You are on page 1of 31

Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013

Ciências Humanas e suas Tecnologias 1. (Ufsm 2013) Analise o mapa e o texto.

1

Os domínios holandeses da colônia portuguesa estenderam-se desde o litoral dos atuais Maranhão até Sergipe. Para administrá-los, foi nomeado o conde Maurício de Nassau, que permaneceu no cargo entre 1637 e 1644. Preocupado em normalizar a rica produção açucareira, o conde conseguiu a colaboração de muitos senhores de engenho, concedendo- lhes empréstimos que permitiram o aumento da produtividade. [...] A administração de Nassau destacou-se pelas realizações urbanísticas e culturais, saneando e modernizando Recife, que se converteu num centro urbano repleto de notáveis obras arquitetônicas, passando a chamar-se Mauritzstadt, ou cidade Maurícia.
Fonte: VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2008. p. 188-189. (adaptado)

A economia colonial portuguesa do nordeste açucareiro constituiu um dos núcleos fundamentais do mercado mundial em expansão, nos séculos XVI e XVII. As invasões dos holandeses, o domínio das regiões produtoras e os investimentos feitos atestam essa importância. Integram esse contexto histórico, entre outros, os seguintes processos: I. o domínio da Espanha sobre Portugal durante a denominada “União Ibérica”. II. as rivalidades entre holandeses e espanhóis na Europa, fruto das lutas para a formação do Estado Nacional holandês em territórios sob o domínio da monarquia espanhola. III. a continuidade da produção açucareira, caracterizada como uma economia colonial típica, voltada para o exterior, com a função de promover a acumulação primitiva do capital. IV. o enfraquecimento do controle dos senhores sobre seus escravos durante o conflito com os holandeses, facilitando o aumento das fugas e a ampliação da população dos quilombos, principalmente o de Palmares. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I, II e III. d) apenas III e IV. e) I, II, III e IV.

Legrand – Colégio de Integração

Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013
2. (Fgv 2013) afirmar:

2

Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto

a) Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo. b) A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou os holandeses a intensificarem a escravização dos indígenas, uma vez que não possuíam bases no continente africano. c) Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses empreenderam uma forte perseguição aos judeus e católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do protestantismo no Brasil colonial. d) A administração de Maurício de Nassau foi caracterizada pelo pragmatismo e pela desmontagem do grande centro de artistas e letrados organizado pelas autoridades portuguesas em Olinda. e) Os holandeses implementaram uma nova e eficiente estrutura produtiva baseada em pequenas e médias propriedades familiares, que se diferenciava das antigas plantations escravistas. 3. (Pucrj 2013) “A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da História contemporânea”.
[Mota, C. G. A Revolução Francesa].

Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é CORRETO afirmar que: a) os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime absolutista francês. b) a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu o clero católico instituindo uma série de medidas de caráter humanista. c) os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma República fundamentada no igualitarismo radical na qual a propriedade privada foi abolida. d) a Revolução rompeu os laços com a Igreja católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno. e) a Revolução, mesmo em seu momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e trabalho vigentes no antigo regime. 4. (Fgv 2012) A presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa, especialmente durante a administração de Maurício de Nassau (1637-1644), caracterizou-se pelo a) oferecimento de privilégios aos pernambucanos que se convertessem ao judaísmo, como a isenção tributária e a possibilidade de obter empréstimos bancários. b) incentivo à utilização do trabalho livre, considerado pelos holandeses mais produtivo, em detrimento do trabalho compulsório dos africanos. c) favorecimento à participação dos proprietários luso-brasileiros nas instâncias de poder no Brasil holandês, como na Câmara dos Escabinos. d) confisco das propriedades dos cristãos-novos pernambucanos que lutaram contra a presença holandesa, assim como de todos os bens da Igreja Católica. e) processo de reorganização das atividades econômicas em Pernambuco, sobretudo com a troca da produção de algodão pela de manufatura. 5. (Espcex (Aman) 2012) Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões: a) a francesa, na Baía da Guanabara, resultou na criação de uma colônia, a França Antártica, formada principalmente por católicos interessados no cultivo da cana-de-açúcar e no trabalho de conversão dos índios. b) a holandesa foi motivada pelo embargo espanhol que, por representar uma ameaça à sua economia, levou o país a decidir-se pela invasão do Brasil, inicialmente pela região do Rio Grande do Norte, onde encontrou forte resistência. Legrand – Colégio de Integração

Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013

3

c) a holandesa, em Pernambuco, foi favorecida pelo constante reforço vindo da Holanda, o auxílio de cristãos-novos residentes na região e por estarem seus soldados mais bem armados e mais experientes. d) a resistência luso-brasileira à invasão pernambucana foi organizada em grupos de guerrilha e contou com a liderança de Domingos Fernandes Calabar, morto lutando contra os holandeses. e) embora a resistência luso-brasileira em Pernambuco contasse com a vantagem do fator surpresa e melhor conhecimento do terreno, os holandeses acabaram por conquistar o Nordeste, onde se estenderam desde o Maranhão até a Bahia. 6. (Ufrgs 2012) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. A união das Monarquias Ibéricas (1580-1640) foi a solução para uma grave crise político-dinástica em Portugal diante da morte de Dom Sebastião, que não tinha herdeiros ao trono. Durante sessenta anos, Portugal foi governado por monarcas da Espanha. Esse período histórico I. fez com que Portugal participasse de sérios conflitos, principalmente aqueles travados pela Espanha contra Inglaterra, França e Holanda. II. determinou o bloqueio econômico dos Países Baixos (Holanda), os quais foram impedidos de comercializar seus produtos nos portos ibéricos de todo o mundo. III. resultou na ocupação e no estabelecimento de uma colônia holandesa no litoral nordeste do Brasil por mais de duas décadas. Quais propostas estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 7. (Fgv 2012) “Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.”
A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.

Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que: a) Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social. b) O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América. c) Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa. d) Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados. e) A declaração sustentava que os governos poderiam cercear a liberdade dos indivíduos em nome da segurança e da felicidade coletivas.

Legrand – Colégio de Integração

Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 4 8. b) representa a aliança firmada entre os EUA e a França naquele momento.ifce 2012) No fim do século XVIII. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população. a população francesa estava dividida em três ordens sociais. (G1 . c) Apenas 3. Quais propostas estão corretas? a) Apenas 1. desde a independência. a liberdade e a aspiração à felicidade. pois os Estados Unidos haviam sido uma colônia francesa de exploração. os EUA aboliram a escravidão. em 1886. Legrand – Colégio de Integração . Considerando essas informações. a origem de todo o poder reside no povo. 3. um presente dado pelo governo francês para os Estados Unidos. que comemoravam o centenário de sua independência. todos os homens nascem iguais. garantindo assim a liberdade de todos os seus habitantes. 9. chama-se A Liberdade iluminando o mundo . A declaração da independência dessas colônias sustentava que 1. b) Apenas 2. (G1 . e foi. semelhante ao da França pós-revolucionária. devido ao início da Segunda Guerra Mundial. e) 1. extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios. uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é a Estátua da Liberdade. d) demonstra que.cps 2012) Quando falamos da cidade de Nova Iorque. d) Apenas 1 e 2. sendo dotados de direitos inalienáveis. 10. é correto afirmar que esse monumento a) foi dado pelos franceses aos estadunidenses. A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. cabendo a ele a organização de seu próprio governo. e) simboliza a relação histórica entre a independência dos Estados Unidos e os princípios da filosofia iluminista surgidos na França. (Ufrgs 2012) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Você sabe o verdadeiro nome desse monumento? Na realidade. 2 e 3. c) aponta para a possibilidade da construção de um regime socialista nos EUA. 2. como a vida.

ao agricultor. marco das perseguições aos “inimigos da revolução”. 12. formado por artesãos. adquirir a coisas necessárias e indispensáveis à subsistência. d) a França. Legrand – Colégio de Integração . c) a redação dos cadernos de queixas. artesãos e trabalhadores das cidades. marco da adesão popular ao movimento revolucionário iniciado pelo Terceiro Estado na Assembleia Geral. durante a Ditadura Jacobina. d) a abolição dos direitos feudais. e) Queda da Bastilha. a nobreza francesa já não existia. o Segundo Estado. havia herdado um sistema feudal responsável pelo enriquecimento da população. e) a abolição das corporações de ofício. de maneira que os lucros da indústria. História da Revolução Francesa) A medida tratada no texto e colocada em vigor durante a Revolução Francesa pelo Comitê de Salvação Pública foi: a) a Lei do Máximo. depois de 1789 até. o Terceiro Estado. a Nobreza. (Espm 2012) Que o preço de todos os gêneros de primeira necessidade seja fixado invariavelmente sobre os dos ditos antigos.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 Apresentava um quadro que pode ser compreendido da seguinte forma: 5 a) o Clero compunha o Primeiro Estado. revolta dos camponeses contra a aristocracia francesa que os submetia ao regime de servidão. marco inicial da luta da burguesia contra os privilégios da nobreza e do clero na França. camponeses e trabalhadores em geral que sustentavam os dois primeiros grupos. o ano 90. que as matérias-primas sejam também tabeladas. marcado pela legitimação da rebelião camponesa no Código Civil para garantir a reforma agrária. c) o Segundo Estado era formado por um grupo heterogêneo composto de burgueses. b) a Lei dos Suspeitos. c) Revolução Burguesa. inclusive. (Albert Soboul. proporcionalmente às suas qualidades diversas. 11. e os Operários. e ainda tudo quanto possa contribuir para o bem-estar. (G1 . a imagem expressa um conjunto de ações que ficou conhecido como a) Período do Terror. b) cerca de 98% da população compunha o Terceiro Estado. burgueses. b) Grande Medo. ao comerciante. no final do século XVIII.ifba 2012) No contexto da Revolução Francesa em 1789. e) no período em destaque. os salários do trabalho e os benefícios do comércio possam facultar ao homem industrioso. d) Período Napoleônico.

eclesiásticas e judiciárias foram criadas. são totalmente inexperientes em assuntos militares e. podendo ser facilmente vencidos (. que passou a administrar o país após a União Ibérica. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. reduzindo a importância e o status da cidade de Lisboa. ela não pode projetar coisa melhor e mais necessária do que tirar ao Rei da Espanha a terra do Brasil. Documentos do Brasil Colonial.. apoderando-se dela. O domínio castelhano da Península Ibérica. Assinale a alternativa correta. o açúcar branco por oito vinténs. estão o Conselho de Índias. 3 e 4 são verdadeiras. os reis da dinastia dos Habsburgos. da casa dinástica de Avis.) Porque este país é dominado e habitado por duas nações ou povos. Sobre esse período. A restauração e consolidação de uma nova dinastia detentora da Coroa portuguesa. e) As afirmativas 1. isto é. produzida na época da Revolução Francesa de 1789. não têm a prática nem a coragem de defendê-la contra o poderio da Companhia das Índias Ocidentais. e Madri tornou-se capital dos vastos impérios coloniais português e espanhol. III e IV. a de Bragança. 3 e 4 são verdadeiras. além disto. teve lugar graças à guerra movida pelo Habsburgo Felipe II contra o Rei Dom Sebastião. as Visitações do Santo Ofício às partes do Brasil e o Tribunal Superior da Relação. (Ufpr 2011) A chamada União das Coroas Ibéricas (1580–1640) consistiu no domínio do Reino de Castela sobre o de Portugal. uma terça parte de açúcar mascavado e uma terça parte de açúcar panela. O documento acima está relacionado a) ao processo de colonização espanhola na América e à disputa entre os países ibéricos pelas áreas açucareiras.. c) Somente as afirmativas 2. Tânia Regina. mais tarde Conselho Ultramarino. (Unesp 2007) Observe a gravura. (Cesgranrio 2011) “Estando a Companhia das Índias Ocidentais em perfeito estado. revender. Felipe II. e) às invasões holandesas no Brasil. Naquele momento.. d) às invasões francesas ao Brasil. c) às investidas inglesas nas costas brasileiras. doze e oito vinténs a libra. que então detinha a Coroa portuguesa. 14. Várias instituições e repartições administrativas... 15. subjugaram toda a Península Ibérica. Estimando-se as mesmas. o qual pôs fim pacificamente à dominação castelhana da parte lusa da Península Ibérica. com o objetivo de recuperar o comércio interrompido com a União Ibérica. considere as seguintes afirmativas: 1. Entre tais repartições e instituições. por dezoito. decorreram de um tratado de paz firmado entre Madri e Lisboa. pp.)” “Motivos por que a Companhia das Índias Ocidentais deve tentar tirar ao Rei da Espanha a terra do Brasil – 1624”. In: INÁCIO. respectivamente. São Paulo: Ática. sob o pretexto de que a União Ibérica teria enfraquecido tanto Portugal como a Espanha. 92 e 94. 1993. Legrand – Colégio de Integração . que. b) às rebeliões nativistas. Inês da Conceição e LUCA. 4. que. com o objetivo de depor o tradicional inimigo espanhol. (. 2. 2. como protesto pela divisão do mundo entre Portugal e Espanha. em uma terça parte de açúcar branco. atualmente. tentavam a emancipação da Colônia brasileira. sendo estes os preços comuns nesse país.. brasileiros e portugueses. no momento. 3. (. criado na Bahia em 1609. e.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 6 13. d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. conforme estabelecido pelas bulas papais e pelo Tratado de Tordesilhas.) Desta terra do Brasil podem anualmente ser trazidas para cá e vendidas ou distribuídas sessenta mil caixas de açúcar. a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. como consequência da dificuldade castelhana de controlar militarmente tanto o império espanhol como o português. poder-se-ia comprar no Brasil. O controle holandês sobre o Nordeste açucareiro (1630–1654) constituiu um resultado direto do controle de Castela sobre Portugal. e avaliando-se cada caixa em quinhentas libras de peso. o mascavado por quatro e o panela por dois vinténs a libra. visando uma maior aproximação entre o Brasil e Castela. idealizado por séculos.

produção em massa. mediante menores inversões de capital por unidade de produto”. b) os interesses da nobreza que. Formação Econômica do Brasil. por outro requererá uma visão de conjunto do aproveitamento de recursos e fatores no país. d) Latifúndio. 242. a incorporação de novas terras e recursos naturais permitirá um aproveitamento mais racional da mão de obra disponível no país. (FURTADO. b) Diversidade cultural. e) Renda per capita. são aspectos de um mesmo problema de redistribuição geográfica de fatores. em que as políticas públicas garantam a redistribuição de renda. a dos proprietários privados dos meios de produção e a dos indivíduos que vendem sua força de trabalho. São Paulo: Nacional. é correto afirmar que o autor se refere à relação entre: a) Modernização. a incorporação de novas terras e os translados inter-regionais de mão de obra. imigração e monocultura. A oferta crescente de alimentos nas zonas urbanas. b) constituição de duas classes fundamentais. “O processo de integração econômica dos próximos decênios. se por um lado exigirá a ruptura de formas arcaicas de aproveitamento de recursos em certas regiões. 1980. Na medida em que avance essa redistribuição. trabalho e capitalismo. cuja contestação desencadeou o processo revolucionário. em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos. e) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução. exigidas pela industrialização. assegurou os privilégios feudais. Celso. agroindústria e concentração de renda. concentração regional e agronegócio. d) formação de um Estado popular. como base para a apropriação privada do resultado desse trabalho. 16. p.) De acordo com o texto. em busca de proteção. 17. c) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 7 Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam a) o ideal que caracterizava o estado Absolutista. d) a insegurança durante a fase do Terror jacobino. empreendedorismo. segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites. c) Blocos econômicos. e) relação entre a amoralidade indígena e as regras sociais Legrand – Colégio de Integração . Na teoria social de Karl Marx. não se relaciona à contradição básica da sociedade capitalista a a) prevalência do valor de troca sobre o valor de uso dos bens e serviços produzidos. que ocasionou o êxodo da população civil para o campo. c) produção da riqueza por meio do trabalho socialmente combinado.

distinta da sua heterogeneidade de objetos úteis. Na análise sociológica marxista. II e IV são corretas. O caráter misterioso da mercadoria provém da utilidade particular que ela tem para cada indivíduo. São Paulo: Difel. c) fundamentalmente ao fenômeno do Estado. considere as afirmações abaixo e.) é condição necessária da troca material entre o homem e a natureza. sem depender. hoje. essa hegemonia do setor financeiro. o gênero humano. É possível a existência de uma sociedade na qual o trabalho não seja a atividade criadora de coisas úteis. portanto. I. (. uma vez que o trabalho alienado é condição natural do homem. Volume I. pois o fetichismo é uma questão de ilusão. o dinheiro “faz a cabeça” dos indivíduos. d) como primeira manifestação. adquirem uma realidade socialmente homogênea. e) incapacidade intelectual do trabalhador braçal 19. II. tem um nome: fetichismo da mercadoria. que este avalia o próprio dinheiro. Considere o texto apresentado. III. p. b) II. c) II. a) I. V. Legrand – Colégio de Integração .. d) I. Livro 1. como é óbvio”. III e IV são corretas. ao apresentá-la como uma relação objetiva entre os produtos do próprio trabalho. b) estritamente à esfera econômica. IV e V são corretas. é condição natural eterna da vida humana. e é. 208. não comportando desdobramentos sobre os outros momentos da totalidade social. Assinale a única alternativa que relaciona todas as afirmações corretas. Em uma de suas colunas de opinião no jornal Folha de São Paulo de 02/05/2003. É mais fácil prejudicar ou deixar de atender assalariados e marginalizados em geral do que banqueiros. A teoria social de Karl Marx sustenta que a alienação (ou estranhamento) no capitalismo relacionase a) a uma dimensão inelutável de toda e qualquer sociedade humana. Karl. perceptíveis aos sentidos. à separação entre o produtor direto e estas dimensões: o produto do trabalho. Para Marx. o processo do trabalho. incluindo suas projeções no plano ideológico. O Capital. atente-se para as afirmativas abaixo. em seguida. não só no Brasil como no resto do mundo. leva os governos a optarem “por adotar políticas que não ofendam o poder real e. Com base neste trecho. I. por extensão. o poder do dinheiro. dá-se uma inversão do sujeito em objeto. Clóvis Rossi refere-se à existência hoje de uma “hegemonia cultural e midiática das opiniões de gente do mundo financeiro”. sendo antes comum a todas as suas formas sociais. o processo de trabalho é atividade dirigida com o fim de criar valores de uso. Os produtos do trabalho humano. 1985. produzida pela alienação ou separação entre os produtores e os produtos de seus trabalhos na sociedade. III e V são corretas. a sua capacidade de gerar críticas virulentas à qualquer inovação. Com o fetichismo da mercadoria. Com relação ao tema abordado. escolha a alternativa correta. ao serem trocados no mercado. porque este cria o fetichismo da mercadoria. O fetichismo da mercadoria oculta a verdadeira relação entre os trabalhos particulares e o trabalho total.. IV. desta forma. de qualquer forma dessa vida.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 8 18. os outros produtores diretos. e) II e V são corretas 20. a respeito do fetichismo da mercadoria. de se levar em conta tão somente que. Segundo esse jornalista. O caráter fetichista da mercadoria nada tem a ver com a questão do valor. MARX.

A sociedade contemporânea. a seguir. pp. Marx e Weber. e) Apenas I está correta 22. a atribuição de tarefas ou mesmo de uma atividade profissional atendem aos interesses particulares dos grupos dominantes e só eventualmente dos produtores: seu próprio prazer está subordinado à produção. São suplantadas por novas indústrias. d) II e III estão corretas.. Tania & outros.. como por exemplo: escravistas. pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. d) III está correta. Considere o fragmento apresentado para responder a questão proposta abaixo. pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas. Necessita estabelecer-se em toda parte. a burguesia invade todo o globo terrestre. mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes. O Manifesto Comunista. Assim. uma vez que os três pensadores convergem inteiramente quanto aos conceitos de indivíduo.). a) Apenas I está correta. MARX. Impelida pela necessidade de mercados sempre novos. de alta tecnologia. III. Belo Horizonte: Editora UFMG. e) Nenhuma está correta 21. F. uma vez que. a própria divisão capitalista do trabalho. a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países (. Trata-se de um argumento pertinente da teoria marxista para a análise das relações entre o indivíduo e a sociedade. 43-45. QUINTANEIRO. Uma característica notável da produção capitalista é que ela se sustenta graças ao constante aperfeiçoamento técnico e ao aumento incessante da produtividade. criar vínculos em toda parte. O sistema burguês tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio. feudais. e cujos produtos se consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do mundo (. 1995.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 9 II. Com base no texto acima. 96. São Paulo: Boitempo Editorial. identifique as afirmações que podem ser consideradas teoricamente pertinentes e. c) II está correta e I e III estão incorretas. b) I e III estão corretas. Trata-se de um argumento sociológico da teoria marxista que pressupõe o fim das subjetividades individuais e das identidades coletivas na sociedade capitalista. para Karl Marx. tendo em vista os fenômenos da globalização da economia. E de que maneira consegue a burguesia “vencer” essas crises? De um lado. c) I e IV estão corretas. I. Condição essencial para isto é uma divisão do trabalho. divisão social do trabalho e alienação.. Pela exploração do mercado mundial. explorar em toda parte. a) I e II estão corretas. II. marque a alternativa correta. cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas – indústrias que já não empregam matérias-primas nacionais. de outro. Em todas as sociedades o intercâmbio dos homens com os recursos naturais se dá pelo trabalho. que acaba por tornar cada tarefa individual um ato abstrato e aparentemente sem qualquer relação com o produto final. Trata-se de um dos argumentos da teoria marxista para a análise do caráter fetichista da mercadoria e da alienação dos indivíduos submetidos às relações sociais de produção na sociedade capitalista. III. Legrand – Colégio de Integração . Um toque de clássicos: Durkheim. & ENGELS. capitalistas. p. K.. não depende do trabalho humano para a produção de bens e serviços.. IV. Karl Marx e Max Weber. sempre no interior de determinadas relações sociais.). 1999. Trata-se de um argumento comum às teorias sociológicas de Émile Durkheim. b) I e III estão corretas e II está incorreta. a formação das subjetividades individuais depende das relações sociais de produção. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a ser destruídas diariamente.

d) a globalização (ou mundialização do capital) é um processo estritamente contemporâneo. 19-20. são uma exigência constante do próprio capital. tiveram cerceada sua liberdade de ação. Interprete o texto abaixo. uma produção de caráter destrutivo. d) Enquanto os sindicatos operários. substancialmente. ocorrendo. 23. a alternativa correta. estabelecendo-se. aquilo que. uma desigualdade estrutural entre elas. Identifique a(s) afirmação(ões) teoricamente pertinente(s) e. II. chegando São Paulo a ficar sob o comando de um Comitê de Defesa Proletária. Eles deixam de ser signos de uma determinada cultura para se tornarem “representações” que “outros” fazem dela. Coleção Primeiros Passos nº. assim. e) Os sindicatos são órgãos representativos de categorias individuais e indeléveis. b) Com a ascensão das lutas operárias no Brasil. A seguir. a partir dela(s). Ao se falar da organização de empresários e de trabalhadores no Brasil. São Paulo: Brasiliense. pp. as primeiras organizações classistas da burguesia industrial surgiram com a legislação sindical criada nos anos 30 do século passado pelo Governo Vargas. Os gestos. à formação dos sindicatos operários. Alterando data. podemos tirar algumas conclusões de caráter geral. ARANTES. Antonio Augusto.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 10 Com base no atual estágio do capitalismo e. O autor argumenta que os sujeitos da produção e da gestão dos eventos artísticos populares deixam de ser os sujeitos de criação da arte neles contida. a) A burguesia industrial se agrupou em organizações classistas desde os primórdios da industrialização no Brasil. demonstrando grande consciência dos seus interesses de classe. as organizações sindicais patronais gozavam de quase irrestrita autonomia legal. Através de um esforço realizado. desse modo. submetidos à legislação imposta em 1939. sendo indissociável da vida desse grupo. “enxugam-se” os eventos artísticos denominados “populares” de características consideradas inadequadas ou desnecessárias. em que rege a ordem do capital. em geral. sob o pretexto de revelar-lhes mais claramente a estrutura subjacente. é incorreto afirmar que a) a crescente produção de bens e serviços sob a forma mercadoria. c) À semelhança do que aconteceu com os trabalhadores. antecipando-se. é o ponto culminante de um processo que parte de um grupo social e a ele retorna. movimentos e palavras. analise os eventos artísticos das culturas populares. 36. em que pese todo o aperfeiçoamento técnico possível. distinguindo-se. Legrand – Colégio de Integração . Ao argumentar que a produção empresarial da arte popular transforma os eventos populares em coisas. I. em seu contexto de ocorrência. A produção empresarial da arte “popular” – qualquer que seja a orientação ideológica e política de seus responsáveis – retira-lhe duas dimensões fundamentais. Marque. já que subordina a utilização de equipamentos e recursos naturais à lógica da acumulação. os industriais começaram a conscientizar-se da necessidade de uma organização entre eles. para conter as manifestações dos trabalhadores. é uma das principais características do capitalismo. Não legitimados pelo Estado uma vez que representam anseios individuais do universo privado dos cidadãos. em nome da estética e da didática. de acordo com o texto apresentado. marque a alternativa correta. o autor quer mostrar a fragilidade simbólica da arte popular. cada vez mais. O que é cultura popular. tendem a perder o seu significado primordial. ela transforma em produto terminal. b) as inovações tecnológicas no interior das sociedades. evento isolado ou coisa. demonstrando o seu desaparecimento inevitável. 1990. local de apresentação e a própria organização do grupo artístico. 24. dessa maneira. em que a utilidade está subordinada ao valor de troca. do capitalismo que existiu no século XIX. c) o capitalismo tende a assumir. uma alteração no processo e nos sentidos particulares que os engendrou. a propósito. e) a globalização é um fenômeno que se inicia no período das grandes navegações.

III. com uma renda 100% superior à da Copa de 2006. II. Assim. e) Eventos como a Copa do Mundo possuem grande valor cultural. c) O Estado e o governo acabam por ser responsáveis também por garantir o lucro dos investidores. idade. administrar e criar arte popular. e) Apenas IV é pertinente 25.. 2013. segundo Marx.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 11 III. II e III estão corretas. Em abril.0. se têm a mesma identidade do povo brasileiro. II. pois o folclore manteve inalterados os sentidos dos rituais das culturas populares. religião. mobilizando muitas pessoas na sua realização. b) I e II são pertinentes. O Estado de São Paulo. sem distinção de sexo. faltando um ano para a bola rolar.8 bilhões. e) I. do valor excedente criado pelo trabalhador e que não fica com ele.A Fifa pode até ter suas aflições em relação à organização da Copa. Isso faz com que os interesses financeiros acabem sendo o principal objetivo de muitos que pelo esporte se interessam. a mais-valia. A previsão inicial da Fifa era que o Mundial do Brasil garantiria uma receita de US$ 3..htm> Acesso em 17 mai. O autor não é claro quanto à posição sociológica dos sujeitos da produção. provém I. Copa de 2014 já é a mais lucrativa da história. Assinale a alternativa correta. b) I e II estão corretas. 2013. Jamil. do aumento do preço da venda da mercadoria. a) I. como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. c) III e IV estão corretas.estadao. com uma rede varejista de artigos esportivos. Os argumentos do autor são improcedentes. mas financeiramente não tem do que reclamar: o Mundial de 2014 vai ser o mais rico da história. do trabalho não pago que se materializa nas mercadorias. 17 mai. assinale a alternativa incorreta: a) Grandes eventos esportivos. c) I e III são pertinentes. comenta-se que os ganhos já superaram os US$ 4. A entidade fechou ontem seu último acordo com patrocinadores. Adaptado. é falso dizer que algumas instituições lucram mais do que outras com essas realizações. a) I e IV são pertinentes. geram lucros principalmente para grandes empresas. d) Apenas I é pertinente. b) O esporte está inserido em uma lógica capitalista. graças à alma simples.. Leia: Copa de 2014 já é a mais lucrativa da história Fifa fecha acordo com seu 6º patrocinador brasileiro e estima que renda será o dobro da verificada na Alemanha RIO . o Estado revelou que o governo brasileiro estima ter aberto mão de R$ 1 bilhão em impostos por causa das isenções fiscais que concedeu para a realização da Copa. O lucro do capitalismo. Muitas empresas podem produzir.1 bilhões e consultorias estimam que o valor poderá atingir US$ 5 bilhões. Mas. Sobre a realização de grandes eventos esportivos. III e IV estão corretas. d) II. III e IV estão corretas 26.br/noticias/esportes. IV. da gestão e da criação da arte popular. classe. na Alemanha. CHADE. IV. da compra e venda da mercadoria. Disponível online em: < http://www. Legrand – Colégio de Integração .com. d) Os lucros obtidos em eventos esportivos são divididos entre todas as partes. etnia. romântica e lírica do povo brasileiro.

47. p. sem se preocupar com o bem da coletividade. como. e este cálculo não considera as condições globais do meio ambiente. pois há uma infinidade de outras causas não econômicas para a crise ambiental. Atualmente. qual das afirmações abaixo NÃO JUSTIFICA esta afirmação? a) As estruturas de poder que controlam o uso dos recursos naturais e do meio ambiente comum estão baseadas no cálculo econômico privado das empresas. b) Vivemos o risco de ruptura do equilíbrio ecológico do planeta pela incapacidade de os agentes econômicos se ajustarem às capacidades limitadas de suporte do meio ambiente. Legrand – Colégio de Integração . 29. A sociedade burguesa desenvolveu um dinamismo social que obriga o indivíduo econômico a lutar implacavelmente por seus interesses de a) lucro. não devem ser seriamente consideradas. c) lucros. e) lucro. Friedrich. MARX. 2012. de tal forma que o acesso aos recursos naturais expressa uma vivência democrática efetiva. a burguesia busca satisfazer a necessidade de um escoamento cada vez mais amplo para seus produtos. por exemplo. mas apenas os elementos mercantis. c) Existem dois fatores de extrema importância que atuam simultaneamente no sentido do agravamento da crise ambiental: a concentração crescente do controle sobre os recursos naturais e a privatização do uso do meio ambiente comum. a crise ambiental decorrente da forma como se dá a exploração econômica. Por todo o globo terrestre. 30. Ela precisa se implantar e se expandir por toda parte. mesmo pautado pela solidariedade mecânica. sem se preocupar consigo mesmo. mesmo preocupando-se com o interesse geral. e) As proposições relativas à determinação de um elemento da sociedade por outro. com o nítido sentimento de solidariedade orgânica.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 12 27. São Paulo: PenguinClassics/ Companhia das Letras. b) juros. d) A solução da crise ambiental passa pela democratização do controle sobre os recursos naturais e pela desprivatização do meio ambiente comum. Karl. d) juros. estabelecer vínculos onde quer que seja. O manifesto do partido comunista. ENGELS. como é chamado esse fenômeno de expansão do capitalismo evocado por Marx? a) Fundamentalismo b) Globalização c) Proletarização d) Aburguesação e) Monetarização 28. Se considerarmos que existe uma relação direta entre a crise ambiental que o planeta enfrenta atualmente e a lógica da acumulação capitalista.

Na cidade de Alegrete.mantém e) igual . esse número chegava a mais de 44 milhões de pessoas. o grande interesse dos seus apreciadores está relacionado a essa aura de mistério que o produto carrega consigo.diminui c) igual . qual dos fatores abaixo melhor ajuda a compreender o gosto massivo pela Coca-Cola? Assinale a alternativa correta. quase sempre nas mesmas direções. na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. É somente ela que define os padrões dos gostos estéticos ao redor do mundo. Tendo isso em vista.altitude . na ordem em que aparecem. A Coca-Cola não é somente uma empresa de refrigerantes. Por nenhuma outra indústria ser capaz de criar um refrigerante igual à CocaCola. que as __________. A Coca-Cola é um produto de alta qualidade.mantém d) maior . Fazer com que muitos “curtam” um produto depende de que esse produto seja considerado uma marca forte. Sua universalização é fruto de seu rigoroso controle de qualidade. Já na cidade de São Francisco de Paula. (Ufrgs 2013) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo.aumenta b) maior .Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 13 Na página da Coca-Cola. devido à __________.diminui 32.latitude . b) A qualidade do produto.continentalidade . e) A sua tradição. mas também de publicidade.altitude . superior a qualquer outro refrigerante. localizada no Planalto Meridional. localizada no litoral norte. 31.continentalidade . No dia 04 de julho de 2012. a) menor . A isso podemos relacionar o fetichismo da mercadoria. a) A publicidade.continentalidade . d) A sua fórmula secreta. causando forte influência no clima. está presente a quantidade de pessoas que “curtiram” o produto nessa mesma rede social. Observe o mapa a seguir: Considerando as correntes representadas no mapa e a sua influência nas condições climáticas de determinadas áreas.maritimidade .altitude . no Facebook. Um produto somente consegue se popularizar no mundo todo se contar com uma tradição que lhe permita se impor sobre os demais.latitude . movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra. constata-se que Legrand – Colégio de Integração . c) A sua marca. as temperaturas médias sofrem a influência da __________.maritimidade . (Ufrn 2013) As correntes marítimas são extensas porções de água que se deslocam pelo oceano. a amplitude térmica anual é __________ que na cidade de Tramandaí.

mas também da forma como a atmosfera age no sentido de concentrá-los ou dispersá-los. por ser quente. que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. as queimadas. n. Pela ação da evapotranspiração da floresta. significativamente. 2005. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que. é responsável pela ocorrência do fenômeno climático conhecido como friagem. por ser quente. e) a circulação atmosférica é dominada por massas de ar carregadas de umidade que.A.. cai como chuva sobre a floresta. 23-39. v. ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. a) cada vez mais. precipitam-se na encosta leste. T. no Chile. In: Caminhos da Geografia. P. na região amazônica. 34. encontrando a barreira natural formada pelos Andes. c) a corrente de Humboldt. d) A corrente de Humboldt. Fatores que influenciam na concentração do material particulado na cidade de Juiz de Fora (MG). o clima na América do Sul. procedimento que promove o desenvolvimento econômico. MARTINS. contribuem para a concentração de poluentes no ar as condições do Legrand – Colégio de Integração .D. durante a estação do inverno. p. L. apesar das mudanças climáticas que ameaçam modificar o regime de chuvas na América do Sul. pelos aspectos locais do clima urbano (ilhas de calor e circulação de ar) em consonância com as características da superfície urbana […]. 4. b) os recursos hídricos são abundantes e os regimes fluviais não serão alterados. […] Assume-se que os fenômenos de dispersão e remoção dos poluentes sejam comandados pelas feições regionais da atmosfera […]. (Unesp 2013) Leia. que volta a cair novamente como chuva mais adiante. TORRES. c) o atual desenvolvimento da Amazônia não afeta o sistema hidrológico. […] A qualidade do ar da cidade não depende somente da quantidade de poluentes lançados pelas fontes emissoras. 16. é responsável pelas elevadas temperaturas do Deserto do Atacama. O fenômeno descrito no texto é comum nas grandes áreas urbanas. por ser fria. contribui para as baixas temperaturas da região Ártica. no Brasil. as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. por ser fria. e) N. O fenômeno dos “rios voadores” “Rios voadores” são cursos de água atmosféricos. sem influenciar.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 14 a) a corrente do Golfo. ao seguir terra adentro. alimentando as bacias hidrográficas do país. invisíveis. d) os mecanismos climatológicos devem ser considerados na avaliação dos riscos decorrentes de ações como o desmatamento. (Adaptado). a floresta é substituída por agricultura ou pastagem. 33. b) a corrente do Golfo. F. A. Uberlândia (MG). é correto afirmar que. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir. a abertura de novas fronteiras agrícolas e a liberação dos gases do efeito estufa. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Considerando-se essas informações e levando-se em conta a circulação geral da atmosfera em uma cidade situada na Região Metropolitana de São Paulo. devido à aplicação de medidas rigorosas contra o desmatamento e danos à biodiversidade da floresta. A partir da leitura do texto e da observação do mapa. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil.

com duas estações marcantes. caracterizadas por estabilidade atmosférica. os maiores volumes pluviométricos ocorrem no verão. d) tempo. Em dias com intensa evaporação. por meio do desenho e dos dados fornecidos. sendo o inverno frio e chuvoso e o verão quente e seco. ocorrendo em todo o litoral leste do Brasil. b) clima. o solstício de inverno ocorre em junho. que resfria com a altitude. Legrand – Colégio de Integração . c) Tropical: clima quente. assinale a alternativa correta. é correto a) Equatorial: caracterizado por baixas temperaturas e chuvas abundantes o ano todo. c) A área representada na figura 2 possui verões com temperatura amena. relacionadas a grandes turbulências do ar. Observe o desenho abaixo. (Ucs 2012) As chuvas ocorrem quando a umidade do ar chega ao seu nível de saturação. d) Na figura 2. associadas a instabilidades atmosféricas. 36. Identifique. 37. (Ufpr 2013) Considere as figuras a seguir: 15 Com base nas figuras. a precipitação. a) A figura 1 representa o climograma de uma cidade do hemisfério austral. ocorrendo no Norte do país. b) Subtropical: registra as maiores quedas de temperatura no inverno e apresenta verões quentes. acontecendo. c) clima. e) tempo. (Ueg 2012) afirmar: A respeito dos grandes tipos climáticos do Brasil e suas características. b) Na figura 1. associadas ao encontro entre massas de ar. o tipo de chuva representado acima. d) Tropical Úmido: clima quente. 35. favoráveis à dispersão do material particulado. e) O climograma da figura 1 representa um clima subtropical controlado por massas de ar tropicais.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 a) tempo. apresenta chuvas menos frequentes no inverno. então. proporcionando as maiores amplitudes térmicas. o movimento vertical do ar carrega para cima o vapor.

Conforme a leitura do climograma. e) os meses de julho. Ele retrata algumas características climáticas da área e sobre elas pode-se afirmar que Legrand – Colégio de Integração . (Pucsp 2012) Observe o gráfico: Você examinou o climograma da cidade de Teresina. é possível afirmar que a) o outono apresenta as menores temperaturas e a menor precipitação. d) o inverno apresenta as maiores temperaturas e maior índice pluviométrico.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 a) Orográfica b) De relevo c) Frontal d) De granizo e) Por convecção 16 38. b) a primavera apresenta a maior amplitude térmica e temperatura média inferior a 20° em outubro. c) o verão apresenta menor amplitude térmica e precipitação superior a 100 mm em janeiro. Analise o climograma a seguir. (Interbits 2012) A determinação do tipo de clima de uma região depende bastante de variáveis como a distribuição da temperatura e da pluviosidade ao longo do ano. setembro e dezembro apresentam as maiores precipitações. 39.

são típicos de localidades nessa faixa de latitude. c) o movimento de ressurgência das correntes marítimas. o que fica marcado por uma estação chuvosa e uma estação seca não muito acentuada.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 17 a) o climograma mostra uma variação nas precipitações. b) a estação chuvosa marcada e a estabilidade nos níveis de temperaturas correspondem à entrada de massas quentes e úmidas em Teresina. devido. com estação seca marcada. O furacão começa a se formar com a combinação de dois fatores: ar quente e úmido e: a) a água aquecida dos oceanos nas regiões tropicais. e) trata-se de um clima tropical úmido. entre outros motivos. Legrand – Colégio de Integração . b) a barreira formada pelo relevo que canaliza o vento. d) climas com boa variação nas médias térmicas mensais. fortes e rápidos. c) temperaturas altas e constantes. que é típico das localidades nessa latitude. (Ufjf 2012) Observe o mapa a seguir que apresenta as zonas de ocorrência dos ciclones. 41. média precipitação anual correspondem a um clima tropical e seco. d) o aumento da temperatura das camadas da atmosfera. (Espm 2012) Observe o mapa: Ele indica: a) o sentido das movimentações das placas tectônicas. como mostra o climograma. e) o aumento da pressão atmosférica acima do nível normal. 40. Os ciclones são originados por movimentos circulares de ar. à continentalidade. b) o comportamento geral dos ventos.

e que pode afetar o clima regional e global. d) o elemento essencial que dá origem aos sistemas e tipos climáticos. Na Polônia. b) La Niña. d) Polar. 2011. mudando os padrões de vento em nível mundial e afetando.terra. os termômetros chegaram a registrar –33 °C. b) Tropical. os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias”. A nevasca que atinge do Reino Unido à Lituânia suspendeu milhares de voos e prejudicou as viagens de trens. (www.g1. Acesso em: 30 jun. 20). A idosos e crianças tem sido recomendado não sair às ruas nos horários de calor mais intenso para evitar problemas de saúde. d) o sentido geral dos escoamento fluvial dos maiores rios do planeta. 44. (Ufsj 2012) Leia o texto abaixo. têm sido o destino de muitos moradores. e) Temperado. 1994.) O tipo climático onde tradicionalmente se verifica essa grande variação de temperatura entre as estações do ano é o a) Equatorial. especialmente aqueles com fontes. França e Portugal a temperatura chegou à casa dos 40 °C e a população precisou buscar maneiras de se refrescar. (David DREW. (Pucsp 2012) Leia: “A energia que move a máquina Terra provém da gravidade. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. daí o valor de outras formas de energia. e) uma fonte em vias de extinção. dezembro de 2010. julho de 2010.br. Ela é.com. da radiação solar”.) A onda de frio na Europa já matou 28 pessoas. A energia solar é uma das fontes de energia que atua no planeta Terra. c) um fator de desequilíbrio que altera as dinâmicas terrestres. 18 Em países como Bélgica.http://enos. do interior da Terra e do próprio movimento do planeta.com. 42. Fonte: <www. b) um item secundário na formação das coberturas vegetais. Estradas estão bloqueadas. (Unesp 2012) Leia os textos. no planeta. (www. mas em grau muito superior provém do Sol. “É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical.inpe. c) Semiárido. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.br. assim. Parques.cptec. Legrand – Colégio de Integração . a) o principal fator construtor das estruturas e formas de relevo. Adaptado.br/>. c) Efeito Estufa. e) as principais rotas oceânicas. p. 43. O texto refere-se à/ao a) El Niño.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 c) as principais correntes marítimas.

e) semiáridas que têm climas com altas temperaturas e fracas precipitações. ausência de precipitações. predomínio de terras baixas e rios perenes. (FUVEST-SP) Em determinada espécie animal. vegetação florestal. 19 As áreas destacadas no mapa indicam regiões a) subtropicais que têm invernos úmidos e verões brandos. relevo de planícies e rios caudalosos. vegetação estépica e hidrografia intermitente. Nos espermatozóides. vegetação xerófita e solos rasos. 45. d) mediterrâneas que têm as estações bem definidas.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 d) Aquecimento Global. o número diplóide de cromossomos é 22. b) tropicais que têm verões quentes e chuvosos. invernos pouco pronunciados. vegetação florestal e rede hidrográfica perene. (Fatec 2012) Observe o mapa para responder à questão. c) desérticas que têm clima com elevadas amplitudes térmicas. nos óvulos e nas células epidérmicas dessa espécie serão encontrados. respectivamente: Legrand – Colégio de Integração . vegetação de savanas e estepes. Ciências da Natureza e suas Tecnologias 46.

d) É fundamental para o crescimento e regeneração de tecidos.III. 44 e 22 cromossomos. por: a) diplóide – haplóide – 2n b) diplóide – haplóide – n c) diplóide – diplóide – 2n d) haplóide – diplóide 2n e) haplóide – diplóide – n 49. b) Ocorre nas células tanto de animais quanto de vegetais. via de regra. ao seu crescimento.. temos 46 cromossomos (23 pares) Cada cromossomo de um par é chamado de: a) Cromossomos b) Cromossomos c) Autossomos d) Cromossomos e) Cromossomos gigantes homólogos sexuais plumosos 51. podemos concluir que: a) a meiose está associada à reprodução de pluricelulares. 20 48. c) A célula-mãe dá origem a duas células-filhas com metade do número cromossomos. (UF-RN) A conseqüência mais importante da mitose é: a) determinar a diferenciação celular. origina células . d) 44. c) Durante a meiose são produzidas duas células-filhas idênticas à mãe d) A meiose é um processo que da origem a quatro células haplóides e) durante a mitose as cromátides-irmãs. 22 e 22 cromossomos. Entre as frases a seguir.. c) a meiose está associada à reprodução de unicelulares. ao seu crescimento.. em relação à divisão celular por mitose... 50. 52.I.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 a) 22. e) 11. Nos humanos. c) a produção de células iguais à célula mãe. 47. e) As células-filhas são idênticas às células-mãe. uma célula. de cromossomos”. Cada espécie de ser vivo possui um numero fixo de cromossomos que encontram-se aos pares. 22 e 44 cromossomos.....II. b) a produção de gametas e esporos haplóides. não se separam. Em relação ao processo de divisão celular podemos afirmar que: a) A mitose consiste em duas divisões celulares sucessivas b) Os óvulos e os espermatozóides são produzidos por divisões mitóticas. 11 e 22 cromossomos.. Legrand – Colégio de Integração . (Cesgranrio) Ao compararmos mitose com meiose. b) a meiose divide à metade o número de cromossomos de uma célula. Aponte-a a) É um processo muito importante para o crescimento dos organismos. os espaços I. b) 22. uma é incorreta.. c) 11. e a mitose. (UFF-RJ) “Meiose é o processo de divisão celular através do qual. e a mitose. e a mitose o duplica. e) aumentar a taxa de mutação. Para completar corretamente a frase acima. d) aumentar a variabilidade genética dos seres vivos. 22 e 22 cromossomos. II e III devem ser substituídos respectivamente.. com o numero de ..

o número cromossomial do indivíduo. d) cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico. 53. a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área. em uma pequena lagoa. e) a mitose só acontece em células reprodutoras. e) preás podem ocupar o mesmo habitat. A curva que representa a variação da densidade populacional de lambaris é a de número: Justifique. cobra e preá estão no mesmo nicho ecológico. na mesma lagoa. a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos. a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) N. Esse fato pode ser observado no gráfico abaixo. e a meiose. inicialmente em equilíbrio. 55. b) Em Ecologia. Tais populações. SANTOS) Assinale a alternativa CORRETA: a) Em Ecologia. em que a curva 1 representa a variação da densidade populacional da traíra. sofreram notáveis alterações após o início da pesca predatória da traíra. (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como: a) biótopo b) ecossistema c) biomassa d) bioma e) comunidade 56. (MED.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 21 d) a mitose garante o número cromossomial da espécie. marque a opção correta relacionada abaixo: a) cobra e gavião ocupam o mesmo habitat. e a meiose só em células haplóides. c) gavião.A. 54. Legrand – Colégio de Integração . pertencentes ou não a várias espécies. b) preá e cobra estão no mesmo nicho ecológico. Com relação aos conceitos de HABITAT e NICHO ECOLÓGICO. mas têm nichos ecológicos diferentes.D. a evolução da densidade populacional dessas duas espécies de peixes. Traíras são predadoras naturais dos lambaris. Acompanhou-se.

as preás são produtoras de alimento. para as cobras. cobras. d) é totalmente perdida. mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. (S. cobras. com a passagem de energia de um nível trófico para outro. cobras. d) Preás. o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada. podemos afirmar que: a) A preá. gafanhotos. Nos campos da Austrália vivem cangurus. gafanhotos. gramíneas. cobras e gaviões formam uma comunidade. d) gramíneas. b) aumenta sempre. Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar. gafanhotos. (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África. bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE. e) gramíneas. (UFSC) A pirâmide de números abaixo representada diz respeito à estrutura trófica de um determinado ecossisterna: Assinale a sequência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide: a) gramíneas. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de: a) consumidores primários b) consumidores secundários c) consumidores terciários d) decompositores e) parasitas 58. ela: a) permanece igual. c) diminui sempre. sapos. b) gaviões. c) gaviões. entredevorando-se. e) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e. cobras. àqueles que o utilizam. as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários. nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. 60. Legrand – Colégio de Integração . gramíneas. CARLOS) Em um ecossistema. 57. a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente. cobras. de consumidor. e) Nenhuma das anteriores. sapos. gaviões. gafanhotos. d) Em Ecologia. a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar. sapos. formam uma teia alimentar. c) Preás e cobras do charco formam uma população e. sapos. b) O conjunto de preás da região formam uma população e os consumidores. gafanhotos. gaviões. 59.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 22 c) Em Ecologia. sapos. gaviões.

um grande número de compostos podem ser Legrand – Colégio de Integração .Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 e) é totalmente aproveitada. 23 61. Considerando suas ligações interatômicas e suas forças intermoleculares. que ocorre na natureza. mediante carvão e areia num forno elétrico. As fórmulas molecular e estrutural desde ácido estão a seguir representadas: O segundo membro da equação química que representa corretamente a ionização do ácido acético aparece na seguinte alternativa: a) H+ + H3C2O2b) 2H+ + H2C2O22c) 3H+ + HC2O23d) 4H+ + C2O24e) N. (Uerj) O experimento a seguir mostra o desvio ocorrido em um filete de água quando esta é escoada através de um tubo capilar.D. a propriedade da água que justifica a ocorrência do fenômeno consiste em: a) ser um composto iônico b) possuir moléculas polares c) ter ligações covalentes apolares d) apresentar interações de Van der Waals e) N. 2Ca3(PO4)2 + 6SiO2 + 10C → P4 + 6CaSiO3 + 10CO A partir da variedade alotrópica obtida do fósforo. (Cesgranrio) Um elemento de grande importância do subgrupo 5A é o fósforo. 62. 63. Como não é encontrado isolado.D.A. principalmente nos minérios da APATITA. (Uerj) O vinagre é uma solução aquosa diluída que contém o ácido acético ionizado.A. costuma ser obtido industrialmente através da redução da rocha fosfática.

" Revista "Veja". o número de oxidação do nitrogênio passou de +1 para +2. As reações (I) a (IV).) Sob uma espessa nuvem de fumaça. e) Na etapa IV. b) Os processos (I) a (IV) são reações de oxidação. mostram as etapas de formação de alguns compostos altamente tóxicos derivados de enxofre e nitrogênio durante as queimadas. No entanto. uma substância é considerada iônica quando a diferença entre os valores das eletronegatividades de seus componentes é igual ou superior a 1. duas e três moléculas de água de acordo com as seguintes reações: P2O5 + H2O → 2 HPO3 P2O5 + 2 H2O → H4P2O7 P2O5 + 3 H2O → 2 H3PO4 Com base nos ácidos obtidos. b) a I e a V apenas.NaCℓ II . d) H4P2O7 apresenta 6 ligações covalente simples e 2 ligações covalentes dativas. é correto afirmar que a molécula de: a) HPO3 apresenta 4 ligações covalentes simples e 1 ligação covalente dativa. apresentadas abaixo. (I) S + O2 → SO2 (II) SO2 + 1/2 O2 → SO3 (III) N2 + O2 → 2NO (IV) 2NO + O2 → 2NO2 Diante disso. 66. 24 64. b) HPO3 apresenta 3 ligações covalentes simples e 1 ligação covalente dativa. segundo a reação a seguir: P4 + 5 O2 → 2 P2O5 O P2O5 pode reagir com uma. c) a II e a IV apenas. o número de oxidação do enxofre variou de zero a + 6. (Uerj) Água e etanol são dois líquidos miscíveis em quaisquer proporções devido a ligações Legrand – Colégio de Integração . (. por outros motivos. d) O gás oxigênio é o reagente oxidante na reação (III). 65. I . a) Após as etapas I e II.Fe2O3 IV . como no caso do anidrido fosfórico. longe dos centros urbanos. Analise as substâncias apresentadas a seguir. d) a II e a V apenas. que encobre o sol há semanas.. no Sudeste Asiático a floresta é vizinha das grandes cidades.WO3 Pode-se afirmar que NÃO são iônicas: a) a I e a II apenas. assinale a afirmativa INCORRETA. 01/10/97.HF III .. o Sudeste Asiático bate recordes de poluição. c) O dióxido de enxofre é o reagente redutor na reação (II).7. e) H4P2O7 apresenta 10 ligações covalentes simples e 4 ligações covalentes dativas. e) a III e a V apenas. (Cesgranrio) De acordo com Linus Pauling. algumas substâncias não são iônicas mesmo obedecendo a esta regra. c) H3PO4 apresenta 3 ligações covalentes simples e 1 ligação covalentes dativa. (Unirio) "Enquanto a Amazônia pega fogo.K3N V .Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 produzidos.

2F. 2B. -5 d) -1.A. c) XY e ligação covalente coordenada. +5. 0.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 intermoleculares. e) XY e ligação iônica. cuja fórmula molecular e cujo tipo de ligação são. I2. d) XY2 e ligação iônica. os números de oxidação Legrand – Colégio de Integração . 70. +1.D. quando ocorre a possível ligação. -1. como especificado adiante: A única opção que relaciona corretamente o elemento químico e sua característica. -1. 4F c) 1D. -5. 0. KI. 0. NaCℓO 3.dipolo induzido e) N. 4F b) 1D. respectivamente: a) XY e ligação covalente apolar. (Cesgranrio) Os números de oxidação dos halogênios nos compostos NaCℓ. 3C. 0. 3A. 2B. 0. -2. 4C d) 1D. 2A. respectivamente: a) +1. é: a) 1D. +5 e) -1. 3A. 4C 68. +4 b) +1. +1. denominadas: a) iônicas b) pontes de hidrogênio c) covalentes coordenadas d) dipolo induzido . b) X2Y e ligação covalente fortemente polar. -3. 25 67. 2F. 3A. (Cesgranrio) Quando o elemento X (Z =19) se combina com o elemento Y (Z =17). 3E. (Cesgranrio) Dado o grupo de compostos clorados apresentados a seguir. +3. (Unirio) Analise a posição de alguns elementos na Classificação Periódica (Tabela A) e as suas tendências em formarem ligações químicas (Tabela B). +5 c) -1. -4 69. -5. NH4IO3 são. 4E e) 1D. obtém-se um composto.

+4. e) uma covalência normal e no máximo três dativas. -1. íons fosfato e íons hidróxido. c) 3. respectivamente: a) + 1. +2. +4 e –2. (Cesgranrio) Assinale a opção que contém a fórmula de um composto que pode formar pontes de hidrogênio: a) CH3CH2COONa b) CH3CH2CH3 c) CH3CH2OCH2CH3 d) CH3CH2OH e) CH2CHCH2CH3 73. +1. e) -2. +7. Legrand – Colégio de Integração . ao se ligar a outros átomos não metálicos. -3. 0 Mg(CℓO3) NaCℓO AℓCℓ3 Cℓ2 26 71. c) +1. +2 e +2. -1. b) . 75. É constituída por íons cálcio. 0 b) +7. +4 e . +1. +2 e -2. c) uma covalência normal e no máximo uma dativa. +3. 0 c) +7. +1. +1.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 do Cloro são. +2. -6. (Cefet Campos) A hidroxiapatita é um mineral que ocorre nos ossos e dentes dos animais. entre as opções abaixo.l . SO2 e Na2S são.l . d) duas covalências normais e no máximo duas dativas. -1 d) +5. -3. e) 5. Esse átomo. 72. d) -2. -3 e + 1. a fórmula do composto no qual o fósforo está no maior estado de oxidação: a) H3PO3 b) H2PO3 c) H3PO2 d) H4P2O5 e) HPO3 74. respectivamente: KCℓO4 a) +7. d) 4. O valor de x nesta fórmula é: a) 1. +5. +3. 0 e) +3. b) somente duas covalências normais. Sua fórmula química é Ca x(PO4)3(OH). -1. +6. (Cesgranrio) Um átomo possui a seguinte distribuição eletrônica: {Ar}3d 104s24p5. H2SO4. +4. +6. -7. (UFRRJ) Os números de oxidação do enxofre nas substâncias H 2S. é capaz de realizar: a) somente uma covalência normal. -7. +5. Na2SO3. -1. b) 2. +6. (Cesgranrio) Assinale.

vale a) zero. ao longo do eixo y. b) 0.0m/s e. c) possuía mais energia cinética. Sobre esse movimento são feitas as afirmações: I. y com uma velocidade tal que sua componente. e) 190J. Legrand – Colégio de Integração . Um pai de 70kg e seu filho de 50kg pedalam lado a lado. b) I e II são corretas.10J.0m/s. pode-se afirmar que sua energia cinética vale: a) 0. o trabalho realizado pela força resultante é nulo. d) possuía a mesma quantidade de energia cinética. 77. III. o filho. Se ambos sobem uma rampa e atingem um patamar plano. II. mantendo sempre velocidade uniforme. na subida da rampa até atingir o patamar. o trabalho realizado pela força de atrito é nulo. Nessas condições. Um corpo de massa 2. é de 4. o trabalho realizado pela força peso do corpo é nulo. Uma força F paralela à trajetória de seu ponto de aplicação varia com o deslocamento de acordo com a figura a seguir. durante 10s. c) 100J. 78.18J. Dessas afirmações. b) realizou a mesma quantidade de trabalho. e) desenvolveu potência mecânica menor. Qual é o trabalho realizado pela força F no deslocamento de 1 a 5 m? a) 100J b) 20J c) 12J d) 15J e) 10J 79. no deslocamento de x=0 até x=4. em relação ao pai: a) realizou mais trabalho. d) 180J. é de 2.0m/s. Uma partícula de massa m=10g se move no plano x. b) 10 c) 20 d) 30 e) 40 80. em bicicletas idênticas.0m.0kg é arrastado sobre uma superfície horizontal com velocidade constante de 5.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 27 76. O trabalho realizado por ù. SOMENTE a) I e III são corretas. ao longo do eixo x. podemos afirmar que. em joules.

0m. Nessas condições. a grandeza do gás que duplicara será: a) a massa b) a massa específica c) o volume d) o peso e) a energia cinética 85. (MACKENZIE) Se a pressão de um gás confinado é duplicada à temperatura constante. b) é a metade. (UNIVALI-SC) O comportamento de um gás real aproxima-se do comportamento de gás ideal quando submetido a: a) baixas temperaturas e baixas pressões. uma ladeira muito íngreme de comprimento L=30 metros. b) altas temperaturas e altas pressões. 28 81. e) baixas temperaturas e altas pressões. em joules. Um pêndulo é constituído de uma esfera de massa 2. vale a) b) c) d) e) 20 10 Zero – 10 – 20 82. a energia total que você vai dispender.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 c) III é correta. que pende do teto conforme figura a seguir. e) depende da ladeira. sem deslizar. Se você subir em zig-zag. d) depende da massa. em relação à energia dispendida no caminho reto.0 kg. c) baixas temperaturas independentemente da pressão. O pêndulo oscila formando um ângulo máximo de 60° com a vertical. d) II é correta. Suponha que você tenha que subir. o trabalho realizado pela força de tração. em um recurso de comprimento total igual a 60 metros. e) I é correta. 83. que o fio exerce sobre a esfera. entre a posição mais baixa e mais alta. presa a um fio de massa desprezível e comprimento 2. c) é igual. 84. a) é duas vezes maior. d) altas temperaturas e baixas pressões. (UFU-MG) As grandezas que definem completamente o estado de um gás são: a) somente pressão e volume b) apenas o volume e a temperatura. Legrand – Colégio de Integração .

qA= 27°C. deve ser: a) 0.0 atm.4 89. d) temperatura. Pode-se afirmar que PA/pB é igual a: a) 1/4 b)1/2 c) 1/8 d) 1/16 e) 2 88.0 e) 2. o volume VB. VA= 0. (FUVEST) Dois balões esféricos A e B contêm massas iguais de um mesmo gás ideal e à mesma temperatura. pressão e volume. e) 360K. sua temperatura no estado B vale: a) 120K. 29 86.90 litros. Sendo a temperatura ambiente igual a 27°C (ou seja. 87.5p. Um gás ideal evolui de um estado A para um estado B. Em um estado A. fechado novamente.SP) Uma dada massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300K. 300K).5 atm. c) 240K. a temperatura é qB= 127°C e a pressão é pB = 1. (PUCCAMP) Um gás perfeito é mantido em um cilindro fechado por um pistão. e) massa. o congelador é aberto e. (UNIP . as suas variáveis são: pA= 2. Quando a temperatura do ar no "freezer" voltar a tingir -18°C. ocupando um volume V e exercendo uma pressão p.90 b) 1.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 c) massa e volume. Em outro estado B. (FUVEST) Um congelador doméstico ("freezer") está regulado para manter a temperatura de seu interior a -18°C. volume e temperatura.6 d) 2. Sendo p A e pB as pressões dos gases nos balões A e B.2 c) 1. Logo. a pressão em seu interior será: Legrand – Colégio de Integração . Suponha que o "freezer" tenha boa vedação e que tenha ficado aberto o tempo necessário para o ar em seu interior ser trocado por ar ambiente. pressão. O raio do balão A é duas vezes maior do que o raio do balão B. b) 180K. Se o gás for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exercer uma pressão 1. Nessas condições. em litros. sua nova temperatura será: a) 100K b) 300K c) 450K d) 600K e) 900K 90. de acordo com o gráfico representado a seguir. pouco depois. d) 300K. A temperatura no estado A vale 80K.

d) cerca de 85% da pressão atmosférica. e) cerca de 67% da pressão atmosférica. b) cerca de 118% da pressão atmosférica. 30 GABARITO OFICIAL Turma 1001 Ciências Humanas e suas tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Legrand – Colégio de Integração . c) igual à pressão atmosférica.Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 a) cerca de 150% da pressão atmosférica.

Simulado 3° Bimestre / 1001 – 24/08/2013 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 31 Legrand – Colégio de Integração .