P. 1
PA Historia 8 DE11

PA Historia 8 DE11

|Views: 1|Likes:
Published by Erica Tavares
Historia
Historia

More info:

Published by: Erica Tavares on Sep 16, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/16/2013

pdf

text

original

PA_Historia_8_DE11 A Revolução francesa no cotidiano

Atividade 1: O que você já sabe Professor, inicie a investigação checando o que os alunos sabem sobre o tema a ser trabalhado. Amplie a imagem apresentada e explore com a turma as duas questões propostas, assim como a imagem. Encoraje os alunos a fazerem perguntas e levantarem hipóteses. Procure ajudá-los formulando perguntas, como: vocês já viram essa imagem? De que época ela seria? Que tipo de construção é essa? Qual seria sua função? Que tipos de roupas vestem as pessoas representadas? Que ações elas estão realizando? Depois dessa exploração inicial, localize a obra, autoria e seu contexto de produção. Informe aos seus alunos que se trata de uma pintura de Paul Jakob Laminit, feita no século XIX – portanto, bem depois do acontecimento retratado –, e que ela procura ilustrar um momento que somente depois seria considerado um marco da Revolução Francesa: a queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Lembre que no século XVIII não havia fotografias: os registros eram obtidos por meio de relatos orais dos participantes ou, no caso, noticiado nos poucos jornais existentes e também por meio de pinturas e desenhos. É importante recuperar aqui a discussão sobre fato histórico e sua seleção pelos historiadores. Lembre também que o episódio da Queda da Bastilha é especialmente importante para os historiadores que buscam valorizar a participação popular na Revolução Francesa. O aspecto “popular” está presente na cena retratada: os soldados (uniformizados) são também “pessoas comuns”: apesar de servirem o Estado absolutista, faziam parte do Terceiro Estado, grupo social descontente e que acabou desencadeando a revolução.

Atividade 2: Uma revolução nos costumes Agora, inicie a discussão do tema aqui proposta – o estudo de uma revolução sob o ponto de vista de sua interferência na vida cotidiana e privada das pessoas comuns –, lembrando alguns dados sobre a revolução: onde ocorreu , quando, quanto tempo durou.

se já viu filmes que abordam essas questões. também símbolo da revolução. e faça uma leitura compartilhada do texto. intercalando com suas explicações. outro símbolo da revolução. faça a correção coletiva dele. Caso a sua turma já domine a técnica de construção de esquemas para registro de informações. após a conclusão do exercício pela turma. diga-lhes que podem usá-la para esse registro. oriente o registro das informações que os alunos consideraram mais importantes ao longo da leitura e da discussão coletiva do texto. Atividade 4: A Revolução em imagens Aqui. oriente a turma a fazer o registro em forma de texto corrido na página de Questões OnLine. além da tela na parede em que uma criança (ou um anjo?) sustenta um barrete vermelho. Peça aos alunos que observem com atenção a imagem e estimule-os a responder as questões propostas: • Esse juiz era partidário da Revolução francesa? • Que elementos possibilitaram sua resposta? Aproveite para chamar a atenção deles para os detalhes da cena que permitem fazê-lo: a fita tricolor que sustenta a medalha no peito do juiz.com/watch?v=SAZArzPfxGU Atividade 5: Análise de fonte histórica Esta atividade deve ser feita em dupla e na tela de Trabalho em Grupo. Do contrário. Amplie a imagem em sua lousa eletrônica e. e você julgar conveniente. .Pergunte se alguém sabe alguma informação a respeito dessas interferências. você tem a sugestão de um vídeo sobre a Revolução francesa. Se ainda não conhecem. o chapéu ornamentado com a roseta tricolor. Observe se os alunos compreendem bem o vocabulário usado no texto e o seu conteúdo.youtube. Atividade 3: Registro de informações Terminada a leitura e se não houver dúvidas ou questionamentos. Assista-o com os alunos e discuta alguma de suas passagens com a turma: http://www. ensine-os a como desenvolver um esquema de análise ou de resumo de um texto.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->