Sugestão da semana #35: «controle o excesso de pessimismo, recorrendo à técnica de questionamento ABCDE»

Nem sempre é fácil ser optimista, principalmente nos dias que correm. Perante uma adversidade, por vezes ficamos tempos e tempos a ruminar na mesma coisa. Fazemos filmes na nossa cabeça, esperamos o pior e ficamos com a auto-estima lá em baixo. Eu era dada a estas ruminações. Mas hoje em dia, felizmente, já controlo melhor este tipo de pensamentos. Se for excessivamente pessimista, é altura de dizer stop! Tente

Esta semana proponho-lhe que quando lhe suceder alguma adversidade e der por si neste tipo de ruminações. do seu computador. O objectivo é escrever sobre os temas abaixo propostos.º A (Adversity = adversidade) Nesta fase deve fazer uma breve descrição do problema que lhe sucedeu. Ex. do que ele possa pensar de mim. Fugi do patrão o dia todo. procurar formas que demonstrem que os seus primeiros pensamentos não o ajudam e podem até estar errados.º C (Consequence = consequência) Neste ponto deve descrever as consequências de pensar assim. referindo como se sente e como age em virtude disso. identifique os pensamentos ou crenças que vieram de imediato à sua mente. 3. ao invés de deixar que estes o controlem a si. Irá necessitar de um caderninho e caneta.: Cometi um erro no trabalho. recorra à "técnica de questionamento ABCDE". e tenho receio de o encontrar.º D (Dispute = questionamento) Nesta fase deve questionar a validade dos seus pensamentos e crenças. Ex. 4. .: Sou uma falhado. não presto para este tipo de trabalho. A ideia é controlar melhor os seus pensamentos. 1. O meu patrão deve estar a pensar muito mal de mim. 2.: Sinto-me imensamente triste. Ex. ou se preferir.º B (Belief = crença) Seguidamente.pelo menos fazer algo para melhorar a situação. Eis os passos que deve seguir.

Ex. vai minimizar todo o empenho que já demonstrei até agora? Este episódio foi ocasional? A responsabilidade foi só minha? Poderia tê-lo evitado? Realisticamente.º E (Energize = energizar) Após o questionamento. tantas vezes incapacitantes. qual a pior consequência que pode advir deste erro? Qual a probabilidade dela vir a acontecer? Qual me parece ser a consequência mais provável? Os meus pensamentos ou crenças estão a ajudar-me a resolver alguma coisa? Quais as soluções possíveis para resolver o problema? 5. Refira também. . assumir o erro e apresentar-lhe sugestões para o resolver. Encontrará mais sugestões para resolução de problemas neste post e para ultrapassar os momentos difíceis. Assim verá que me preocupo em resolver as coisas. É conseguir controlar as suas emoções. que o estimulem a agir para resolver a situação. fazer com que se sinta menos ansioso e mais optimista. neste outro. O objectivo desta técnica é que adquira o hábito de questionar os seus pensamentos. É substitui-las por outras mais positivas.: Parece-me mais realista acreditar que um só erro não irá comprometer todo o meu empenho. quando os mesmos são demasiado pessimistas.: Será que um só erro. quais as alterações na sua disposição. É habituar-se a ser mais criativo no que toca a encontrar soluções para os seus problemas. irei falar com ele. Ex. deve encontrar explicações alternativas e mais optimistas para o seu problema. O objectivo é dar-lhe energia para agir. Já me sinto um pouco mais calmo por pensar que há solução para o problema. Em vez de fugir do patrão.

Supere as adversidades e tenha um final de semana feliz! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful