͞COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS͟

MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Marina Pereira

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

OBJECTIVO GERAL
³A Importância da Comunicação nas Relações Interpessoais´

2

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Conhecer todas as formas de comunicar e interagir. Conhecer os seus pontos fortes e os aspectos a melhorar na comunicação. Avaliar a importância da comunicação nas interacções pessoais. Caracterizar a importância do comportamento na relação interpessoal.
3

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

OBJECTIVO 1 Identificar a importância do estudo da comunicação

Grande parte da maioria das pessoas (75% do tempo, em média), é passado a relacionar-se com outras pessoas. A palavra comunicar provém do latim: comunicare, que significa ³pôr em comum´/ ³entrar em relação com´. Comunicar é trocar ideias, sentimentos e experiências entre pessoas que conhecem. ³60% dos problemas interactivos são sequência de um má comunicação´ Peter Drucker.
4

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

OBJECTIVO 1 Identificar a importância do estudo da comunicação (continuação) Comunicar é diferente de informar. Informar é um processo unilateral. Comunicar é um processo interactivo e pluridireccional.

5

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 2 Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação A comunicação é tão importante para o homem como a água o é para o peixe.sinais não verbais 6 .sinais escritos . O homem utiliza um complexo sistema de símbolos para se relacionar com os outros: .sinais verbais .

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 2 Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação continuação Através destes sistemas de sinais. exprimimos o que queremos às outras pessoas e estabelecemos um sistema de relações. 7 . Por isso a comunicação difere entre povos e entre grupos sociais. Estes sinais. Todos os seres humanos comunicam através de sinais. correspondem às necessidades específicas de cada grupo social e cultural. isto é de cada povo.

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 2 Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação continuação Exemplo: Através do modo como nos vestimos e agimos. estamos a revelar-nos no processo de interacção. 8 . a mostarmos o que somos ou o que queremos parecer. estamos a dizer algo aos outros.

Os grupos com os quais nós queremos ser identificados 9 .As nossas possibilidades financeiras .MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 2 Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação continuação Isto é: O vestuário que usamos faz parte da nossa comunicação com os outros. nomeadamente: .Os nossos gostos . revelando muito de nós mesmos.

NÃO PODEMOS NÃO COMUNICAR 10 .MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 2 Reconhecer a inevitabilidade e a universalidade da comunicação continuação Assim seja qual for o modo como nos dirigimos ao outro. ³ Por isso. Tal como diz Julius Fast (1970): ³ a nossa comunicação pode ser silenciosa e de tal modo automática que podemos não estar conscientes do que estamos a comunicar. veiculamos sempre. através do que dizemos e do modo como fazemos uma MENSAGEM.

Cada ser humano integra. Assim. este processo de aprendizagem.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 3 Caracterizar a comunicação como um processo contínuo Quando nasce o ser humano apresenta uma grande capacidade de meios de comunicação. em função das suas características pessoais. 11 . mas o modo de comunicar e as linguagens específicas são-lhe transmitidas pelas pessoas com quem convivem. na sua própria individualidade e desenvolvimento. necessidades e desejos.

que orientamos as nossas comunicações futuras. resulta de um processo de aprendizagem. Assim. é fundamental observar a reacção daqueles a quem nos dirigimos ou seja a quem nos comunicamos. não só o que dizemos ou o que queremos exprimir. é através da retroacção (feed-back).MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 3 Caracterizar a comunicação como um processo contínuo continuação Deste modo.. No processo de comunicação. mas também o modo como o fazemos. 12 . a maneira como o ser humano se comunica..

13 . Por isso. ou retroacção da mensagem é essencial para o nosso contacto com os outros.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 3 Caracterizar a comunicação como um processo contínuo continuação Deste modo. A continuidade ou não da comunicação. para obter o efeito esperado. depende da maneira como ela influenciou e foi recebida pelos outros. deveremos utilizar a adoptar. permite-nos decidir quais os processos de comunicação que posteriormente. o feed-back. a confirmação.

.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 3 Caracterizar a comunicação como um processo contínuo continuação SOCIEDADE CULTURA É COMUNICADA AO.. E APRENDIDA PELO INDIVÍDUO QUE INTEGRA OS ELEMENTOS APRENDIDOS CONTEÚDOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO TORNANDO-O APTO PARA COMUNICAR DA EXPERIÊNCIA DOS OUTROS DA SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA 14 .

.) Porém. publicidade. 15 . (ex.: sinais de trânsito. aprendemos a organizar esses estímulos de modo a tornar compreensível o seu significado.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 4 Interpretar a comunicação como uma partilha de significações entre os indivíduos Diariamente somos confrontados com uma variedade de estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos. apesar disso..

Por isso. 16 .MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 4 Interpretar a comunicação como uma partilha de significações entre os indivíduos continuação Deste modo. não só o significado que atribuímos às coisas. ao atender o público. mas também aos gestos. os múltiplos sinais. comunicar é transformar os elementos (sinais) brutos que nos afectam em informações significativas. é fundamental que. É exactamente porque damos significados às coisas. tenhamos presente. Por exemplo: se um empregado de café. que podemos comunicar e organizar. palavras e expressões faciais. no processo de comunicação. está com uma expressão facial carrancuda. pode significar que é um mau profissional.

posteriormente.Permite a produção e a reprodução dos sistemas sociais.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 5 Explicar o papel determinante da comunicação no sistema social A comunicação fundamental em qualquer sociedade porque: 1. devemos comunicar com elas. Ex. 17 .: Os Recepcionistas. Isto é: A posição social de um certo indivíduo aumenta a probabilidade desse comunicar com mais frequência com pessoas que têm a mesma posição. 2. Isto é: O modo como as outras pessoas reagem ou respondem à nossa comunicação vai orientar o modo como.É o sistema social que determina o modo como comunicam os seus membros. Vendedores.

.. podemos fazer provisões acerca das suas atitudes. Ex.O conhecimento de um sistema social permite fazer provisões acerca das pessoas.. cujos papéis/posições.: Se sabemos que determinada pessoa é freira. a outra é médica. mesmo que nunca tivéssemos contactado directamente com essa pessoa.. conhecimentos. etc. desempenhados na sociedade privilegiam a comunicação e a relação interpessoal.. dos seus comportamentos e do modo como se comunicam. 18 .. 3. porque estão em contacto permanente com os outros. escuteira.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OBJECTIVO 5 Explicar o papel determinante da comunicação no sistema social (continuação) Ou seja.

o telefone. A MENSAGEM ± é o conteúdo da comunicação. revista. O CANAL ± é todo o suporte que serve de veículo a uma mensagem.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 6 Identificar os elementos da comunicação Para que se estabeleça a comunicação é necessário a existência dos seguintes elementos: EMISSOR ± o que emite ou transmite a mensagem. 19 . O canal mais utilizado pelas pessoas é o ar. tais como: o papel. É o conjunto de sinais com significado. etc. jornal. livro. a rádio. computador. a televisão. RECEPTOR ± é aquele a quem se dirige a mensagem. Existem outros canais.

MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 6 Identificar os elementos da comunicação continuação CANAL (quem diz) EMISSOR (por que meio) MENSAGEM (o que é dito) (a quem é dito) RECEPTOR FEED-BACK (ou informação de retorno) (serve para validar a Mensagem do Emissor) 20 .

etc. . -mensagens (do telemóvel) Linguagem verbal oral: .televisão. -cartas.diálogo entre duas pessoas. -telegramas. Linguagem verbal escrita: . (é quando a comunicação é utilizada por meio das palavras). .livros.rádio.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 7 Definir linguagem verbal e linguagem não verbal LINGUAGEM VERBAL A linguagem verbal pode ser escrita ou oral. . 21 . .telefone/telemóvel. .cartazes.

. . . .roupas e adornos.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 7 Definir linguagem verbal e linguagem não verbal continuação LINGUAGEM NÃO VERBAL Frequentemente recebemos e emitimos mensagens sem ser através da linguagem verbal. .etc.expressões faciais.postura. . . 22 . mas sim através de: Linguagem não verbal: .silêncios.gostos.tom de voz.pronúncia.

oferece um significado mais profundo e verdadeiro do que esta última. . Porém. simplesmente. a linguagem não verbal. que acompanha a linguagem verbal.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 8 Avaliar a importância da comunicação não verbal É através da comunicação não verbal que transmitimos muitas das nossas emoções e dos nossos sentimentos. Podemos impedir a nossa comunicação. porque todo o seu comportamento tem uma 23 dimensão significativa. Quando duas pessoas se encontram. não utilizando a linguagem verbal. mesmo que não falem. não podem deixar de comunicar. não podemos impedir a comunicação não verbal. Muitas vezes.

criam vazios nas relações interpessoais. os silêncios: .muitas vezes são embaraçosos.são frequentes nas relações interpessoais. cada um com o seu significado. . 24 . afectando-as. . Existem vários tipos de silêncios.fazem parte integrante da comunicação.MÓDULO I COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 9 Explicar a importância do silêncio no processo de comunicação Os silêncios são elementos fundamentais no processo de comunicação. . mostram que. Dos vários exemplos referidos na sala de formação.

os silêncios podem ser momentos de troca de emoções e sentimentos.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 9 Explicar a importância do silêncio no processo de comunicação (continuação) Mas. . é preciso estar em silêncio. . porque para escutar o outro.ser sensível aos silêncios é aprender e interpretá-los é uma exigência da comunicação. . 25 .são fundamentais.

. permitem definir os papéis 26 e os desempenhos sociais. Os gestos ajudam: .. ternura.a interpretar o conteúdo das comunicações. Nós fazemos determinados gestos para dizermos sim ou não. o significado dos gestos. não é o mesmo em todas as culturas. alegria. Os gestos são aprendidos e estão limitados pela sociedade e cultura onde estamos inseridos.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 10 Avaliar a importância dos gestos na interacção Os gestos acompanham a linguagem falada e reforçam a mensagem verbal. Mas. . para demonstrarmos aborrecimento.

pode 27 ser interpretado como sinal de desconfiança. o nosso corpo também fala. reacções. É comum dizer-se que ³os olhos são o espelho da alma´. ou não. Quando comunicamos devemos sorrir. emoções. intencionalmente. . torna-o mais atraente e melhora o relacionamento com os outros.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 11 Avaliar a importância das expressões faciais na interpretação pessoal Quando comunicamos. Exemplo: Olhar o nosso interlocutor por cima dos óculos (de ver de perto). O sorriso melhora a imagem de quem comunica. As nossas expressões faciais comunicam os nossos sentimentos.

. Consoante a nossa profissão. o vestuário e os adornos. Através deles. comunica algo aos outros. ou os objectos que decoram a nossa casa. Os uniformes.. devem ser adequados a esse tipo de profissão. sabemos qual o papel desempenhado pelo sujeito. mas a forma como se veste não deve constituir um elemento de distracção e perturbador da 28 comunicação. O profissional deve sentir-se à vontade. Por outro lado. têm na sociedade um enorme valor comunicativo. os adornos que utilizamos. por ex. garridas ou escuras). falam por nós e comunicam algo de nós aos outros. não só através das cores (alegres. mas através dos tecidos e do corte utilizado.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 12 Avaliar a importância da roupa e dos adornos no processo de comunicação e interacção A maneira como nos vestimos.

que a criança toma consciência do seu corpo e desenvolve a sua linguagem corporal. Em muitas culturas. É através do contacto físico.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 13 Avaliar a importância do toque nas relações interpessoais O contacto físico está muito dependente a cultura onde estamos inseridos. 29 . tocar o outro está ligado somente às relações intimas e é interdito em qualquer outro tipo de relação.

sendo fundamental para a nossa sociedade. Não é vulgar.Quando nos dirigimos para um encontro do qual depende o nosso futuro emprego. Quando chegamos atrasados a um encontro. 30 .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 14 Avaliar a importância do tempo nas relações interpessoais O tempo é uma forma de comunicação interpessoal porque. normalmente. 2. marca muitas das nossas relações interpessoais e veicula mensagens importantes. ou mesmo adiantados. receber visitas de amigos a meio da noite ou receber um telefonema durante a noite só para nos perguntarem como estamos. Por exemplo: 1. chegamos a horas. pedimos desculpa. 3.

As públicas.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 15 Avaliar a importância do espaço e da distância na comunicação interpessoal Nas nossas comunicações interpessoais. Podemos considerar. 3.As sociais.com o tipo de comunicação que estabelecemos.com o tipo de relação que temos com a pessoa com quem comunicamos. . 31 . 3 tipos de distâncias: 1. nas relações interpessoais.com a cultura onde estamos inseridos. (por exemplo os árabes falam muito perto entre si e olham-se muito nos olhos) . existe uma distância física que está de acordo: . 2.As íntimas.

.mãos na cintura. Ao comunicar com o interlocutor evite: .apontar o dedo.braços cruzados. nas costas. 32 .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 16 Avaliar a importância dos movimentos corporais na comunicação interpessoal No contacto com os outros.mãos atrás. .gestos agressivos.mãos nos bolsos. . a posição do corpo é determinante para a qualidade da comunicação. . .

. que corresponde ao modo de falar. Deve-se abrir a boca e mexer os lábios. A análise da voz.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 17 Avaliar a importância da paralinguística na comunicação interpessoal A paralinguística é uma das componentes da comunicação não verbal.A PRONÚNCIA: não nos devemos preocupar com o nosso sotaque.A PROJECÇÃO: a voz deve ser projectada de modo que o interlocutor a ouça. .A ARTICULAÇÃO: não se deve arrastar nem comer palavras. 33 mas sim pronunciar as palavras todas. . permite ter em atenção os seguintes aspectos: .

.A MODULAÇÃO: a modulação é um exelente meio para manter o 34 interesse e a implicação das pessoas (opõe-se à monocordia) .O TOM: não deve ser nem muito alto nem muito baixo. Deve revelar confiança e interesse.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 17 Avaliar a importância da paralinguística na comunicação interpessoal (continuação) .A VELOCIDADE: em média devem pronunciar-se 120 palavras por minuto. . .A ENUNCIAÇÃO: o modo como as palavras devem ser bem enunciadas para uma melhor compreensão por parte do interlocutor.O TIMBRE: o grave é o melhor. .

.Não falar muito alto nem muito baixo. .Tratar correctamente o interlocutor.Ser simpático. . 35 . .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 17 Enumerar os princípios da comunicação face a face (continuação) É fundamental. para quem está em permanente contacto com os outros ter em atenção aos seguintes princípios: . .Sorrir. .Não falar nem muito depressa nem muito devagar. .Concentar-se na mensagem e levar os outros a fazê-lo. .Usar palavras simples. .Pronunciar as palavras correcta e claramente.Ser breve.Mostar-se interessado.

-Decida qual a pessoa mais indicada para mandar chamar. as palavras e o tom em que elas são ditas. . .Pense nos pontos principais da sua comunicação.Tenha consigo todos os dados referentes à comunicação. é fundamental transmitir o mais claro e correctamente possível a mensagem. 36 .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 18 Descrever os comportamentos fundamentais para uma boa comunicação telefónica Na comunicação telefónica valoriza-se essencialmente a linguagem verbal.Prepare o que vai dizer. Deste modo. para que o seu significado seja correctamente descodificado. isto é. Eis algumas regras comportamentais para melhorar o processo de comunicação telefónica: .

Verifique se a sua mensagem foi compreendida.Tome notas. 37 . .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 18 Descrever os comportamentos fundamentais para uma boa comunicação telefónica (continuação) . .Identifique-se de imediato.Pronuncie as palavra clara e distintamente. -Seja simpático e atencioso.Utilize o nome do interlocutor. . .

MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo XVIII Descrever os comportamentos essências para melhorar a comunicação escrita Escrever bem é uma das habilidades da comunicação. 38 . o é. . assim como ler. .Que cada palavra seja imprescindível.Escrever parágrafos curtos e claros.Não escrever palavras ambíguas. Para que a comunicação escrita seja o mais eficaz possível. é necessário: .Usar frases curtas com conteúdo. . Usar verbos dinâmcos.

Como se explica esta deficiência na comunicação? . fomos confrontados com mal ± entendidos tendo dado significados diferentes daqueles que nos pretendiam transmitir. já várias vezes. o os outros percebem o que não dissemos.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 19 Definir e identificar as barreiras à comunicação Todos nós.cada um de nós possui um sistema de crenças e de valores e uma visão do mundo diferentes. Ouvimos o que o outro não disse. 39 .

Falar uma linguagem que não é entendida pelo interlocutor. 2. Estado de cansaço ou doença. 7.Os valores e as crenças das pessoas assim como a sua visão visão do mundo. 4. Referir ideias ou evocar sentimentos não adaptados ao objectivo da comunicação. 3 Problemas da nossa personalidade que nos façam ter medo de falar de determinado assunto ou de falar com determinada pessoa. 40 . Papéis sociais desempenhados. Empregar palavras ambíguas. 5. 6.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 19 Definir e identificar as barreiras à comunicação Barreiras à Comunicação: 1.

No sinal existem dois elementos: -O significante. sem que haja intenção de comunicar. 41 . -SINAIS.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 20 Identificar os meios através dos quais se processa a comunicação A comunicação faz-se através de : -ÍNDICES. SINAIS: é algo que tem intenção de comunicar. -O significado. Ex: A existência de nuvens no céu é um índice de que vai chover. ÍNDICES: são elementos que comunicam algo.

´ O ³verde´ é o significante e a ³bonita´ é o significado.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 20 Identificar os meios através dos quais se processa a comunicação (continuação) O significado. o mesmo significado. no emissor e no receptor. O significante torna presente. 42 . ou seja a mesma representação. é a representação mental do objecto. SIGIFICANTE SIGNIFICADO REALIDADE Ex:´ A cor verde é bonita.

isto é. SÍMBOLOS: é um sinal que tem uma relação imediata com a realidade. as palavras variam de sociedade para sociedade. de país para país. 43 . isto é.SÍMBOLOS. apesar de os significados serem os mesmos. entre o significante e o significado.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 20 Identificar os meios através dos quais se processa a comunicação (continuação) Existem dois tipos de sinais: . . Por isso. SIGNOS: é um sinal em que não existe uma relação imediata entre o significante e o significado.SIGNOS. entre as palavras e as coisas.

Atitudes . Habilidade na comunicação. 4. 3. 44 . Sistema sócio . 1. Nível de conhecimento.cultural. aumenta outra.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 21 Identificar e caracterizar os factores que intervêm na fidelidade da comunicação Barreiras e Fidelidade são duas faces da mesma moeda: a diminuição de uma. 2.

Audição. 45 . Palavra. Raciocínio. Habilidade na comunicação (há cinco habilidades verbais de comunicação) Leitura.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 21 Identificar e caracterizar os factores que intervêm na fidelidade da comunicação (continuação) 1. Escrita.

46 . A atitude para com o outro. A atitude para com o assunto.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 21 Identificar e caracterizar os factores que intervêm na fidelidade da comunicação (continuação) 2. Atitudes A atitude para consigo próprio.

MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 21 Identificar e caracterizar os factores que intervêm na fidelidade da comunicação (continuação) 3. 47 . Nível de conhecimento Não se pode comunicar aquilo que não se sabe. Por outro lado. também pode bloquear e impedir a comunicação. se o receptor não dominar a linguagem através da qual é veiculada a mensagem. O emissor precisa de conhecer o tema que comunica e deve articular o que diz com o nível de conhecimentos do receptor. saber muito.

Pessoas de diferentes classes sociais.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 21 Identificar e caracterizar os factores que intervêm na fidelidade da comunicação (continuação) 4.cultural O sistema social e cultura determina as palavras que as pessoas escolhem e o tipo de comunicação que utilizam. Há valores. Sistema sócio . 48 . comunicam de maneira diferente. padrões e formas de comunicação específicos dos diferentes grupos sociais.

Função de persuasão e de motivação .Função de educação Tem a ver com a herança social e cultural que é transmitida ao ser humano. Função de informação . Esta função está ligada ao controlo social e à necessidade de ajustar as atitudes de comportamento entre os membro do grupo. 49 .nas relações interpessoais é vulgar querer-se que os outros hajam tal como se quer que hajam ou pensem de determinada maneira. 2.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 22 Descrever as funções da comunicação 1.as pessoas sentem necessidade de obter conhecimentos e também de os transmitir. 3. ao longo da sua existência.

50 . permite a integração dos sujeitos nos grupos. Função de distracção Esta função varia com as culturas e será tanto mais diversificada e utilizada quanto mais elevada for a qualidade de vida dos grupos. fazendo-as suas.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 22 Descrever as funções da comunicação (continuação) 4. 5. Função de socialização Bastante ligada à anterior. o sujeito aprende a vivência das regras e das normas da sociedade. Através desta função.

do mesmo modo. O comportamento não é algo com que se nasça. A maneira como nós nos comportamos afecta a maneira como os outros se comportam. 51 . sempre em função da excelência da comunicação e da relação interpessoal. Mas. eficaz para todo o género de pessoas com quem contactamos. o nosso comportamento pode não ser.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 23 Analisar a importância do comportamento na relação interpessoal ³O comportamento gera comportamento´ O comportamento corresponde a tudo aquilo que o indivíduo faz e diz. É algo que vamos adquirindo ao longo da nossa vivência e que podemos modificar e ajustar quando a situação o exige.

pode assemelhar-se a uma máscara. .simpático. porque o sujeito deve ser exemplar na sua relação: . Mesmo.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 23 Analisar a importância do comportamento na relação interpessoal (continuação) Exemplo: O comportamento profissional. .prestável. que tais comportamentos não correspondam ao seu estado actual. 52 .atencioso.aberto. .

É importante que nos confrontemos com a nossa própria imagem. 53 .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 24 Melhorar o seu processo de comunicação interpessoal No dia a dia não temos muita consciência do modo como comunicamos e como nos relacionamos com os outros. de forma a ter consciência da da imagem que os outros têm de nós.

Verifique de que modo eles reforçam a sua mensagem verbal.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 24 Melhorar o seu processo de comunicação interpessoal Para isso propõem-se as actividades 1 e 2. Analise a posição das mãos e dos braços. .E identifique os aspectos que mais favorecem a forma com 54 comunica. etc. 1 ± Fale frente ao espelho e analise as suas diferentes formas de comunicar. . . o sorriso. . os olhos. .Esteja atento aos seus gestos.Analise os seus diferentes parâmetros da comunicação facial: as sobrancelhas.

55 .MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objectivo 24 Melhorar o seu processo de comunicação interpessoal (continuação) 2 ± Questione alguns dos seus amigos acerca da sua forma de comunicar. Identifique os aspectos da sua comunicação que mais o/a favorecem e também os que prejudicam a sua interacção. Proponha formas de eliminar os seus pontos fracos na comunicação. Verifique os sinais que eles observam como sendo mais determinantes e característicos da sua comunicação.

Rumo.MÓDULO A1 EMPREGABILIDADE I: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS Bibliografia FACHADA. 56 . Psicologia das Relações Interpessoais 1º e 2º volumes. Odete (2001). Lisboa: Ed. M.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful