Identidade

Cromoterapia e Mandalas
Reduza a ansiedade e ganhe coragem com a visualização de cores por Solange Lima Você deve conhecer a Cromoterapia, terapia na qual se usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Mas o que talvez não saiba é que pode utilizar toda a energia das cores no desenho de uma mandala. Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo. Cada mandala cria um campo de energia e magnetismo intenso, no qual trabalhando as cores podemos buscar autoconhecimento, bem-estar, equilíbrio e relaxamento. Se observamos ao nosso redor, podemos encontrar mandalas em todos os lugares, nas flores, nas conchas, nas estrelas, em frutas como um kiwi ou uma laranja por exemplo. Faça um exercício e observe tudo ao seu redor, as formas mandálicas estão em todos os lugares. No Oriente os tibetanos acreditam que a mandala traz o conhecimento para se chegar a iluminação nesta vida. Já a cor representa um estado de espírito e traz para o indivíduo um significado para aquele momento de sua vida.

Quais cores você precisa em seu momento actual?
Muitos estados emocionais são demonstrados nas cores de uma mandala"Muitos estados emocionais são demonstrados nas cores de uma mandala" , pelo trabalho de observação, meditação ou na pintura da própria mandala. Trazemos para a nossa consciência respostas aos nossos questionamentos ou aquietamos nossa mente, melhorando assim estados de ansiedade e stress. E como conseguir uma mandala ou mesmo desenhá-la e saber quais cores você está precisando no seu momento de vida actual? Você pode aprender a desenhar e pintar uma mandala através de um curso, procurar imagens de mandalas em livros ou sites na internet ou comprá-las em lojas de produtos indianos ou esotéricos. A forma de colori-la fica por sua conta: com lápis de cor, canetas coloridas, giz de cera ou até mesmo em softwares de computador, se você tiver habilidade para isso. Você vai perceber que é como virar criança de novo, brincando com formas e cores. Se você comprou a mandala ou a criou, observe os significados das cores que chamaram sua atenção no momento da compra ou que utilizou para colori-la:

Vermelho - é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Quando a cor vermelha está numa

ela precisa ser bem usada. equilíbrio físico e emocional. intuição. diminuição da ansiedade e do stress.é activadora e dinâmica. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. tranquiliza o corpo e a mente.trabalha afectividade.é restauradora e regeneradora.é calmante e equilibradora. amor. da reconstrução e da melhora. É a cor da inteligência. paciência. criatividade. .traz equilíbrio. Laranja . ela limpa e isola os ambientes em que está. ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais. são muitos. dependendo das cores escolhidas: capacidade de concentração. Rosa. harmonia. Quando uma mandala tem a cor verde.trabalha o equilíbrio energético. Índigo . limpeza e purificação de ambientes. Amarelo . seja em que nível for. Ajuda nos casos de insónia e stress. protecção. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. mística e religiosa. É a cor da coragem. suas vibrações são sempre energizadoras e. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado. harmonia e serenidade. dentre outros. união. melhora da auto-estima. ela é benéfica para todos. traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. do estudo e da criatividade. Quando uma mandala tem a cor violeta ou lilás. Quais os benefícios que uma mandala pode trazer? Como você viu acima. age sobre os processos mentais. descrente e sem conexão com as forças divinas. Violeta ou Lilás é profundamente espiritual.       mandala. pois pode tirar o sono ou deixar a pessoa irritada. Verde . Azul .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful