Proposta de articulação entre os objectivos individuais sugeridos para os coordenadores de biblioteca e a respectiva ficha de auto-avaliação de desempenho.

NOTA PRÉVIA:
Os objectivos mencionados nesta ficha referem-se aos propostos no documento “Guião para a definição de Objectivos Individuais do coordenador da biblioteca, sugestão de instrumentos e recolha de evidências”.

Não se aplica, visto que o coordenador de BE a tempo inteiro não tem serviço lectivo distribuído.

As dimensões 2, 3, 4, 5 e 6 não se aplicam ao coordenador de BE porque se relacionam directamente com os alunos do docente. Contudo, de uma forma transversal, os objectivos individuais deverão dar resposta à alínea c) do art.º 9 do DR 2/2008. Em ficha de auto-avaliação o coordenador da BE poderá agregar estas dimensões e reflectir, em conformidade com os objectivos individuais definidos, o seu contributo e grau de concretização desses objectivos. Podem ser definidos os seguintes objectivos: A ii) / Bi) / Ci) / E i) / E ii) / E iii) / F i) / Fii)

Embora estes indicadores não se apliquem directamente ao cargo de coordenador da biblioteca, podem ser definidos na perspectiva da melhoria global dos resultados escolares. Para esta dimensão propõem-se estes objectivos: A ii) / B i) /C i) / E i) / E ii) / E iii) / F i) / F ii)

Na mesma lógica da dimensão anterior, são objectivos possíveis: A ii) / B i) / C i) /E i) / E ii) / E iii) / F i) / F ii)

Propõem-se os seguintes objectivos: A i) / A ii) / A iii) / A iv)/ F i) / F ii) / G i) / G ii) B iii) / B iv) / B v) 01) / B v) 02) / D i)
(entendendo-se que a BE é um projecto da escola)

Propõem-se os seguintes objectivos: A i) / A ii) / A iii) / A iv) / G

Aspecto comum a todos os docentes, independentemente de serem ou não coordenadores de biblioteca.

Deve ser salientada a importância da formação em bibliotecas escolares quer para o docente, quer para o desenvolvimento da biblioteca e dos respectivos serviços, por forma a permitir ao avaliador validar acções de formação nesta área.

Aspecto comum a todos os docentes, independentemente de serem ou não coordenadores de biblioteca.

Propõem-se os seguintes objectivos: B ii) / F i) / F ii)

Ficha anotada pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. 29/10/2008