Exercícios de Reabilitação Para a Bursite do Ombro

:
Você pode realizar imediatamente todos esses exercícios: 1 - Amplitude de Movimento Escapular: Em pé, levar os ombros para cima, comprimir as escápulas, uma de encontro à outra. Depois, empurrá-las para baixo como se estivesse colocando as m os nos bolsos de trás da cal!a. "anter por # se$undos, relaxar e repetir %& vezes.

- Exercícios !om Bastão: '( )lex o do *mbro: Em pé, se$urar um bast o com as m os, com as palmas para baixo. +evar os bra!os esticados até a cabe!a. "anter por # se$undos, relaxar e repetir %& vezes. ,( -ota! o Externa: Em dec.bito dorsal, se$urar um bast o com ambas as m os, palmas para cima. *s bra!os devem /icar apoiados no c0 o, ao lado do corpo e os cotovelos /lexionados a 1&2. 3om o bra!o s o empurrar o bra!o lesionado e a/astá-lo do corpo. *s cotovelos devem /icar im4veis. "anter por # se$undos e repetir %& vezes. 3( Extens o do *mbro: Em pé, se$urar o bast o com as m os atrás de seu corpo, a/astá-lo das costas. "anter por # se$undos, relaxar e repetir %& vezes.

Apl car força contra o batente. &) Rotação 'nterna: Em pé. sem desencostar o cotovelo do corpo. !anter por " se#undos. sér es de $0. Repet r $0 ve%es e evolu r para . relaxar e repet r $0 ve%es. de frente para uma porta aberta. com o cotovelo dobrado a 90º e com a palma da mão encostada no batente da porta. 4 . com o cotovelo dobrado a 90º e com o dorso da mão encostado no batente. !anter por " se#undos. paralelo ao c-ão.3 . do lado oposto ao braço les onado e pux*+la rodando o braço para fora e afastando a mão da c ntura.Isométricos: A) Rotação Externa: Em pé.Exercício de Rotação Externa Com a Faixa Terapêutica (T era !and": Em pé e com a mão do lado les onado em repouso sobre o abd(men. de frente para uma porta aberta. cotovelo deve estar dobrado a 90º e o antebraço. . . se#urar a fa xa )ue deve se encontrar presa a uma maçaneta de porta. relaxar e repet r $0 ve%es. Apl car força contra o batente.

Ibuprofen ) uma outra op*ão "siga as instru*3es da bula#. /onservar os cotovelos 0braços) estend dos. Mas evite4os se voc! tiver problemas renais ou se o seu m)dico disse para evitar aspirina por%ue pode irritar o est5mago. &. e não ajuda no combate 2 bursite.ou use prote*ão "como joel(eiras#. ncl nar levemente o tronco para frente e levantar os braços lateralmente. esse analg)sico não ) um antiinflamatório. /eduza a inflama*ão: tome uma aspirina de 011 miligramas se tiver dor para reduzir o inc(a*o associado 2 bursite. ad c onar car#a ao exerc3c o. !anter por $0 se#undos. 2radualmente. especialmente se o problema for no ombro. 6ergunte ao seu m)dico sobre o uso de aspirina e ibuprofen se voc! estiver tomandomedicamento para pressão alta. 0.Exercício de $upraespin oso: Em pé. . ou o dobro do tempo se a sua bursite for muito dolorosa.como se apoiar nos seus cotovelos en%uanto l! ou ficar de joel(os . . Descanse: a dor da bursite pode desaparecer completamente após alguns poucos dias de descanso da junta afetada. 'ompre sapatos novos: bursite no calcan(ar geralmente ) causada por sapatos inade%uados. 9.a*a uma mudan*a: se voc! tem bursite no seu cotovelo ou joel(o. descansar e repet r $0 ve%es. +. braços descansados na lateral do corpo e pole#ares apontados para o c-ão. Mas isso não significa parar com todos os movimentos. Imobilizar o ombro pode “congelar a junta com ader!ncias "tecido fibroso# e tecido fibroso cicatricial. 'olo%ue gelo: o gelo diminui o inc(a*o ao reduzir o flu:o sang. $ solu*ão ) simples: substitua os antigos sapatos por um par mais ade%uado. 7s%ue*a o acetaminofeno: ao contr8rio da aspirina e do ibuprofen. se#urando pesos com as mãos para aumentar o fortalec mento.. mude a atividade %ue a causou ..<neo na 8rea. $penas pegue leve e tente evitar o movimento ou atividade %ue causou a dor. 6roteja . 10 dicas para você lidar com a bursite: 1. 1evar as mãos até a altura do ombro. Dei:e uma bolsa de gelo na junta por apro:imadamente &1 minutos.# .

evite atividades %ue re%ueiram uma pressão prolongada sobre os joel(os e os cotovelos.a sua pele colocando uma toal(a ou tecido entre a bolsa de gelo e a pele. Mas fa*a uma aran(a pregui*osa. . pe*a a algu)m para alcan*84lo para voc!. . =. 7ntre no balan*o das coisas: continuar movimentando a junta ) importante. 'onsulte um medico se o edema persistir durante mais de duas semanas ou aumentar de volume. D 6ara prevenir o aparecimento de bursite. e:istem alguns %ue voc! pode fazer sozin(o. 11. use uma escadin(a. então certos e:erc<cios são uma parte necess8ria do tratamento da bursite. @e voc! não puder alcan*ar algo facilmente. 6ara fazer esse e:erc<cio. $%ue*a o local: após o inc(a*o inicial ter reduzido. >. se a bolsa serosa se tornar dolorosa e %uente ou se os movimentos se tornarem penosos. @e não puder evitar ajoel(ar4se. o calor de uma compressa ou bolsa t)rmica não ser8 apenas agrad8vel. ou mel(or ainda. curve4se na cintura e apóie o seu peso inclinando o seu bra*o bom sobre a mesa ou encosto da cadeira. como uma aran(a. ?m e:erc<cio efetivo para a bursite no ombro ) o balan*o do p!ndulo. ?se uma escadin(a: alcan*ar ou pu:ar e empurrar na altura do ombro ou acima pode piorar a bursite do ombro. Cual%uer outra coisa al)m de movimento lento e gradual pode prejudicar mais do %ue ajudar. Balance o seu bra*o inc(ado para frente e para tr8s e depois em c<rculos (or8rios e anti4(or8rios.a*a movimentos suaves com as mãos: um outro e:erc<cio %ue voc! pode fazer para restaurar a capacidade dos movimentos do seu ombro ) fazer a sua mão rastejar na parede. A. mas tamb)m eliminar8 o e:cesso de fluido na bursa pelo aumento da circula*ão. 7mbora a maior parte desses e:erc<cios devam ser recomendados por um m)dico. fa*a4o sobre uma almofada de espuma para reduzir a pressão sobre os joel(os.