You are on page 1of 10

Panorama do Antigo Testamento

uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento. mas não passam de hipóteses. II – Autoria: Moisés. . apesar de todas as hipóteses contrárias. Entre os judeus é chamado de Torá. Pente=cinco. instrução. ou especialmente Lei.O PENTATEUCO I – Título: 1. teuchos=estojo para o rolo de papiro) 2.

III – A Importância do Pentateuco Sua importância é compreendida quando se medita nos cinco pontos em que estão fundamentados: Cósmico Étnico Histórico Histórico Profético .

Religioso: Esses livros são fundamentais. Todavia. Nesse processo. as alianças e promessas divinas de trazer a redenção através de um divino Redentor.III – A Importância do Pentateuco Cósmico: Explica o cosmos dando o único relato antigo que identifica a “ Primeira Causa”. . Retratam a Pessoa e o caráter de Deus. O “O princípio unificador do Universo. negróide e ocidental.” Étnico: Os livros do Pentateuco descrevem o começo e a expansão das três divisões raciais do mundo: oriental. a história de Israel remonta a Abraão. Profético: Os livros do Pentateuco são a origem dos temas proféticos mais importantes da Bíblia. Apresentam em conjunto uma filosofia simétrica da história. mas sim um relato altamente especializado da implantação do reino teocrático no mundo e do plano de redenção da humanidade. a criação do homem e sua queda. Histórico: Esses livros são os únicos a traçar a origem do homem numa linha contínua a partir de Adão. É a história centralizada no Messias associada à profecia centralizada no Messias. está compreendido na primeira sentença. As profecias preenchem a interpelação histórica através das demais revelações. procurado às cegas pelos filósofos e clássicos. não é sua intenção apresentar a história completa de todas as raças. através de quem Deus prometeu a redenção.

O Livro de Gênesis Título: 1. o último dos patriarcas de Israel. . Os tradutores da Septuaginta chamaram-no de “Gênesis” (Origem) em virtude de ele relatar a origem do Universo e do homem na obra criativa de Deus. “No princípio” 2. Os Hebreuw deram o nome de “Bereshith” devido à sua primeira frase. Cenário Histórico: A história de Gênesis começa com a criação do Universo e do homem e termina com a morte de José.

Três continentes convergem para o seu centro. 2. é chamada de “Fértil Crescente”. tornando-a de muitas maneiras o “centro da terra”. Extensão Geográfica de Gênesis . A ação geográfica do livro é a do vale da Mesopotâmia. com uma configuração crescente. até o vale do Nilo no Egito. Essa área. conhecido como o “berço” da raça humana. o berço da raça hebraica.O Livro de Gênesis 1.

.

ou o relacionamento pessoal com Deus. o monoteísmo prevalece quase universalmente. . Antes do dilúvio. figura proeminente em gênesis.O Livro de Gênesis Cenário Religioso A religião.

O objetivo teológico é salientar a soberania de Deus sobre toda a criação e enfatizar a responsabilidade do homem para com o Deus soberano.O Livro de Gênesis Objetivo do Livro Seu objetivo histórico é proporcionar uma narrativa autêntica da origem nobre do homem ao ser criado por Deus. .

A ALIANÇA ABRAÂMICA 7. O PROTO-EVANGELHO OU O “PRIMEIRO EVANGELHO” 6. A SOBERANIA DE DEUS 2.Contribuições Singulares de Gênesis 1. ÚNICO REGISTRO AUTÊNTICO DO INÍCIO 3. O LIVRO DOS GRANDES JULGAMENTOS SOBRENATURAIS 5. CRISTOLOGIA EM GÊNESIS . A ENTRADA DO PECADO 4.