Física

Aula 03 - Eletricidade
Prof.: Célio Normando

Cargas puntiformes •Cargas Puntiformes •Lei de Coulomb .

Cargas Puntiformes São cargas que estão localizadas em corpos de dimensões desprezíveis. . em relação à distância que os separa.

Assim. (os quarks).Cargas Puntiformes Embora os pesquisadores tenham descoberto que existem partículas com cargas menores que a do elétron. a carga Q de um corpo será sempre um múltiplo inteiro dessa carga fundamental. representada em módulo por (e). A carga elétrica é uma grandeza escalar.e N = nº de elétrons em excesso ou em falta no corpo. Q=N. esta continua sendo denominada de carga elétrica fundamental. Unidades de Cargas Elétricas MKS CGS coulomb (C) stat coulomb (stat C) .

q1 . q2 F=K d2 F: intensidade da força elétrica q1 e q2: cargas elétricas em módulo K: constante eletrostática d: distância entre as cargas .Lei de Coulomb As cargas elétricas atraem-se ou repelem-se com forças diretamente proporcionais ao produto das cargas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separam.

A força elétrica é diretamente proporcional às cargas.Lei de Coulomb Observe que quando as cargas elétricas variam. O gráfico da força elétrica. a força elétrica varia. será uma reta passando pela origem. F q . em função das cargas.

F d . Observe que a força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância.Lei de Coulomb Agora os valores das cargas serão mantidos constantes. enquanto a distância d será variável. O gráfico da força elétrica em função da distância será uma hipérbole.

.Lei de Coulomb Observações sobre a lei de Coulomb a) A lei de Coulomb só é aplicada para cargas puntiformes. b) A força elétrica entre duas cargas puntiformes tem a mesma direção da reta que as une.

Para o vácuo  = 0 = 8.Lei de Coulomb c) A constante eletrostática K depende do meio onde se encontram as cargas elétricas.85 x K0= 1 40  10-12 C2 . 1 No SI K = 4 onde  é a permissividade absoluta do meio onde se encontram as cargas. então: Nm2 K 0 = 9 x 109 Nm2/C2 .

000 00 80 1. r = Meio vácuo água papel vidro  0 Constante dielétrica 1.5 4.8 a 2.0 a 10 .Lei de Coulomb A constante dielétrica ou permissividade relativa (r) de um meio é a razão entre a permissividade absoluta desse meio () e a permissividade absoluta do vácuo (0).

a força elétrica entre duas cargas poderá ser de atração ou de repulsão. m1 .Lei de Coulomb d) Enquanto a força gravitacional entre duas massas só pode ser de atração. dependendo dos sinais das cargas. m2 FG = G d2 q1 . q2 F =K d2 .

.Agora procure resolver as Atividades para Sala e Atividades Propostas. As soluções estão disponíveis no Click Professor.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful