nas linhas . Mas não tem problema.. você deve pesquisar sobre a vida e obras de Romero Britto.Identificar suas composições. e verificar seu estilo Instruções: 1. que tal trabalharmos um pouquinho só. ou procurar pela internet (na internet é mais fácil encontrar material deste artista) 2.0 pontos Nossa!!! Quanto tempo!! Estou com muita saudade de todos vocês. (peça para seus pais imprimirem esta folhinha de tarefa!) 3.Valor:10. -Conhecer um pouco da vida e obras deste artista brasileiro.Nome do aluno: Curso: Fundamental I Data:____/____/2009 Disciplina: Artes Professor: nº série/turma 5ºanos Bimestre: Tipo de atividade: 3º bimestre Pesquisa sobre Romero Britto Objetivo: .. escrever com muito capricho nesta folhinha. após o retorno às aulas. Capriche bastante. para chegarmos às aulas com todo o vapor??? A tarefa é muito simples. estaremos juntos novamente.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful