ESCOLA SECUNDÁRIA DA CIDADELA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 10º ANO Vectores no plano e no espaço 1– 1.1-Averigúe se são colineares os vectores 1.

2-Considere o vector , tal que 2-Verifique se são colineares os seguintes pares de vectores. 2.1. 2.2. 3- Determine os valores de a e b de forma que sejam colineares os seguintes vectores. e

. Determine um vector , colineares com

4- Determine as coordenadas de um vector , de norma 1, colinear com o vector .

5 – [ABCODEFG] é um cubo. (O,i,j,k) é um referencial o.n. A base do cubo pertence ao plano xOy. C(0,3,0). M é um ponto de [DG] tal que E N é um ponto de [AB] tal que .

5.1- As coordenadas de (A) (-3,3,3) 5.2(A) (B) (3,3,0) é igual a: (B)

são: (C) (3,3,3) (D) (0,3,3)

(C)

(D)

1
Esc.Sec.Cidadela - Dep.Matemática – Matemática A-10ºano – Cálculo Vectorial

6 – No referencial o.n. (O,i,j) da figura, considere o quadrilátero [ABCD]:

6.1-Escreva as coordenadas dos vectores : 6.1.1) 6.1.2) 6.1.3)

6.2- Considerando, como unidade de medida o cm, determine o perímetro do quadrilátero [ADBC]. Apresente o resultado com aproximação às décimas. 6.3-Determine .

6.4-Determine as coordenadas do ponto E que pertence ao eixo das ordenadas e tal que .

6.5-Considerando como unidade de medida o centímetro, calcule a área do quadrilátero [ADBC]. Sugestão: construa um rectângulo que contenha o quadrilátero

7- Considere o ponto A(3,0) e o vector 7.1- Escreva uma equação vectorial da recta r que contém o ponto A e tem a direcção de . 7.2-Indique as coordenadas de dois pontos da recta distintos do ponto A. 7.3- Verifique se o ponto B(1,-6) pertence à recta r. 7.4-Escreva uma equação vectorial da recta s que passa por C(0,-2) e é paralela à recta r. 7.5-Determine a ordenada do ponto da recta r que tem abcissa 7-

8 –Num referencial o.n. considere o paralelogramo [ABCD] 8.1- Escreva a equação vectorial da recta AD e da recta BC. 8.2- Determine o declive da recta AB. 8.3- Escreva a equação reduzida das rectas AB e DC. 8.4.- Escreva uma condição que define a região colorida na figura. 2
Esc.Sec.Cidadela - Dep.Matemática – Matemática A-10ºano – Cálculo Vectorial

9- Considere a recta t, definida pela equação o.n. 9.1-Determine as coordenadas de dois pontos da recta.

, num referencial

9.2-Determine as coordenadas de um vector director da recta. 9.3-Escreva uma equação vectorial da recta. 9.4-Averígue se o ponto de coordenadas pertence à recta.

9.5- Escreva a equação reduzida da recta que contém o ponto s(-1,2) e é paralela à recta t.

10- Represente graficamente cada uma das seguintes condições.

1111.1-Represente , num referencial o.n., o domínio plano definido pela condição 11.2-Represente por uma condição o domínio plano identificado a cor na figura ao lado.

12- Na figura está representado, num referencial o.n. do espaço, um cubo de aresta 2. Os eixos Ox e Oy passam nos pontos médios das arestas [DA] e [AB], respectivamente. Uma equação vectorial de DF é:

3
Esc.Sec.Cidadela - Dep.Matemática – Matemática A-10ºano – Cálculo Vectorial

13-Considere a recta r de equação é:

. Uma equação vectorial de r

14- Represente, utilizando condições, o conjunto de pontos representados a cor, em cada uma das figuras seguintes.

4
Esc.Sec.Cidadela - Dep.Matemática – Matemática A-10ºano – Cálculo Vectorial