P. 1
Teoria Da Literatura

Teoria Da Literatura

|Views: 0|Likes:

More info:

Published by: Monika Alves de Almeida Picanço on Sep 14, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/20/2015

pdf

text

original

Página 1 de 2

Teoria da Literatura
Objetivo: Texto que são frutos da imaginação; -Metrificados (compostos por versos: poesia e prosa ) ou não Método em teoria: Análise : não há um método único para analisar um texto literário.Temos que construir , lendo a obra pois é ela quem nos dará o caminho. Técnica de leitura melhora a percepção dos elementos da obra literária. Linguagem literária: Não literário: Caráter científico , manual de orientações, apresenta nível de denotação. Literário: um pouco denotativo, mais na maioria, apresenta conotação( sentido figurado) que precisa ser interpretado. Por isso permite várias interpretações. O que limita o entendimento é o próprio texto. Conotação: plurisignificação ( várias), multisignificação, polissemia( abertura do texto literário para mais de uma interpretação. O que é literatura Arte verbal, expressão artística criadora de signos polivalentes, arte utilizada da matéria-prima palavra. Palavra: polivalente ou signo, palavra que apresenta significação (sentido conotativo). Literatura é ficção porque é algo criado, no mundo imaginário. Tem relação com a realidade concreta, mas, o que está no texto não é realidade concreta. Representação da realidade - mímese: Quer dizer imitação. Não é reprodução, é representar, pressupõe a representação. Diferença entre estudo literário e Literatura Estudo literário: textos que não compõem o nível ficcional. É diferente, trabalha com a denotação, conjunto teórico. Investigação, pesquisa. Literatura: toda obra causa efeito no leitor, textos conotativos, que possibilitam várias interpretações.

Escritor: veicula conhecimentos estéticos (forma componentes) o que caracteriza a poesia e a prosa. porque cria um universo imaginário. lugar. usa a palavra. todo conhecimento adquirido através dos séculos. psicológicos. apresenta contextos históricos. evolui durante o texto. narrador. Função da Literatura Leitor: Prazer .Página 2 de 2 Natureza da Literatura Cria um mundo ficcional. Personagem redonda: personagem mais completa. Trabalha com a palavra impressa polivalente (indica o nível de conotação da obra). Pode legitimar ou pode transformar a sociedade – transformação de mudanças. O personagem precisa estar coerente com tempo. lógica interna. Verdade do texto literário Quando o texto é consistente. . coerente. Personagem plana: não sofre grandes mudanças pó ser uma personagem simples.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->