Tipos de Comunicação

Tipos de Comunicação A Comunicação não se realiza apenas entre os homens. Todos os sinais. No entanto. além das palavras. O seu emprego associado à palavra. que se empregam para indicar sentimentos e atitudes – expressões faciais. sons diversos – são excelentes meios de comunicação. muito eficaz para transmitir a intenção do comunicado. é normalmente. . há muitos outros meios de que o homem se serve para comunicar ideias. mas é típica da espécie humana. gestos corporais.

etc.Comunicação Verbal “Aquilo que se diz”: expressão de ideias. . desejos. opiniões. valores. crenças.

Telefone. etc… .Comunicação Verbal Verbal escrita Livros. Cartazes. Telegramas. Jornais. TV. Cartas. Rádio. etc… Verbal oral Diálogo entre duas pessoas.

das utilizações da voz e do silêncio . dos objectos de que nos fazemos cercar. Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias. quer entre nós . acompanham. do vestuário. das posturas. quer com esses objectos. reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal. das expressões faciais . da relação que estabelecemos. delineando significações e conferindo uma vivência mais profunda e autentica à comunicação. . sentimentos e emoções.Comunicação Não Verbal A comunicação não verbal processa-se através dos gestos.

mesmo que não seja deliberada e intencional. simplesmente.Ao contrário da comunicação verbal que se faz por intermédio de signos discretos. a comunicação não verbal é contínua e ininterrupta. O que significa que não podemos nunca impedir a comunicação não verbal. não a utilizando .Comunicação Não Verbal Podemos cessar a comunicação verbal. .

Comunicação Não Verbal Postura Espaço Interpessoal Gesticulação Expressão Facial / Sorriso Contacto Visual .

definir os papeis e os desempenhos sociais.Gestos Acompanham a linguagem falada e reforçam a mensagem verbal. . Aprendemos a utilizar um código gestual e interpretamo-lo. Ajudam a interpretar o conteúdo das comunicações. Os gestos são aprendidos e estão limitados pela sociedade e cultura onde estamos inseridos.

Postura A forma como nos posicionamos transmite aos outros se estamos interessados em estabelecer contacto ou se estamos interessados no que eles têm para dizer Ex: braços ou pernas cruzadas para longe do outro indicam desinteresse Uma postura corporal aberta indica relaxamento e interesse num contacto mais próximo .

Através da nossa expressão facial podemos postar respeito ou desrespeito para com os outros. intencionalmente ou não. As nossas expressões faciais comunicam os nossos sentimentos. . emoções e reacções.Expressões Faciais Quando comunicamos o nosso corpo também fala.

É também uma oportunidade perdida da nossa parte. quando fazemos contacto visual transmitimos interesse. Olhar os outros nos olhos também nos permite. . A sua ausência é entendida como desonestidade. saber do seu interesse em nós ou em algo que estão a observar.Contacto Visual É algo muito potente. pois não conseguimos aperceber-nos das reacções do outro. Em contrapartida. ansiedade ou desinteresse.

Silêncios Fazem parte integrante da comunicação Bastante frequentes nas relações interpessoais Embaraçosos Criam um vazio nas relações afectando-as Momento de profunda troca de emoções e sentimentos Fundamentais. porque para escutar o outro é preciso estar em silencio .

Na grande maioria das vezes a outra pessoa irá estender o seu braço esquerdo para nós e abraçar-nos. onde colocamos a nossa mão esquerda no ombro direito da pessoa a quem apertamos a mão. .Toque Abraço – muitas vezes intimida pelo medo de não ser correspondido Garner (1997) aconselha a resolver este problema através de um aperto de mão.

Existem algumas pessoas que não usam esta linguagem gestual.Acenar com a cabeça Permite-nos transmitir aos outros que estamos a compreender aquilo que estão a dizer e incentiva-os a continuar. . desinteresse ou confusão relativamente ao assunto. transmitindo uma mensagem de discordância.

Sorrir Os três principais tipos de sorriso .com os lábios fechados e para cima nos cantos – quando sorri para si mesma  Sorriso para Cima – com os lábios para cima nos cantos e aberto – quando sorrimos para outra pessoa  Sorriso Largo . são:  Sorriso Simples .com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra – quando nos estamos a divertir . segundo Lambert.

através deles sabemos o papel desempenhado pelo sujeito . mas através dos tecidos e do corte utilizado.Roupa e Adornos A maneira como nos vestimos comunica algo aos outros. garridas ou escuras). não só através das cores (alegres. Ex: uniformes .

. a sua percepção do tempo. porque o modo como este é vivido afecta a comunicação interpessoal.Tempo É necessário conhecer em relação a cada sociedade ou cultura.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful