E4: Alteração da matriz intracelular E5: Estímulo para proliferação E6 e E7: Transformação celular L1 e L2 responsáveis pela síntese de novos vírus . O vírus é pequeno. médio risco e alto risco. E1 e E2: têm a função de controlar a replicação e a transcrição do DNA.        Atualmente existem mais de 150 tipos de HPV. São classificados em baixo risco. não envelopado e o genoma do vírus é um molécula com DNA duplo com três regiões.

    Região de controle: LCR ( contêm fatores de transcrição nucleares e virais) O vírus HPV infecta as células basais do epitélio. Os HPVs de baixo risco mais frequêntes são o 6 e 11 ligados as lesões de baixo grau e lesões verrucosas ( condiloma acuminado) Os HPVs de alto risco mais frequêntes são16 e 18 ligados a lesões de alto grau e até carcinoma. .

.

.     Células do tipo superficial e intermediária. Discariose leve Cromatina em grumos grosseiros Coilocitose ( núcleo hipercromático as vezes pode ser múltiplos circundado por um grande halo perinuclear com contornos bem acentuados – célula típica de baixo grau) Disqueratose – aglomerados de células pequenas alongadas com citoplasma eosinofílico.

.

.

.

.

os pés e a face. e podem ocorrer em locais como as mãos.  Verrugas: São causadas por subtipos cutâneos como o HPV-1 e HPV-2. . entre outros. Este tipo de manifestação está geralmente associada a indivíduos mais jovens.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful