P. 1
TVR trane

TVR trane

|Views: 167|Likes:
Published by saminabih56

More info:

Published by: saminabih56 on Oct 06, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/01/2014

pdf

text

original

Soluções para um clima ideal

Sistema TVR™

Inspiring Progress™

Por que o sistema TVR™ Vantagens do TVR™ Unidades externas Unidades internas

03 04 10 14

Sistema de gerenciamento de controle 30 Soluções TVR™ para ar externo 33

Por que o sistema TVR™

Por que o sistema TVR™
Solução ideal para todos os tipos de edifícios Temos o prazer de apresentar o novo sistema de condicionamento de ar com refrigerante variável TVR™, que representa um sistema HVAC modular projetado para proporcionar o clima ideal em escritórios, edifícios, condomínios, hotéis, lojas e residências. O TVR™ faz parte da solução para o sistema de ar condicionado predial que oferece a você, seus clientes, seus funcionários e sua família um ambiente verdadeiramente confortável. O sistema TVR™ estabelece um novo padrão de desempenho, conseguindo ultrapassar todas as expectativas do usuário, oferecendo uma alta eficiência energética e confiabilidade. O sistema TVR™ pode ser usado como o principal sistema HVAC de um edifício ou como um sistema suplementar em uma instalação HVAC já existente para atender aos diversos requisitos de aplicação. O tamanho compacto de seus evaporadores e dos condensadores modulares, aliado à tubulação de pequena dimensão, fazem do sistema a seleção recomendada para edifícios já existentes, oferecendo a possibilidade de ampliar a instalação no futuro, quando previsto anteriormente, e controlar a instalação, a operação e a tarifação de serviços de cada ocupante. Conforto individual Os requisitos de conforto são diferentes conforme a zona ocupada. O sistema TVR™ foi projetado para administrar a capacidade de resfriamento/aquecimento ou fluxo de refrigerante conforme cada zona individual, a fim de se adaptar ao nível necessário de conforto. Cada zona conta com seu próprio controlador de zona com LCD, sensor remoto de temperatura de zona, funções programáveis e a possibilidade de se conectar a um controlador centralizado ou ser controlado por um Sistema de Gerenciamento Predial (BMS). As unidades internas com capacidade de auto-avaliação foram projetadas para otimizar o conforto, adaptando a carga de resfriamento por zona, de acordo com a ocupação variável do ambiente ou a carga variável, proporcionando, assim, o clima ideal sem aquecer nem resfriar demais o ambiente, mantendo a estabilidade das flutuações do setpoint entre leituras de 0,5 ºC. Qualidade do ar interno O sistema TVR™ não apenas resfria e aquece, mas também desumidifica o ar interno como um sistema DX, filtrando continuamente o ar de cada zona. Um sistema TVR™ integra todas as funções necessárias de filtragem, resfriamento/ aquecimento, ventilação e desumidificação. Cada zona tem seu próprio filtro para purificar o ar. No caso de unidades internas com dutos, existem opções de filtragem com maior eficiência para as aplicações cujas especificações de IAQ são mais rígidas. A qualidade do ar interno pode ser melhorada conectando-se o ar externo prétratado diretamente à unidade interna (tipo cassette de 4 vias) ou introduzindo-se o ar externo pré-tratado no edifício. O sistema TVR™ pode gerenciar essa integração a sistemas externos de ar fresco ou pode-se instalar ventiladores modulares integrados próprios de recuperação de energia dentro de cada zona.

3  VRF-SLB003-PT

além do controlador centralizado externo. por andar ou por edifício.90 Hz. somente o compressor Inverter trabalha. obtendo com isso. O índice de eficiência energética (COP) aumenta a carga parcial quando uma quantidade menor de unidades internas exigem resfriamento/aquecimento.Vantagens do TVR™ Vantagens do TVR™ Funções exclusivas do sistema TVRTM Sistema com eficiência energética O ajuste automático do consumo de energia do sistema TVR™ adapta a carga de resfriamento às diferentes necessidades das zonas individuais. sem desperdício de energia. sob condições de carga total. em um dia típico. o sistema trabalhará na maior parte do tempo na faixa de funcionamento 40 Hz . Curva COP para unidades de 8 toneladas de refrigeração COP W/W COP Proporção de conexão à unidade condensadora 4  VRF-SLB003-PT . Gestão de energia O sistema opcional de controle centralizado do sistema TVR™ contém todos os dados de energia e outros dados informativos sobre cada zona individual. uma economia de energia. O programa de controle requer um amperímetro digital por condensador. O aumento do programa de contagem de medição da energia do sistema permite ao usuário calcular o consumo de energia individual por zona. o consumo total de energia. todos os compressores trabalham para proporcionar resfriamento ou aquecimento rapidamente. A capacidade é controlada e distribuída equitativamente pelas diferentes zonas. referente aos índices mais altos de eficiência energética. Sob condições de carga parcial. O sistema TVR™ não trabalha à velocidade máxima durante todo o tempo. reduzindo dessa forma.

A possibilidade de conectar até 4 condensadores juntos em série. com redução do espaço necessário para a tubulação de refrigerante. Há no total 29 combinações diferentes de unidades condensadoras que podem ser conectadas a um total de 54 unidades internas diferentes a fim de atender a qualquer tipo de aplicação. OFF ON 5  VRF-SLB003-PT . para um máximo total de 180 kW. facilitando a ampliação. Demanda na ampliação das horas de trabalho por parte dos usuários O sistema TVR™ oferece um equipamento de tamanho compacto e de fácil instalação. a troca ou a eliminação de zonas. Sala A 26 ºC Sala B 20 ºC Controle independente por zona Sala C 29 ºC Sala D off Sala E 25 ºC O sistema TVR™ prevê configurações customizadas futuras. quando o sistema HVAC do edifício já foi desligado. de 180 kW e incluindo quatro módulos. dependendo das necessidades dos usuários ou dos ocupantes.Vantagens do TVR™ Flexibilidade do projeto O sistema TVR™ é programável de maneira totalmente exclusiva. O maior sistema. permite a conexão de 64 unidades internas para garantir o conforto até uma distância de 150 m. Com isso se reduz a quantidade de condensadores a serem instalados. proporcionando um ambiente confortável de trabalho para usuários que trabalham fora do horário regular de expediente. oferece uma grande flexibilidade de projeto.

O controle eletrônico foi projetado para ajustar/otimizar as condições de trabalho do compressor. com isso. acionando a opção de detecção de falhas mediante códigos de alarme nos controladores ou através da interface do BMS. enquanto controla o fornecimento variável individual de resfriamento/aquecimento para cada zona independentemente. a flutuação na temperatura e reduzindo. o sistema TVR™ é capaz de controlar com toda a precisão a temperatura do quarto dentro de uma faixa estreita. As características de autodiagnóstico do sistemaTVR™ supervisionam cuidadosamente o desempenho do sistema.0. o que estende sua vida útil em comparação com os compressores padrões utilizados nos sistemas tradicionais. por conseguinte.Vantagens do TVR™ Vantagens do DC Inverter Economia de energia A introdução do compressor scroll DC Inverter de alta eficiência. o mais avançado em tecnologia de controle. Vida útil A partida e a parada dos compressores scroll DC inverter não ocorrem ao mesmo tempo. evitando a perda de energia e criando um ambiente mais confortável. Esta prática amplia bastante a vida útil dos compressores. foi projetada para oferecer uma maior precisão na operação e aprimorar a eficiência do sistema. o consumo de energia. A velocidade do compressor se adapta à flutuação de carga de aquecimento/resfriamento do edifício. Eficiência energética do TVRTM Gráfico 1 Temperatura Temperatura programada Partida Tempo Gráfico 2 Temperatura Temperatura programada Partida Tempo Gráfico 2 Com a avançada tecnologia de controle digital do fluxo variável de refrigerante. que otimiza a eficiência quando o setpoint programado é alcançado. Controle de precisão de temperatura para obter o conforto ideal Gráfico 1 Os condicionadores de ar tradicionais mantém a temperatura por meio da partida e parada contínuas do compressor. Os condicionadores de ar tradicionais requerem um tempo mínimo de partida e parada. após atingir o setpoint de temperatura. O setpoint se estabilizará em uma faixa de +/. evitando. que leva a grandes flutuações de temperatura interna. alterando sua velocidade sob condições das baixas temperaturas externas no inverno ou das altas temperaturas externas de verão. O sistema utiliza o controle PWM (modulação por largura de pulso).5 ºC. COP – Resfriamento COP – Aquecimento 6  VRF-SLB003-PT .

O projeto otimizado do compressor scroll R410A utiliza um mínimo de componentes e a distribuição equitativa dos pontos de compressão sobre cada ciclo de compressão reduz o nível de ruído e de vibração. Isto propicia uma operação suave e um maior desempenho em condições de baixa temperatura ambiente. Sistema de lubrificação aprimorado O projeto da câmara de alta pressão separa o óleo usando o diferencial de pressão entre a pressão de sucção e a de descarga.Vantagens do TVR™ Vantagens da tecnologia do compressor scroll DC Inverter • Alta eficiência • Novo perfil scroll para R410A • Alta confiabilidade • Motor assíncrono com ímãs de neodímio integrados • Circulação interna do óleo • Nível reduzido de ruído e vibração Baixo nível de ruído e vibração A câmara de alta pressão funciona como atenuador de ruído. Este projeto requer uma quantidade menor de óleo no sistema de refrigeração. de alta eficiência e zero potencial de destruição da camada de ozônio. Um compressor em partida aumentará a pressão na câmara de baixo do scroll e essa pressão continuará se acumulando contra a carcaça. O progresso é mais verde com a Ingersoll Rand 7  VRF-SLB003-PT . No retorno do líquido ao compressor. o scroll descansa dentro de seu compartimento. melhorando a eficiência da troca de calor. provocando o rompimento da vedação da câmara e permitindo. evitando o ruído e o esforço sobre a tubulação. permitindo ao compressor uma partida gradual com um consumo mínimo de amperagem. gerando economias no custo de instalação. a vida útil do sistema. o aumento de calor no gás antes de sua compressão. o fluxo de óleo de regresso ao compressor. A câmara de alta pressão não permite que o óleo entre nela durante o ciclo de desligamento. Projeto de câmara de alta pressão O gás do compressor não circula ao redor do enrolamento do motor. O R410A proporciona um desempenho melhor do sistema e da transferência de calor. portanto. a ação forçará o scroll para baixo. Devido ao campo magnético. evitando assim. Meio ambiente – Refrigerante R410A O sistema TVR™ opera com o refrigerante R410A. Proteção contra retorno de líquido Quando o compressor está inativo. As pressões do sistema na partida aumentam gradualmente. reduzindo o tamanho da tubulação e quantidade de refrigerante. vedando a câmara de compressão. evitando a formação de espuma na partida e a diluição do óleo. O desenvolvimento da tecnologia do compressor scroll R410A levou à produção do compressor com câmara de alta pressão e projeto de motor assíncrono utilizando ímãs de neodímio permanentes que criam um campo magnético com torque adicional. incrementando muito a eficiência em baixa e média velocidade. assim. o motor se coloca na posição de partida perfeita. melhorando.

Seu projeto compacto facilita a movimentação por elevador. interna (B) Comprimento total real da tubulação 150 m 15 m 70 m* 350**/500 m*** * 70 m quando a unidade externa está acima. os condensadores TVR™ podem ser instalados em fileiras e interconectados em série até um máximo de 180 kW. junto com o plano de disposição predefinida da tubulação por sistema e todos os componentes da tubulação. internas (D) Diferença máxima de altura entre unid. os outros módulos continuarão trabalhando em conjunto. facilita a instalação correta e rápida do sistema. externa e unid. além de se conectarem a 64 unidades internas. até um total de 500 m**. Projeto modular Devido a seu projeto modular. A diferença de altura pode ser de 70 m para condensadores instalados no telhado. ** para sistemas menores que 85kW *** para sistemas maiores que 85kW Compressor Inverter Compressor convencional Controle linear de 2% a 100% C t on l ro e de 0% Carga 100% 8  VRF-SLB003-PT Capacidade ca pa d ci ad e 0 .6 kW com apenas um compressor inverter em operação.5 TR Função de suporte No caso de falha de algum módulo. A combinação de compressores aumentará sequencialmente a capacidade ativando o compressor inverter e os compressores fixos.Vantagens do TVR™ Flexibilidade e confiabilidade do sistema TVR™ Comprimento da tubulação O conceito de um sistema de pré-engenharia fornecido no local da obra. Essa instalação de condensadores de 180 kW tem a capacidade de controlar até uma capacidade mínima de 3. . A B D C Comprimento máximo real da tubulação (A+B+C) Diferença máxima de altura entre unid. os módulos condensadores funcionarão como sistema principal/escravo. 40 m quando está abaixo. proporcionando uma instalação prática e acessível. como um sistema. O comprimento real da tubulação desde o condensador até o evaporador mais distante é de 150 m (equivalente 175 m). otimizando o desempenho e a eficiência energética. seja ­ escravo ou principal. sempre e quando as válvulas de gás/líquido da unidade danificada tiverem sido fechadas. À medida que aumenta a carga. ou de 40 m para condensadores instalados sob ou no primeiro piso.

Nível de conforto interno • A integração da tecnologia DC inverter utilizada na unidade condensadora proporciona baixo nível de ruído de 57 dB(A) a 1 m para um condensador de 28 kW. com uma operação contínua em aquecimento com até . Falar em voz baixa a uma distância de 1. 4RVW0009.15 ºC. baixo devido ao projeto especial de seus ventiladores e de seu trocador de calor.5 m * Laboratório de idiomas silencioso Sala de leitura Escritório silencioso Nível sonoro em decibéis Aplicável para operação de baixo volume de ar de 4RVW0007. • O desempenho de aquecimento do [°C] 50 40 30 20 10 0 -10 -20 -5°C -15°C -15°C -15°C 27°C 21°C TVR 48°C TVR Mini 43°C refrigerante R410A e os controles de auto-avaliação no compressor DC inverter facilitam a estabilização da temperatura interna.Vantagens do TVR™ Faixa de operação • O sistema pode fornecer resfriamento ou aquecimento. 4RVW0012 9  VRF-SLB003-PT . • O nível de ruído das unidades internas é • A variedade de unidades internas oferece um projeto flexível que pode ser aplicado a qualquer requisito sonoro por zona. de temperatura externa.

no máximo. • Baixo consumo de energia na partida R410A. para facilitar o resfriamento de diferentes ambientes e permite um desnível de até 20 m entre a unidade interna e externa. • Compressor scroll DC inverter. • Flexibilidade de instalação. Características • Três níveis de capacidade: 10 kW.Unidades externas Unidades externas Unidades condensadoras mini TVRTM – Conforto residencial – 60 Hz Unidade condensadora compacta que permite conectar várias unidades evaporadoras a uma única condensadora. • Trabalha continuamente no modo resfria- devido à tecnologia do DC inverter. 10  VRF-SLB003-PT . Projeto compacto • Máxima economia do espaço: uma con- por elevador. • Comprimento da tubulação de até 50 m densadora de 16 kW controla . 14 kW 4RVH0036-48-55 (60 Hz – 1F – 3F) e 16 kW. Flexibilidade • Fácil de instalar. 7 evaporadoras. pois pode ser deslocada mento e aquecimento até uma temperatura externa de -15 ºC. • Bomba de calor de alta eficiência para Baixo nível de ruído • Condensadora com nível de ruído muito baixo – 54 dB(A) a 1 metro de distância da unidade.

26 11.47 -15 ºC .4 3.5 53000 4520 27 / 69 3.5 / 66.Unidades externas Unidades condensadoras mini TVRTM – 60 Hz Modelo Fornecimento de energia Capacidade Resfriamento Potência elétrica Faixa de capacidade (50% . equival. Estas medições não refletem as influências dos ambientes em operação real.61 4RVH0055A10 220/1/60 15.43 ºC -15 ºC . devido ao calor do motor do ventilador interno.3 3. altura entre UIs Diferença máx.81 -15 ºC .2 FV50S 870 9. comprimento da tubulação de refrigerante 8 m (horizontal).8 3.5 53000 4640 27 / 69 3. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semianecóica.5 / 50. • As capacidades são líquidas.9 50 8 • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 ºC TBS / 19 ºC TBU.34 16. Observação: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.21 ºC 6500/4800 57/54 4RVH048A10 220/1/60 14 48000 3960 24 / 62.9 50 8 20 6 -15 ºC .5 15.5 15.5 56300 4550 28 / 73 3. máx.130%) EER Capacidade Aquecimento Potência elétrica Faixa de capacidade (50% .8 FV50S 870 9. temperatura externa 35 ºC TBU.4 3.7 3.33 15.8 FV50S 870 9.63 4RVH0036A10 220/1/60 10. tubulação Diferença máx.43 17 58000 4460 29 / 75 3.5 39000 3310 19. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 ºC TBS.5 15.5 53000 4130 27 / 69 3.9 50 8 20 4 5 6 940/1245/360 108 R410A 4. comprimento da tubulação de refrigerante 8 m (horizontal). alt.21 ºC 6500/4800 57/54 Aletas de alumínio com revestimento hidrofílico Rotativo 940/1245/360 108 R410A 4.54 15 51000 4150 25.5 36000 3220 18 / 46.43 ºC -15 ºC . temperatura externa 7 ºC TBS / 6 ºC TBU.21 ºC 6500/4800 57/54 Aletas de alumínio com revestimento hidrofílico Rotativo 940/1245/360 108 R410A 4. UE acima de UI Quantidade máxima de UIs conectadas a UE kg ml mm mm m m m 5 mm kg V/Ph/Hz kW Btu/h W MBh W/W kW Btu/h W MBh W/W ºC ºC m3/h dB(A) 4RVH0048A60 220/3/60 14 48000 4210 24 / 62. O microfone foi posicionado a 1 m da unidade.43 ºC -15 ºC . O progresso é mais verde com a Ingersoll Rand 11  VRF-SLB003-PT .75 4RVH0055A60 220/3/60 15.130%) COP Faixa de operação de resfriamento Faixa de operação de aquecimento Fluxo de ar (Alto/Baixo) Nível de pressão sonora (A/B) Tipo de aleta Tipo de compressor Dimensões (C/A/P) Peso líquido Refrigerante Carga de Refrigerante Óleo de Refrigerante Linha líquido Linha gás Tubulação de conexão Comprim. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento).

60 Hz 380 V-415 V. até 4 módulos em configuração principal/escrava. u.15 ºC. • Qualquer módulo pode ser designado como a unidade principal 4RVH0086-96 4RVH0115-0155 ou a unidade escrava.Unidades externas Unidades externas Faixa da unidade externa TVR™ – 60 Hz Unidades Condensadoras TVR™ Flexibilidade no projeto • Alimentação elétrica disponível: . Serviço • Manutenção fácil com a função de auto­ diagnóstico e interruptor de teste. Tabela de unidades externas Comb. • Projeto com baixo nível de ruído. • Todos os condensadores TVR™ têm a mesma altura e profundida- • Controle de capacidade da linha de 50% a 130%.u.60 Hz 220 V. máx. • Procedimento flexível de partida e revi- sões automatizadas de tubulação/cabeamento. sem necessidade de reprogramação. cabem em um elevador. • 5 módulos de operação individual diferentes. • Resfriamento contínuo até .5 ºC e em de para permitir a instalação em fileiras. int. Capacidade de resfriamento – kW 25 28 34 40 45 53 56 62 68 73 79 85 90 96 101 107 113 118 124 130 135 143 146 152 158 163 169 175 180 x x x x x x x xx x x x x x x x x x x xx x x 36 x 36 xx xx x x x x 42 xx 42 xx 42 x x x x xx xxx xx 48 48 54 xx 54 xx 54 x x xx x x x 58 58 58 x x x x 64 64 xx xxx xxx xxx xxxx 13 16 16 20 20 20 20 20 20 20 20 32 32 36 12  VRF-SLB003-PT . 86 96 115 140 155 Quant. Pressão sonora a 1m Conforto • Função de partida automática. ext. aquecimento até . • Não requer sala de máquinas. .

• As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.120 4.9 31.125 3.4/19.1 175 15 70 16 16 20 15. 3 F.4 6. • As capacidades são líquidas.4/19.7 25.6 31.8 6. RCONTCCM02A Unidade 180 kW 13  VRF-SLB003-PT . 60 Hz • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU. óleo/gás Comprim.112 4.1 15.2 27 92100 6210 47 . temperatura externa 35 TBS.166 4.2 86000 6070 43 .2 50 170600 12600 85 . tubulação Diferença máx. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal). sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.7 25.4 37.5 114000 9880 58 .1 11 11 mm kg 980/1615/800 300 kW Btu/h W MBh W/W kW Btu/h W MBh W/W C C m3/h dB(A) 12500 57 12500 57 4RVH0086AK0 4RVH0086A60 25.5 107000 7720 54 . equival.4 6. 3 F.4/19.4 6.150 3.130%) COP Faixa de operação de resfriamento Faixa de operação de aquecimento Fluxo de ar Nível de pressão sonora Tipo condensador Dimensões (C/A/P) Peso líq.182 3.222 4 Aletas de alumínio com revestimento hidrofílico 980/1615/800 300 1380/1630/830 330 R410A 13 FVC68D / 500 ml 12.1 16 16 1380/1630/830 400 1380/1630/830 400 <K> = 380-415 V.8 6.202 3.139 4.3 45 153500 11180 77 .1 4RVH0115AK0 4RVH0115A60 33. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. máx. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.7 25. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS. de UIs conectadas a UE kg ml mm mm mm m m m 13 16 12. Refrigerante Carga de Refrigerante Carga de óleo Linha líquido Linha gás Tubulação de conexão Linha balanc.4/19. máx. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).200 4 4RVH0155AK0 4RVH0155A60 45 154000 14050 78 . • Amperímetro digital RCONTDTS634. O microfone foi posicionado a 1 m da unidade.1 -5 C ~ 48 C -15 C ~ 27 C 13000 58 14000 60 14000 60 4RVH0140AK0 4RVH0140A60 40 137000 12260 70 .5 128000 9100 64 .130%) COP Capacidade Aquecimento Potência elétrica Faixa de capacidade (50% .1 12.3 4RVH0096AK0 4RVH0096A60 28 96000 7730 48 . Acessórios • Controlador centralizado RCONTCCM02A para unidade externa TVR™.4/19.Unidades externas Condensadoras – 4RVH Modelo <K> <6> Capacidade Resfriamento Potência elétrica Faixa de capacidade (50% .9 31. 60 Hz <6> = 220 V. altura UE acima de Qtde. altura entre UIs Diferença máx.

.etc. • Painéis com opção de cores: branco..Oferece uma distribuição uniforme da velocidade do ar sobre o trocador de calor.Suaviza o fluxo de ar e o nível de ruído. com LED que mostra o código de erro para detectar a falha.). • Possibilidade de conexão de entradade ar de ar a fim de fornecer conforto a dois ambientes adjacentes. • Facilidade de instalação e manutenção (9-27 MBH. cin- externo. .Unidades internas Unidades internas Cassette 4 vías – 4 RVC • Bomba de drenagem integrada de 750 mm de altura manométrica. • Aberturas reservadas para permitir a za. • Indicação digital na tela.. azul. . • Distribuição eficiente do ar. • Jogo de válvula de expansão eletrônica (EXV) montado na unidade.. • Ventilador axial tridimensional: . Ventilador axial tridimensional Fluxo de ar quatro vias Controle remoto sem fio* Controle remoto Temporizador semanal com fio RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto sem fio padrão 14  VRF-SLB003-PT .230.. • Disponível com controle remoto com ou instalação de dutos para até 50% do fluxo sem fio. preto.Reduz a resistência ao ar.

1 24200 8 26000 115 0.5 15. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica. Dimensões (C/A/P) Peso líq.4 12.5 42000 160 0.7 32 4RVC0009A10 2.7 1540/1300/1120 48/45/43 840/300/840 36 950/46/950 6 9.2 38200 12.5 15.5 1220/1010/820 45/42/39 840/230/840 30 950/46/950 6 Conexão de tubo de drenagem de condensados (DE) Modelo Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nivel de pressão sonora (A/B) Unidade Painel frontal Filtro Tubulação de conexão Linha líquido Linha gás Dimensões (C/A/P) Peso líq. 60 Hz • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.8 9600 3.4 950/800/650 42/38/35 840/230/840 30 950/46/950 6 Tela de propileno 6.5 15400 5 17000 90 0. temperatura externa 35 TBS. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio. Acessórios 4RVC0009A10 4RVC0012A10 4RVC0015A10 4RVC0018A10 4RVC0024A10 4RVC0027A10 4RVC0030A10 Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.5 1220/1010/820 45/42/39 840/230/840 30 950/46/950 6 9.2 10000 90 0.7 1540/1300/1120 48/45/43 840/300/840 36 950/46/950 6 Tela de propileno 9.4 12.9 32 4RVC0048A10 14 48000 15 51200 160 0.4 950/800/650 42/38/35 840/230/840 30 950/46/950 6 4RVC0024A10 7. <1> KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg mm kg ml mm mm mm 4RVC0027A10 8 27300 9 30000 115 0.5 15. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).9 32 9. • As capacidades são líquidas.4 12.3 21000 90 0.9 32 4RVC0018A10 5.7 32 9. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. Dimensões (C/A/P) Peso líq.6 12300 4 13000 90 0. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).5 15.9 32 Conexão de tubo de drenagem de condensados (DE) <1> = 220 V.5 15.4 950/800/650 42/38/35 840/230/840 27 950/46/950 6 4RVC0012A10 3. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno. part. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.6 19100 6./parada Controladores centralizados Acessórios BMS RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 4RVC0038A10 15  VRF-SLB003-PT .7 1900/1500/1300 50/46/43 840/300/840 36 950/46/950 6 9. 1 Ph.4 950/800/650 42/38/35 840/230/840 27 950/46/950 6 4RVC0015A10 4.9 32 4RVC0030A10 9 30700 10 33000 160 0.5 15. <1> KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg mm kg ml mm mm mm 6.9 32 4RVC0038A10 11.7 32 6.Unidades internas Cassette 4 vias – 60 Hz Modelo Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nível de pressão sonora (A/B) Unidade Painel frontal Filtro Tubulação de conexão Linha líquido Linha gás Dimensões (C/A/P) Peso líq. O microfone foi posicionado a 1 m da unidade.

para facilitar a instalação em tetos baixos. • Leve. para facilitar a instalação.Suaviza o fluxo de ar e o nível de ruído. • Fluxo de ar ideal devido a seu ventilador axial tridimensional: . Fluxo de ar de quatro vias mm de altura manométrica.Reduz a resistência ao ar. 580 mm Painel cassette compacto 560 mm 254 mm Controle remoto sem fio* Controle remoto Temporizador semanal com fio RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto sem fio padrão 16  VRF-SLB003-PT .Oferece uma distribuição uniforme da velocidade do ar sobre a serpentina. que cabe em espaços de plenum de projetos padronizados em seus 3 tamanhos diferentes. . . Flexibilidade • Tamanho de painel de 650 mm x 650 mm. • Bomba de drenagem integrada de 750 para diferentes necessidades de fornecimento de ar. • Três níveis de velocidade do ventilador Instalação rápida • Projeto esguio. de no máximo 254 mm. • Repartida automática integrada.Unidades internas Cassette compacto 4 vias – 4 RVB Ventilador axial tridimensional Conforto Distribuição eficiente do ar.

sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno. Linha gás mm mm mm 6.Unidades internas Cassette compacto 4 vias – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nível de pressão sonora (A/M/B) Unidade Dimensões (C/A/P) Peso líq.4/34.6 12300 4 13600 63 0. O microfone foi posicionado a 1.4/34.8 9600 3.5 15400 5 17000 63 0./parada Controladores centralizados Acessórios BMS 4RVB0012A10 4RVB0012AB0 RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 4RVB0015A10 4RVB0015AB0 17  VRF-SLB003-PT .4/34.7 32 4RVB0015A10 220/1/60 4. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.2 10900 63 0. part. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.28 969/855/739 42/38.4 12.28 969/855/739 42/38. Dimensões (C/A/P) Peso Líq.28 969/855/739 42/38.4 12. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU.4 12.8 580/254/580 24 650/30/650 3 Painel frontal Filtro Tubulação de conexão Conexão de tubo de drenagem de condensados (DE) • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.7 32 6.7 32 4RVB0009A10 220/1/60 2. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).4 m da unidade. • As capacidades são líquidas.8 580/254/580 24 650/30/650 3 Tela de propileno 6. V/F/Hz kW Btu/h kW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg mm kg ml Linha líq. temperatura externa 35 CDB.8 580/254/580 22 650/30/650 3 4RVB0012A10 220/1/60 3. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal). • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS. Acessórios 4RVB0009A10 4RVB0009AB0 Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.

• Fluxo de ar com uma direção. 235mm Ultra no Bomba de condensados para desnível de drenagem de até 750 mm Altura de 750 mm • Limpeza e manutenção mais fáceis.Economia de espaço: somente 235 mm (modelos 28. Fluxo de ar de uma direção.Grelha de retorno plana garante facilidade limpeza. do rápido resfriamento do ambiente. gracas ao rotor do ventilador com múltiplas lâminas e ao projeto com guias de ar. • Design com estilo. . ocasionan- • Facilidade de instalação.Em harmonia com toda a decoração interna. o fluxo de ar está mais suave e mais confortável. possibilidade de drenagem em desnível de até 750 mm. .36) e 198 mm (modelos 45. criando um ambiente elegante.O fluxo de ar de uma direção garante resfriamento rápido e flexibilidade de instalação. exibilidade para instalação em vários cantos . Resfriamento Aquecimento • Bomba de condensados incorporada com . • Fluxo de ar mais suave com menos turbulência. Controle remoto sem fio* Controle remoto Temporizador semanal com fio RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto sem fio padrão 18  VRF-SLB003-PT . • Corpo da máquina ultrafino.Unidades internas Cassette 1 via – 4 RVE • Nível de ruído mais baixo.56).

Unidades internas Cassette 1 via – 60 Hz Modelo Suprimento energia Arrefecimento Capacidade Calefação Energia consumida Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nível pressão de som Unidade Dimensões L/A/P Peso líquido Modelo Painel frontal* Dimensões L/A/P Peso líquido Tubulação de conexão Linha líquido Linha gás mm kg mm mm mm V/Ph/Hz KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg 4RVE0009A10 220/1/60 2.4 12. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio./parada Controladores centralizados Acessórios BMS 4RVB0012A10 4RVB0012AB0 RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 4RVB0015A10 4RVB0015AB0 19  VRF-SLB003-PT .7 32 1050/18/470 4 6.7 32 4RVE0012A10 220/1/60 3.4 12.4 780/720/630 43/41/39 1200/198/655 31 RAYONEWAYPNL02 1420/18/755 9 6.7 32 1420/18/755 9 9.2 10900 46 0. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. O microfone foi posicionado a 1.3 21000 85 0.2 540/480/440 42/40/38 850/235/400 25 4RVE0015A10 220/1/60 4. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno. part. temperatura externa 35 CDB.4 780/720/630 43/41/39 1200/198/655 31 Conexão tubo drenagem de condensados (OD) • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.8 9600 3.6 19100 6.5 15400 5 17000 85 0. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS. Acessórios 4RVB0009A10 4RVB0009AB0 Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext. • As capacidades são líquidas.4 m da unidade. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).5 15.9 32 4RVE0018A10 220/1/60 5. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).4 12.2 540/480/440 40/38/36 850/235/400 25 RAYONEWAYPNL01 1050/18/470 4 6.6 12300 4 13600 46 0.

• Repartida automática integrada. Controle remoto sem fio Controle remoto com fio* Temporizador semanal RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto com fio padrão 20  VRF-SLB003-PT . Instalação rápida • Projeto esguio com altura de 320 mm (60 Hz) para facilitar sua instalação sob janelas ou sobre tetos. • Baixo nível de ruído devido ao projeto das pás do ventilador. Flexibilidade • Aparência moderna e elegante. para diferentes necessidades de fornecimento de ar.Unidades internas Unidade de embutir de baixa pressão – 4RVL Conforto • Distribuição eficiente do ar com fluxo Unidade de embutir de baixa pressão – 60 Hz • Leve. para facilitar a instalação. • Bomba de drenagem opcional disponível bidirecional e amplo ângulo. • Instalação vertical e horizontal. • Três níveis de velocidade do ventilador com 750 mm de altura manométrica.

temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).2 7500 2. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.4 641/577/513 40 41/38/35 800/320/550 28 Não incluído. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio. Filtro Tubulação de conexão Linha líquido Linha gás V/F/Hz KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h Pa dB(A) mm kg ml mm mm mm 6.6 8900 92 0. Ver a tabela de acessórios 6. Acessórios 4RVL0007A10 Filtro para duto de retorno traseiro Filtro para duto de retorno traseiro Painel para conexão de duto redondo Painel de retorno inferior Jogo de duto de lona flexível para retorno inferior Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.4 641/577/513 40 41/38/35 800/320/550 28 4RVL0009A10 220/1/60 2./parada Controladores centralizados Acessórios BMS 4RVL0009A10 4RVL0012A10 RAYBCKFLTR003 (Tela de fibra de nylon de polipropileno) RAYBTMFLTR003 (Tela de alumínio) RAYBRCHDUCT003 RAYBTMPNL003 RAYBTMDUCT003 RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 21  VRF-SLB003-PT . O microfone foi posicionado a 1.2 10900 92 0.Unidades internas Unidade de embutir de baixa pressão – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Pressão estática externa (alta) Nível de pressão sonora (A/M/B) Dimensões (C/A/P) Peso líq. • As capacidades são líquidas. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.4 641/577/513 40 41/38/35 800/320/550 28 Conexão de tubo de drenagem de condensados (DE) • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.4 12. part.7 32 4RVL0007A10 220/1/60 2.8 9600 3.4 12.7 32 4RVL0012A10 220/1/60 3.4 m da unidade.4 12.7 32 6.6 12300 4 13600 92 0.

• Baixo nível de ruído devido ao projeto • Leve. • A instalação de retorno inferior requer das pás do ventilador. painel de ar de retorno opcional e lona para ar de sucção. • Bomba de drenagem opcional disponível com 750 mm de altura manométrica. Flexibilidade • Opção de instalação com retorno inferior ou retorno por duto. • Repartida automática integrada. Instalação rápida • Projeto esguio. com altura de 298 mm para facilitar sua instalação em espaços reduzidos. para facilitar a instalação. • Filtro padrão de longa vida útil. Acessórios Filtro longa vida Painel de retorno inferior Lona do duto de retorno inferior Painel para conexão tripla de dutos Controle remoto sem fio Controle remoto com fio* Temporizador semanal RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto com fio padrão 22  VRF-SLB003-PT .Unidades internas Unidade de embutir de média pressão – 4RVD Conforto • Três níveis de velocidade do ventilador para diferentes necessidades de fornecimento de ar.

5 15.6 19100 6.8 105000 810 3.5 15.98 1696/1506/ 1315 40 47/45/43 1350/298/ 800 48 220/1/60 28 95400 30. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal). part.7 32 9. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.98 1696/1506/ 1315 40 47/45/43 1350/298/ 800 48 220/1/60 14 47700 15. O microfone foi posicionado a 1 m da unidade. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.3 21500 110 0.91 1356/1200/ 1060 40 46/44/42 1000/298/ 800 38 220/1/60 8 27300 9 30700 204 0. Filtro Tubulação Linha líq.91 1356/1200/ 1060 40 46/44/42 1000/298/ 800 38 220/1/60 9 30700 10 34100 290 1.5 1074/882/ 727 40 44/41/38 1000/298/ 800 38 220/1/60 7.5 15.4 12.5 1074/882/ 727 40 44/41/38 1000/298/ 800 38 220/1/60 5. Ver tabela de acessórios 9.91 3040/2814/ 2535 100 50/48/45 1350/470/ 840 96 Não incluído. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.Unidades internas Unidade de embutir de média pressão – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Pressão estática externa (alta) Nível de pressão sonora (A/M/B) Dimensões (C/A/P) Peso líq. de conexão Linha gás Conexão de tubo de drenagem V/F/Hz KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h Pa dB(A) mm kg ml mm mm mm 6.2 38200 12. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).9 32 9. Acessórios 4RVD0015A10 4RVD0018A10 4RVD0024A10 4RVD0027A10 4RVD0030A10 4RVD0038A10 4RVD0048A10 4RVD0096A10 Filtro para duto de retorno traseiro Filtro para duto de retorno traseiro Painel para conexão de duto redondo Painel de retorno inferior Jogo de duto de lona flexível para retorno inferior Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.5 15.1 24200 8 27300 204 0.9 32 9. temperatura externa 35 TBS.5 52800 215 0.9 32 9.28 1696/1506/ 1315 40 47/45/43 1350/298/ 800 48 220/1/60 11.5 15400 5 17000 110 0.9 32 9.5 15.9 32 • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.5 42600 215 0. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU.9 32 4RVD0015A10 4RVD0018A10 4RVD0024A10 4RVD0027A10 4RVD0030A10 4RVD0038A10 4RVD0048A10 4RVD0096A10 220/1/60 4.5 15.5 15.9 32 9. • As capacidades são líquidas./parada Controladores centralizados Acessórios BMS RAYBCKFLTR001 (Polipropileno) RAYBTMFLTR001 (Polipropileno) RAYBRCHDUCT001 (3 conexões) RAYBTMPNL001 RAYBTMDUCT001 RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 RAYBCKFLTR002 (Polipropileno) RAYBTMFLTR002 (Polipropileno) RAYBRCHDUCT002 (4 conexões) RAYBTMPNL002 RAYBTMDUCT002 23  VRF-SLB003-PT .

• Repartida automática integrada. Instalação rápida • Bomba de drenagem opcional disponível com 750 mm de altura manométrica. • Até 100 Pa disponíveis em modelos de até 14 kW e até 196 Pa em modelos de até 28 kW para projeto estendido de duto. Controle remoto sem fio Controle remoto com fio* Temporizador semanal RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto com fio padrão 24  VRF-SLB003-PT .Unidades internas Unidade de embutir de alta pressão – 4RVA Conforto • Três níveis de velocidade do ventilador para diferentes necessidades de fornecimento de ar. • Filtro de ar para instalação dentro do Unidade de embutir de alta pressão – 60 Hz Flexibilidade • Ampla faixa de modelos até 28 kW. sistema de dutos de retorno.

8 105000 1500 6.9 32 9.76 1545/1235/ 971 100 52/49/47 1350/298/ 800 51 220/1/60 28 95400 30. comprimento datubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).7 32 9. part.9 32 9. • As capacidades são líquidas. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).5 15./parada Controladores centralizados Acessórios BMS RAYBCKFLTR001 (Tela de fibra de nylon de polipropileno) RAYBTMFLTR001(Tela de fibra de nylon de polipropileno) RAYBRCHDUCT001 (3 conexões) RAYBTMPNL001 RAYBTMDUCT001 RCONTR05A RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 RAYBCKFLTR002 (Tela de fibra de nylon de polipropileno) RAYBTMFLTR002 (Tela de fibra de nylon de polipropileno) RAYBRCHDUCT002 (4 conexões) RAYBTMPNL002 RAYBTMDUCT002 25  VRF-SLB003-PT . Filtro Tubulação Linha líq.2 38200 12.5 15.91 934/825/ 711 70 45/41/39 1000/298/ 800 38 220/1/60 5.76 1545/1235/ 971 100 52/49/47 1350/298/ 800 51 220/1/60 14 47700 15.9 32 9. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.9 32 4RVA0015A10 4RVA0018A10 4RVA0024A10 4RVA0027A10 4RVA0030A10 4RVA0038A10 4RVA0048A10 4RVA0096A10 220/1/60 4.Unidades internas Unidade de embutir de alta pressão – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Pressão estática externa (alta) Nível de pressão sonora (A/M/B) Dimensões (C/A/P) Peso líq.5 15. O microfone foi posicionado a 1.5 15. de conexão Linha gás Conexão de tubo de drenagem V/F/Hz KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h Pa dB(A) mm kg ml mm mm mm 6.3 21500 204 0.5 15.9 32 9. temperatura externa 35 TBS. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.91 833/700/ 567 70 45/41/39 1000/298/ 800 38 220/1/60 7.5 52800 405 1.9 32 9.4 m da unidade.5 42600 405 1.56 3944/3819/ 3052 196 60/57/53 1350/470/ 840 115 Não incluído. Acessórios 4RVH0015A10 4RVH0018A10 4RVH0024A10 4RVH0027A10 4RVH0030A10 4RVH0038A10 4RVH0048A10 4RVA0096A10 Filtro para duto de retorno traseiro Filtro para duto de retorno traseiro Painel para conexão de duto redondo Painel de retorno inferior Jogo de duto de lona flexível para retorno inferior Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.4 12. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.76 1545/1235/ 971 100 52/49/47 1350/298/ 800 48 220/1/60 11.1 24200 8 27300 294 1.6 19100 6.3 1300/1098/ 1004 100 50/48/47 1000/298/ 800 38 220/1/60 8 27300 9 30700 294 1. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.9 32 • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.5 15.5 15400 5 17000 204 0. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. Ver a tabela de acessórios 9.3 1300/1098/ 1004 100 50/48/47 1000/298/ 800 38 220/1/60 9 30700 10 34100 405 1.5 15.

Instalação rápida • Projeto esguio. para facilitar a instalação. • Repartida automática integrada. • Leve.Unidades internas Unidade piso-teto – 4 RVX Conforto • Distribuição eficiente do ar com fluxo bidirecional e amplo ângulo. • Instalação vertical e horizontal. Controle remoto sem fio* Controle remoto Temporizador semanal com fio RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto sem fio padrão 26  VRF-SLB003-PT . • Conexão da linha de drenagem à esquer- Flexibilidade • Aparência moderna e elegante. • Baixo nível de ruído devido ao projeto das pás do ventilador. da ou à direita. com altura de 200 mm e 660 mm para facilitar sua instalação sob janelas ou sobre tetos. • Três níveis de velocidade do ventilador para diferentes necessidades de fornecimento de ar.

5 15.7 32 9. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.6 1309/1196/ 1090 45/43/41 1285/660/ 198 37 220/1/60 11.6 1309/1196/ 1090 45/43/41 1285/660/ 198 37 220/1/60 9 30700 10 34100 183 0.Unidades internas Unidade conversível – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nível de pressão sonora Dimensões (C/A/P) Peso líq.5 15.65 1062/981/ 875 43/41/39 995/660/ 199 29 220/1/60 7. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.5 15.9 32 9.5 42600 245 1. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.4 12./parada Controladores centralizados Acessórios BMS RCONTKJR12B com função “follow me” RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 27  VRF-SLB003-PT .1 1943/1645/ 1466 47/45/43 1670/680/ 240 54 Tela de fibra de nylon de polipropileno 9. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal). O microfone foi posicionado a uma distância de 1 m na horizontal e 1 m na vertical em relação à unidade.3 21500 148 0. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU.9 32 9. Filtro Linha líq.5 15400 5 17000 148 0.65 1062/981/ 875 43/41/39 995/660/ 199 29 220/1/60 5.7 32 6.2 38200 12. temperatura externa 35 TBS.1 24200 8 27300 148 0. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).9 32 4RVX0012A10 4RVX0015A10 4RVX0018A10 4RVX0024A10 4RVX0027A10 4RVX0030A10 4RVX0038A10 4RVX0048A10 220/1/60 3.4 12.6 19100 6. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.9 32 9.5 52900 248 1. • As capacidades são líquidas.9 32 9.5 15. Acessórios 4RVX0012A10 4RVX0015A10 4RVX0018A10 4RVX0024A10 4RVX0027A10 4RVX0030A10 4RVX0038A10 4RVX0048A10 Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.9 32 • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU.18 548/463/ 399 35/33/31 995/660/ 199 29 220/1/60 4.65 1062/981/ 875 43/41/39 995/660/ 199 29 220/1/60 8 27300 9 30700 183 0.5 15.5 15.6 12300 4 13600 120 0. part.1 1943/1645/ 1466 47/45/43 1670/680/ 240 54 220/1/60 14 47700 15. Tubulação de conexão Linha gás Conexão de tubo de drenagem V/F/Hz KW Btu/h KW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg ml mm mm mm 6.

• Três níveis de velocidade do ventilador Instalação rápida • Tela LED integrada para detecção de falhas.Unidades internas Unidade de parede – 4RVW Conforto • Defletores duplos para distribuição otimizada do ar.6 kW. • Repartida automática integrada. • Baixo nível de ruído (29 dB(A) para mode- Flexibilidade • Projeto esguio com painel de espelho. • Opção de multiconfiguração de tubulação. para diferentes necessidades de fornecimento de ar. lo de 3. Controle remoto sem fio* Controle remoto Temporizador semanal com fio RCONTR05A RCONTKJR12B RCONTCCM04A * Controle remoto sem fio padrão 28  VRF-SLB003-PT .

23 842/722/597 40/38/34 1070/210/315 16 Conexão de tubo de drenagem • Capacidades nominais de refrigeração baseadas em: temperatura interna 27 TBS / 19 TBU. Filtro Tubulação de conexão Linha líquido Linha gás V/F/Hz kW Btu/h kW Btu/h W A m3/h dB(A) mm kg ml mm mm mm 6. Nota: especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.9 20 4RVW0015A10 220/1/60 4.4 12.6 8900 25 0.14 557/520/467 35/32/29 915/210/290 12 Tela de polipropileno 6. O microfone foi posicionado a uma distância de 1 m na horizontal e 1 m na vertical em relação à unidade.4 12. • Capacidades nominais de aquecimento baseadas em: temperatura interna 20 TBS.6 12300 4 13600 30 0.5 15400 5 17000 51 0.2 10900 28 0.4 12.12 557/520/467 35/32/29 915/210/290 12 4RVW0009A10 220/1/60 2./parada Controladores centralizados Acessórios BMS 4RVW0009A10 4RVW0012A10 4RVW0015A10 4RVW0018A10 RCONTKJR12B com função “follow me” RCONTCCM04A RCONTNAM05A ver página 26 ver página 28 29  VRF-SLB003-PT .7 20 9. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).7 20 6. temperatura externa 7 TBS / 6 TBU. part. sem incluir a dedução para a refrigeração (e uma adição para o aquecimento) devido ao calor do motor do ventilador interno.Unidades internas Unidade de parede – 60 Hz Modelo Alimentação elétrica Resfriamento Capacidade Aquecimento Potência elétrica Corrente Fluxo de ar (A/M/B) Nível de pressão sonora Dimensões (C/A/P) Peso líq.7 20 4RVW0007A10 220/1/60 2. • As medições sonoras foram feitas em uma câmara semi-anecóica.3 21500 51 0.8 9500 3. comprimento da tubulação de refrigerante – 8 m (horizontal).14 557/520/467 35/32/29 915/210/290 12 4RVW0012A10 220/1/60 3. temperatura externa 35 TBS.5 15.7 20 6.4 12. • As capacidades são líquidas.2 7500 2.6 19100 6.23 842/722/597 40/38/34 1070/210/315 15 4RVW0018A10 220/1/60 5. Acessórios 4RVW0007A10 Controle remoto sem fio Temporizador semanal Porta ext.

bloqueio. • Tela LCD iluminada. ventilação vert. ajuste temp. • Tela LCD iluminada. • Parada de emer- cont. ajuste modo./aquec./Aquec. direção do ar. ajuste temp. do RCONTCCM02A cabo 1000 m. bloqueio. ajuste veloc. ventilação horiz. 30  VRF-SLB003-PT . liga/desliga. vent. ajuste veloc. um PC pode controlar 16 controladores centrais de unidade externa. RCONTCCM03 do cabo 1000 m.. • Modo: Auto/Desum. • Funções: liga/desl. • Modo: resf. ajuste ventilação. relógio. • Bloqueio: bloqueia os ajustes no contro- lador. ajuste vent. ajuste modo. ajuste modo. • Temporizador: Horário semanal de no Controlador central para unidade externa RCONTCCM02A • Controle: 32 unidades externas. RCONTR05A Controle remoto com fio RCONTKJR12B • Funções: tela LCD. • Temporizador: ajuste de 0-24 horas./vent. ajuste temp. com os controladores de zona. RCONTCCM09A • Conexão RS232 ao PC (apenas para da temperatura do ambiente com o uso do sensor de temperatura no controlador.. Controle centralizado Controlador central para unidade interna RCONTCCM09A. liga/desliga. Cont. ajuste temp. até um controle mais centralizado por ocupante. RCONTCCM03 • Controle: 64 unidades internas. centralizado. relógio. Controle individual Controle remoto sem fio RCONTR05A • Funções: tela LCD. ou por um sistema integrado de controle predial (BMS)./Resf. vent./Vent. ajuste temp./Resf. ajuste modo../Vent./Aquec. RCONTCCM04A • Parada de emergência ou sinal de partida de resfriamento forçado. ajuste modo. RCONTCCM03). • “Follow Me”: permite o controle preciso gência ou sinal de partida de resfriamento forçado. ajuste veloc. vent. RCONTKJR12B Temporizador semanal RCONTCCM04A • Funções: tela LCD. centralizado. máximo 8 programas por dia. liga/desliga. temporizador. bloqueio. ajuste vent. temporizador. ajuste temporizador semanal.Sistema de gerenciamento de controle Sistema de gerenciamento de controle O sistema TVR™ pode ser controlado em diversos níveis. • Funções: liga/desl. data/hora. • Temporizador: ajuste de 0-24 horas. • Comprimento máx.cont. • Comprimento máx. bloqueio.. • Modo: Auto/Desum. desde o usuário. • Interface de RS232 para controle do siste- ma TVR™.

• Inclui porta USB. Esse avançado nível de controle aumenta as características de fácil leitura. • Supervisiona o sistema em linha. informa erros. Converso de protocolo LonWorks® RCONTCCM07A • As portas COM1 e COM2 são usadas para o conversor de protocolos e aporta RS232/485 para a conexão ao TVR™. • Trata de até 16 controladores centrais de unidades externas e internas. como dos relatórios de consumo de energia. manual de operação RCONTCCM07A. registra os dados de operação. • Relatório de consumo de energia (requer medidor de watt-hora externo adicional). • Controle de operação com 6 ajustes para controlar as unidades internas por meio de BMS. 31  VRF-SLB003-PT . • A extensão de cabeamento de 1200 m pode ser estendida até 3000 m comum amplificador de sinal. consultar o terface externa LonWorks por meio da 2ª porta serial. ou até 1024 unidades evaporadoras e 512 unidades condensadoras. • Recoleta de dados por BMS.Sistema de gerenciamento de controle Controle de gerencimento predial A rede de controle do sistema TVR™ pode combinar vários controladores centrais por meio de um computador ou de um sistema de controle externo que atendam às especificações do cliente. Gráfico do programa de controle por computador da rede do sistema TVR™ – RCONTWLJKXTA • Oferece uma interface TCP/IP e uma in• Acesso de serviço remoto possível pela Internet.

RCONTCCM07A Outras unidades externas não TVR™ PCI de carga elétrica RCONNAM06A • Necessária para medir o consumo de energia das unidades condensadoras TVR. • Conexão através de Ethernet a BACnet/IP . Interface BACnet® RCONTCCM08A • Esse conversor de protocolo é conectado através de BACnet à instalação TVR™ total e a outros componentes externos através do BMS existente. • Alimentação elétrica de 220 V indepen- RCONTCCM08A dente. • Transfere dados do RCONTDTS634 ao controladores centralizados TVR™. Amperímetro digital RCONTDTS634 • Um amperímetro por condensador principal ou sistema de condensação. controlador centralizado RCONTCCM02A. BACnet® é marca registrada da ASHRAE. 32  VRF-SLB003-PT . • Adaptadores RS485 para a conexão a 4 de cabeamento na unidade externa. • Uma placa por condensador com ajuste de direção.Sistema de gerenciamento de controle • Relatório de consumo de energia (requer • Requer a conexão a terminais específicos medidor de watt-hora externo adicional) LonWorks® e LonTalk® são marcas registradas da Echelon Corporation. • As unidades condensadoras TVR reque- rem um controlador RCONTCCM02A que se conecta a um computador ou rede.

• Baixo nível de ruído e de vibração. 3. Os regulamentos de ventilação local definirão a proporção de ventilação necessária por zona e tipo de aplicação.2 1278 7 1116/388/1134 1500/540/1200 1550/540/1400 Filtro de nylon 79 47 47 Filtro de nylon 163 54 54 Filtro de nylon 182 56 56 33  VRF-SLB003-PT . Tomada direta de ar fresco tratado da unidade interna. Se cada zona estiver equipada com um ventilador de recuperação de energia.4 Motor assíncrono trifásico 1260 6. 1. é possível reduzir a capacidade das unidades a serem instaladas no sistema. • Conceito modular com tratamento do ar interno por zona. • Fácil conexão de tubulação e duplo venti- lador centrífugo monofásico ou trifásico. Características • O ar externo passa pelo trocador de calor. O sistema TVRTM oferece um alto grau de flexibilidade para se adaptar a qualquer norma de ventilação mediante diversas estratégias de projeto. 2. que pode ser pré-aquecido ou pré-esfriado pelo ar interno extraído. Sistema de ar externo independente CDQ.Soluções TVRTM para ar externo Soluções TVR™ para ar externo – ERV A qualidade do ar interno depende em grande parte de fatores de projeto e de códigos locais. reduzindo a energia necessária para aquecer ou esfriar um quarto e oferecer maior qualidade do ar interno ao espaço. Conexão de controle direto com ventiladores recuperadores de energia. • Trocador de calor do tipo embutir de alta eficácia. • A unidade ERV conta com um modo by pass que permite a opção de resfriamento gratuito quando o ar externo está em uma temperatura mais baixa que o ar interno. Se cada zona estiver equipada com um ventilador de recuperação de energia. O ventilador de recuperação de energia ERV pode ser integrado ao edifício para oferecer o volume necessário de ventilação com o benefício adicional de recuperação de energia. Modelo Fornecimento de enrgia Fluxo de ar Pressão estática Eficiência de troca de temperatura Eficiência de troca de entalpía Eficiência de troca de temperatura Eficiência de troca de entalpía Tipo Motor Potência Corrente Dimensões (A/L/P) Trocador de calor Peso Fornecimento de energia Nível de pressão sonora dB(A) kg W A mm V/Hz/Fase m /h 3 RERV0235A10 220/60/1 400 235 80 60 50 65 60 RERV0300A10 220/60/1 500 300 80 60 50 70 60 RERV0470A10 220/60/1 800 470 100 60 50 70 60 RERV0600A10 220/60/1 1000 600 150 60 50 70 60 RERV0900A30 220/60/3 1500 900 160 60 50 70 60 RERV1200A30 220/60/3 2000 1200 170 60 50 70 60 cfm Pa % % % % Resfriamento Aquecimento Motor assíncrono monofásico 102 1 744/270/804 Filtro de nylon 31 41 41 152 1 824/270/904 Filtro de nylon 41 45 45 365 2 1116/388/884 Filtro de nylon 62 46 46 386 2.

uma empresa do grupo Ingersoll Rand. A Trane tem uma política de melhoria contínua de produtos e seus dados técnicos. . Com uma tradição de mais de 100 anos em inovação tecnológica. e reserva o direito de modificar projetos e especificações técnicas sem prévio aviso. sistemas de segurança para residências e propriedades comerciais. e aumento da produtividade e eficiência industriais. diversificada.ingersollrand. serviços e soluções que otimizam a qualidade e o conforto do ar em ambientes residenciais e comerciais. transporte seguro de alimentos e perecíveis.Inspiring Progress™ Climate Control Technologies Industrial Technologies Security Technologies Air Conditioning Systems and Services Ingersoll Rand é uma empresa global. contribuímos para que nossos clientes possam criar progresso com impactos positivos para o mundo. www. que fornece produtos.com Os produtos TVR são distribuídos por Trane.

.

Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal Sistema TVR™ Sistema TVR™ Soluções para um clima ideal Soluções para um clima ideal .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->