P. 1
Exerciciosextras2ul9ano

Exerciciosextras2ul9ano

|Views: 1|Likes:
Published by Viana Viana

More info:

Published by: Viana Viana on Sep 08, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/25/2014

pdf

text

original

EXERCÍCIOS EXTRAS DE GEOMETRIA

PROFESSOR: CLAYTON FERREIRA DE FIGUEIREDO NOME DO(A) ALUNO(A):

2 ª UNIDADE LETIVA / 2011 SEM VALOR 9J1/9J3/9J5

Ano: 9º

a) b) c) d) e)

01) Um triângulo retângulo possui catetos iguais a 16 e a 16 – X e hipotenusa igual a 16 + X. Determine, para esse triângulo: O valor de X. As medidas dos catetos e da hipotenusa As medidas das projeções dos catetos A medida da altura relativa à hipotenusa A sua área e o seu perímetro 02) Seja “R” um ponto pertencente ao segmento PQ. Sabe-se que R divide o segmento PQ na razão 2/3. Sabe-se ainda que PQ = 50cm. A que distância R se encontra de P? 03) Dado o quadrilátero ABCD, construa o quadrilátero A’B’C’D’, homotético ao quadrilátero dado, na razão K = - 2, a partir do centro de homotetia “O”.

A D B C

.

O

04) Determine o perímetro e a área do triângulo ABC, retângulo em A, esquematizado a seguir. O segmento AD é perpendicular à hipotenusa BC. Dados: AC = 12cm , BD = 3cm e DC = 10cm A

B

D

C

a) a projeção “m”. do triângulo ABC. x z 25 y t 24 20 y t z x 21 06) Em um losango as diagonais medem 16cm e 12cm. b) a altura “h”. b) a medida da altura relativa à hipotenusa c) a medida do perímetro e da área do triângulo 08) A figura a seguir mostra um triângulo retângulo. 13 09) Determine. c) o perímetro do triângulo ABC. z e t. Determine para tal triângulo: a) a sua altura “x” b) a projeção “y” do cateto de medida 5 c) a projeção “z” do cateto de medida 12 5 x y . para o triângulo retângulo esquematizado a seguir. determine: a) a medida da hipotenusa. 07) Em um triângulo retângulo. do cateto “b”. A b C m 35cm h n 28cm B z 12 . cujos catetos medem 24cm e 18 cm. Determine o perímetro desse losango. nos triângulos retângulos apresentados abaixo.05) Determine as medidas denominadas x. y.

O 11) Dado o losango abaixo.10) Construa o triângulo A’B’C’ na razão K = 1 e o triângulo A”B”C” na razão K = . Indique em cada uma das figuras qual corresponde a cada caso. a partir do centro de homotetia “O”. a partir do centro de homotetia “ O” as figuras correspondentes.O 12) Construa o triângulo A’B’C’ na razão K = 2 e o triângulo A’’B’’C’’ na razão K = -3. .O 13) Construa o triângulo A’B’C’ na razão K = -1 e o triângulo A’’B’’C’’ na razão K = 2. C A B . a partir do centro de homotetia “O”. a partir do centro de homotetia “O” e do triângulo ABC. . . construa na razão K = 1 e K = -2 .O A B C .2.

sobre uma transversal “t”. cuja figura está representada a seguir. Sabendo que AB = 6cm.5 7 3 x n z 6. t e u). BC = 10cm e DF = 40cm. e sobre uma transversal “r”. B e C e encontram a transversal “s” nos pontos D. s. 10 x . 24 . Simplifique ao máximo o resultado. determine o valor da altura “x”. Determine nestas condições: a) a medida da altura b) o perímetro do triângulo 16) 17) Dado um triângulo retângulo. a) b) r s t u p m 17. As paralelas encontram a transversal “r” nos pontos A. E e F. Calcule os dois segmentos determinados sobre “r”. 18) Três retas paralelas encontram duas transversais “r” e “s”. Um triângulo retângulo possui projeções dos catetos sobre a hipotenusa iguais a 36cm e 64cm.14) Calcule o valor de “x” apresentado em cada um dos feixes de retas paralelas (m//n//o e p//z//q) esquematizados nas figuras abaixo e que são cortadas por retas transversais ( r. outros segmentos cuja soma das medidas é 14cm. segmentos de 3 e 4 centímetros. determine a medida DE.25 x 5/8 15 o q r 2 x s m 3/2 n 9/4 o 18 2x q 5x 20 z t u p r 5x 3 s m 20 n 3x o 5 x t u p 2/5 z 1 q 15) Um feixe de três retas paralelas determina.

23)Construir o trapézio A’B’C’D’. na razão K = 2 e também o trapézio A’’B’’C’’D’’. z e t. projeções dos catetos com medidas iguais a 24cm e 6cm. Indique as letras dos vértices nos desenhos e também qual trapézio representa o K = 2 e qual trapézio representa o K = -3. esquematizado a seguir. x z 25 y t 24 21)Um triângulo retângulo possui. BD = 3cm e DC = 10cm A B 20) D C Determine as medidas denominadas x. A partir das medidas apresentadas determine a medida dos catetos desse triângulo. O . . para esse triângulo: a) O valor de x. O segmento AD é perpendicular à hipotenusa BC. Determine. y. b) A sua área. 22)Um triângulo retângulo possui catetos iguais a 2x – 6 e 2x e a sua hipotenusa é igual a 2x + 6. nos triângulos retângulos apresentados abaixo. retângulo em A. homotético ao trapézio ABCD na razão k = -3. Dados: AC = 12cm .19)Determine o perímetro e a área do triângulo ABC. homotético ao trapézio ABCD. sobre a hipotenusa.

s. a) b) r s t u m 3x .5x2 1/10 n 4 3x + 2 6 8 o 25)Calcule o valor de “x” apresentado em cada um dos feixes de retas paralelas (m//n//o) esquematizados nas figuras abaixo e que são cortadas por retas transversais ( r. iguais a 36cm e 64cm. Determine. determine cada uma das medidas dos lotes no “fundo”.2 8 7. BD = 3cm e DC = 10cm A B D C 28)Um triângulo retângulo possui projeções dos catetos. esquematizado a seguir. t e u). Sabendo que as frentes dos terrenos medem 10m. 27)Determine o perímetro e a área do triângulo ABC. O segmento AD é perpendicular à hipotenusa BC. do triângulo ABC. s. b) a altura “h”. A b C m 25cm h n 24cm B . c) o perímetro do triângulo ABC. do cateto “b”. para o triângulo retângulo (ângulo A = 90°) esquematizado a seguir.24) Calcule o valor de “x” apresentado em cada um dos feixes de retas paralelas (m//n//o) esquematizados nas figuras abaixo e que são cortadas por retas transversais ( r. t e u) 26)Ao observar o “esboço” (desenho) de um loteamento um estudante verificou que as divisas de 3 (três) dos lotes (que são paralelas entre si) cortavam transversalmente duas ruas (frente e fundo dos terrenos). sobre a hipotenusa. 15m e 20m e que a soma das medidas dos “fundos” dos lotes é igual a 60m. retângulo em A. Dados: AC = 12cm . a) a projeção “m”. nestas condições: a) a medida da altura b) o perímetro do triângulo 29)Determine.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->