Plano de Aula: Temas Transversais

1 IDENTIFICAÇÃO 4 B Sala 704 Memorial da América Latina

Curso de Pedagogia Prof.ª: Dora Aluno: Arnaldo Cezar Aluno: André Julia Aluno: Edileusa Aluno: Isabel Aluno: Fabiana Aluno: Marcelo ESCOLA: Escola da Vida

SÉRIE: 4ª Série do Ensino Fundamental

TEMA: A Semana dos Recursos Naturais. Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.

Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológico para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Exemplo dessa situação é o álcool, que, antes da crise do petróleo de 1973, nos custos de produção extremamente elevados ante os custos de exploração do petróleo. Hoje, no Brasil, apesar da diminuição do Proálcool, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis e um recurso natural estratégico e de alta significância, por causa de sua possibilidade de renovação e consequente disponibilidade. Sua utilização efetiva depende de análises políticas e econômicas que poderão ser revistas sempre que necessário.

Seminários. Estudar o solo e suas substâncias. medidas de comprimento. 4 ATIVIDADES Caça Palavras. texturas nas aulas de matemáticas. 3 OBJETIVO ESPECÍFICO Explorar o conteúdo através de poesias. nas aulas de histórias. relacionado com as ilustrações. vegetais. volumes. Promover os estudos dos recursos naturais: animais. Abordar a importância dos recursos naturais na economia. Debates. Discutir sobre a poluição. Produção de textos. Desenvolver situações que envolvam cores. 5 TEMPO PREVISTO 1 (uma) semana . nas aulas de português. Pesquisar a utilização dos recursos naturais nas comunidades primitivas. Confeccionar Cata-vento e Moinho de Vento. nas aulas de ciências. nas aulas de geografia.2 OBJETIVO GERAL Levar aos alunos que os recursos naturais são de suma importância para a sobrevivência do homem. minerais. pesos. intercalando com as demais disciplinas.

despertando o papel de cidadão. a fim de que os alunos fazem parte de uma nova concepção de educação. Avaliação da participação e desenvoltura. esse novo parâmetro curricular visa transformar os alunos em seres pensantes e preocupados com a sociedade e o meio ambientes. Biografia consulta pelos alunos da 4 serie do ensino fundamental. 1ª ed. rompendo os conteúdos tradicionais isoladamente. Waldirene Dias. História. Enfim. Geografia. os problemas ecológicos. Pintando o Sete com Educação Didática. Carmem Lúcia Ferreira. Buscando dentro e fora da escola. de educação sexual. Uberlândia/MG: Ed Claranto. Redação Relatório diário 8 COMENTÁRIO Esse plano sob temas transversais e interdisciplinares vem trazendo conteúdos necessários para a formação do homem e do cidadão através das disciplinas tradicionais como Língua Portuguesa. de intolerância cultural e de ética. Matemática. . 1999. VAZ.6 RECURSOS Vídeos Específicos Revistas Jornais Jogos 7 AVALIAÇÃO Criação de uma comissão de alunos para avaliarem uns os outros. ENDONÇA. Ciências Naturais.