Introdução.

O diodo emissor de luz, também conhecido como LED (Light Emitting Diode), na sigla em inglês, é um dispositivo que converte energia elétrica em luz, e constitui-se de uma junção p-n, construída de materiais como o GaAs (arseneto de gálio) ou, GaN (nitreto de gálio). Esta conversão se dá por meio de uma propriedade dos semicondutores, chamada Eletroluminescência. A eletroluminescência, ocorre devido à o fenômeno quântico no interior da junção, das transições de níveis de energia, acompanhadas da emissão de fótons em determinados comprimentos de onda, desde o infravermelho até o ultra violeta. A luz emitida pelo LED, tem como característica principal, ser monocromática e sua luminosidade ou potência óptica no caso do infravermelho é diretamente proporcional a corrente direta, do mesmo e levando-se em consideração toda física envolvida pode ser aproximado por , onde é a sua eficiência externa , medida experimentalmente. Para que funcione corretamente, o LED deve ser polarizado diretamente, e a corrente não deve ultrapassar o valor máximo estipulado em se datasheet. Assim deve-se utilizar uma resistência limitadora evitando-se a queima do mesmo, essa resistência é calculada pela seguinte equação:

Nesse experimento o objetivo será montar um circuito constituído de cinco leds e suas resistências limitadoras, medir as correntes e tensões nos mesmos e compará-las com os valores calculados através da manipulação da equação acima

Objetivo.

Materiais e métodos

1 proto board. ponta de prova.aumentar a tensão para que passe no maximo 20mA e medir a tensão nos leds. 3.Materiais: 4 LEDS de 5mm. multímetro. 4. fios para jumper Procedimentos: 1. 2. montar o circuito foto-acoplador na proto board sendo resistores em serie com os leds. CI 4n33.verificar o funcionamento do foto-acoplador utilizando o CI 4n33 com 1LED ligado na saida do foto-acoplador . ligar a fonte e com ela mandar uma tensão inicial de 5V no circuito e medir a tensão em cada led. fonte variável. depois aumentar a tensão para 12V e novamente medir a tensão em cada led. 4resistores de 1K.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful