P. 1
Pao Acucar Closing

Pao Acucar Closing

|Views: 24|Likes:
Published by marcos16v

More info:

Published by: marcos16v on Sep 05, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/29/2014

pdf

text

original

como obter a eficiência no fechamento contábil Frédéric DE SOUSA Gerente Administrativo e Financeiro 15/03/2012 .CLOSING COCKPIT .

Grupo Pão de Açúcar . Resumo do Caso Desafios do Negócio Estratégia e Metodologia da Implementação Cronograma do Projeto e Lições Aprendidas 4.Descritivo do Negócio 2. c. d. b. Valor Gerado e Benefícios Alcançados . A Estratégia Corporativa e seus Desafios 3.Agenda 1.como obter a eficiência no fechamento contábil a. CLOSING COCKPIT .

sustentabilidade e contribuição para o desenvolvimento do Brasil Varejo (Alimentar. inovação.6 Presente em 19 Estados 150 000 funcionários Fatos relevantes do negócio recentes: conversão de 221 lojas das bandeiras CompreBem.Grupo Pão de Açúcar SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor “ • • • • O Grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade. Eletro. revisão do modelo de gestão do ASSAÍ e do formato de proximidade (Extra Fácil para Mini Mercado Extra) Prêmios: 2011/ Categoria Melhor Varejista de Mercados Emergentes . E-commerce) Receita líquida de Vendas: R$ bilhões 46. Sendas e ABC CompreBem para o novo formato Extra Supermercado. Atacado. eficiência.

Agenda 1. Grupo Pão de Açúcar . A Estratégia Corporativa e seus Desafios 3. CLOSING COCKPIT .como obter a eficiência no fechamento contábil a. d. b. Resumo do Caso Desafios do Negócio Estratégia e Metodologia da Implementação Cronograma do Projeto e Lições Aprendidas 4.Descritivo do Negócio 2. Valor Gerado e Benefícios Alcançados . c.

Estratégia Corporativa Posicionamento Estratégico Sub-Objetivo 1 Sub-Objetivo 2 Sub-Objetivo 3 Principal Objetivo do Negócio Sub-Objetivo 4 Sub-Objetivo 5 .

.Desafios e seus impactos na Estratégia Corporativa SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor Como TI pode ajudar a superação dos desafios O domínio da tecnologia é um dos pilares do Grupo Pão de Açúcar. que investe constantemente em iniciativas na área de TI.

Por quê SAP? Motivadores do Investimento SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor Foi escolhido o Closing Cockpit pelo motivos seguintes: – Integração nativa com o ERF Financeiro SAP – Maturidade da solução – Cliente já acostumado a Interface SAP – Facilidade de uso e treinamento .

Grupo Pão de Açúcar . CLOSING COCKPIT . b. A Estratégia Corporativa e seus Desafios 3. Resumo do Caso Desafios do Negócio Estratégia e Metodologia da Implementação Cronograma do Projeto e Lições Aprendidas 4. d. c.Agenda 1. Valor Gerado e Benefícios Alcançados .como obter a eficiência no fechamento contábil a.Descritivo do Negócio 2.

bem como obtenção de consistência dos valores apresentados: cada executor é responsável pela atualização e correta informação compartilhada Atualização automática de status após execução permite um controle e análise do andamento em realtime por todos os envolvidos Disponibilidade de relatórios de performance para os executores e chefe direto . mesmo se não tiver SAP Diferencial / Solução SAP? Permite que você crie uma interface estruturada para executar transações e programas no SAP em horários definidos Ferramenta pode ser usado por vários executores e gestores ao mesmo tempo Permite definir as atividades por dependências Benefícios Estratégicos Ganho e controle de tempo operacional.Resumo SAP FORUM Desafios de Negócio Cumprir o prazo de fechamento contábil mensal definido pelo acionista Francês: 5 dia útil Objetivo do Projeto Trocar a planilha Excel do cronograma de fechamento contábil mensal pela uma ferramenta padrão que oferece mais segurança e professionalismo com uma interatividade entre os executores e os gerentes Implementar uma ferramenta de controle e acompanhamento do fechamento contábil que facilita um roll-out nas demais empresas.

Estratégia e Metodologia de Implementação 1 Mapeamento das necessidades 2 Criação template e definição das tarefas + revisão de horários 3 Definição da Especificação Funcional De Desenvolvimento com os executores 4 Testes e ajustes 5 Treinamentos Go Live ! .

Cronograma do Projeto SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor Ano de 2011 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Realização e testes Treinamento 2 semanas Ferramenta em produção: 24/10 Acompanhamento e suporte Workshop de feedback Legend: Duração Inicio Go Live .

Melhores Práticas Lições Aprendidas SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor Melhores práticas: conhecimento da SAP para a implementação da ferramenta com a metodologia ASAP Lições aprendidas: Ajuda ter um processo de fechamento contábil maduro : existência de cronograma detalhado com definição de atividades e de responsáveis. foi realizado uma introdução básica ao SAP para que cada executor saiba do que se trata . definição de um responsável pela atualização do cronograma Se reportar para uma empresa estrangeira. alinhar bem os dias feriados e os fechamentos anuais que podem ser diferentes da empresa brasileira Sempre se colocar no lugar do executor o gestor para antecipar que tipo de possibilidades da ferramenta ele está esperando Realizar um treinamento detalhado e profundo com os usuários porque para muito é o primeiro contato com SAP. horários validados. No GPA.

• Foram realizados relatórios de gestão quando o fechamento mensal acabou. em caso de atraso. Depois a cada hora de atraso é enviado um novo e-mail de cobrança ao executor e chefe direto até a atividade ser finalizada no Closing Cockpit • A partir do primeiro dia até o último dia. Com estas visão tanto o executor com o gestor dele pode avaliar a performance do cumprimento das atividades e definir planos de ações para melhorar os resultados. Esta visão pode ajudar igualmente o gestor no momento das avaliações anuais porque foi desenvolvido a possibilidade de comparar a performance entre meses ou anos para um executor ou chefe direto . quantas atividades na área foram feitas. é enviado um e-mail automaticamente de ‘cobrança’ pela ferramenta 1 segundo depois o horário previsto ao executor.Melhores Práticas Lições Aprendidas Melhores práticas nascidas do projeto: • Foi desenvolvido um e-mail ‘lembrente’: enviado automaticamente pela ferramenta no dia anterior da atividade a cada executor. Isto permite uma melhor organização e antecipação das atividades a ser programadas • No dia da atividade. cada gerente ou diretror de departamento recebe um e-mail automático de um ponto de andamento do fechamento segundo horários definidos por dia: ‘flash report’ com a % de realização naquela hora • Foram desenvolvidos relatórios de gestão on-line do fechamento que permite ver quem usuário está atrasado.

Descritivo do Negócio 2. Grupo Pão de Açúcar . Resumo do Caso Desafios do Negócio Estratégia e Metodologia da Implementação Cronograma do Projeto e Lições Aprendidas 4. b.Agenda 1. Valor Gerado e Benefícios Alcançados .como obter a eficiência no fechamento contábil a. d. A Estratégia Corporativa e seus Desafios 3. CLOSING COCKPIT . c.

Com futuras otimizações do sistema poderemos ganhar tempo com a possibilidade de ‘dependência’ entre atividades Houve uma redução de retrabalho para atualizar as atividades e horários por mês de 2 dias para 2h00 . RH. Contabilidade.Valor Gerado Benefícios Medidos • • • SAP FORUM Tempo de Fazer Melhor • • O prazo e o orçamento do projeto foram respeitados O processo que mais beneficio da implementação foi o do fechamento contábil mensal do Grupo Pão de Açúcar Cada área envolvida (em torno de 7 principais: Tesouraria. operações) está mais atenta ao acontecimento do fechamento e responsável pela realização da sua atividade no prazo definido. Controladoria. CSC. Logística.

br .4155 www.br (11) 9301.grupopaodeacucar.com.desousa@grupopaodeacucar.Obrigado! frederic.com.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->