Separação dos componentes do petróleo por destilação fracionada

Trabalho realizado no âmbito da disciplina Físico-química por:

Vânia Patrícia Ferreira Coutinho, nº 26, 7º G

ao longo de milhões de anos. Extração do petróleo • Em que consiste a destilação fracionada A Destilação Fracionada é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. . A destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura. com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. inflamável.O término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. Estes seres decompostos formam. para que se possa saber o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. ocorrerá quando a temperatura voltar a se elevar rapidamente. se acumulando no fundo dos mares e dos lagos transformando-se na substância oleosa que é o petróleo. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilação fracionada é a mesma utilizada na destilação simples.• O que é o petróleo e como se forma O petróleo é uma substância oleosa. menos densa que a água. A sua origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas. apenas deve ser colocado um termômetro no balão de destilação.

O petróleo é uma substância oleosa. menos densa que a água. Destilação fraccionada do petróleo bruto • Quais os diferentes produtos obtidos e as suas principais aplicações . areia e argila. por destilação fracionada. Por decantação separa-se a água salgada. fração da gasolina e da benzina. formado por uma mistura de substâncias. é submetido a um fracionamento para separação de seus componentes. asfalto e pixe. e resíduos como a vaselina. na qual se encontra o gás de cozinha. Após este tratamento. o petróleo.• Como se processa a destilação fracionada do petróleo A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo. O petróleo bruto é extraído do subsolo da crosta terrestre e pode estar misturado com água salgada. As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa. fração do óleo diesel e óleos lubrificantes. por filtração a areia e a argila.

mas também directamente do subsolo. que não está no esquema. os cosméticos. pois pode estar associado a depósitos petrolíferos. Outro derivado do petróleo é a parafina. Um dos derivados do petróleo é o gás natural. menor é o número de carbonos. Apesar de não reagir facilmente com a maioria dos reagentes químicos. Tem características muito puras: possui um brilho característico e odor reduzido. podendo também ser utilizada como fonte de combustível. pelo que o ponto de ebulição vai diminuindo. passa muito rapidamente do estado líquido para o estado gasoso. Outros materiais fabricados por este derivado são também os tupperwares. Isto é. que varia com o número de carbonos na molécula. É a matéria-prima essencial na produção de velas. E. Como tem um grau de volatilidade muito acentuado. à medida que vamos subindo na coluna de destilação. É também proveitoso na produção do gás canalizado doméstico. aparecem alguns dos muitos derivados do petróleo que após o tratamento físico e/ou químico nas indústrias petroquímicas se transformam em materiais utilizados no quotidiano. a gasolina emprega-se na dissolução (como solvente) de óleos e de gorduras. ou seja. queima rapidamente.O Petróleo é uma importante fonte de combustíveis e de matéria-prima para a indústria. por consequência. não só a partir da destilação fraccionada do petróleo. é utilizada na protecção de derivados da indústria alimentícia. . pois é útil como combustível e representa aproximadamente 25% do petróleo bruto. pode ser obtido. giz de cera. A nafta é a “fonte principal da gasolina”. etc. os derivados do petróleo encontram-se ordenados consoante o seu ponto de ebulição. Na coluna de destilação. Neste esquema. as pinturas. O seu ponto de fusão está entre os 58ºC e os 62ºC. visto que é usada como combustível. para além disso. É resistente à água e. as tintas. A gasolina e o gasóleo são combustíveis utilizados para a locomoção de meios de transporte.

O querosene utiliza-se como combustível para reactores (eventualmente misturado com gasolina) nomeadamente para aviões a jacto e para aquecedores domésticos. Outrora usava-se em iluminação nos candeeiros de petróleo. Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito e aumentar a lubrificação e a vida útil dos componentes móveis das máquinas. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful