Visão Geral

Por Thomaz Oselame Gobatto

Novas funcionalidades. . novos ícones. entre outros. Esse tutorial traz uma rápida visão geral do V-Ray e suas funcionalidades. Procure em Window / Preferences / Extensions. Ativar e desativar o V-Ray: Esta opção permite-lhe automaticamente ativar ou desativar o programa.Interface do Usuário Muita coisa mudou nessa nova versão do V-Ray para SketchUp. Menu V-Ray: Agora existem mais opções no menu de plug-ins do SketchUp.

Novos ícones da barra de ferramentas: Menu Materiais Menu de Opções Iniciar a renderização Ajuda V-Ray Abrir a Vizualização Luz Omni Retângulo de Luz Luz IES Luz Spot Opções de Esfera Plano infinito .

Toon Material 4. 2. 3. Material Workspace: Esta área mostra todos os materiais da cena.Menu: Edição de Materiais V-Ray Material Editor: Para criação e edição de materiais. 3. Escolha entre as opções de materiais do V-Ray: Clique Esquerdo 1. O editor de materiais do V-Ray tem três áreas: 1. Two Sided Material . Material Preview: Ao clicar no botão Preview você pode ver uma visualização do material selecionado ou camada. Clique com o botão esquerdo em “Scene Material”. 2. Você pode acessa-lo clicando no ícone M do menu V-Ray. Angle Blend Material 5. Selecione “Create Material”. V-Ray Default Material 3. Adição de Materiais: 1. Material Options: Permite alterar e controlar todas as as propriedades do material. Skp Two Sided Material 2. Com um clique direito do mouse sobre eles você encontra mais opções de materiais e configurações.

Salvar Opção V-Ray: Permite salvar todos os parâmetros De configuração para a utilização no futuro. Carregar Opções V-Ray: Permite abrir configurações pré-gravadas do V-Ray Carregar Opção Padrão: Permite-lhe voltar às configurações padrão do V-Ray. Você pode alterar as opções de configuração de anti-aliasing. Ambiente para a câmera e resolução.Menu: Opções Opções de renderização V-Ray: Controla todos os parâmetros de renderização no V-Ray. Salvar opções Carregar opções Opções padrão Clique no título da barra para abrir os parâmetros de configuração .

Menu Environment Sub-menu acessado pelo icone “m” .Menu Opções: Sun e Sky No menu de opões. encontramos as opções para iluminação solar e parâmetros de céu/background. na aba Environment. Sky Brightness: permite configurar uma intensidade diferente para o mapeamento do céu sem afetar a intensidade da luz solar.

Ao editar os parâmetros de sol no GI Color. basta clicar sobre a cor. a configuração é automaticamente atualizado no BG Color e vice-versa. Uma nova janela se abre com opções de carregamento. irá afetar a iluminação. Você não tem que configurar o mesmo valor em cada slot. não importa o brilho do sol. com exceção do valor em Sky Brightness .Com esta opção você pode obter um céu claro ou um céu escuro com uma lua. preview e alterações de configuração. Se você alterar esta opção através do ”GI Color". Na janela altere para a cor desejada. Você tem que mudar o brilho do céu em "BG Color". basta acessar o ícone com a letra “m” ao lado da opção geral. Dicas: Para alterar parâmetros de determinada configuração. Para cores.

Menu Opções: Indirect Illumination No menu de opões. deixando com um aspecto mais realístico possível. . Acesse o Menu Opções. na aba Indirect Illumination. Ambient Occlusion (AO): Esta opção para renderização ajuda a melhorar a imagem final. encontramos opções global para um render mais realístico. na aba Indirect Illumination.

Note que os detalhes da porta e das janelas não são visíveis. Imagem com AO ativado. Imagem sem AO. Maiores números significam maior oclusão.Nas opções de Ambient Occlusion encontramos: On: Habilita ou desabilita o AO Radius: Determina a quantidade de área que o efeito AO será produzido Subdivids: Determina a quantidade de AO. Os detalhes são visíveis. . Grandes valores para melhor qualidade podem alterar o tempo de renderização Amount: Quantidade de AO. mesmo com com qualidade baixa no GI.

Exemplos de imagem com e sem Ambient Occlusion. Note que os detalhes da imagem com AO são mais visiveis que os da imagem sem. Imagem sem AO Imagem com AO .

em seguida. . Quando uma nova renderização for iniciada o V-Ray apenas renderizara a área de seleção. Para cancelar basta desmarcar o icone. clique no icone correspondente e faça uma seleção na cena.Menu: V-Ray Frame Buffer (VFB) e VB Channel Region Render: Esta opção permite-lhe tornar uma região da cena em que o V-Ray fará o render. Como utilizar o Frame Buffer V-Ray: Clique no ícone Render localizada no menu do quadro V-Ray.

os marcados em branco. Esta opção permite selecionar elementosIndependentes da imagem para renderização. desativados . acesse a aba VB Channel. clicando uma vez para realçá-los.No menu de opções. Na imagem à direita. Como usar o VB Channel: Você pode habilitar os canais. os canais que estão grifados em azul são os canais ativados.

tudo que aparecer na câmera do sketchup. irá aparecer exatamente igual na câmera do V-Ray. vá para o menu Opções. . Na aba Output é possivel alterar a dimensão final da Imagem no V-Ray. Desmarcando a opção Override Viewport.Menu Opções: Output (Rollout) Get View Aspect: Esta opção permite que você combine a relação de aspecto da janela de exibição (dimensão da janela de exibição) para a proporção SketchUp. basta clicar em um dos botões correspondentes ao tamanho. O V-Ray automaticamente coincide com a taxa de câmera do SketchUp. 1024x768. Alguns são: 600x800. ou seja. Tamanhos pré definidos também podem ser usados. abra a guia Output e clique no botão Get View Aspect. Também é possivel personalizar o tamanho da imagem final alterando manualmente os valores em Width e Height. Ou seja. a proporção do tamanho da câmera no SketchUp será igual na câmera do V-Ray. dentre outros. em seguida. Como usar: Após montar posicionar a posição câmera desejada no SketchUp. para altura e largura da imagem. o tamanho da Imagem renderizada será o mesmo da imagem no sketchup.

.Exemplo de proporção da câmera. A proporção no render é a mesma usada no SketchUp.