........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 5 Diagnóstico de Falha ............. Teste com Multímetro .................................................................................................................................................................................. 7 Procedimento para Testes dos Sensores de Oxigênio ............................ 3 Tipos de Sondas disponíveis no mercado e suas características ................... 4 Normas brasileiras para controle de Emissões ........................................................................................................................................................ 6 2..................................Sensor de Oxigênio Índice Sonda Lambda Sua função no veículo ........................................................... 9 .................................................... 1 Localização e Princípios de funcionamento .................................................... 1 Benefícios ........................................................................... 7 Cuidados na Instalação ......................... 8 Tabela de Aplicação .................................................................................................................................... 6 1................................................ 6 3......................................... A aparência do tubo de proteção pode nos indicar possíveis problemas .......... 1 Veículos Flex ..................................................................... 2 Curva Característica ................................................................................... Inspeção Visual ...................................................

Como se sabe. A unidade de controle utiliza essa informação para ajustar a quantidade de combustível a ser injetada no motor e desta forma atingir uma condição próxima da mistura (1) estequiométrica. os veículos automotores são grandes colaboradores para a emissão destes poluentes.Sensor de Oxigênio Cada vez mais se 01 Sonda Lambda faz necessário o controle da emissão dos gases nocivos ao meio ambiente.5:1 Benefícios Economia + Meio Ambiente Veículos Flex Fuel Nos veículos com motores Flex Fuel esta informação também permite que o sistema reconheça o tipo de combustível presente no tanque (gasolina. álcool ou mistura de ambos). . Relação estequiométrica dos combustíveis: Álcool: 9:1 (9 partes de ar para 1 parte de combustível) Gasolina: 13:1 ~ 14:1 (Brasil) GNV: 17:1 ~ 17. hoje os veículos com injeção eletrônica contam com um aliado muito importante: o sensor de oxigênio ou sonda lambda. (1)Mistura estequiométrica ou ideal ( =1) é a melhor relação entre o ar admitido e o combustível injetado no motor para que ocorra uma combustão completa resultando na melhor condição de conversão dos gases de escape pelo catalisador. Sua função no veículo Detectar a concentração de oxigênio nos gases de escape e informar a unidade de controle do veículo quanto à condição da mistura Ar/Combustível queimada. O sensor de oxigênio compara a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape com o ar ambiente e gera um sinal elétrico na forma de tensão que é enviado para a ECU (Unidade de Controle Eletrônico). Para que isto mude.

diminuindo o tempo de injeção do combustível e assim sucessivamente.O fluxo de íons de oxigênio pelos eletrodos de platina gera uma tensão elétrica devido à diferença de concentração de oxigênio dos gases de escape e do ar ambiente. 3 vias. Quando houver aumento do fluxo de íons pelos eletrodos a tensão elétrica será próxima de 1V (mistura rica) e a ECU entenderá que deve empobrecer a mistura. . Cat.OBD (2) ) OBD (On-Board Diagnosis): é um sistema de autodiagnose de falhas em veículos automotores (sensor anterior ao catalisador.02 Sonda Lambda Sistema com um Sensor (2) Localização e Princípio de Funcionamento Sistema com dois Sensores (sensor anterior e posterior ao catalisador . 3 vias. O zircônio quando aquecido à temperatura acima de 300°C torna-se condutora de íons de oxigênio. alternando a tensão elétrica entre 0V e 1V. Electronic Control Unit ( Unidade de Controle Eletrônico) O elemento sensor consiste de um material cerâmico de zircônio com eletrodos de platina em sua superfície. Se houver baixo fluxo de íons pelos eletrodos a tensão elétrica será próxima de 0V (mistura pobre) e a ECU entenderá que deve enriquecer a mistura. comumente utilizado no Brasil) Sonda lambda Electronic Control Unit ( Unidade de Controle Eletrônico) Sonda lambda Cat. resultando na seqüência abaixo: . aumentando o tempo de injeção do combustível.

a mistura está pobre. Tipos da Mistura Ar/Combustível O sinal do sensor é obtido através da leitura efetuada nos contatos dos fios preto (sinal) e cinza (terra) Em desaceleração = Próximo a 0 volt Em aceleração rápida sem carga = Próximo a 1 volt 1 volt Com motor em rotação constante Flutuação entre 0 e 1 volt 0 volt . Quando o lambda estiver acima de 1. O Painel acima demonstra que a mistura está na estequiometria.Curva Característica Sinal do Sensor Volts (mV) Sonda Lambda 03 Sinais próximos a 1 volt são considerados mistura rica Sinais próximos a 0 volt são considerados mistura pobre *Mistura A/C *A/C = Ar/Combustível Quando o lambda estiver abaixo de 1.a mistura está rica. ou seja Lambda 1.

.04 Tipos de Sonda disponíveis no mercado e suas características Sonda Lambda OZAS®-S3 ( Tipo EGO . No Brasil. o que lhe confere um início mais rápido (15s para o tipo FLO e 10s para o tipo UFLO). Pode ser fornecido com aquecedor Standard (padrão) com início de funcionamento a partir de 40s ou com aquecedores de alta potência. o aquecedor possui um baixo consumo de energia elétrica. satisfazendo as exigências de uso da motocicleta. ZFAS®-U ( Tipo UEGO . Este sensor possui aquecimento interno e massa isolada. o que permite atender às leis de emissões mais rigorosas. leve e altamente resistente à vibração que permite ótima flexibilidade para instalação em espaços reduzidos como escapamentos de motos. resultando na redução das emissões dos gases de escape e também no consumo de combustível. Sua concepção construtiva não necessita de ar ambiente de referência e além de ter um início de funcionamento rápido. mesmo em condições de baixa temperatura. ZFAS®-S2 ( Tipo THICK FILM . OZAS®-S1 ( Tipo ISO HEGO . leve e resistente à vibração.1 fio) É uma sonda do tipo sem aquecedor destinado para motos pequenas com motores monocilíndricos. o sensor emprega um terminal de borracha para facilitar a montagem. além de excelente desempenho e confiabilidade.4 fios) É um sensor do tipo compacto. os veículos Flex utilizam a tecnologia FLO dos sensores NTK.Linear) UEGO é um produto avançado para controle da mistura Ar/Combustível que utiliza a tecnologia de substratos cerâmicos em multicamadas.4 fios) É uma sonda que possui um corpo de cerâmica feito a base de Dióxido de Zircônio em forma de dedo (motivo do nome dedal). contribuindo para um ar mais limpo. Seu sinal de saída é proporcional à concentração de oxigênio nos gases de escape. Este sensor mede uma ampla faixa da mistura A/C e permite um controle preciso da mistura no ponto estequiométrico ( =1). e revestido por eletrodos de platina. Além de ser compacto.

HC (hidrocarboneto) e NOx (óxido de nitrogênio). O PRONCOVE foi implantado em 1986 e desde então se reduziu em cerca de 97% a emissão de poluentes com a adoção de tecnologias como a injeção eletrônica. sensor de oxigênio e a melhoria na qualidade dos combustíveis para assegurar uma redução ainda maior nos principais gases nocivos que são: CO (monóxido de carbono). Com o programa.GRAMAS / KM RODADO . nacionais e importados são submetidos à homologação quanto à emissão de poluentes. UNIDADE . todos os veículos novos. catalisador.Normas brasileiras para controle de Emissões Carro Injeção Motos Sonda Lambda 05 O Brasil possui o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/PROMOT) e tem como referência as normas européias.

Contato feito no fio preto (sinal) e cinza (terra). Em aceleração constante variação entre 0 e 1V. O corpo do sensor deve ser checado para verificar se há marcas. Deverá apresentar valores de 2Ω ~ 14Ω dependendo da sonda.Testes com Multímetro Teste do Heater com Multímetro . Deverá ser maior ou igual a 10. . Danos a borracha seladora (Gromet) Ruptura de fio por torção Conector solto puxado pelo fio Uso de Ferramenta inadequada Oxidação no conector Presença de óleo ou umidade . Realizar o teste à temperatura ambiente. Em desaceleração: próximo a 0V. .5V 2 .06 Sonda Lambda Diagnóstico de Falha 1 . que podem ter quebrado ou trincado o elemento sensor. Qualquer dano irá interferir no sinal do sensor.pois estas são sinais de choques mecânicos. . Entretanto a fiação e o conector devem ser checados para a verificação de danos. Contato feito nos fios brancos Teste do sinal com Multímetro . Teste de Alimentação do Heater com Multímetro Tensão de bateria . Durante uma aceleração rápida em vazio: próximo 1V.Inspeção Visual A inspeção visual por si só. geralmente não é suficiente para determinar se um sensor de oxigênio está funcionando corretamente.

Torque de aperto: 3. . Usar o sensor especificado.A aparência do tubo de proteção do sensor pode nos indicar possíveis problemas. A causa deve ser eliminada e o sensor trocado. evitando fios soltos ou compridos demais. O acúmulo de sedimentos brancos ou cinzas indica que: . .3 a 44. Evitar contato do chicote com a barra de direção. O chumbo ataca a platina do elemento sensor e o catalisador. Evitar contato do chicote com o coletor de escape. .que o motor está queimando óleo. . .1 N x m) .o combustível utilizado pode estar alterado. O excesso de fuligem pode obstruir o sensor e afetar o seu tempo de resposta. Cuidados na Instalação . A mistura pode estar muito rica ou o aquecedor do sensor pode estar danificado.aditivos de combustível estão sendo usados.5 Kgf x m (34. Alguns componentes dos aditivos e óleos podem contaminar o elemento sensor. Deve-se ter cuidado para que não ocorra choque mecânico durante o aperto ou batida das partes metálicas (ferramenta / sensor). . Sedimentos brilhantes indicam a presença de chumbo. Em ambos os casos o sensor deve ser trocado. Deve-se rosquear o sensor antes de conectá-lo. .5 a 4.Diagnóstico de Falha Sonda Lambda 07 3 . O sensor deve ser trocado e apenas combustível sem chumbo deve ser usado.

Realizar o teste com o motor aquecido. Reconectar a sonda. A sonda deve ser substituída 1 . 2. Conectar o multímetro entre o sinal ⊕ (fio preto) e o terra Θ (fio cinza) do sensor. Tensão oscila entre 0V e 1V 1 . 4. 3.5V 1 . desconectar a sonda 2. Em desaceleração: tensão tendendo a 0V. o fusível . Ligar o veículo. Desgaste dos anéis dos cilindros ou falta de assentamento das válvulas. o relé e o terra. Conectar o multímetro nos terminais da resistência de aquecimento (fios brancos) A resistência do aquecedor deve estar entre 2Ω(ohms) e 14 Ω a temperatura ambiente Tensão deverá ser maior ou igual a 10. . Verificar contatos elétricos.08 Procedimento para Teste dos Sensores de Oxigênio Luz indicadora da injeção eletrônica acesa: pode haver problema com a sonda lambda Sequência de teste Pontos a serem checados Sonda Lambda Checagem do chicote Inspeção visual do chicote Fio rompido/derretido ou conector danificado? Terminal ou borracha de vedação solto e puxado pelos fios? Presença de óleo ou líquido no conector? Terminais oxidados? Chicote tem continuidade? Checagem da sonda Inspeção visual da sonda A sonda tem algum dano visível? Análise da sonda Teste com multimetro Teste Procedimento Resultado Se não Checar 1 Sinal da sonda 1. desconectar a sonda 2. Sistema de arrefecimento 3 Tensão da bateria 1 . 1 . Sistema de alimentação de combustível 6. Com a chave desligada. Combustível adulterado 7. 5. A sonda deve ser substituída 2 Resistência de aquecimento 1 . 2. Resistência de aquecimento com defeito. Sistema de escape (entrada de ar falsa). Sonda pode estar com defeito se a tensão não varia 2. Rodar o motor por 2 minutos a 2000rpm. Consumo de óleo. 5. 4 . 3. (Obs: recomendamos utilizar um chicote de teste para esta operação). 3. 3. Verificar o chicote. Com a chave desligada. Remover a sonda e verificar se há depósito de óleo ou outros residuos Em aceleração: tensão tendendo a 1V. Conectar o multímetro entre os terminais de alimentação do aquecedor no conector lado ECU. desconectar a sonda. Com a chave desligada.

8 8v / HLX .6 / mpi Fiorino 1.6 8v / spi 1. ) 1.5 8v / spi Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV 1.dois transformadores separados 1.6 8v / mpi 1.transformador de um só corpo 1.4 8v / Fire Flex ( 80 cv gas.8 16v 1.5 8v / mpi 1. ) 1.8 8v / Flex Palio Weekend 1.8 16v 1. / 81 cv álc.3 8v / Fire Flex 1.3 8v / Fire Flex 1.8 16v 1.8 8v 1.6 16v STEP-A 1.5 8v / mpi 1.6 8v / spi 1.0 8v / mpi 1.6 8v / mpi 1.Flex Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Desde 04/2001 Desde 09/1999 Desde 08/2001 2004 a 2006 2004 a 2006 1993 a 1994 1994 a 1996 1994 a 1996 1994 a 1996 Desde 1994 Desde 02/2004 Desde 02/2005 1993 a 1994 1994 a 1996 Desde 04/1996 Desde 1994 Desde 05/2001 Desde 08/1999 Desde 08/1999 Desde 05/1996 Desde 09/1998 Desde 09/2000 Desde 09/2003 02/2005 a 11/2008 Desde 08/2002 Desde 2003 Desde 02/2005 Desde 05/1996 1999 a 2000 Desde 05/1996 Desde 07/1997 Desde 1996 Desde 09/2000 2003 a 2004 2005 a 2006 Desde 08/2002 Desde 2003 Desde 02/2005 Desde 05/1996 1999 a 2000 Desde 05/1996 Desde 07/1997 Desde 09/2000 2003 a 2004 2005 a 2006 09 OZA334-A2 OZA334-A2 OZA334-A2 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA446-E4 OZA114-A1 OZA114-A1 OZA114-A2 / OZA114-R1 OZA446-E4 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA446-E4 OZA114-A1 OZA112-A4 OZA114-A2 / OZA114-R1 OZA334-A1 OZA334-A2 OZA334-A2 OZA112-A4 OZA112-A6 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA112-A4 OZA112-A4 OZA112-A4 OZA112-A7 OZA112-A4 OZA334-A1 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA112-A4 OZA112-A4 OZA112-A4 OZA112-A7 OZA334-A1 OZA532-A10 OZA532-A10 .Sonda Lambda FIAT Brava Doblò Doblò Adventure Elba 1.8 8v 1.0 8v / Fire .3 8v / Fire 1.6 16v / mpi 1. ) 1.5 8v / mpi 1.8 8v 1.3 8v / Fire ( 65 cv ) 1. / 66 cv álc.6 16v / mpi 1.6 16v / mpi 1.6 8v / spi 1.4 8v / Flex ( 80 cv gas.3 8v / Fire Flex 1.0 8v / Fire .6 16v / mpi 1.3 8v / Fire 1.5 8v / spi 1.8 8v 1.6 / spi Marea Marea Weekend Palio 1. / 81 cv álc.0 8v / Fire Flex ( 65 cv gas.

0 16v 2.0 8v / Mille Fire 1. ) 1.0 8v / Fire .3 / Endura 1.0 8v / spi 1.0 / mpi-P8 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas.4 8v / ( 68 cv gnv / 80 cv gas. / 114 cv álc. / 66 cv álc.6 / spi 1. ) 1. ) 1. / 86 cv álc.3 8v / Fire Flex 1.3 8v / Fire 1. / 81 cv álc. ) Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Tetrafuel Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV 1. / 81 cv álc.6 8v / mpi 1.6 16v / mpi 1.8 8v 1.6 8v / Zetec Rocam . ) 1.) 1.6 mpi Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV 1.8 8v / Flex ( 112 cv gas.107 cv álc) Bicombustível / GNV 2005 a 2006 08/2007 a 10/2008 Desde 05/1996 Desde 09/1998 2002 a 2003 Desde 09/2003 02/2005 a 11/2008 Desde 08/2002 Desde 2003 02/2005 a 2007 2007 a 11/2008 2006 a 11/2008 Desde 05/1996 Desde 1997 Desde 07/1997 Desde 09/2000 2003 a 2004 2005 a 2006 Desde 02/2005 Desde 04/1996 Desde 03/1998 Desde 1998 Desde 1998 Desde 2000 2003 a 2004 2005 a 2006 Desde 1994 1993 a 1994 11/1994 a 1998 Desde 1995 Desde 1994 Desde 1996 Desde 1995 Desde 1995 Desde 06/2001 06/2005 a 06/2008 Desde 02/2004 02/2005 a 06/2008 1993 a 1994 1994 a 1996 Desde 1994 10/1997 a 08/1999 05/1999 a 02/2002 Desde 03/2002 05/2007 a 10/2008 10 Palio Adventure Punto Siena OZA532-A10 OZA532-A10 OZA112-A4 OZA112-A6 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA112-A4 OZA112-A7 OZA112-A7 OZA334-A1 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA112-A4 OZA112-A6 OZA112-A4 OZA112-A4 OZA334-A1 OZA532-A10 OZA532-A10 OZA114-A1 OZA527-E4 OZA114-A1 OZA527-E4 OZA527-E4 OZA112-A4 OZA527-E4 OZA114-A1 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA334-A3 OZA532-A10 OZA446-E4 OZA114-A1 OZA446-E4 OZA448-E12 OZA216-D3 / OZA519-D2 OZA519-D2 OZA488-D4 Strada 1.0 8v / Fire Flex ( 65 cv gas. / 81cv álc.6 16v / mpi 1.6 8v / Zetec Rocam Flex (96 cv gas . ) 1.dois transformadores separados 1.3 8v / Fire Flex 1.5 8v / mpi Tempra 2.0 8v / Mille Fire Flex ( 65 cv gas.6 / mpi 2.8 8v / Flex ( 112 cv gas.5 8v / spi FORD Courier 1. ) 1.0 8v / mpi 1.8 8v 1.0 8v / Fire .6 16v / mpi 1.transformador de um só corpo 1.10 Sonda Lambda 1.4 8v / Fire Flex ( 80 cv gas.4 8v / ELX Flex ( 80 cv gas.3 8v / Fire ( 65 cv ) 1.6 8v / spi 1.4 8v mpi / Fire Flex (85 cv gas. ) 1.0 8v / spi 2.4 8v / Fire Flex ( 85 cv gas.0 16v Uno 1. / 86 cv álc. / 114 cv álc. / 66 cv álc. ) Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV 1.6 8v / mpi 1. / 114 cv álc.0 16v / mpi Tempra Turbo Tipo 2.

0 8v / AP EFI Versailles 1.0 8v / AP EFI GM Astra Celta 2.0 8v / AP EFI 1.6 8v / Zetec Rocam 1.8 16v / Zetec 2.0 8v / Superchager (Zetec-Rocam) 1.6 8v / Zetec Rocam Flex Fiesta Street Focus 1.0 / 1.6 8v / Zetec Rocam 1.0 16v / Duratec OZA519-D2 OZA519-D2 OZA488-D4 OZA519-D2 OZA151-D3 OZA216-D3 / OZA519-D2 OZA33-D8 OZA448-E12 OZA519-D2 OZA488-D4 OZA448-E12 OZA519-D2 OZA448-E12 OZA448-E12 OZA519-D2 OZA488-D4 OZA216-D3 / OZA519-D2 OZA519-D2 OZA519-D1 OZA519-D1 OZA519-D1 OZA519-D2 OZA519-D3 OZA216-D3 / OZA519-D2 OZA519-D2 OZA216-D3 / OZA519-D2 OZA519-D2 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA446-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 OZA401-E6 Escort 1.0 16v / Zetec 2.8 8v SOHC mpfi Meriva 1.8 16v DOHC mpfi .) 1.8 8v / AP CFI 2.6 8v / Flex ( 105 cv gas.6 8v mpfi 1.0 8v VHC 1.9 i L6 Argentina 1.0 8v / Zetec Rocam 1.4 / 1.6 8v / Zetec Rocam 1. ) 2. / 73 cv álc.0 / Superchager (Zetec-Rocam) 1.0 16v / Duratec Ka 1.6 8v / AP CFI 1.8 16v / Zetec F-1000 Fiesta 4.11 Sonda Lambda Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV 2003 a 05/2006 Desde 2003 06/2005 a 10/2008 Desde 02/2003 Até 1996 Desde 07/2000 Desde 1996 01/1998 a 10/1998 1999 a 07/2006 08/2004 a 10/2008 Desde 12/1992 Desde 03/2002 04/1996 a 07/1997 Desde 12/1992 Desde 03/2002 08/2004 a 10/2008 05/1999 a 02/2002 Desde 03/2002 Desde 2004 07/2000 a 03/2005 07/2000 a 03/2005 03/2005 a 11/2005 11/2005 a 08/2008 05/1999 a 02/2002 02/2002 a 12/2007 05/1999 a 02/2002 02/2002 a 12/2007 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Desde 10/1994 2000 a 2005 até 2005 Desde 07/2003 Desde 1994 Desde 1996 Desde 1996 2002 a 2005 2002 a 2003 2003 2003 11 Ecosport 1.0 8v VHC 1.0 / 1.4 / 1.0 mpfi 1.0 8v / Zetec Rocam Flex (71 cv gas.4 SOHC mpfi Corsa 1.8 8v / AP CFI 2.8 8v / AP CFI 2.8 8v SOHC mpfi 1.6 8v / Zetec Rocam 1.0 SOHC mpfi 1.6 8v / Zetec Rocam Royale Verona 1. / 111 cv álc.3 / Endura 1.0 8v / Zetec Rocam 1.3 / Endura Importado 1.0 / Endura EFI 1.6 8v efi 1.6 8v / AP CFI 1.0 8v / Zetec Rocam 1.

2 16v DOHC mpfi Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV 1.12 Sonda Lambda 2.0 mpfi 3.0 16v / Power sem distribuidor ( RSH ) 1. ) 2.6 8v / spi 1.Totalflex ( 103 cv gas.0 8v Mi Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Desde 1995 1993 a 1994 1994 a 1996 Desde 1997 1997 a 2005 2001 a 2006 2001 a 2006 Desde 1996 Desde 1996 Desde 08/2003 08/2003 a 03/2005 Desde 04/2005 Até 1996 2002 a 02/2005 03/2005 a 08/2005 09/2001 a 02/2005 Desde 1997 Desde 1997 Desde 04/2003 1997 a 03/2003 Desde 1997 Desde 2005 Desde 1997 Desde 1997 Até 1996 Até 1996 Até 1996 1997 a 03/2003 Desde 1997 Desde 04/2003 1997 a 03/2003 Desde 1997 Desde 2005 Desde 1997 Desde 1997 Até 1996 Até 1996 Até 1996 Desde 02/1998 Desde 02/1998 07/2002 a 07/2006 12 Omega Vectra OZA446-E3 OZA446-E6 OZA446-E6 0ZA446-E6 0ZA446-E6 OZA501-H18 OZA501-H22 OZA114-R1 OZA114-R1 OZA532-V2 OZA532-V2 OZA534-V3 OZA151-D3 OZA532-V1 OZA532-V1 OZA532-V1 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA114-V3 OZA114-V2 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA114-V3 OZA114-V3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA151-D3 OZA114-V3 OZA114-V3 OZA532-V2 HONDA Civic EX Civic LX 1. ) 2.8 8v / AP CFI 2.0 16v / RSH .6 8v / AP CFI 1.8 8v / Power .7 16v 1.0 8v / City/Plus .8 8v / AP CFI 2./106 cv álc.6 8v / AP CFI 1.0 16v mpfi 2.0 mpfi 2.0 mpfi 2.EA-111 RSH ) Gol AE 1000 CFI 1.6 8v Mi 1. .Totalflex ( EA 111 RSH ) 1.6 8v Mi Pointer 1.7 16v 1.6 8v / Totalflex 1.8 8v Mi 1.0 8v Mi Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV 1.0 8v ( RSH ) 1.6 8v / spi 1.0 8v / RSH .8 8v Mi 1.8 8v Mi 1.sem distribuidor.0 8v / AP EFI Polo Classic Polo 1. balancim roletado Trend / Power 1./106 cv álc.8 8v / Plus/Sportline .6 8v Mi RENAULT Clio R 19 VW Fox Logus 1.EA 111 RSH ) 1.Totalflex ( 103 cv gas.6 8v / Totalflex 1.0 8v / City/Plus .0 8v / Totalflex ( 53kW .0 8v / AP EFI Parati 1./71 cv álc.Totalflex ( 68 cv gas.

6 8v / AP CFI 1.8 8v / AP CFI 1. ) AP 2000 EFI 2.13 Sonda Lambda Gasolina / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Bicombustível / GNV Gasolina / GNV Gasolina / GNV Álcool / GNV Até 1996 Até 1996 Desde 1997 Desde 1997 Até 1996 Desde 1997 Desde 1997 Até 1996 1997 a 03/2003 Desde 1997 Desde 04/2003 Até 1996 1997 a 03/2003 Desde 1997 Desde 2005 Até 1996 Desde 1997 07/1997 a 05/2002 13 Santana / Quantum 1.6 8v / Totalflex 1.6 8v Mi 1.0 8v Mi OBSERVAÇÃO .Totalflex ( 103cv gas.8 8v / City/Crossover ./106cv álc.8 8v Mi 1.6 8v / AP CFI 1.8 8v Mi 2.0 8v / AP EFI 2.8 8v / AP CFI 1.0 8v Mi OZA151-D3 OZA151-D3 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA151-D3 OZA114-V3 OZA114-V3 OZA151-D3 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA151-D3 OZA114-V2 OZA114-V2 OZA532-V1 OZA151-D3 OZA114-V3 OZA114-V2 Saveiro 1.

br Distribuidor Autorizado SNT 01 02 11/10 .www.com.ngkntk.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful