P. 1
A Poluição do Trânsito

A Poluição do Trânsito

4.0

|Views: 4,336|Likes:
Published by lidiamendes

More info:

Published by: lidiamendes on Jul 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT or read online from Scribd
See more
See less

03/31/2013

original

Poluição do Trânsito

Objectivos do Trabalho O que é a poluição? Problemas provocados pela poluição ? Formas de poluição: -Sonora. - Atmosférica. Como é que os automóveis poluem? Efeitos Nocivos provcados pela poluição: - na terra. -no ser humano.

O QUE É A POLUIÇÃO
A poluição pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e outras substâncias ou agentes contaminantes em um ambiente, prejudicando a vida dos animais e a vida do homem. Há vários tipos de poluição, a saber:
    Poluição Poluição Poluição Poluição Sonora. Atmosférica. Aquática. dos solos.

A poluição sonora é provocada pela difusão
do som em grande quantidade muito acima do tolerável e do permitido pela lei. Dependendo da sua intensidade pode causar danos irreversíveis nos seres vivos.  A Aviação Civil é uma das maiores fontes de poluição sonora das grandes cidades.

Efeitos da poluição sonora
• As pessoas que vivem ou trabalham próximo de locais com um tráfego intenso têm tendências a sofrer dores de cabeça e até mesmo de danos auditivos permanentes por causa do ruído dos motores dos veículos.

A gasolina ,o gasóleo e gás são misturas complexas de hidrocarbonetos que quando são misturados com o ar num motor , queimam-se e formam gases perigosos. As minúsculas partículas de hidrocarbonetos não queimadas e também o chumbo podem ir para atmosfera com os fumos do escape

Os efeitos da poluição
De que forma o trânsito pode sujar a cidade. • Os ácidos de nitrogénio que saem pelos tubos de escape misturam-se com a água das nuvens formando um ácido nítrico bastante fresco que posteriormente caiba com a chuva, num fenómeno conhecido com a chuva ácida prejudicial ácida animal e vegetal o dióxido de carbono e um dos gases causadores de “ efeito de estufa” que retém calor perto da superfície da terra. Se uma quantidade de calor muito grande sortida, a temperatura mundial poderá subir.

Efeitos da Poluição Atmosférica
• A poluição provocada pelos carros não afectada apenas a atmosférica, pode também colocar em risco a nossa saúde. • O fumo e outros poluentes do ar podem causar irritações de pele ,problemas respiratórios como a asma e também afectar os olhos, o nariz e a garganta. O chumbo dos fumos dos tubos de escape pode danificar os rins e o sistema nervoso.

Alternativas aos Automóveis Poluentes
• Como o número de veículos esta a aumentar a contaminação, estão a ser realizadas pesquisas para que os seus motores se tornem mais eficientes. A construção de carros com materiais mais leves facilita a sua rodagem e diminui o consumo de energia. A economia de combustível também pode ser aumentada se os veículos forem mais acromáticas o que diminui a sua resistência ao vento. Por exemplo: na Europa e na América do Norte já se encontra facilmente o combustível sem chumbo. Como as catalisadores funcionam com este tempo de combustível, a maioria dos carros novos não utiliza outro.

Área Curricular não Disciplinar de Área de Projecto Trabalho Elaborado por: Carina Gonçalves Dulce Teixeira Joana Gonçalves Jorge Miguel

Professoras: Armanda Silva Ana Matias

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->