10:04-51

Edição 1

pb

Ônibus (autocarro) Wabco ABS/TC AC3A sistema de 6 canais
Descrição de serviço

1 711 995

© Scania CV AB 1999, Sweden

114 397

Índice
Funções, gerais
Unidade de comando, ABS/TC.................................. 3 Funções, gerais ........................................................... 3

Diagnóstico de falhas (avarias)

Painel de diagnóstico.................................................. Leitura do código de falha (avaria)............................ Estrutura do código de pisca ...................................... Teste com o multímetro.............................................. Processo do diagnóstico de falhas (avarias) .............. Códigos de falha (avaria)........................................... Ligação das diagonais da roda ................................... Geração de códigos de falha (avaria) ........................ Valores limite para circunferência de rolamento da roda ........................................................................

4 4 6 7 7 8 12 13 14

Sistema elétrico

Especificações ............................................................ Esquema associado no grupo 16 ................................ Códigos de cor para fiação (cablagem) elétrica ......... Localização de componentes...................................... Circuitos elétricos.......................................................

17 18 18 19 20

© Scania CV AB 1999, Sweden

2

causando uma distância de parada mais longa. A diferença máxima permitida na circunferência entre as rodas dianteira e traseira é de 14%.Funções. como descrito neste módulo.mkr © Scania CV AB 1999. o sistema ABS pode não funcionar adequadamente. e por meio do Scania Diagnos. isto é. gerais Unidade de comando. ! ATENÇÃO! Se a diferença nas dimensões do pneu for muito grande. ABS/TC Função Funções. 1060g14q. 6 canais em ônibus (autocarros) da série 4. Uma função significativa do Wabco C3 é que o interruptor de diagnóstico tem uma posição fixa. ele não retorna automaticamente. A unidade de comando pode ser diagnosticada por meio de códigos de pisca. gerais A Scania introduziu a versão Wabco C3 de ABS. Sweden 3 .

3 Anote o código de falha (avaria). 2 Ligue o interruptor de diagnóstico. 4 Desligue a tensão de partida (arranque). isto é. O código ativo. é exibido primeiro.Diagnóstico de falhas (avarias) Scania Diagnos ABS/TC Leitura de códigos de falha (avaria) Painel de diagnóstico Essa versão do WABCO ABS/TC tem um diagnóstico de falhas (avarias)/sistema de diagnóstico integral. assim como uma lâmpada de diagnóstico para códigos de falha (avaria). o código de falha (avaria) exibido no momento deve ser apagado. 114 484 1 2 1 Lâmpada de diagnóstico 2 Interruptor de diagnóstico. mas a lâmpada de diagnóstico só é capaz de exibir um código de cada vez. Para poder ler o próximo código. Leitura sem apagar: 1 Ligue a tensão de partida (arranque). a falha (avaria) atualmente presente no veículo. 5 Desligue o interruptor de diagnóstico.mkr . Sweden 1060t19q. ABS Leitura de códigos de falha (avaria) O sistema ABS pode armazenar vários códigos de falha (avaria) para cada circuito diagonal. o código de falha (avaria) com o número mais baixo é exibido primeiro. O painel de diagnóstico está localizado à esquerda do painel de instrumentos e contém um interruptor para a ativação e apagamento da memória de diagnóstico. 4 © Scania CV AB 1999. Os códigos armazenados na unidade de comando são exibidos em ordem numérica.

Nota: O código só será apagado quando a falha (avaria) não estiver mais ativa. 6 Quando a lâmpada parar de piscar. 2 Ligue o interruptor de diagnóstico. 1060t19q. 3 Não desligue o interruptor de diagnóstico antes da lâmpada começar a piscar. 4 A lâmpada continuará a piscar apesar do interruptor de diagnóstico estar desligado. 5 Anote o código de falha (avaria).Diagnóstico de falhas (avarias) Leitura e apagamento ao mesmo tempo: 1 Ligue a tensão de partida (arranque). Sweden 5 . Para poder ler o próximo código.mkr © Scania CV AB 1999. a tensão de partida (arranque) deve ser desligada antes do processo ser repetido. o código foi apagado.

Sweden 1060t19q.mkr 114 395 114 394 114 393 . 114 396 Não há códigos de falha (avaria) armazenados 6 © Scania CV AB 1999. ou se todos os códigos foram apagados.Diagnóstico de falhas (avarias) Estrutura do código de pisca Bloco de início A unidade de comando indica que o código de pisca começa exibindo um pisca de 2. SB SB Um retângulo preto indica que a lâmpada de diagnóstico está ligada. Bloco de configuração O bloco de configuração (KB na ilustração) indica com qual o tipo de unidade de comando que você está se comunicando. O tipo corrente é: 6 canais ABS = 1 pisca KB KB Código de falha (avaria) O código de falha (avaria) (AF na ilustração) consiste em dois dígitos (1 e 2 na ilustração). a unidade de comando só piscará o bloco de início e o de configuração.5 segundos (SB na ilustração). 1 2 AF Código de falha (avaria) 6-10 Não há códigos de falha (avaria) armazenados Se não houver códigos armazenados na unidade de comando.

leia o texto do código e procure o circuito elétrico respetivo nos esquemas elétricos. IMPORTANTE! Não meça nos terminais dos conectores (fichas) da unidade de comando. Sweden 7 . a falha deve ser reparada antes de quaisquer códigos armazenados puderem ser exibidos. Quando estiver em dúvida a respeito sobre o quê uma designação de componente significa. 4 Selecione um conector (ficha) adequado para ser medido e localize o conector (ficha) com a ajuda da ilustração do componente.mkr © Scania CV AB 1999.Diagnóstico de falhas (avarias) Diagnóstico de falhas (avarias) Teste com o multímetro Não existe um instrumento de teste da Scania adaptado aos conectores (fichas) da unidade de comando. consulte o manual Esquema elétrico. em "Scania Diagnos ABS". Se houver um código de falha (avaria) atual. Processo de diagnóstico de falhas (avarias) 1 Pressione o interruptor de diagnóstico do ABS e leia o código de pisca. 1060t19q. Não meça nos terminais dos conectores (fichas) da unidade de comando. consulte o capítulo "Estrutura do código de pisca". 2 Verifique se existe falhas (avarias) de acordo com a tabela em "Códigos de falha (avaria)". O código de falha (avaria) atual ou os códigos armazenados serão exibidos. 5 Meça com um multímetro e verifique as leituras de acordo com a descrição de serviço "Sistemas de controle eletrônico" em "Sistema elétrico". existe um risco dos pinos de terminal dos conectores (fichas) se danificarem. Senão. Meça ao invés na traseira dos conectores (ficha). Meça ao invés na traseira dos conectores (ficha). 3 Se houver um código de falha (avaria).

Circuito elétrico 130. 12 3L Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. 10 3L Resistência incorreta do sensor da roda. Sweden 1060t19q. 3 2R Resistência incorreta do sensor da roda. 9 3R Nenhum sinal de velocidade do veículo. 11 3R Resistência incorreta do sensor da roda. 8 1R Nenhum sinal de velocidade do veículo. 7 1L/2R Tensão de alimentação para unidade de comando muito baixa. 2 Saída para a válvula proporcional do limitador de velocidade. Esse código de pisca não deve ser gerado porque o pino 12 na unidade de comando não está conectado. 5 2R Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. 9 1L Nenhum sinal de velocidade do veículo. 8 0 1R/2L Falha (avaria) interna na unidade de comando. 4 2L Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. curto-circuito à massa ou ao 24 V. 8 3L Nenhum sinal de velocidade do veículo. 10 1R Resistência incorreta do sensor da roda. 1 2R Nenhum sinal de velocidade do veículo. 13 3R Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. 78 15 3 15 3 15 3 19 7 19 7 19 7 24 11 24 11 24 11 - 144 8 © Scania CV AB 1999.mkr . 3 Sinal de saída PWM (pino 29) para unidade de comando do sistema de controle de articulação. 12 1R Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. 11 1L Resistência incorreta do sensor da roda. 13 1L Nenhum sinal confiável de velocidade do veículo. 1 1L/2R Falha (avaria) interna na unidade de comando.Diagnóstico de falhas (avarias) Códigos de falha (avaria) Primeiro Segundo Roda Descrição digital digital 6 6 1R/2L Tensão de alimentação para unidade de comando muito baixa. 78 130. 7 0 2L Nenhum sinal de velocidade do veículo. circuito aberto. 2 2L Resistência incorreta do sensor da roda.

circuito aberto. curto-circuito à massa. Esse código de pisca não deve ser gerado porque o pino 12 na unidade de comando não está conectado. Saída para válvula reguladora. circuito aberto. Sinal de entrada PWM (pino 28) da unidade de comando do acelerador elétrico. Saída para válvula reguladora. curto-circuito à massa. curto-circuito à massa. Saída para válvula reguladora. curto-circuito à massa. Sweden 9 . circuito aberto. Saída para válvula reguladora. falha (avaria) na transmissão de dados. Saída para válvula reguladora. curto-circuito à massa. Saída para válvula reguladora. Nenhum sinal de velocidade do veículo proveniente do velocímetro. circuito aberto. Mensagem de falha (avaria) da unidade de comando para acelerador elétrico (pino 28). circuito aberto. Saída para válvula reguladora. circuito aberto. Saída para válvula reguladora. curto-circuito ao 24 V ou chicote danificado. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora.mkr © Scania CV AB 1999. curto-circuito à massa. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Esse código de pisca não deve ser gerado porque o pino 10 na unidade de comando não está conectado.Diagnóstico de falhas (avarias) Primeiro Segundo Roda digital digital 4 - Descrição Saída para a válvula proporcional do limitador de velocidade. curto-circuito à massa. Circuito elétrico - 5 - 134 8 6 - - 7 - 134 9 - 134 10 11 12 13 14 15 9 0 1 2 3 4 5 6 1R 1L 1R 1L 1R 1L 1R 1L 2L 2R 2L 2R 2L 55 30 55 30 55 30 55 30 61 37 61 37 61 1060t19q. curto-circuito à massa. Sinal de entrada PWM (pino 28) da unidade de comando do acelerador elétrico.

circuito aberto. curto-circuito à massa. curto-circuito à massa. Saída para válvula reguladora.Diagnóstico de falhas (avarias) Primeiro Segundo Roda digital digital 7 2R 8 9 10 11 12 13 14 15 10 0 1 2 3 10 4 5 7 2L 2R 3L 3R 3L 3R 3L 3R 3L 3R 2L 2R 2L 2R - Descrição Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. © Scania CV AB 1999. curto-circuito à massa. Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula reguladora. curto-circuito à massa. Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula reguladora.mkr 12 0 1 10 . curto-circuito à tensão de alimentação. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Saída para desconexão do retardador/ freio (travão) auxiliar. circuito aberto. curto-circuito à tensão de alimentação. circuito aberto. curto-circuito à tensão de alimentação. Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. Sweden Circuito elétrico 37 61 37 67 47 67 47 67 47 67 47 72 74 72 74 132 11 8 9 12 13 14 15 2L 2R 1R 1L 2L 2R 3L 3R 55 30 61 37 67 47 1060t19q. curto-circuito ao 24 V. curto-circuito à tensão de alimentação. Saída para válvula reguladora. circuito aberto. Saída para válvula solenóide TC. Roda traseira patinando. curto-circuito à massa. circuito aberto. curto-circuito à tensão de alimentação. curto-circuito à massa. Roda traseira patinando. curto-circuito à tensão de alimentação. circuito aberto. circuito aberto. pino 11. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula reguladora. circuito aberto. Saída para válvula reguladora. curto-circuito à massa.

Falha (avaria) interna na unidade de comando. curto-circuito ao 24 V. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Saída para válvula reguladora. 87 11 . Saída para desconexão do retardador/ freio (travão) auxiliar. curto-circuito ao 24 V. Tensão de alimentação para unidade de comando muito alta. © Scania CV AB 1999. curto-circuito ao 24 V.Diagnóstico de falhas (avarias) Primeiro Segundo Roda digital digital 2 2L 3 4 2R - Descrição Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula solenóide TC. curto-circuito à tensão de alimentação. pino 11. Saída para válvula reguladora. Esse código de pisca não deve ser gerado porque o pino 12 na unidade de comando não está conectado. curto-circuito ao 24 V. Relé R359 está sempre fechado. curto-circuito à massa. Saída para válvula reguladora. Esse código de pisca não deve ser gerado porque o pino 12 na unidade de comando não está conectado. curto-circuito ao 24 V. curto-circuito ao 24 V. Saída para válvula reguladora. curto-circuito ao 24 V. curto-circuito ao 24 V. curto-circuito ao 24 V. Tensão de alimentação para unidade de comando muito alta. Sweden Circuito elétrico 72 74 - 7 - 132 8 9 10 11 12 13 12 14 15 13 0 1R 1L 2L 2R 3L 3R 2L 2R - 55 30 61 37 67 47 72 74 - 4 5 6 7 8 9 10 11 1060t19q. Falha (avaria) interna na unidade de comando. 78 130. Saída para válvula reguladora. Saída para válvula solenóide TC. Saída para válvula proporcional do limitador de velocidade.mkr 1R/2L 1L/2R 1R/2L 1L/2R - 78 87 130. Saída para válvula proporcional do limitador de velocidade. Relé R538 está sempre fechado. curto-circuito ao 24 V. curto-circuito ao 24 V.

2R Tempo de ativação da válvula solenóide TC ultrapassado. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Sweden 1060t19q. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Circuito elétrico - 15 - - 12 © Scania CV AB 1999. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. 1L/2R Tempo de ativação da válvula reguladora ultrapassado.Diagnóstico de falhas (avarias) Primeiro Segundo Roda digital digital 12 13 14 15 14 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 14 Descrição Falha (avaria) interna na unidade de comando. 2L Tempo de ativação da válvula solenóide TC ultrapassado. Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando. 1R/2L Tempo de ativação da válvula reguladora ultrapassado.mkr . Falha (avaria) interna na unidade de comando. Falha (avaria) interna na unidade de comando.

1 3 2 1R 3R 2R 1L 3L 2L 1060t19q. Diagonal 1 Diagonal 2 = dianteira direita/eixo esquerdo 2/eixo esquerdo 3 = dianteira esquerda/eixo direito 2/eixo direito 3 No caso de algumas falhas (avarias) elétricas no sistema ABS/TC. Sweden 114 398 13 . As linhas mostram as diagonais da roda. as rodas nos eixos dianteiro e traseiro que têm conexões (ligações) elétricas diagonais à unidade de comando ABS/TC. apenas a diagonal com falha (avaria) será desconectada. isto é.Diagnóstico de falhas (avarias) Ligação das diagonais da roda As ilustrações abaixo exibem a ordem numérica dos eixos do veículo.mkr © Scania CV AB 1999.

No caso de uma falha (avaria) interna na unidade de comando. o sistema será totalmente ou parcialmente desconectado. o veículo deve estar em movimento. Os códigos mais comuns são gerados devido à abertura excessiva de ar entre o sensor e o pulsador ou ao pulsador danificado/ contaminado. 14 © Scania CV AB 1999. e por isso. No caso de um curto-circuito à massa ou ao 24 V. O resto dos códigos são gerados com base na mudança de freqüência do sensor da roda.Diagnóstico de falhas (avarias) Geração do código de falha (avaria) Um código de falha (avaria) para curto-circuito/ circuito aberto pode ser gerado depois da força ser ligada quando o veículo estiver parado. Sweden 1060t19q. a diagonal na qual a falha (avaria) ocorreu será desconectada.mkr .

selecione os pneus de modo que a diferença máxima seja: + 14.5 3360 mm Diferença (%) 3329 .0% se as rodas dianteiras forem maiores que as rodas traseiras . eixo dianteiro: Circunferência de rolamento: 315/80R 22. dianteira X100 Exemplo: Pneus.Circunferência de rolamento.14. diferenças muito grandes entre a circunferência de rolamento das rodas dianteira e traseira podem causar sinais de falha (avaria) para a unidade de comando.5 3329 mm Pneus.mkr © Scania CV AB 1999. traseira Circunferência de rolamento.0%. dianteira .3360 3329 X100=-0.9% A diferença é aceitável porque a diferença máxima permitida é 14. Sweden 15 . resultando em um distância de parada mais longa.Diagnóstico de falhas (avarias) Valores limite para a diferença em circunferência de rolamento da roda entre as rodas dianteira e traseira Em veículos equipados com ABS/TC. eixo traseiro: Circunferência de rolamento: 12R 22. Começando com os valores do fabricante para a circunferência de rolamento do pneu.0% se as rodas dianteiras forem menores que as rodas traseiras Diferença (%) Circunferência de rolamento. 1060t19q.

16 © Scania CV AB 1999. Sweden 1060t19q.mkr .

ohms 1100-1900 1100-1900 1100-1900 V3/V4/V5/V6/ V46/V47 V3/V4/V5/V6/V46/V47 Válvula reguladora/entrada Válvula reguladora/saída 14-21 14-21 V81 Válvula solenóide TC 54-63 1060t20q. eixo 3 Resistência.Sistema elétrico Sistema elétrico Especificações Componentes Componente T11/T12 T13/T14 T28/T30 Descrição Sensor da roda. eixo 2 Sensor da roda.mkr © Scania CV AB 1999. dianteiro Sensor da roda. Sweden 17 .

Os esquemas elétricos podem ser encontrados depois da ilustração da localização de componentes. Use referências de circuito elétrico da tabela de códigos de falha (avaria) para encontrar esquema e componentes relevantes. Os esquemas contêm designações de componentes. Os esquemas contêm números consecutivos de circuitos elétricos.mkr . consulte o Manual de serviço. Sweden 1060t20q.Sistema elétrico Esquemas elétricos Na tabela de códigos de pisca na seção "Diagnóstico de falhas (avarias)" foram feitas referências para circuitos elétricos. por ex. E37. Os nomes completos dos componentes estão descritos no manual do Esquema elétrico. grupo 16. Esquema associado no grupo 16 16:54-39 Códigos de cor para fiação (cablagem) elétrica BK BN RD OG YE GN BU VT GY WH PK Preto Marrom Vermelho Cor-de-laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco Pinque 18 © Scania CV AB 1999.

Sweden 19 .Sistema elétrico Localização de componentes 1060t20q.mkr © Scania CV AB 1999.

Sweden 1060t20q.Sistema elétrico Sistema elétrico Circuitos elétricos de ônibus (autocarros) Wabco C3 20 © Scania CV AB 1999.mkr .

50 1060t20q. Sweden 21 .mkr © Scania CV AB 1999.Sistema elétrico Circuitos elétricos 1 .25 Circuitos elétricos 26 .

100 22 © Scania CV AB 1999.Sistema elétrico Circuitos elétricos 51 .mkr . Sweden 1060t20q.75 Circuitos elétricos 76 .

150 1060t20q. Sweden 23 .125 Circuitos elétricos 126 .Sistema elétrico Circuitos elétricos 101 .mkr © Scania CV AB 1999.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful